Moro defende PF antes de pedir explicação sobre coerção de Lula em filme

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ao contrário do que divulgou jornal, explicação da Polícia Federal não foi condição para Moro já despachar negando pedido de defesa do ex-presidente
 
 
Jornal GGN – Negando os pedidos da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para que uma possível gravação da condução coercitiva contra o ex-presidente fosse impedida de ser utilizada no filme “Polícia Federal – A lei é para todos”, o juiz da Lava Jato no Paraná, Sérgio Moro, pediu para a PF justificar se fez ou não as gravações denunciadas pelos advogados, em um prazo de cinco dias, após defender os investigadores.
 
Apesar de imediatamente negar a solicitação da defesa, justificando que não cabe à Justiça “impor censura a veículos de comunicação ou mesmo produção de algum filme”, conforme publicou o GGN na última sexta-feira (24), o magistrado pediu que os investigadores prestem “oportunos esclarecimentos”.
 
A medida do juiz do Paraná, contudo, foi sair em defesa dos delegados da Polícia Federal, antes mesmo de obter o posicionamento dos mesmos. Ao contrário do que fez parecer reportagem do Estadão, desta segunda-feira (27), de que o juiz teria concordado em um pedido de explicações da PF, a determinação foi medida protocolar.
 
“Moro dá 5 dias para PF se manifestar sobre suposto vídeo de coercitiva de Lula – Advogados do petista pediram ao juiz da Lava Jato que proíba imagens do dia em que o ex-presidente foi levado a depor, em março do ano passado, em filme ‘ Polícia Federal – A lei é para todos'”, foi a manchete do Estadão, recuperando a medida da última semana.
 
Nos últimos dois parágrafos, Moro afirmou: “De todo modo observo que a petição baseia-se em reportagem jornalística tão somente. Não consta que qualquer gravação efetuada durante a diligência de condução coercitiva tenha sido disponibilizado à produção do filme ou a qualquer veículo de imprensa. Se o último fato tivesse ocorrido, aliás, provavelmente tais imagens já teriam sido publicizadas”.
 
Já com as suas considerações fechadas, somente então anotou: “a, intime­-se a autoridade policial responsável pelo caso para prestar oportunos esclarecimentos e se manifestar sobre a petição do evento 338”.
 
Assine
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isto me fez lembrar uma das

    Isto me fez lembrar uma das sessões no processo de impechment da presidente Dilma; quando a defesa reclamou a ausência do relator Anastasinha, e um senador justificou de pronto: “Ele está adiantando o seu relatório”.

  2.  A lei é para todos…
    Nenhum

     A lei é para todos…

    Nenhum réu é obrigado a gerar prova contra si  ..todo réu tem direito a tratamento justo e digno, a presunção de inocência, a se submeter a um julgamento e a juris neutros ..a só ser submetido a condução coersitiva SE tiver se negado anteriormente a colaborar e/ou a atender a chamamento da Justiça  ..e na duvida, pró réu

    ..CONTRA LULA, passados 3 anos do início da Lava Jato, após diversos processos e muita pirotecnica, até agora nada foi achado de materialidade que provasse a sua culpa

    ABUSO de PODER :

    ..envolve comunicação falsa de crime partida de autoridade ..lavantar falso testemunho  ..forjar provas  ..aplicar tortura de ordem fisica, psiciológica e/ou de carater MORAL, visando abater ou esmorecer, ferir a imagem do réu ..fraudar ou ignorar PROCEDIMENTOS e exigências legais do rito processual  ..aplicar técnicas persecutórias a desafeto e/ou a inimigo político

    e aí  ..a lei é pra TODOS  ? ..então que seja pra MORO !!! tá na HORA

    https://www.youtube.com/watch?v=rH5TRzmOVFo

  3. evidências que confirmam…

    sempre se adianta para negar por antecipação

    neste caso  não é o juiz que toma decisão, é o policial

    só falta  as sentenças condenatórias serem invertidas também, policial condenando

  4. RUIM DE SERVIÇO E BOM DE MÍDIA

    De trapalhão em trapalhão o Brasil vai para o buracão. A nossa justiça está descontrolada, a única coisa que fazem é seguir regras de funcionamento interno, como: Protocola ali, segue para fulano ali, depois vai para cicrano acolá e aí vai…. Quando a justiça precisa da tal excepcionalidade, é só trapalhada em cima de trapalhada e a constituição vira hermenêutica pessoal de juiz ruim de serviço e bom de mídia. 

  5. Se fosse realmente um grande líder não teria permitido expandir tal avalanche de crimes. Onde estão Dirceu, Palocci, Vaccari e outros? O ex conhece este partido e o sistema mais que uma mãe conhece seu próprio filho. Gostaria de saber se algum de vocês fosse tesoureiro do PT, um ministro, ou diretor, se se permitiria a praticar todos os atos que os levaram à prisão… Pergunto: valeu a pena? 

    1. Opa  ..questão difícil

      Opa  ..questão difícil ..primeiro há que se considerar que o modelo adotado, de coalisão, NUNCA foi exclusivo da esquerda ou do PT..nem o CX 2 ..que se não se fizer acordo e “ajuntamento” aqui não se governa, nem alhures  ..que política é SIM um jogo de TOMA la da CÁ ..o resto é infantilidade juvenil partida de Poetas e Hommers no JN

      e se não assim, quando ou como seria ?! E VOCÊ colocaria GRANA sua na política ? queria que os políticos colocassem a grana deles ? ..vc é loco ou é bobo ? ..aposto que o MÃO de VACA, mesmo assim quer democracia e VOTAR ..desde que os outros paguem e ele não fique sabendo ?! ..interessante ?!

      Já sei  ..esperar que a sociedade brasileira financie expontaneamente  ? o POBRE que não tem nem aonde cair morto ?  ..desde que FIESP e FEBRABAN financie quem os represente ?!  ..marina que o diga ..certo ?

       Afinal, abuso de poder econômico não é exclusividade de corrente progressista (muito ao contrário ..ao menos a história sempre nos mostrou isso) ..fora a desproporção de valores rsrsrsrs

      então ?!  Valeu ?

      Crescimento recorde nunca visto desde os militares  ..inflação, contas internas e externas sob controle  ..auto estima , ufanismo e otimismo resgatados ..EXPORRTAÇÂO e Produção agro industrial INIGUALÁVEIS ..recorde na atividade indutrial, comercial e de serviços tb  ..recorde de emprego, de geração e DISTRIBUIÇÃO de renda  ..melhora do coeficiente de GINI e diminuição da miséria

      85% de aprovação ..aquilo não era ficção  ..era FELICIDADE

      ..estabelecimento de novas pacerias internacionais ..Salário Mínimo saltanto de US$ 70 pra US$ 300 mensais, acompanhado o aumento do poder pra aquisição de cesta básica  ..BOLSA FAMILIA abrigando 35 milhões de seres que foram resgastados da miséira, e servindo de paradigma pra HUMANIDADE copiar.

      Eletrificação rural acelerada e migração interna cortada

      Pagamento ao FMI/EUA  com altivez e independência NUNCA ANTES alcançadas  ..retomada de Angra III, da base de Alcantara e do submarino Nuclear tb ..viabilização da industria NAVAL e dos BRICs ..definição da compra de caças fora do Eixo americano

      ENTREGA da Transposição do São Francisco que aguardava séculos ..descoberta e operacionalizção da pré sal ANOS antes do previsto  ..construção das 3a e 4a hidrelétricas maiores do MUNDO ..reversão da matriz energética que hoje conta com fontes mais limpas e seguras (tipo eólica  ..e sem risco de apagão)

      Indução ao crescimento via crédito interno e inovação com o Consignado  ..sobrevivência á crise de 2008 (que acabou nos pegando só em 2014) ..recorde na produção de motos, casas, veículos, linha branca e cinza

      Autonomia e reconstrução da POLICIA FEDERAL com recordes de operações independentes, assim como recorde no valor das empresas Nacionais (antes da Lava JATO)

      enfim  ..houve melhoria PAUPÁVEL na vida de MILHÔES de pessoas, de MILHÕES de pobres ..cidadãos experimentaram conforto, realização de sonhos nunca antes permitidos (muitos viajaram e estudaram no exterior, viajaram de avião)

      A educação ganhou prioridade com a massificalção do ENEM, SISU, FIEX, ciência sem fronterias, construção de escolas técnicas e univeridaes federais  ..teve até a farmacia popular e o SAMU

      Claro que erros foram cometidos  ..nada dura pra sempre  ..tb fomos vítimas dos ciclos econômicos  ..enfim

      pra mim valeu sim !!! com LULA em 8 anos ..não com DILMA, ela que não tinha capacidade pra lidar com tantas vaiáveis, a começar por seu desprezo pela política  ..e por não ter noção do todo  ..aliás, como muitos criticos brasileiros até hoje não tem 

      1. É o que todos dizem: a culpa é do Lula

        Quantas e quantas vezes isso precisa ser repetido?

        Quem sabe um dia entra em mais cabeças?

        O que mais irrita são os muitos que se dizem esquerda, e a sua miopia, ou má-fé, não reconhece o óbvio.

  6. Canalha! Canalha! Canalha!

    Publicar uma notícia verdadeira, checada junto às partes envolvidas, é o que fez Eduardo Guimarães. Como a notícia que Edu divulgou frustrou os planos do torquemada paranaense, este voltou toda sua fúria persecutória e tirânica não só contra o jornalista, mas também contra os servidores públicos que com ele tiveram contacto e que poderiam ter-lhe repassadao tal informação. O torquemada fez isso ordenando vasculhar correspondência do jornalista  e dos servidores – violando o direito ao sigilo da fonte, ao seqüestrar judicialmente Eduardo Guimarães e confiscar-lhe o material de trabahho, incluindo computador e celuar, após ter ordenado a quebra do sigilo telefônico e telem,ático do jornalista. O mesmo foi feito com os servidores.

    Ou seja: uma reportagem jornalística que divulgou o plano secreto de moro – para seqüestrar judicialmente e encarcerar o Ex-Presidente Lula – ensejou arapongagem, coação, tortura psicológica e ameaças ao jornalista que a divulgou e aos servidores que vazaram ainformação. Em contrapartida, sérgio moro coonesta o uso das imagens do seqüestro judicial do Ex-Presidente Lula – ordenado por ele, sérgio moro – para que a PF as ceda à equipe que produz um filme sobre a criminosa atuação da Fraude a Jato, vendida ao público leigo como ‘uma cruzada pela moralidade pública e de combate à corrupção’

  7. Moro pede explicações à Polícia Federal sobre condução coercitiv

    Não há nada de absurdo em a Polícia Federal registrar suas ações justamente porque ela o faz para se defender de possíveis acusações de abusos ou até mesmo serem usadas em treinamento.

    Porém, considerando que no despacho que ordenou a condução coercitiva de Lula o juíz proibiu que a ação fosse registrada, ainda que jornalisticamente, entendo que a gravação realizada pela Polícia federal também deveria ser mantida em sigilo e não divulgada à imprensa nem disponibilizada para a produção do filme a usar em seu produto.

    Se permitido o uso das imagens pretendidas pela produção, ficará caracterizada ainda mais como meio de doutrinação anti Lula, esta já maculando a produção por ocultar um dos patrocinadores da obra.

  8. Moro pede explicações à Polícia Federal sobre condução coercitiv

    Não há nada de absurdo em a Polícia Federal registrar suas ações justamente porque ela o faz para se defender de possíveis acusações de abusos ou até mesmo serem usadas em treinamento.

    Porém, considerando que no despacho que ordenou a condução coercitiva de Lula o juíz proibiu que a ação fosse registrada, ainda que jornalisticamente, entendo que a gravação realizada pela Polícia federal também deveria ser mantida em sigilo e não divulgada à imprensa nem disponibilizada para a produção do filme a usar em seu produto.

    Se permitido o uso das imagens pretendidas pela produção, ficará caracterizada ainda mais como meio de doutrinação anti Lula, esta já maculando a produção por ocultar um dos patrocinadores da obra.

  9. LAVAJATO E A DESTRUIÇÃO DO

    LAVAJATO E A DESTRUIÇÃO DO PAÍS. PROFESSOR DA UFRJ e ECONOMISTA DO IPEA DIVULGA DADOS

    A queda abrupta das atividades da Petrobras e das empreiteiras envolvidas pela operação, nos últimos anos, fechou direta ou indiretamente inúmeros postos de trabalho na indústria e na construção civil. São quase 3 milhões de trabalhadores demitidos nesses dois setores, em 2015 e 2016

    Algumas consultorias divulgaram estudos que avaliam que do resultado negativo do PIB de 3,8% em 2015 e de 3,6% em 2016, estima-se que a operação é responsável por entre 2 e 2,5 pontos percentuais da queda de cada ano. Em outras palavras, se não fosse a Lava Jato, a recessão de cada ano teria sido algo em torno de 1,5%.

    https://www.cartacapital.com.br/economia/quantos-empregos-custa-a-lava-jato

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador