MPF volta-se agora contra a Embraer

Jornal GGN – Depois de destruir a presença das empreiteiras brasileiras na África e América Latina, desarticular a cadeia do petróleo e gás e investir contra a Eletronuclear, o Ministério Público Federal agora busca a nova joia da coroa: a atuação da Embraer.

A Secretaria de Cooperação Internacional passou a cooperar com Moçambique, para apurar casos de corrupção da Embraer naquele país.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
28 DE JULHO DE 2017 ÀS 18H6

MPF coopera com Moçambique em caso que apura corrupção na compra de aeronaves da Embraer

Procuradores moçambicanos vieram ao Brasil para ouvir pessoas supostamente envolvidas

A Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR) intermediou a oitiva de pessoas residentes no Brasil e o envio de informações à Moçambique, para colaborar com autoridades do país africano. O material vai subsidiar a investigação que apura a suposta prática de corrupção na compra de duas aeronaves da Embraer pela empresa pública Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), entre os anos de 2007 e 2009.

Nesta semana, procuradores moçambicanos vieram ao Brasil para participar da oitiva de funcionários e ex-empregados da Embraer realizada na Procuradoria da República no Município de São José dos Campos (SP), cidade onde está localizada a sede da empresa. Os depoimentos foram tomados pelo procurador da República Angelo Augusto Costa.

A SCI/PGR também intermediou o envio às autoridades moçambicanas de informações prestadas pela Embraer em resposta ao pedido do Ministério Público do país africano. A empresa brasileira firmou acordo de leniência com os Ministérios Públicos do Brasil e de Moçambique, em fevereiro deste ano, em que se compromete a fornecer toda a informação e documentos solicitados pelas autoridades. Esse foi o primeiro acordo de leniência multilateral firmado pela PGR.

A colaboração entre os dois países é regida pela Convenção de Auxílio Judiciário em Matéria Penal entre os Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Decreto nº 8.833/2016). A PGR é uma das autoridades centrais para os pedidos em matéria penal expedidos com base na Convenção.

Luis Nassif

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pilotos americanos do

    Pilotos americanos do acidente que matou dezenas de brasileiros vivem tranquilos noutro lado do mundo e esses camaradas fazendo graça com o Brasil!

    Pergunte a qualquer um, qual pais cujas empresas causaram prejuízos, mortes se preocuparam em oferecer ajuda para processar suas empresas?

    E lobby de presidente é crime?

    Então peçam para eles pegaram o Trump, que está forçando empresas a montarem filiais lá nos EUA!

    Essa é a miséria nacional…

    Essa miséria alcança os mais vulneráveis e provoca a outra miséria, a miséria financeira…

     

    1. É perseguição pura e simples,

      É perseguição pura e simples, essa turma não são os gênios da raça, ao contrário, mas tambem não são tão estúpidos, qualquer presidente que se preze, até o estadunidense, leva uma horda de empresários em suas viagens, assina acordos comerciais,etc etc etc, tendo até o surrado bordão que diz  “os negocios dos estados unidos são os negocios”, falta ombridade para se dar um chega pra lá nesses deslumbrados e/ou vendilhões da pátria, mas com o proprio presidente denunciado e uma corja na administração, quem seria???

  2. Desde que vi o poder q davam

    Desde que vi o poder q davam esse Ministério Público, me desesperei. Para mim, era óbvio q destruiriam o Brasil. Obedecem o Departamento de Estado Americano como se fossem seus chefes. 

    Acho q morrerei sem ver a volta do cipó de arueira.

  3. mmm

    O Brasil é o 3° maior exportador de aviões do mundo.Então agora as ordens, in english of course,

    vêm pra atingir a Embraer como parte da mutilação do país a cargo dos quinta-colunas golpistas.

  4. MPF…

    maior fonte de informações comerciais e o pior agente adverso que já tivemos

    todos contra os nosssos interesses nacionais e internacionais

  5. 1o. Serviço de espionagem contra o próprio país

    Definitivamente a Constituição precisa ser emendada para proibir o MPF de prestar serviços de espionagem em território nacional para governos estrangeiros.

  6. Só é pra sobrar o que for

    Só é pra sobrar o que for estritamente paulista, sem respingos nenhum pro resto do país; como as sacas de café e açúcar, tonéis de alcool e as carnes dos frigoríficos paulistas ou de paulistas em suas herdades nos estados “paulistas”. O velho plantation da República Velha.

    A velha assombração voltou. Com toda força!

  7. Inquisidores seletivos

    Está muito claro que para estes inquisidores tupiniquins, o que interessa é penalizar tudo o que o ocorreu, no Brasil, no período 2003-2015.

    Com o final da ditadura, entramos na fase da redemocratização do País, onde até a Rede Globo foi obrigada a pedir desculpas pelo descarado apoio ao regime de exceção.

    Creio que podemos considerar este atual período de retroocessos como uma ressaca fascista que foi obrigada a recuar com a redemocratização, mas volta a invadir a praia brasileira, encabeçada por orgãos e instituições reacionárias seletivas.

    Neste objetivo, criminalizam tudo o que foi realizado pelo PT, neste período de governo, mas fizeram e fazem vistas grossas para as descadas maracutais dos aliados políticos.

    Resumindo: Traidores!

  8. Alguém tem que gritar bem

    Alguém tem que gritar bem alto com esses caras. CHEGA !! PARA !! ACABOU !!

    Não é possível continuarem assim.

    Combatam à corrupção sem destruir as empresas.

  9. Em ganho próprio?

    Cheguei a pensar que estes produradorinhos ou são muito burros ou estão ganhando algum por fora… Mas, não: refuguei este pensamento, pois como seria possível que cidadãos tão preparados e com a moral tão ilibada pudessem fazer algo assim por ganância ou por falta de inteligência? É só observar a moral altíssima do Dalagnoll ou a sensatez e inteligência que significa contratar o especialista Kim para um congresso, para que esta ideia de traição ou de pouca perspicácia seja descartada.

  10. Baixou a loucura geral no

    Baixou a loucura geral no PGR/MPF. Só assim pra entender essa maluquice de querer processar e punir empresas brasileiras por atuação (bem sucedida) em outros paises.

  11. os piores inimigos…

    são os que moram em casa, no Brasil

    piores porque que sempre avisam como vão atacar e ninguém acredita, crentes protegidos pela Constituição

    nunca tivemos tanta traição no Brasil

  12. A luta pelo poder não tem limites

    A luta pelo poder não tem limites. 

    Só outro poder é capaz de impor limites.

    Se o poder dos eleitos não se impõe, os “não eleitos” se imporão sobre eles.

    Só para lembrar, o poder dos eleitos faz as leis, que limita o poder de todos, eleitos e “não eleitos”.

    À medida que os “não eleitos” interpretam as leis conforme suas vontandes (e não com base no que foi escrito) e dão ordens nas forças policiais, eles passam a ser o único poder. 

    Portanto, se os eleitos, ou outro poder, não colocar limites aos “não eleitos”, eles avançarão até assumirem o poder total sobre o território, seu povo e suas riquezas.

    Só para lembrar, mais uma vez, o “mercado” não detém o verdadeiro poder – as forças policiais. Este mando, em última instância, está nas mãos do Judiciário e do Ministério Público.

    Vocês nunca ouviram falar: “decisão judicial não se discute, cumpre-se”. Pois é, este poder dá a palvra final às forças policiais – o poder real.

  13. Não vejo nenhuma diferença
    Não vejo nenhuma diferença entre o que ocorreu nos paises q foram palcos das tais “primaveras” e o que se passa no Brasil: a destruiçao de um psis para que o mercado sanguinario dele se aposse…

    Somos um pais que nao aprende com os proprios erros…eh como se nao nao tivessemos passado pela a historia da Panair do Brasil..ha ate uma musica de Milton Nascimento sobrevo tema (da destruiçao de nosso patrimonio pirvperseguicao politica)

    O Brasil está pagando caro por ter um poder autonomo como o MPF, isso não existe em lugar nenhum do mundo, vai o abestado Janot fazer nos EUA fosse PGR ou simples acusador lá: teria levado o pé na bunda na primeira emlinada de nariz, pois o que interessa antes de tudo aos paises q tem juizo é a defesa do interesse nacional, da geopolitica, do comercio exterior, assuntos que nao interessam aos mercenårios do nosso MPF, muiton pelo contrario….

    Recentemente houve um escandalo msior que a Lava Jato nos EUA. Em quinxe dias o assunto foi resolvido…nao se se fez escandalo na midia…empresas nao foram destruidas…empregados nao foram demitidos…nao houve golpe de Estado..

    Jå na terra brasilis os mercernarios do MPF avançam ha pelo menos 3 anos nessa loucura destruidora de um grande pais..quer dizer, era um pais: graças ao MPF
    ..

    1. Concordo…

      …o problema é excesso de um republicanismo inocente e enviesado que temos aqui. Líderes precisam de também ter pulso firme contra os ataques a que são sujeitos uma República com alguma democracia. 

  14. Nem erva-daninha

    Não vai sobrar Brasil para ser recuperado.

    Desmanche total.

    Comentário:

    APAPU canalhas.

    Não aliviou.

    Tiro nas testas.

    Isso alivia.

  15. O normal é que as elites, por

    O normal é que as elites, por pior que sejam, na hora em que sentem que um outro país quer dominar o seu, pela guerra ou por outra via, elas esqueçam as diferenças e se unam. Aqui é o o oposto = pra acabar com o pouco patrimônio conquistado a duras penas (o Brasil é, segundo Ciro Gomes, um dos 10 países do mundo que consegue fazer um avião) elas se juntam. Enfim, essa crise mostra que com a elite que temos, não há futuro. 

  16. Objetivo – antinacional – é baratear ativos brasileiros

    Para os gringos e para os “brasileiros” (entre aspas) com dolares fora do Brasil, como os Marinho, fazerem a festa numa grande xepa.

    Entenda:

    Bomba: os Marinho colocaram a Globo na roleta do Cassino!

    Por “Dom Cesar” & Romulus

    No popular:

    – Os Marinho estão saindo fora!

    E, por isso, querem a grana toda…

    – … in cash!

    Com a moeda nacional desvalorizada, o país fica “barato” e o poder da “alavanca” de quem tem dólares torna-se muito maior.

    Some a isso, ainda:

    (i) a depressão econômica, barateando os ativos brasileiros no geral;

    e, no particular…

    (ii) a implosão de setores inteiros da economia nacional, via Lava a Jato.

    Resultado: xepa!

    E aí…

    Quem tem dinheiro na mão – a tal da “liquidez”… – é rei!

    *

    “Aposta na aposta, na aposta, na aposta, na…”

    – Os Marinho apostam no seu poder de viciar a “roleta do Cassino”, via Rede Globo…

    Para…

    Ao final…

    – Ganharem, também, na sua aposta principal: a especulação financeira.

    Haja alavancagem: um verdadeiro castelo de cartas!

    *

    “Castelo de cartas”…

    A espera de um…

    – … sopro??

     

    LEIA MAIS »

  17. Limpeza

    O custo para limpar o  Brasil e voltar a crescer tem o custo no máximo de umas ÓTIMAS 30 mortes…a começar pelos três Marinhos…o MPF, PF e o STF podem e DEVEM colaborar com uns 8 féretros…não  mais que 30 cápsulas…Essas pessoas estão QUEBRANDO o Brasil.

  18. MPF

    Ou o Brasil acaba com o MPF , ou o MPF acaba com o Brasil !!!

    O que está faltando para eles atacarem, antes da próxima eleição ? Será que já acabou ?

  19. Me desculpem …

    Me desculpem mas não seria o caso de dar uma “carta de corso” para as empresas , elas poderiam subornar à vontande …

  20. MPF parece uma subsidiaria da CIA

    MPF e STF tem que acabar.

    E, também, o povo precisa aprender a votar.

    Supremo tribunal golpista Federal; Ministério Golpista Federal e um congresso com Tiririca, Romário, Jucá, Aécio, Alvaro Dias..quantos se salvam?

    Infelizmente, como comentado pelos demais: preparem seus bolsos! Vem aí a primavera tupiniquim!

  21. Mas o Legacy da Embraer eles perdoaram

    Contra os dois pilotos paspalhos americanos a quem a Embraer entregou um Legacy 0km, no aeroporto controlado por ela em São José dos Campos, para derrubar o Boeing da Gol e matar mais de cem passageiros e tripulação eles não deram um pio!!!!!

    1. Jurgen2010

      vc quer dizer q o MPF+STF preferem proteger perdoar empoderar senadores acusados como o sr ANeves e perseguir prender acuar DESTRUIR empresas de ponta com alta tecnolgia como a EMBRAER em nome da  “Luta Contra a Corrução” “FIMdoPT” ???

       

      Pára o mundo qeu quero descer!! 

  22. Tapuias + Moçambicanos falidos

        Quero ver o MPF tapuia somado aos queridos procuradores “chineses” de Moçambique, encararem uma empresa que já é parte do universo corporativo do Titio Sam.

         Só pode ser uma piada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador