Não há evidências contra Lula e Dilma na Lava Jato, diz procurador

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“Teríamos que provar que essa pessoa atuou com um mínimo de consciência para que esses atos [improbidade e criminais] fossem praticados. Em relação à Dilma, nós não temos nenhuma evidência”, disse o procurador
 
Jornal GGN – O procurador-chefe da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, afirmou que não há evidências de envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff no esquema de corrupção na Petrobras. A declaração foi dada em entrevista à RedeTV!, na noite deste domingo (09).
 
“O ex-ministro José Dirceu foi um homem forte para o governo Lula. O ex-presidente Lula está sendo investigado?”, questionou a jornalista Amanda Klein, a respeito da repercussão da prisão de Dirceu na Operação Lava Jato.
 
“Nós não investigamos pessoas, nós investigamos fatos. Quando existe uma evidência de que uma pessoa esteja vinculada à um fato criminoso, essa pessoa passa a ser investigada. O ex-presidente Lula não é nosso investigado”, disse o procurador.
 
A apresentadora do programa insistiu: “Mas hoje não há nada e nem teria como vocês invocarem a teoria do domínio do fato para responsabilizá-lo, eventualmente?”. “Não nesse momento”, respondeu Dallagnol.
 
“A presidente Dilma foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras durante sete anos, de 2003 a 2010. Ela tem alguma responsabilidade jurídica ou política pelos fatos de corrupção na Petrobras, ou por até negócios mal feitos como foi a refinaria de Pasadena, por exemplo?”
 
“Nós do Ministério Público Federal atuamos, especificamente, na investigação de atos de improbidade administrativa e atos criminais. Para imputarmos esses tipos de atos, teríamos que provar que essa pessoa atuou com um mínimo de consciência para que esses atos fossem praticados. Em relação à ela, nós não temos nenhuma evidência”, disse o procurador.
 
Assista ao trecho da entrevista em que o procurador comenta sobre o ex-presidente e a presidente:
 
https://www.youtube.com/watch?v=asFfNWMNuuA&feature=youtu.be height:394]
 
A seguir, a íntegra de entrevista com Deltan Dallagnol à RedeTV!:
 
[video:https://www.youtube.com/watch?v=Ezw7Aetja0c&feature=youtu.be height:394
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Melhor Defesa Ainda é O Ataque: Vazação Seletiva Cronogramada

    Quanto ao entrevistado e colegas de investigação, já não dá para se afirmar o mesmo, tratando-se de isenção, seletividade e vazamento.  

  2. Não confio nesse cara

    Mesmo que o sujeito afirme não haver nada contra Lula e Dilma, não dá para esquecer os egos em fúria (contra o governo) dos sujeitos que conduzem a operação. O negócio seguir criminalizando o governo e o PT. E pregando, claro.

  3. AINDA não há….AINDA…..

    Coisas para as quais NÃO temos “EVIDÊNCIAS” mas até os botões do Mino Carta sabem…rsrsrsrsrsrs…

     

    “Quando, do alto da boleia de um caminhão, José Dirceu exibia às calçadas a camisa ensanguentada do estudante assassinado pela ditadura, cerca de 50 anos atrás, acreditava na fé que aparentemente o movia? Não me atiro a negar. Nego, porém, qualquer semelhança entre aquele e o atual, lobista do banqueiro Daniel Dantas e outros graúdos. O mesmo Dantas que já  ofereceu apoio ao jornalista (jornalista?) criador do site 247, o preferido do PT, embora ele tenha passado boa parte da vida a agredir o próprio partido e seus governos, sem hesitar em mentir, omitir e inventar. E ainda lhe pagam os serviços. 

    Figura central, e sempre protegida neste enredo trágico, o fantasmagórico DD, inatingível, cabe suspeitar, porque dono dos segredos da República. Houve, em tempos tucanos, quem pretendesse torná-lo ministro, declinada a oferta com a seguinte observação: “Serei mais útil no bastidor”. Márcio Thomas Bastos, apressadamente santificado, sabia disso tudo, bem como José Dirceu, que pressionou para que o disco rígido do Opportunity capturado pela Operação Chacal fosse jogado ao lixo. Foi atendido.”

                                                                      Mino Carta

    Resultado de imagem para daniel dantas

    1. O Sol gira mesmo ao redor da

      O Sol gira mesmo ao redor da terra?

      A Globo é mesmo comunista?

      A Pepsi utiliza mesmo restos de fetos?

      E a “teoria Gramsciana”?

        1. Duendes não. Duendes são

          Duendes não. Duendes são coisa do capeta.

          “SÓ JESUS SALVA” e ele foi ungido por Deus para acabar com a corrupção do Brasil. É um messiânico. E nós pagamos para esse procurador da Justiça ser essa “celebridade messiânica” que não perde um holofote.

          Sou muito mais Antonio Conselheiro.

  4. Quem esse camarada pensa que

    Quem esse camarada pensa que é para falar com relação a Presidente ?

    Ora, ela detêm foro especial por prerrogativa de função e só pode ser investigada pelo PGR e não por qualquer procurador.

    Aonde vai parar o País ?

    1. É Daniel, esse procurador

      É Daniel, esse procurador falar e um burro cagar dá na mesma, ou quase porque o burro pelo menos produz adubo com o seu esterco, já o pronunciamento do procurador metido não vale nada mesmo.

      A questão é que a imprensa publica como se valesse alguma coisa. Como não tem lei que proíba ninguém de falar besteiras, nem a imprensa de publicar mentiras, fica a impressão de que esse pronunciamento vale alguma coisa.

      Caberia aí uma repreensão disciplinar ao procurador que está sendo leviano para muito além do que deveria ser tolerado em função de seu cargo. Mas aí a imprensa vai ter a desculpa que procura para dizer que o Ministério Público está sendo pressionado para não investigar nada.

      A imprensa pode publicar a mentira que quiser que não acontece nada com ela. Deveria perder credibilidade e com isso leitores e de fato isso está acontecendo. Alguém sustenta esse comportamento aparentemente suicida da imprensa mas o pior é o comportamento bovino de boa parte doa público que aceita as mentiras da imprensa passivamente, mesmo em uma época onde é possível pesquisar e identificar as mentiras com um mínimo de senso crítico e cruzamento de informações.

  5. Procurador questionavel

    Trata-se de um senhor que toma a palavra numa igreja para planfletar suas preferencias em nome da moral e bons costumes de quem não lhe deu qualquer autorização formal para representação publica. Na minha época, chamava-se esse tipo de gente de fundamentalista. Hoje, chamo de doente mental mesmo. 

    Sua opinião vale absolutamente nada. Independente de favorecer este ou aquele policitco. Deveria estar sendo enquadrado em lei regimentar do orgao que representa por falar ao publico em TV num cargo que requer discreção.

    É um senhor lamentável, mentalizado nos porões do pensamento ditatorial. 

  6. Se ele disse, então está dito

    Só não pergunte se foi uma voz que disse a ele. Do jeito que ele é religioso fundamentalista, ungido dos céus, capaz até dele se sair com uma dessas rsrs

  7. “O procurador-chefe da

    “O procurador-chefe da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, afirmou que não há evidências de envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff no esquema de corrupção na Petrobras”:

    Antes ou depois da oracao?

  8. golpe e contra-golpe


    a ordem de prisão a lula é golpe, e deve ser encarada como centelha para a deflagração do contra-golpe.

    aqueles que defendem a legalidade, devem ocupar as ruas e prenderem todos golpistas por crime contra a ordem pública e a segurança nacional, inclusive juízes, promotores, porcuradores, deputados, senadores e quem mais estiver envolvido nessa tentativa de assalto palaciano ao poder.

    essa gente quer o poder e dá, como paga, a entrega das riquezas nacionais à 1ª potência estrangeira que os apoiar. são vendilhões e traidores e deverão ser tratados como tal.

    convém lembrar o quê marx afirmava: a guerra civil é a mais justa das guerras.

    existe um outro pensamento chinês da antiguidade: ou perdem-se alguns fios de cabelo, lavando-se a cabeça sempre, ou perdem-se todos, não se lavando nunca.

    passou da hora do brasil expurgar do horizonte político esses bandidos hereditários.

    o futuro da nação merece o sacrifício.

  9. Essa mesma jornalista de

    Essa mesma jornalista de terceira grandeza entrevistou há poucos dias o ex-procurador Gurgel. Assisti parte da entevista, e desliguei a televisão justamente por ver o quanto a sujeita se repetia com as mesma perguntas, tentando jogar Dilma e Lula na cadeia, enquanto explorava o ódio que gurgel até hoje declara sentir por José Dirceu. Sobre este o Procurador disse que foi um grande erro o STF ter aceito os embargos infringentes. Ou seja, sem eles Dirceu se livrou do crime de chefe de quadrilha.

    Não vou com a cara dessa mulher, porque ela é tão vil quanto Bonner. Não consegue ser isenta para entrevistar uma autoridade. 

  10. De tanto assistir esse

    De tanto assistir esse espetáculo de investigações, tenho comigo que não se deve acreditar nas palavras desses que comandam a Operação Lava Jato sobre a provável inocência de Dilma e  Lula. Só Deus sabe se eles não estão blefando. Do mesmo modo que deixaram Dirceu cozinhando em banho-maria, podem estar arquitetando a prisão de Lula como o fecho da Operação, que poderá vir até dezembro, conforme se especula. 

  11. Depois das manifestações do

    Depois das manifestações do Trabuco, da Fiesp, da Firjam e da Globo, a poeira do furdunço da Lava Jato achou melhor baixar.

     

     

  12. Esperam que o Dirceu “delate”o Lula …

    Inacretidavel é a acusação que eles inventaram contra Dirceu. Acusam-no de ser o chefe do esquema. Dá pra acreditar no garu de irresponsabilidade   desses engomadinhos? É só dizer que Dirceu é chefe do esquema que não é necessário provar nem dizer mais nada. É o chefe do esquema e pronto. Quem vai negar? Esperam que Dirceu “delate” o Lula. Prederam todo empresariado se for necessário, até que alguem “delate” o Lula. 

    1. Até   mesmo em repartição mai

      Até   mesmo em repartição mai fureca, o chefe nada faz , nunca quis fazer nada. os puxa-sacos fazem por esse até o que  nunca pediu. Se, por exemplo,  Duda fosse esperar que Lula sequer soubesse como se abre conta em  paraíso fiscal, já estava morto de fome

  13. Não consigo acreditar no nerd

    Não consigo acreditar no nerd boy messiânico da republiqueta do Paraná. Carinha de bonzinho, de puro, purinho…”E o povo já pergunta com maldade: Onde está a honestidade?Onde está a honestidade?” bem dizia nosso Noel Rosa.

  14. Não assisti, nem assistiria.

    Não assisti, nem assistiria. Não é minha intensão dar audiência a estrelismos pueris, mas pelo que li ele apenas disse redundâncias.

  15. Quando vi ele dizer que os
    Quando vi ele dizer que os delatores sao colaboradores, e que as delaçoes não são forçadas, em resposta a pergunta sobre Dilma ter falado que não respeita delator que é coisa da ditadura, o tucano procurador Delatrol disse que talvez ela não tenha conhecimento jurídico, que as delações não são forçadas, que o delatores é que procuraram falar espontaneamente, que a delação é boa e etc… Ou seja pro Delatrol prender o sujeito mante-lo preso não é uma forma de tortura de obrigar o preso a ser forçado a delatar para ser solto. E a jornalista fraquissíma nível PIG não contestou nada, não perguntou nada sobre essas e outras arbritariedades. Em nenhum momento foi jornalista de verdade, so levantou a bola pra esse palhaço golpista seletivo ficar rebatendo sem ser sequer incômodado com perguntas de verdade.

  16. Pára-né?
    CUIDADO COM ESTA REPÚBLICA DO PÁRA-NÉ? VAMOS VER O QUE ELES ESTÃO PREPARANDO PARA AMANHÃ. “Operação Lava Jato, procurador Deltan Dallagnol, um coxinha declarado, vejam só o que ele diz nessa matéria! Agora vocês vão dizer o quê? Que a Dilma comprou a operação LAVA JATO! Que noticia triste! pra você que vive torcendo para prender o LULA; e agora o que fazer? Vão começar xingar o Juiz Sergio Moro! Vida dura.”

  17. É SÓ COMPARAR COM OPERAÇÕES

    anteriores que envolveram gente importante, políticos e grande empresários. Eu leio a coluna de Carlos Brickmann e na época da Satiagraha, Castelo de Areia ele sempre criticava a conduta dos Policiais, das investigações, fazia gozação com os nomes dados nas operações e “denunciou”  o valente Procurador José Luiz Fernandes de Souza por ele ter copiado artigos ou trechos da imprensa e usado para suas investigações ou até conclusões. 

           Me lembro sempre dessas coisas e principalmente depois que fiquei sabendo que o Juiz Sérgio Moro manteve preso o grande patriota Almirante Othon baseado em artigos de Jornal. 

           E assim agia muitos Jornalistas importantes e toda a grande imprensa: contra as investigações que envolviam “os amigos”  , e em razão das irregularidades deviam ser arquivadas e foi o que realmente aconteceu.

          Todo o processo do BNESTADO – as contas CC5 –  virou o que?:.  Virou merda. E foi comandado pelo mesmo Juiz Sérgio Moro, presentes também o mesmo doleiro e o mesmo Advogado. 

           Não existem provas nenhuma contra nenhum dos presos da Lava a Jato, a verdade é essa. E “provas referentes a devolução de dinheiro, confissão”, não valem nada, pois foram obtidas mediante ameaça de prisão de familiares e dos próprios acusados que já estavam presos.

            E dias atrás li esse absurdo:  Copia e cola  – Ao achar na internet texto apontado como prova, Moro decreta prisão preventiva  – http://www.conjur.com.br/2015-ago-06/achar-internet-texto-apontado-prova-moro-decreta-prisao.

            O Sérgio Moro prendeu um grande patriota baseado nisso?.  Toda essa merda deve ser arquivada imediatamente.   

             A prisão do Almirante Othon é para desmoralizar o Brasil, as Forças Armadas e todo o trabalho feito para um Brasil grande.   

              

  18. TENTATIVAS FRACASSADAS

    Não é de hoje que a mídia nativa vem atacando o Partido dos Trabalhadores, que aliás, por representar os trabalhadores nunca foi bem vindo pelas elites no Brasil.

    Os jornais, da época em que Lula e uma dezena de intelectuais, artistas, jornalistas e a ala progeressista da Igreja Católica fundaram o PT teceram críticas e acusações sem precedentes, podem verificar.

    Lula e o PT foram foram associados aos criminosos que raptaram Abílio Diniz, e afirmavam que o PT recebia doações dos ‘narcotraficantes’ das FARCS.

    Apenas relembrando alguns casos não menos pitorescos, Lula e o PT foram envolvidos com o grande roubo do Banco Central de Fortaleza/Ce pela mídia sabuja e desavergonhada, que perdeu a prerrogativa de informar, para atacar.

    Depois que Lula, com muita insistencia conseguiu vencer as eleições presidenciais em 2002 e 2006, as ofensas, calúnias, matérias odiosas aumentaram até chegar aonde chegou.

    O que me espanta, Nassif, é a leniência, a covardia, ou a incapacidade de o PT mobilizar uma rede de comunicação como TELESUR venezuelana, RT E Sputnik russos, em vários idiomas, para se contrapor a essa avalanche de ódio e mentiras.

  19. SORTECIDÊNCIA

    Sortecidência no crescimento da Lava Jato seria o equivalente a incentivo de poderosos em investigações seletivas? Ou “não vem ao caso” esta pergunta?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador