Não vou colocar em risco um acordo com os EUA por “capricho da defesa” de Lula, diz Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Em audiência do lobista Milton Pascowitch, juiz federal impede novamente perguntas sobre acordo de cooperação entre delatores da Lava Jato com Departamento de Justiça dos EUA, com ajuda informal da força-tarefa

Jornal GGN – O juiz federal Sergio Moro impediu mais uma testemunha do caso triplex de falar sobre o elo suspeito entre a Lava Jato e os Estados Unidos. Na audiência de Milton Pascowitch, na semana passada, Moro disse que não iria colocar em risco um eventual acordo de delação do lobista com autoridades americanas por um “mero capricho” da defesa de Lula.

A frase foi disparada após o advogado Cristiano Zanin Martins fazer uma série de perguntas sobre esse possível acordo de cooperação internacional sem que Pascowitch tivesse obrigação de responder. A defesa de Lula suspeita que a força-tarefa da Lava Jato fez uma ponte informal com o Departamento de Justiça dos EUA, para exportar delatores sem o devido companhamento do Ministério da Justiça brasileiro.

Alegando que estava sob o manto de um acordo de confidencialidade, Pascowitch não quis responder as questões de Zanin. O advogado protestou, alegando que a defesa de Lula estava sendo cerceada. Moro, então, pediu que o advogado explicasse qual a relevância dessas perguntas sobre os Estados Unidos, feitas a todos os delatores de porte da Lava Jato, para o julgamento do caso triplex.

https://www.youtube.com/watch?v=NZZKJ5Ku5ms width:700 height:392

Zanin respondeu que só poderia adiantar “um dos aspectos” que tornam as questões relevantes para a defesa: “Eu queria saber se ele está fazendo colaboração em relação aos fatos tratados nessa ação.”

“E qual a relevância disso?”, rebateu Moro, ao que Zanin retrucou: “A relevância, para a defesa, vai ser exposta no momento adequado.”

Moro riu da resposta de Zanin e asseverou que a defesa não tem conseguido defender “minimamente a pertinência dessas perguntas” e, por isso, elas foram indeferidas. “Não vou colocar em risco uma eventual tratativa que a testemunha tenha no exterior por um mero capricho da defesa”, disparou Moro.

“Vossa Excelência já usou ‘retórica’, já usou que ‘não tem argumento’ e, agora, ‘capricho’. Se a Vossa Excelência vê a defesa dessa forma, eu lamento muito”, retribuiu Zanin.

Os advogados de Lula alegam que não são “obrigados a antecipar a estratégia de defesa” quando abordam esse elo suspeito entre a Lava Jato e os Estados Unidos. Mas há a indicação de que a defesa buscará a nulidade de algumas delações que tenham sido compartilhadas com autoridades estrangeiras sem obediência às regras.

O DEPOIMENTO

Ao Ministério Público Federal, Milton Pascowitch disse que intermediou o pagamento de propina sob contratos da  Petrobras com a Engevix. Esses depósitos eram destinados ao “grupo político” de José Dirceu, responsável pela indicação de Renato Duque para uma diretoria da estatal. Ele cita especificamente a Pedro Barusco e Fernando Moura como seus interlocutores com Dirceu. João Vaccari Neto teria recolhido uma parte para o caixa do PT. Entre as obras citadas está a REPAR, também conhecida como refinaria Getúlio Vargas.

Pascowitch não implicou Lula em seu depoimento e não soube fornecer nenhum dado sobre o apartamento triplex no Guarujá, que a Lava Jato diz que o ex-presidente recebeu da OAS em troca de três contratos com a Petrobras.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

60 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra quem ainda tem dúvida de

    Pra quem ainda tem dúvida de que se trata de um golpe demo tucano com apoio dos EEUU. Esta é a garantia que a UDN tem na mão: no momento em que algum ativista da lava jato por um acaso sair do script ou vacilar, eles melam tudo no STJ ou STF a partir desse acordo irregular com os EEUU e outros furos.

    1. Uma coisa ele está sendo

      Uma coisa ele está sendo coerente, ele deve satisfação mesmo aos patrões americanos. Os brasileiros só serve para pagar o seu gordo salário. Por isso é que ele diz que não vai atender o pedido da defesa do Lula.Afinal de contas ele tem as costas aquecidas pelos ianques. Faz e desfaz com a certza que ninguém no judidiário brasileiro vai atrapalhá-lo. E o stf? ah, esse pseudo tribunal tem como missão principal nesse momento glorioso da nossa justiça prestar acessoria a meca da justiça brasileira localizada em curitiba. Ou você acha Lucinei que aquela brecha aberta pra prisão em segunda instâcia vai servir pra Quê? E só pra ele condenar o Lula sem prova e mandar prao seu amigo do sul confirmar e depois ira pra galera.

  2. A LAVABUNDA FEZ ACORDO ESTRANGEIRO???????

    ELE DISSE “UM ACORDO”?????????????

    Porque eh que ele nao diz 1-que acordo eh esse, 2-quem o fez alem da “forca tarefa” da LavaBunda, e 3-em qual lei esse “acordo” se encontra?????

  3. Acordo

    com os nossos queridos irmãos do Norte? Mas esses acordos não deveriam ter uma tramitação legal e público? Esse juizeco nazista de merda tem autoridade para firmar acordos internacionais?

  4. Capricho da defesa ou

    Capricho da defesa ou satisfação ao povo brasileiro que paga o salário desse magistrado das trevas? O cara não questiona a mulher do cunha, o cara não deixa que entre nenhum depoimento ou documento em que se incrimine tucanos, o cara veta  a metade das perguntas do cunha ao mini temer, o cara vaza tudo e um pouco mais que possa arrebentar como o pt, o cara vaza tanto contra o pt e consegue com a ajuda primorasa do maior bandido que a câmara produziu derrubar um presidenta sem crime nhenhum e o cara faz um acordo com os amricanos que querem ganhar da graça a maior empresa basileira e diz ser capricho da defesa do Lula tentar saber sobre esse acordo? E eu pergunto cadê a imprensa, os setores nacionalistas civicos do judidiário e , principalmente, cadê o povo brasileiro que não indigna contra tudo isso?

  5. Pegando carona na boçalidade

    Pegando carona na boçalidade e desprezo que Moro faz questão de demonstrar em relação à defesa, Cristiano Zanin Martins deveria ter respondido o seguinte a Moro:

    “A relevância da pergunta, excelência, o senhor sabe perfeitamente qual é.”

    Sem boçalidade, e sem desprezo, colocaria o juizinho em seu devido lugar, ou em saia justa.

  6. facismo

    “All fascist states have been founded in the same way – by claiming that the political process is corrupt, society is corrupt, and only an incorruptible leader can solve things by overturning all the mechanisms which safeguard the public. All fascist states have also ended the same way – overthrown because they are morally bankrupt and more corrupt than anything which preceded them. But by then they have served their purpose. Regimes go but their sponsors remain. You can kick a Stroessner out of Paraguay but you can’t kick the US out of the pipelines and the power stations and the banks and the aid agencies.”

    http://journal-neo.org/2016/11/28/ukrainian-neofascists-support-saakashvili-in-attempted-rehabilitation/

  7. Defesa da Petrobrás

    Por falar em EUA, que é o principal país a querer nos tomar a Petrobras, a defesa de nossa principal estatal e mais estratégica das empresas nacionais é um DEVER do Ministério da Defesa e, portanto, das Forças Armadas:

     

    A missão do Ministério da Defesa (Do portal http://www.defesa.gov.br/)

    “Coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a  SALVAGUARDA DOS INTERESSES  NACIONAIS  e o incremento da inserção do Brasil no cenário internacional.”

    1. Faz-me rir , Min. da Defesa? Forças Armadas? do gov. golpista?

      Estou achando que eles (Os golpistas, todos eles, executivo, legislativo, judiciciário e as forças armadas) querem nos dar como uma Porto Rico!  

  8. lava jato x USA

    Olha que lê os comentários, já escrevia há muito tempo que havia uma traição ao BRASIL por esta Corja que aí está, e mais ainda, entendam da maneira que quiserem: __”” SEM APOIO DAS FORÇAS ARMADAS, NÃO TERIAM DADO GOLPE-2016 ALGUM “”__ , OS MILITARES são coniventes OCULTOS de tudo isto que está acontecendo. Mais ainda, mais tarde não venham dar uma de SANTO que não sabiam de nada. A “””” petrobraXXX “”” é que o diga.

  9. Tá na hora de algum deputado

    Tá na hora de algum deputado ou senador convocar o juiz fora da lei para esclarecer esse acordo secreto com os EUA, isso tá com cara de safadeza.

    1. poderiam jogar luz no seguinte…

      resultado da delação deve, obrigatoriamente, ser positivo e interno……………………………

      restituição do roubado, com custo brasileiro, para estrangeiros?

      difícil acreditar que conste em qualquer acordo dessa forma

  10. desconfio do seguinte…

    delações para os estados unidos com premiação brasileira

    (segredo(?) é que não será diminuição ou substituição, mas sim perdão judicial)

    das finalidades alteradas…………………………..ou negociadas?

  11. Ué, dias atrás ele negou que

    Ué, dias atrás ele negou que houvesse tal acordo, agora não teve como esconder. E olha lá que é só o que pode vir à tona, tem muita coisa inconfessável nesse crime de lesa-pátria.

    1. vamos comemorar o que exatamente…

      que se apresente diferente da comemoração dos investidores estrangeiros?

      o liberação total do FGTS por demissão?

      PDV?

      O VAI PRA PUTA QUE O PARIU?

      1. bela recomendação, mas eu já estava de saída mesmo…

        apenas um lembrete…não dê bobeira ssenão eu te tranco por dentro

        afaste-se de mim ao me ver rastejando ao teu redor

  12. Não vou colocar em risco um acordo com os EUA por “capricho da d

    Esse desMOROnado é mau caráter de carteirinha. Pouca inteligência, beirando a tríade oligofrênica, não tem um mínimo de dignidade. Tua hora vai chegar , não perdes por esperar. Um vendido, hipócrita, golpista, traidor e bobalhão.

  13.  “A defesa de Moro suspeita

     “A defesa de Moro suspeita que a força-tarefa da Lava Jato fez uma ponte informal com o Departamento de Justiça dos EUA, para exportar delatores sem o devido companhamento do Ministério da Justiça brasileiro”.

    A defesa de Moro suspeita…

    ou a defesa de Lula suspeita??

  14. A defesa de Lula está no

    A defesa de Lula está no caminho certo: fez Moro confessar que é um agente americano contratado pelo serviço público brasileiro para defender os interesses dos EUA. A mentira tem perna curta e autoritários não têm jogo de cintura.

     

    ABAIXO MORO! ABAIXO A DITADURA!

    FORA IANQUES!

    VIVA O BRASIL!

  15. Sérgio “Joaquim Silvério dos Reis” Moro seria executado nos EUA.

    Na pátria estadunidense, tão admirada por Sérgio Moro e seus procuradores-talebans ignorantes, um acordo de um juiz local com um Judiciário estrangeiro para incriminar empresas estratégicas como Boeing, Lockheed ou General Dynamics custaria, literalmente, a cabeça do juizeco lesa-pátria pois a “Lei Patriota” mandaria o traidor para um tribunal militar, e de lá, para um “paredón” estadunidense.

    Aqui, a maior empresa nacional é destruída por um acordo secreto entre um lesa-pátria e a justiça estadunidense, e o lesa-pátria e seus colegas que não precisaram estudar História para entrar no serviço público continuam aí, pimpões, andando pelas ruas, sob a proteção da mídia entreguista, como se não estivessem acabando com as possibilidades de um bom futuro para o Brasil e seu povo.

    Ainda há homens com bolas no STF? Alguém deve agir rápiddo para que os Silvérios dos Reis de Curitiba não sejam amados pelo povo mais do que nossos Tiradentes mineiros ou pernambucanos.

  16. Tenho assistido às gravações

    Tenho assistido às gravações e, confesso, fiquei perplexa com cada uma delas. Os indeferimentos, sempre seguidos da frase vocês estão tumultuando, choca por se tratar de um veto prévio ao direito de defesa. Vamos combinar que as acusações são, por sua natureza, frágeis, pois ainda sem nenhum fato concreto se baseiam em relatos de criminosos já condenados. Vejamos, então, que não se tratam de testemunhas sobre as quais não estão envolvidos juízos de valor. Mas de criminosos já presos e condenados por provas e fatos. Muitos já estão na prisão há meses. O juiz promete praticamente soltá-los se eles delatarem alguém. Acho um processo muito esquisito e frágil. Além disso, o tenho visto arguir, responder pelo delator, emitir juízos de valor e indeferir questionamento previamente até sem conhecê-los. A cada dia os advogados possuem novas fontes de evidências que devem ser entregues o quanto antes ao tribunal internacional em que o juiz Moro é o suspeito. Além disso, acho gravíssimo esse acordo com os Estado Unidos sem sabermos como serão nosss relações diplomáticas futuras com aquele país, uma vez que: as relações são bilaterais, independentemente de nossa subserviência unilateral e que a nova gestão não parece pautar-se necessariamente sob qualquer ideologia política e muito menos por princípios da democracia, mas sim, exclusivamente por interesses económicos personalíssimos…

  17. Discordo de pagar os altos
    Discordo de pagar os altos salários e as benesses do Judiciário,tipo o
    auxílio moradia para eles morarem em suas próprias casas !!
    Obs: SÃO MARAJÁS E FOMENTADORES DE DESIGUALDADES E INJUSTIÇAS!!
    Obs2:Pq aumento de 41% a eles e nós 7% no máximo ? Para nos lascar?
    Obs3: Alguma dúvida sobre a cara-de-pau do Moro?,negou e agora assume o acordo
    Obs4: CHEGA DE TANTA OBSERVAÇÃO!!!

  18. O riso do torquemada é o de um gambá acuado

    Prezada equipe do GGN, prezada e incansável repórter Cíntia Alves, prezados leitores.

    Como tenho comentado, os advogados que fazem a defesa do ex-presidente Lula, de forma muito competente, encurralaram sérgio moro e os comparsas dele na Fraude a Jato. A cada negativa para que as testemunhas de acusação respondam às perguntas dos defensores de Lula, sérgio moro revela sua parcialidade de inquiridor e mais se compromete, mostrando que não age como juiz, mas como um investigador e como um promotor. Sérgio moro fica histérico quando os advogados de Lula perguntam aos delatores acerca dos ilegais acordos que fizeram com o governo, Estado e judiciário dos EUA. Ao fazer isso, sérgio moro se entrega, confirmando tudo aquilo que já havíamos deduzido sobre ele, ou seja, que ele e os comparsas da Fraude a Jato são prepostos dos EUA e que a operação policial-judicial que eles tocam visa aniquilar a Esquerda, o PT e Lula, entregando as riquezas e setores estratégicos brasileiros ao comando dos EUA, para satistazer aos interesses econômicos e geopolíticos desse país.

    O riso maldoso de sérgio moro esconde seu ódio, nervosismo e medo. Sérgio moro e seus comparsas na Fraude a Jato cometeram crimes continuados contra os investigados (coação, tortura psicológica e física, seqüestro judicial, prisão por tempo indeterminado sem que os investigados tivessem sido julgados, errros judiciais graves, como a condenação de dois inocentes, arruinando a vida deles, que perderam família e emprego, perseguição política contra ex-ministros que serviram aos governos Lula e Dilma, perseguição política implacável e condenação, SEM PROVAS, e José Dirceu e João Vaccari, escuta e divulgação ilegal de conversas entrea presidenta da república e o ex-presidente Lula, dentre muitos outros). Ao contrário do que a quadrilha da Fraude a Jato (com sérgio moro à frente), as quadrilhas políticas da direita oligáquica e plutocrática e a quadrilha do PIG/PPV pensavam, a comissão para os direitos humanos, civis e políticos da ONU está acompanhando com atenção a denúncia que Lula fez contra sérgio moro. A ONU já acolheu a reclamação de Lula e fixou o prazo para que o governo (golpista) do Brasil preste esclarecimentos quanto ao cerceamaneto dos direitos e perseguição política de que o ex-presidente Lula tem sido vítima há mais de dois anos.

    Se sérgio moro usar todo seu ódio nazifascista contra Lula e condená-lo sem provas, certamente a ONU reconhecerá Lula como perseguido político e poderá aplicar sanções contra o Brasil. O prestígio de sérgio moro no meio jurídico estará arruinado e ao savonarola tupiniquim só restará lamber as botas das autoridades do país a que serve – os EUA.

    A patética defesa, proteção e blindagem que sérgio moro tenta dar ao golpista michel temer só  piora as coisas para o trquemada paranaense. Nenhuma das perguntas formuladas pelos advogados de eduardo cunha são acusatórias ou incriminadoras, de modo que todas elas poderiam ser encaminhadas ao ocupante do Planalto, que poderia respondê-las por escrito, por meio de seus advogados. Essa conversa mole de sérgio moro, proibindo que mais da metade das perguntas não seja feita a michel temer, sob a fragílima alegação de que ‘o presidente da república não está sendo investigado’ não convence sequer uma aluno do segundo período do curso de Direito. E para quem tem advogados competentes, responder perguntas escritas é moleza. A única restrição que tem uma testemunha é não mentir. Mas qualquer testemunha pode omitir informação que lhe incrimine. E se as perguntas são respondidas por escrito, a omissão não traz nenhuma falha ou lapso de continuidade no raciocínio exposto. Eu até me surpreendi, quando alguns leitores deram razão ao savonarola tupiniquimm, usando a prerrogativa de foro de michel temer, que só pode ser investigado se autorizado pelo STF. As perguntas a michel temer não estão direcionadas a um investigado, mas a uma testemunha. É como testemunha que ele deve respondê-las.

  19. Delação sob medida contra a Petrobrás

    O juiz Moro não deseja por em risco “eventual tratativa que a testemunha tenha no exterior por um mero capricho da defesa?” Quem o Moro está defendendo? O lobista? A Petrobrás?  Ou os interesses dos EUA? As perguntas são apenas retóricas, evidentemente. 

  20. Por quanto, a dúvida que resta

    Nenhuma dúvida resta de que a Petrobras, o Pré Sal, a indústria eletro-nuclear e militar de ponta, a industria da construção civíl, a democracia, a soberania, a dignidade,as esperanças e os empregos do povo brasileiro foram vendidos aos yanques. As dúvida são: por quanto; por quantos; se e quando serão desmascarados? Marinhos, Civitas, Mesquitas, Frias e seus empregadinhos e cãezinhos amestrados, Moros, Dalangnois, Serras, Janots e que tais, até quando?

  21. Será que ainda existe alguma

    Será que ainda existe alguma dúvida sobre a quem esse juiz cretino serve? Sempre disse que era agente do FBI+CIA+NSA. 

    Num país descente já teria sido fuzilado por alta traição.

  22. É o mesmo modo de operar de

    É o mesmo modo de operar de Barbosa, mantendo apenas a diferença dos cacoetes pessoais. Barbosa perseguiu Genoíno e Zé Dirceu sem tréguas e ainda mais quando eles já estavam presos na Papuda. Esse carcamano (me perdoem os bons e simpáticos italianos) persegue Lula da mesma forma. A única coisa que destoa no seu modo frio é a voz gasguita e irritante que não dá para disfarçar. Ainda assim a voz de um perseguidor, por enquanto frustrado e quase explodindo de raiva..

  23. Juiz…

    Juiz muito conscencioso, não vaza nada dos acordos com os Estados Unidos,impressionante o sigilo…. grande profissional…..e o pavor dos delatores ao falar dos acordos?…..Sabem que se cantarem direitinho a canção composta pelo pessoal de Curitiba o pior que pode acontecer é puxar uma cadeizinha(coisa pouca pra não dar na vista..), devolve um dinheirinho, paga uma multinha…..mas sempre sobra um trocado pra pagar o barraco em Miami e o Kitinete em Paris…… tai o Youssef que não me deixa mentir….Réu multi-reincidente e esta tranquilão…..daqui a pouco volta ao batente…apostam?

  24. moro
    Nunca na história desse país, tantos poderosos foram para a cadeia em uma única operação. Viva a república de Curitiba, já que Brasília está infestada de ratos!!!!!!

    1. Exagero. Ninguém ficou preso

      Exagero. Ninguém ficou preso nessa operação, Youssef, solto. Roberto Costa, solto. Cerveró, solto. Essa operação é uma farsa da justica, elite e mídia para entregar o país aos mais ricos.

    1. Efeito manada.

      Muito se investiu e está sendo investido para que a percepção seja uma narrativa que se encaixa nessa ilusão já quase perfeitamente consolidada em toda a manada feliz.

  25. Não vou permitir a ampla defesa por capricho da defesa

    O capricho do Moro é cercear a defesa do Lula para proteger interesses alienígenas.

    Será que também ele está united [sic] contra a corrupção, como escrito na camisa do Dallagnol?

  26. Custo / Beneficio

    Um acordo é sempre algo que trará benefícios as partes envolvidas nele, quer seja um acordo comercial, fim de uma guerra e etc…

    O que este acordo trará em benefícios ao Brasil, exceto a multa BILIONÁRIA A PETROBRÁS, ou seja retirar riqueza do Brasil e transferir para investidores NÃO-BRASILEIROS?

    Onde estarão os benefícios quando milhões ficaram desempregados após a operação lava-jato?

    Isso não é problema da justiça?

    A impressão que dá é que ele será uma figurinha considerada amiga dos EUA, não importando se milhões de nativos se ferraram!

    Custo / benefício são a base de qualquer acordo.

  27. A defesa de Lula deveria

    A defesa de Lula deveria questionar o Minstério da Justiça para saber se o MJ tem intermediado qualquer acordo. A negativa implicaria em nulidade dos depoimentos. Ao menos a lógica recomendaria isto: Se os delatores não respondem e se a suspeita é esta que se questione o outro interessado, o MJ.

  28. Um processo espetacularizado

    Um processo espetacularizado sem começo, nem fim.

    Um juiz vaidoso que ganha acima do teto e se sentou no teto do mundo com ajuda da Rede Globo.

    12 milhões de desempregados.

    É preciso organizar os desempregados… em frente à casa de Moro e na porta do gabinete dele na Justiça Federal. 

  29. condenado em Alcatraz

    … o pelotão de fuzilamento é composto por menininhos boyolas de coral-de-igreja de Colégio de Freiras… eles disparam cânticos evangélicos com voz estridente sobre o Menino-grande, e ele é dizimado facilmente…

    https://www.google.com.br/search?q=Quando+moro+trabalhou+para+o+psdb%2C+ajudou+a+desviar+r%24500+milh%C3%B5es+da+prefeitura+de+maring%C3%A1&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gfe_rd=cr&ei=dZY9WLCpNqnV8Af6yYuYDQ

    obs- como pode um carinha nascido em 1972, se formar “doutôRr” em 1995, e logo de tornar “Juiz” em 1996 – terá sido “tráfico-de—influência”??

    http://cartacampinas.com.br/2015/08/juiz-sergio-moro-recebe-r-77-mil-por-mes-bem-acima-do-teto-constitucional

    “A Policia Federal prendeu o ex-prefeito Jairo Gianoto em 2006, por desvio de dinheiro público, formação de quadrilha, e sonegação fiscal, já o advogado Tributarista Irivaldo Joaquim de Souza foi preso, e só conseguiu o Habeas Corpus, depois do Juiz Federal Sérgio Fernando Moro, ter testemunhado ao seu favor.”

    http://ocontemporaneobrasil.blogspot.com.br/2015/05/sergio-moro-vilao-ou-mocinho.html

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador