Moro diz que não pode “censurar” imagens ilegais da condução coercitiva de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro já deu uma resposta à defesa de Lula sobre um pedido para impedir que uma suposta gravação da condução coercitiva do ex-presidente seja exibida em meios de comunicação e pela produção “Lava Jato – A Lei é Para Todos.” Moro disse que não pode fazer nada para impedir eventual vazamento, pois não cabe a ele “impor censura” à imprensa.
 
“Observo inicialmente que não cabe a este Juízo impor censura a veículos de comunicação ou mesmo à produção de algum filme. Não são eles sequer partes deste processo [que investiga a participação de Lula nos esquemas apurados pela Lava Jato]”, disse Moro.
 
A defesa entrou com a reclamação na tarde desta sexta (24), após a revista Veja noticiar que no filme sobre a Lava Jato serão utilizadas as imagens da condução coercitiva de Lula, gravadas ilegalmente pela própria Polícia Federal.
 
Apesar de Moro ter proibido qualquer registro da ação que ocorreu em 4 de março de 2016, a gravação teria sido cedida à Veja e à produtora do filme. Veja ainda afirmou que foi um agente da PF, com câmera acoplada ao uniforme, quem fez as imagens.
 
Para Moro, contudo, se essa notícia fosse real, o portal já teria divulgado a gravação. “Não consta que qualquer gravação efetuada durante a diligência de condução coercitiva tenha sido disponibilizado à produção do filme ou a qualquer veículo de imprensa. Se o último fato tivesse ocorrido, aliás, provavelmente tais imagens já teriam sido publicizadas”, disse.
 
O juiz, ao final, decidiu intimar a Polícia Federal para “prestar oportunos esclarecimentos” sobre a queixa da defesa de Lula.
 
Os advogados do ex-presidente questionaram o fato de o financiamento do filme sobre a Lava Jato ser sigiloso e Lula ser o alvo central dos ataques. “A quem interessa macular a imagem do ex-presidente, justamente quando simulações de institutos de pesquisa o colocam em posição de destaque na disputa presidencial de 2018?”, indagaram.
 
A PF tem 5 dias para se manifestar.
 
Assine
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se essas imagens forem

    Se essas imagens forem divulgadas no filme, caberá, por parte do ex-Presidente Lula, ação judicial por difamação e representação contra Moro perante os orgãos competentes.

  2. Nao, Moro nao pode “censurar”

    Nao, Moro nao pode “censurar” essas imagens.  De fato, foi pra isso que ele alertou a mirdia inteirinha a respeito da prisao de Lula, nao foi?

  3. Canalha! Canalha! Canalha!

    Queria ver se fosse alguém da família dele fosse seqüestrado judicialmente a mando de outro juiz de piso se esse torquemada de maeia pataca falaria assim.

  4. Entra em contradição o Juiz

    Entra em contradição o Juiz premiado pela Globo: se as imagens são ilegais cabe censura, sim, Se não for ao Judiciário, no caso o Juiz do feito no qual e pelo qual as imagens foram gravadas, quem mais poderia fazê-lo? 

     

  5. Acho que os advogado do Lula

    Acho que os advogado do Lula faz essas solicitações e pedido ao Moro, em relação a algo que possa beneficiar o Lula, só de sacanagem. Só para irritar o menino maluquinho.

    Serve para provar também o quanto esse juiz odeia o Lula. Como dizem, esse tucano golpista é um sociopata.

  6. e nos dois sentidos…

    de um para vários e de vários para um

    como na gato net, gato luz, gato água, petróleo, gasolina e gás

    passivos por interesse

  7. “A quem interessa macular a

    “A quem interessa macular a imagem do ex-presidente, justamente quando simulações de institutos de pesquisa o colocam em posição de destaque na disputa presidencial de 2018?”

    E quem disse que Lula será candidato. 

    Nenhum  sigilo deveria acontecer em se tratando de politicos.

  8. tempos sombrios que a todos espera…

    a começar por aí, com seletividade entre imagem e conteúdo

    o Brasil vai se tornar um gigantesco armazém de ilegalidades

  9. Mais um tiro no pé

    Esse filme vai ser mais um tiro pela culatra.

    A batata do Zé até lá já assou perante a opinião pública.

    O Zé no El País hoje:

    Em seu despacho desta quinta, Moro diz que “deve ser excluído do processo e do resultado das quebras de sigilo de dados, sigilo telemático e de busca e apreensão, (…) nos endereços de Carlos Eduardo Cairo Guimarães, qualquer elemento probatório relativo à identificação da fonte da informação”. Mais adiante no texto, o juiz faz um mea culpa, e afirma que “nesse contexto e considerando o valor da imprensa livre em uma democracia e não sendo a intenção deste julgador ou das demais autoridades envolvidas na investigação colocar em risco essa liberdade e o sigilo de fonte, é o caso de rever o posicionamento anterior e melhor delimitar o objeto do processo”.

     http://brasil.elpais.com/brasil/2017/03/23/politica/1490303452_573705.html

  10. Apartheid

    Nem o apartheid sulafricano produziria tanta vingança quanto a elite brasileira…

    Depois do veredito da ONU, que o LULA peça milhões em tribunal estrangeiro destes camaradas.

    Vai servir para posteridade ver o tanto de merda que se produziu neste país!

     

  11. bem…………………já temos um armazém de fatos para eles

    domingo eu vou ao Maracanã

    jogar bosta no time de que são fãs

    e o nome dele vocês mesmos vão dizer…………….Glôõôôô…ôôô…ôôô…Glooobooo

  12. Como não impedir? Juiz foi

    Como não impedir? Juiz foi responsável pelas imagens, o mesmo autorizou e comunicou a impresa que Lula seria preso arbitrariamente, foi o responsável pelo sequestro do ex presidente.

  13. Ele é incompetente mesmo para

    Ele é incompetente mesmo para estancar vazamentos haja vista o tanto de vazamentos que ocorre sob o nariz dele. Se até ele mesmo vazou o telefonema da Dilma com o Lula. É um péssimo encanador.

  14. Canalhas, Canalhas……

    Estava a ler alguns artigos desses tais de operadores do Direito percebendo o quão sáo hipócritas e cínicos esses cidadãos que ascenderam nas carreiras dessa área e dominaram o cenário de cinismo e hipocrisia que destrói qualquer grupamento humano em estágio de pré civilização, como o tecido social formado pela plutocracia dominante decrepta desse país. Falam tanto e esmeram-se em definir e elaborar conceitos e princípios sobre o “interesse público primário” (porque existe e está definido o tal do interesse público secundário) que, segundo as lendas doutrinárias, deveria pairar soberano sobre tudo e sobre todos, como beneficiário preferencial de todas as regras e normas do Direito e, em decorrência, das ações daqueles que operam essas normas e regras. Enquanto bradam e protestam pelo respeito aos mais elevados princípios e valores mais sublimes do Direito o que se vê na atuação prática da canalhada é o desprezo absoluto por qualquer coisa que sequer se aproxime ou se assemelhe ao tal do utópico INTERESSE PÚBLICO, seja primário, secundário, ou o raio que o parta. E agora e sempre continuam saudando a presença do poli infrator Gilmar Mendes a pontificar e doutrinar na mais alta (???) corte (???) de justiça (???????) do país e a aplaudir a chegada lá do aspirante a malfeitor Alexandre de Morais. Tudo pintado com cores de normalidade e legitimidade, graças à parceria desses agentes corruptos com as quadrilhas de empresas lideradas pela Globo/Mossack-Fonseca.

  15. Nunca vi tanto cinismo numa otoridade-celebridade
    juiz-sergio-moro-e1440708927391 De imediato a Lava Jato já provocou prejuizo de pelo menos 20% no PiB brasileiro, contando aqui a paralização das redes de petróleo, gás e eletronuclear, e estaleiros etc, mais a da indústira de carnes, cujas exportações foram zeradas..,..sem falar que a destruição da imagem de Lula pelo conluio midiático-penal faz parte deste pacote de destruição de nosso pais….a Lava Jato nos presentou com um golpe de Estado que veio para suprimir direitos sociais, sendo o último presente de grego a Lei da Terceiração, exatamente como pensou Moro no inicio deste século, tão logo Lula fora eleito https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra

    E tudo muito lamentável……nunca vi tanto cinismo numa otoridade-celebridade….,..esta imagem do camisa negra mostra isso….dá prá entender que os atos de Moro são todos pensado no filme da Globo…….quer dizer, o filme está ocorrendo em tempo real, o script foi traçado pela Globo….tudo o que acontece é cinematográfico: o sequestro de Lula e de um blogueiro, por exemplos. E como exemplo de que a “Lei é para Todos”,, desde que o mesmo não seja válido para um certo espectro politico…que nojo.
     

     

  16. Dois pesos e duas medidas

    Até o Cunha, desde a cadeia, recentemente, conseguiu na justiça suspender a edição de um livro que o envolvia….

    Mas, quando se trata do Lula, a lei muda completamente!

    1. É isso que dá o Governo não

      É isso que dá o Governo não ter interlocução mínima no judiciário, que é um dos Poderes da república. 

      Acharam que Governar era só vencer eleições. 

      A pergunta que fica é, será que já aprenderam a lição ou ainda não ?

      Lula quer se candidatar em 2018 para que ? Como ele vai agir com as corporações, qual a estratégia ?

      E o Ciro ?

      Isso precisa ficar claro. Não podem dizer abertamente, é óbvio, mas a população esclarecida tem que saber. 

       

  17. Ilegalidades

    Imagens ilegais de uma ilegalidade. Pela lei válida para o resto do país, Lula não poderia ter sido conduzido coercitivamente. Lula nem ninguém que não se houvesse negado a comparecer para prestar depoimento. Foi conduzido segundo a lei de exceção (conforme o TRF-4) vigorante  na 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba. Quanto a essa ilegalidade inicial, o que fizeram o próprio TRF-4, o STJ, o STF ou o CNJ? Nada. Reclamar a quem? Onde mora a Justiça?

    1. Mas o filme tinha que ser

      Mas o filme tinha que ser feito, e o pior, como se trata de  obra de arte, tudo pode ser alterado de forma que o enredo fique ao bel prazer da Globo. Enquanto a Senzala não colocar essa elite depravada prá correr esse pais não anda. Quem sabe agora, com a aprovação da Lei da Terceirização, aliás, obrada pelo Moro e cia, surja um forte Movimento Abolicionista, capaz de colocar em seus devidos lugares esses grupos de se autodenominam de “elite pensante” que de pensantes não tem nada: apenas exalam e ruminam ódio e preconceito de classe e nada mais.

  18. Os Advogados de Lula são

    Os Advogados de Lula são néscios ou o que ?

    Recorrer ao Moro ?

    Em que mundo eles vivem ?

    Ele é o chefe do esquema !

    Eles tem que recorrer ao STF, ao CNJ, a Mídia, a organismos internacionais e etc. 

     

    1. Não!
      Se tiver de recorrer tem

      Não!

      Se tiver de recorrer tem que ser a quem manda. Que não é Moro, STF, ao CNJ, a Mídia (em geral), mas uma família específica. Foi assim com o patriarca em 1965; está sendo assim agora.

      Ou tentar criar um escândalo internacional que é a única coisa que detém esses selvagens senhores feudais daqui, herdeiros dos métodos de Garcia d’Ávila Pereira Aragão, por medo de fechamento da “torneira do dólar”. Travas nos Estados Unidos e Europa. Só.

    2. Chefe do esquema…

      De que adianta então recorrer ao chefe do chefe do esquema? Ao chefe do chefe do chefe? Ao chefe do chefe do chefe do chefe… Oras bolas!

  19. Moro

    O Moro  “não pode fazer nada para impedir vazamentos”, quando é do interesse dele,nada vaza, só quando o objetivo é destruir reputações, aí é permitido e tolerado e os alvos são bem específicos.

    ” Não é papel dele censurar os meios de comunicação” ( seus amigos ), porém quando se trata de blogueiro que  “nem jornalista é”, aí ele assume um papel que não é dele, determinando quem pode ser considerado jornalista e quem tem direito ao sigilo da fonte, conforme ” juízo deste (sic) julgador”.

    ” Se fosse verdade já teria vazado” ou seja, a imprensa tá dando bobeira porque não vazou ainda, ou então, está esperando o momento certo para vazar. Quem sabe com Lula candidato, um dia antes da eleição? Para poder causar um impacto maior no seu prestígio? Ou alguns dias antes de algum  “protesto” coxinha, para dar um upgrade e encher a Paulista de “famílias”?

    Se “não consta qualquer gravação”, está tudo certo, não é preciso fazer nada. Agora o triplex, que também não consta nada, aí é diferente? Vamos ouvir 70 testemunhas, realizar 30 audiências que alguma coisa ” tem que ter”, talvez ele também tenha convicção, já que não existem provas.

    Ele vai “intimar a PF para prestar oportunos esclarecimentos”, bom eu acho que estes esclarecimentos vão ser tão reveladores quanto aquela investigação do grampo na cela do suspeito preso, que até hoje não nos trouxe um mísero resultado.

    A quem interessa tudo isto? Esta é mais fácil de responder, entretanto deixo aos leitores do site.

    Boa tarde!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador