Moro será julgado por desrespeitar Favreto com Toffoli no CNJ

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O processo contra Sergio Moro por desrespeitar o desembargador Rogério Favreto, que mandou soltar Lula no último domingo (8), será apreciado durante a gestão de Dias Toffoli na presidência do Conselho Nacional de Justiça. Moro já possui uma reclamação disciplinar por ter vazado à imprensa áudio de conversa da ex-presidente Dilma Rousseff no exercício do mandato. Mas essa ação tem entrado e saído da pauta de julgamento do CNJ sob Cármen Lúcia.

Toffoli assumirá o CNJ em setembro próximo, quando também será alçado ao comando do Supremo Tribunal Federal. Segundo o Painel da Folha, o novo procedimento por desacato e suspeição no caso Favreto-Lula pode ser juntado com a ação por vazar grampo, segundo o Painel da Folha desta quarta (11). “Como o ex-presidente está no centro dos episódios, membros do CNJ dizem que nada os impede de unir as ações.”
 
A reclamação contra Moro foi apresenta ontem, dia 10, pelos deputados do PT que assinam o habeas corpus de Lula, deferido por Favreto. Nas idas e vindas do ativismo judicial no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, a ordem do desembargador de plantão acabou não sendo cumprida. Ele também virou alvo de reclamação no CNJ.
 
Os deputados do PT indicam que Moro “agiu de maneira atípica ao interromper as férias para despachar”, “quebrou a hierarquia ao desqualificar a polêmica decisão de Rogerio Favreto” e “ao admitir ter acionado outros juízes do TRF-4”, mostrou “ligação excessiva com o caso”, dando margem à suspeição.
 
“Os comportamentos [de Sergio Moro], devidamente contextualizados, mais do que sugerem, evidenciam descumprimentos conscientes e voluntariamente ousados de decisões judiciais superiores, caracterizando abrupta extrapolação de sua própria competência e suspeição”, apontam os parlamentares.
 
Apesar dos feitos, a Folha diz que mesmo que o CNJ opte por punir o juiz, “os que apostam mais alto acham que o colegiado lançará no máximo uma advertência contra ele.”
 
HISTÓRICO DE ABUSOS
 
Não é a primeira vez que Moro descumpre decisão de instância superior.
 
Na reclamação feita por Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira consta que, em 2014, o ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki determinou a suspensão de todos os processos da Lava Jato, bem como dos mandados de prisão neles expedidos. Mas Moro não cassou as detenções.
 
Mesmo sabendo da ilegalidade de divulgar grampo com conteúdo que atinja a Presidência da República, Moro enviou o áudio à imprensa alegando “interesse público”. Depois, limitou-se a pedir desculpas a Teori.
 
Moro também divergiu do Habeas Corpus concedido ao empresário Raul Schmidt pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e ordenou que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu usasse tornozeleira eletrônica. Dia Toffoli repreendeu o magistrado de piso por determinar medida cautelar que nem o STF havia imposto. As duas decisões foram cassadas. 
 
“Todos estes fatos, acrescidos de outras ocorrências no curso da operação ‘lava jato’, evidenciam o flagrante desrespeito do magistrado representado para com decisões de instâncias superiores, motivando, por mais de uma vez, em devidas reprimendas e pedidos de desculpas frente a desembargadores ou magistrados”, afirmam os deputados.
 
Processo 0004996-41.2018.2.00.0000

“Os comportamentos [de Sergio Moro], devidamente contextualizados, mais do que sugerem, evidenciam descumprimentos conscientes e voluntariamente ousados de decisões judiciais superiores, caracterizando abrupta extrapolação de sua própria competência e suspeição”, apontam os parlamentares, dizendo que, com essa violação, o juiz federal deve responder disciplinarmente.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro pode até ter

    Moro pode até ter desrepeitado a hirearquia. E  desreipeitou mesmo. Mas foi por uma boa causa.

    Quem assistiu o filme Motim com Marlon Brando.? Depois que assistirem o filme, nós conversamos.

       Difícil encontrar o filme. Mas numa lojinha no Largo São José, encontra de tudo ou encomenda.

                      Vo0ltando ao assunto :

               William Bligh  e o tal de Fraveto são a mesma coisa.

              O primeiro era tirano com a tripulação.

              O segundo foi tirano com a democracia.

      1. ”Palida, ”por ser uma

        ”Palida, ”por ser uma palavra propartoxítona , leva acento.–como todas.

          E vc sabe o que significa proparoxítona ? Sabe nada, inocente petista.

           Procure no google e aprenda.

  2. Prezado Mouro
    Não se iluda,

    Prezado Mouro

    Não se iluda, não dará em nada!

    Há um conluio entre elites, oligarquias e agentes do Estado para frear qualquer avanço no desenvolvimento do país!

    Abração.

  3. Alguém ainda acredita no judiciário ?

    Moro é operador do golpe e tem atendido aos interesses dos patrocinadores e beneficiários do golpe.

    Portanto, não acredito que Moro será punido, apesar dos inúmeros crimes que cometeu.

    Só quando os democatas recuperarem o poder real, Moro será punido. Até lá…

     

  4. Caro Nassif
    Nada como

    Caro Nassif

    Nada como persistir no republicanismo.

    Mas não irá dar em nada.

    Moro e Cia sabe como está protegido.

    Saudações

  5. Isso começou antes

    Lamentavelmente a Dilma deixou passar um episódio de desacato no Itamaraty, quando um funcionario brasileiro na Bolivia trouxe escondido para Brasil um Senador (acho que de sobrenome Molina) que estava asilado num consulado  Brasileiro. Não houve amonestação alguma e tudo ficou por isso mesmo. Recentemente, aquele funcionário que agiu em rebeldia ao Governo do Brasil foi premiado recebendo a embaixada Brasileira no Japão.

    Isso acontece quando não são tomadas medidas radicais e imediatas. Com Moro não é a primeira vez e cada vez este fica mais empolgado e impune, desacreditando o judiciário inteiro.

    1. Tiro ao alvo

        E os agentes da PF, que fizeram tiro ao alvo, com a foto da presidente Dilma ???? Pior do que os atos deles, foi a reação do governo.  

        Imagina se JK ,após sufocar o quartel militar revoltado, tive-se dado Comando Militar importantes aos oficiais revoltosos. Ele não teria terminado seu governo. por isso ele punio os oficiais, e não fingiu que nada tinha ocorrido.

  6. a verdade é que moro não

    a verdade é que moro não desrespeitou hierarquia alguma.. e não será processado, imagina, por esse cnj.. a única coisa que pode, talvez, um dia, julgar moro, é o tribunal do povo.

    1. Esse juiz provinciano ainda

      Esse juiz provinciano ainda receberá a sua pena, pois o brasil não permanecerá nessa ditadura da mídia golpista.

  7. Quem garante que Toffolli vai

    Quem garante que Toffolli vai assumir ?  ..PQP será que vcs não entendem que o GOLPE esta andando  ? Ta dificil ou tem que desenhar ?

    SERGIO MORO, o TRF4, o MP e PF do Paraná são um poço de delinquências

    Sabe o que de pior pode acontecer com este criminoso, SERGIO MORO, este INIMIGO do BRASIL ?

    Alguém atentar contra este estrupício e liberar o ÁLIBI que a direita e Forças Armadas estão esperando pra fechar de vez ..e nem precisa matar, BASTA ferir tipo como com Carlos Lacerda (e a história se repetindo novamente no BRASIL)

    pior que a relação de crimes deste juiz de piso e veranista não cessa

    1.Moro e a tornozeleira de DIRCEU
    2.Moro por desrespeitar o DESEMBARGADOR Favreto 
    3.Moro e o pedido de extradição de Raul Schmidt
    4.tem Moro e as coercitivas ilegais segundo STF
    5.tem Moro e processos sendo DESCONSIDERADOS por delação sem PROVAS pelo STF
    6.tem Moro fazendo e vazando GRAVAÇÃO ILEGAL contra presidente DILMA

    7.Moro aceitando e perdoando DUAS vezes um mesmo delator (Yousef que não trouxe provas pra muitas das denuncias)
    8.terá Moro aliado a venda de sentença (Zucolloto)
    9.terá Moro em concluiu com MP, PF, TFR4 e STJ fazendo ativismo político
    10.Moro coagindo e intimidando testemunhas, réus e advogados 
    11.Moro colocando escuta ilegal em advogado e prisioneiro
    12.Moro prendendo INOCENTES (tipo cunhada de Vacari) e 
    13.mantendo presos além do razoável, TORTURANDO, pessoas que NÃO apresentavam riscos à sociedade até estas abrirem delação SEM PROVAS

    14. tem Moro agora insuflando a insurgência e o desrespeito a hierarquia no caso LULA

     

     

     

  8. Quem respeita Moro?

    E ao ter desrespeitado, não merece o mínimo respeito. Protagonizou um comportamento mesquinho e errôneo, onde mais uma vez expôs a justiça brasileira ao ridículo! Como disse a guerreira Gleisi, poderiam recorrer da decisão do Desembargador Fraveto. Mas o que se viu, foi um circo de horrores ( como tem sido recorrente ) sendo nosso país, motivo de galhofas por juristas  de outros países. Imagino como piscaram aqueles olhos ao ORDENAR à PF a manutenção da prisão de Lula! Vergonhoso!

    [video:https://youtu.be/1TeIrOonVfU%5D

    1. Marly
       

      Aqueles “olhinhos” não piscaram ao ordenar a manutenção do seu algoz em cativeiro.

      Moro está em desvio de função.

      Ele tem vocação para o judiciário sim, mas na função de carcereiro.

      Abrs.

  9. Precisa ter aliados fortes

    É bom Toffoli pensar bem antes de embarcar em alguma aeronave… Fosse eu só viajava em aeronave de carreira e que passe longe de Torres Gêmeas.

    Outro inimigo perigoso são os donos das firmas privadas de comunicação social, “Globo”, “Folha”, “OESP” etc. Se bem que tem muito plebeu que, em busca de poder pessoal, individual, quer ser mais realista que o rei.

     

  10. Já ouviram falar na carapaça do Pangolim???

    A do Grande Juiz é muito mais resistente … nada atravessa a carapaça dele!  Nada, não .. somente ações do Tio Sam, caso este fique desgostoso com algum ato de desobediência do Grande Juiz. Estamos nas mãos deles. Se o Toffoli (que eu duvido) tentar perfurar a poderosa carapaça do magistrado, talvez role alguma coisa com ele. Simples assim … Derrubar avião, helicóptero etc neste país tá virando rotina. É só colocar a culpa no mau tempo ou dizer que foi  ‘falha’ do piloto! Tá difícil, pessoal. 

  11. A ver

    Se for julgado da mesma forma com que julgou Lula, estara condenado e com excesso de provas testemunhais. Mas duvido muito que aconteça pelo menos um julgamento correto.

  12. Diamante azul
     

    Cavocaram, cavocaram e pode ser que tenham encontrado o ” diamante azul”

    Se “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, a hora pode ser agora.

    Fatos incontestáveis e notórios, sobejamente provados, atos afoitos e ilegais, e, “voilá”

    a ratoeria pode estar se fechando.

    Pegaram o moro.

    Não precisa nem punição. Basta que se reconheça a suspeição de moro e todos os processos em que ele se funcionou contra Lula  serão nulos.

    1. Não precisa ser azul. Brancos

      Não precisa ser azul. Brancos ou amarelos são iguais ou até de maior valor.

             Não é a cor que define o preço.

                     É o tamanho.

  13. Na realidade, Moro será
    Na realidade, Moro será julgado por Gilamr Mendes.

    Nesse caso as chances de Moro se ferrar são grande.

    Gilmar quer acabar com Moro, não admite dividir protagonismo. Ambos disputam os mesmo espaços, defensores de tucanos.

    Agora que Moro já ferrou o PT, está na hora de sair de cena.

  14. Tóffoli

    Muito cuidado , o PIG já está em pleno vapor para te desconstruir. Já está preparando o terreno diariamente.Esta é a estratégia deles, que não é nova, mas o povo se esquece. Porem não podemos esquecer jamais do Gilmar Mendes e do advogado do PCC, instalados no STF por FHC e Alckmin. Isto jamais esquecerei , visto que o Brasil se tornou o campeão do Narcotráfico, com traficantes espalhados por presídios em todos os estados do país, segundo as más (boas) linguas por exigência de Marcola, em conluio com certo governador.

    O escolhido da vez, é Minas Gerais , governada por petista e candidato à reeleição.

    Tá dureza mesmo !!!!

    E, como diria o poeta, “Onde está a honestidade, onde está a honestidade ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador