O benefício da dúvida para Marco Aurélio Mello

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Talvez Marco Aurélio Mello, desde que foi voto vencido no julgamento que poderia ter afastado Renan Calheiros da presidência do Senado, tenha jogado a toalha em relação a um Supremo que Lula chamou de “acovardado”

Jornal GGN – Talvez o ministro Marco Aurélio Mello deva retornar aos holofotes da mídia e explicar se realmente falava sério ou despejava sarcasmo na entrevista que concedeu à Agência Estado nesta sexta (20), sugerindo que o ministro da Justiça do governo Michel Temer, Alexandre de Moraes, tem “bagagem” suficiente para substituir Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal.

A entrevista de Mello percorre portais noticiosos e redes sociais transformando parte dos leitores em comentaristas incrédulos por conta da avaliação (irônica, espera-se) de que Moraes teria condições de sentar-se em uma cadeira da mais alta corte do País.

Isso porque Moraes foi “professor, constitucionalista, secretário de Segurança Pública do prefeito Kassab, secretário de Justiça e Segurança Pública do governo Alckmin, e aceitou o sacrifício de ir para Brasília trabalhar no Ministério da Justiça”, destacou Marco Aurélio Mello, sem ressalvas quanto à filiação ao PSDB e passagem pelo PMDB num momento em que ambos os partidos colecionam caciques citados em planos para “estancar a sangria” da Lava Jato.

O que aconteceu com atributos como notório saber jurídico associado à formação humanística e “leveza” para se tornar um juiz – coisa que Moraes não foi nem em primeira instância – de um tribunal onde as decisões são definitivas, ministro?

Mello também disse que a megaoperação na Petrobras e seus desdobramentos não “correm riscos” em função da nomeação de um novo nome para o Supremo, exceto pela possibilidade de Sergio Moro ser alçado ao posto e abandonar os trabalhos em Curitiba.

“O risco ocorreria, por exemplo, se escolhêssemos este grande nome da magistratura, para ir para o Supremo, né? Ressalto que é o juiz Sergio Moro. Por quê? Porque ele domina o processo que está em curso no Paraná, os diversos processos. E, no Supremo, estaria impedido de julgar, no grau recursal ou habeas corpus, esses processos, em que já havia atuado na primeira instância. Aí teríamos um duplo prejuízo, perderíamos uma pedreira da magistratura, que é a primeira instância e também no Supremo.”

“Este grande nome da magistratura” não combina com a advertência que Mello fez em relação a Moro quando do episódio do vazamento de um grampo que envolvia a ex-presidente da República Dilma Rousseff.

Naquela ocasião, o magistrado apontou que Moro, ao divulgar o aúdio que deveria ser sigiloso para uma emissora de TV, cometeu um crime. “Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado”, disparou, acrescentando que não é possível “avançar culturalmente” quando juízes atropelam a Constituição.

Na condução coercitiva de Lula, Mello também criticou Moro, afirmando que a linha de atuação do juiz de primeira instância tinha contornos de “retrocessos”.

Talvez Marco Aurélio Mello, desde que foi voto vencido no julgamento que poderia ter afastado Renan Calheiros da presidência do Senado, tenha jogado a toalha em relação a este Supremo – que Lula, em outros momentos, chamou de “acovardado”.

Um dia após o julgamento, Mello deu uma entrevista ao jornal O Globo denotando certo desapontamento por seus colegas terem sucumbido a um “acordão” para manter Renan no cargo, com a desculpa de que ele é essencial às reformas que o governo Temer trama para o País.

Quando questionado se, ali, o STF se acovardou, Mello respondeu: “Em meu voto, disse que o Supremo não podia se despedir do dever de tornar prevalecente a Constituição. Isso está com todas as letras em bom vernáculo no voto. Foi realmente um voto contundente e reforçado no tocante ao que se apontava na véspera como um acordão. Para nós, importante é o acórdão, não o acordão.”

Na mesma conversa, disse que era “voto vencido”, mas não estava “convencido” de que a corte tomara a decisão certa. E foi além: sinalizou que o Supremo será aliado do governo Temer e seus colegas no Congresso, quando questionado sobre uma eventual crise entre as instituições. “O entendimento entre os Poderes parece que está muito afinado, viu?”, alertou.

Ao final, o ministro ainda comentou que a única coisa boa que tirou desse embate com Renan Calheiros e uma banda do Supremo que chegou a pedir seu impeachment, foi o apoio das massas. “Está chegando ao fim dos meus dias de juiz, depois de 38 anos. Assim, de certa forma reconhecido pelos meus concidadãos, é muito bom para o homem público. É melhor que o contracheque”, disse, para seu próprio conforto.

Talvez, apenas talvez, Marco Aurelio Mello tenha sugerido que Alexandre de Moraes é o ministro que convém a Temer indicar para este Supremo – o que não seria espantoso dizer, dados os interesses em jogo. Assim desejamos ler, para nosso próprio conforto.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É natural um ministro dar palpite sobre uma vaga??

    Não Nassif. Não tem atenuantes. Mello é isso mesmo que  tá aí. O avesso do avesso do avesso do avessso … Tão falastrão, desequilibrado e midiatico quanto os demais. Dá palpite sobre tudo. Achas natural um ministro da suprema corte ficar dando palpite sobre uma vaga na corte??  Pelamor dde deus … Esse senhor só coleciona declarações e atitudes anti eticas, inconsequentes, muito aquem do cargo que ocupa.  

  2. Pô! Ainda bem que eu passei

    Pô! Ainda bem que eu passei aqui no Blog antes de tuitar pro @STF_Oficial. Qdo li que o Min. MAM tinha dito que o cabeça de ovo deveria ir pra vaga de Teori achei que ele tinha pirado, de novo; tomado um ácido vencido… sei lá… Daí vim pra cá pq tinha certeza que Nassif não ia cair nessa.  Claro que ninguém duvida que o MAM tenha dito isso. O assassinato de um companheiro na maior cara dura disparou a ironia.  Nada mais absurdo que o assassinato de um ministro da Corte Suprema que a indicação de uma facção criminosa pra sua vaga;  Min.  MAM, mandou o papo reto, metam o PCC pra dentro do STF pq não tá faltando mais nada.

    E, por falar em papo reto, esses ministros TODOS deveriam renunciar, não só em respeito ao companheiro como por questão de segurança. O ínico que está seguro ali é GM e, talvez Fux. A Corte não tem mais pra onde descer e, vale lembrar que toda essa imundície que estamos vivendo começou no próprio STF ou seja, em última análise, um ministro do STF foi assassinado com a cumplicidade de seus pares.

    Li, não sei se é verdade, que o Calero tá fazendo Lobby pra Moro assumir a vaga de Teori. Caso isso seja verdade, num universo jurídico de convicções no lugar de provas, essa indicação ( caso Temer o indique) equivaleria a uma confissão.

     

    Tô chocada com o assassinato do Ministro Teori.

  3. No fundo, a ironia é uma figura sofisticada de mais

    para os jornalistas da mídia brasileira (oesp e quetais, no fundo todos com textos iguais).

    Sem falar dos leitores, ouvintes e telespectadores.

    1. Tem razão, Lionel…

      Sofisticada é a “nossa” ex-querda que acredita na elite brasileira e com ela compactua em nome da governabilidade (hahahaa), acredita em republicanismo (hahahahahaaa) e sempre que pode concede o benefício da dúvida pra essa súcia do STF et caterva (hahahahahahaa).

      Entendeu pq eu tô rindo?

  4. Acho que foi

    pura ironia. Não seria de bom tom, mas acho que se fosse possível ele dizia o seguinte: na situação atual do país, com essa quadrilha, qual a diferença de Alexandre Moraes, Marcola, Fernandinho Beira Mar, Nem da Rocinha, Temer? Nenhuma, portanto, sem intermediários.

  5. avalia se o caráter de um

    avalia se o caráter de um homem pelas atitudes e não palavras…Eu tô com ele. Uma coisa que eu pensei é que se ele sugeriu Moraes, é a última coisa que eles vão fazer

    1. Penso igual. Tirou de bico

      Penso igual. Tirou de bico tanto Alexandre quanto Moro, que corriam por dentro antes da fala de MAM. Aposto todo dinheiro que tenho na Suiça que esses dois estão fora. Ele pode ser tudo, e talvez seja mesmo, exceto bobo.

  6. Se falou sério foi péssimo.

    Se falou sério foi péssimo. Se falou com ironia foi pior ainda.

    O que esses ministros tem na cabeça?

    Em meio a um golpe de Estado que eles são cúmplices eles estão brincando de dar entrevista????

    O que eles querem do Brasil?

    E o cavalo de troia do PSDB fazendo lobby pro Sujo Moro?

    É inacreditável o que estamos passando.

  7. Que categoria

    “O risco ocorreria, por exemplo, se escolhêssemos este grande nome da magistratura, para ir para o Supremo, né? Ressalto que é o juiz Sergio Moro…….. Aí teríamos um duplo prejuízo, perderíamos uma pedreira da magistratura……¨

     

    Que categoria para esculachar um ignóbil,o herói do coxas,o meirinho dos Pinhais… Sergio Moro

  8. Alexandre de Moraes

    Luis Nassif, o mago, profetizou em 15/04/2016, Sexta-Feira,as 12:34 h:” Deus que nos proteja da sétima praga do Egito: Moraes ascendendo aqualquer cargo federal. Pois é, o omi virou ministro da justiça(?) e agora cotado pro STF. Vou alí comprar um terço, umas velas e rezar bastante, pois o apacalípse está próximo.

  9. Cada macaco no seu galho !

    Senhoras e Senhores,

    O Ministro Marco Aurélio foi claríssimo em seu posicionamento:

    Para ESSE Supremo, Alexandre de Morais tem bagagem suficiente, é perfeito ! Para ESSE stf.

    1. … e perderia o STF tendo um ministro tal como Moro.

      Concordo. E quando ele fala sobre Moro no STF ele diz que seria uma dupla perda: perderia a primeira instância sem um juiz como o Moro, e perderia o STF tendo um ministro tal como Moro. 
      Acho que ele usou de uma ironia fina para deixar o seu recado.

  10. Pois é…
     

    Pois é, bastou “sentir” que o ministro ia finalmente mexer com o partido dos “imexíveis”, aquele cujo símbolo tem uma ave de bico grande e largo, e já se estrumbicou numa aeronave… Conspiração?

    – Teori foi indicado para o Supremo Tribunal Federal por Dilma Rousseff. Não era indicação de FHC ou Temer
    – Foi ameaçado por grupos fascistas, inclusive com divulgação de seu endereço residencial, após retirar investigações sobre Lula de Moro e enviá-las ao Supremo Tribunal Federal
    – Repreendeu firmemente o juiz Sergio Moro pela divulgação ilegal de conversas telefônicas da Presidenta Dilma Rousseff
    – Até onde saiu na “vendida” grande imprensa, a delação da Odebrecht que seria homologada por Teori, não incriminaria Lula ou Dilma. Ela cita repasses milionários, em dinheiro vivo, a Temer, contratos com os governos estaduais e implicava figurões do PSDB. Também políticos de outros países e diretores de empresas estrangeiras.

    Agora acreditar, eu não acredito em nada que não vejo. Teori segurou o processo do Cunha por seis meses e ainda não tinha implicado um tucano sequer… Ninguém realmente sabe o que Teori faria, e na prática, o PSDB segue nadando de braçada em todas as instâncias de poder do Brasil.

    No melhor estilo “espírito de porco”, encerro com a pergunta do jornalista Leandro Fortes:

    ASSALTAM-ME DÚVIDAS

    O que o ministro Teori Zavascki estava fazendo, de carona, em um avião de um empresário do setor hoteleiro indo para Paraty?

     

  11. Só se um ministro careca

    Só se um ministro careca tiver que ser substituído por outro careca…

    Isso é um esculacho total!

    Isso é ofensa grave: menos 7 pontos na carteira!

  12. Marco aurelio mello e o unico

    Marco aurelio mello e o unico capacitado para a vaga de relator,eu torco pra seja o escolhido se Deus quiser.

  13. Falou sério

    Para um STF que tem como ponta direita e porta voz o craque Gilmar Dantas que mal teria contar com o beque Alexandre “KOJAK” Phrota? 

     

     

  14. De Raymundo Faoro para Mino Carta: cuidado com a ironia

    Mino Carta, que foi grande amigo de Raymundo Faoro, sempre cita em seus editoriais o alerta frequentemente recebido do amigo: “Não abuse da ironia, que as pessoas não vão entender”. 

    Relendo agora com calma, não tem jeito, foi ironia pura.  Os problemas:  1. Temer não ter entendido a ironia e levar a sério o referendo; 2. Se jogou a toalha, faça uma cartinha pedindo aposentadoria, afinal está no STF desde 1990. 

  15. Depois de ser derrotado no

    Depois de ser derrotado no “acordão” que salvou Renan Calheiros no STF, parece que o Ministro Marco Aurélio abandonou de vez a toga e vai abrir um site concorrente ao Sensacionalista. Pelo teor da entrevista ao Estadão, tem tudo para ser vencedor na nova empreitada, já que no STF perde sempre por gol contra.

  16. Marco Aurélio chupou o pau da
    Marco Aurélio chupou o pau da barraca.
    Tentou chutar, mas caiu de joelhos. O jeito foi não perder a viagem.

    Mas, pensa bem: aquele monte de gente empolada, orgulhosa de seu conhecimento, sua erudição. Todo mundo montado em sua torre de marfim, acima dos simples mortais, desferindo os piores estratagemas para justificar legalmente toda esta pilhagem, como se seus argumentos jurídicos não pudessem ser questionados por um reles mortal trabalhador que define o que vê e sente com nenhuma outra palavra mais adequada: sacanagem!
    Pois, bem, imaginem ver este lumpenzinato esnobe tendo que conviver com uns tipinhos como Alexandre Moraes ou Sérgio Moro. Sabe aquela história do novo rico, do crasse-media que comprava celular na época em que ninguém era doido pra carregar um tijolo pendurado na braguilha? O sujeito entrava na fila da padaria, esperava chegar sua vez, fazia todo mundo esperar pra ligar pra patroa e dizer: “Benhê, a mortadela tá boa, o pão tá branco e tem uma posca na vitrine”. Depois desligava e fitava a fila toda pra ver a cara dos “recalcado perdedor”.
    Vixe! Queria ver as duas figuras – Moro e Moraes – fazendo piada durante uma seção e tratando todo mundo como “parça”.
    Acho que o Marco Aurélio ia rir pra caramba. Do jeito que o Temer é, pode ser que lhe dê ouvidos.

  17. Cortina de Fumaça

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. – Rui Barbosa

     

    Nassif: Kojak não passa de “boi de piranha”. “MT_43” nem é burro nem é bobo. Daria muito na cara. Até o Carrasco de Diamantino sabe disso. Aliás, deve ter sido consultado da eventualidade dos autos da Farsa_Jato mudarem para mãos mais confiáveis. A viagem de Brasilia–Lisboa, além de grátis, dá oportunidade para esses papos-cabeça.

    Tá certo, o cogitado tem as qualificações necessárias para o cargo, especialmente para a missão que lhe vão confiarf, agora que a Farsa_Jato terá que mudar de rumo, “para estancar a sangria”, pelo afastamento permanente do seu relator no Çu-premo.

    Até porque, o homem sabe lidar com ladrões, como já disse (e provou). Está familiarizado com escrotos e safados da pior espécie. Dizem é expert em PCC e CV. Pertence ao ninho dos tucanídeos, tem trânsito livre junto aos demoníacos bem como com aqueles comunistas que debandaram para o lado escuro da luz. Fora isto, nenhum outro predicado de destaque.

    Eu não arriscaria dizer que a lista do “Ferrari” seja agora composta de “7” membros no Çu-premu. Tenho que a verve do ministro, bastante sarcástica, tenha cunhado a frase para marginais da Marginal. Puro e proposital humor negro.

    Por isto, repito — o nome é JOBIM.

    Já até lhe enviei ontem a ficha dele, cabelo e barba. Você viu?

    O que você achou?

    PS.: não sou robo.

  18. Se falou sério ou com ironia,
    Se falou sério ou com ironia, certo é que está se pelando de medo… até de parceiros de Judiciário mancomunados com os golpistas…

  19. A solução do enigma é muito

    A solução do enigma é muito simples. Alexandre Moraes é um palhaço que absolutamente ninguém leva a sério. Marco Arélio enviou um recado ao senado: aceitem a indicação de Moro, isto o tirará da vara de Curitiba e portanto:

    1. Acabará com as arbitrariedades na Lava Jato

    2. Moro no STF será neutralizado pela maioria dos ministros, que não é louca, já que no STF as decisões são colegiadas

    3. No STF, Moro terá a espada de Dâmocles do senado sobre a cabeça; o senado poderá cassá-lo quando bem entender.

    4. Longe da Lava Jato e sujeito à crítica dos demais ministros, o mito do justiceiro morrerá e será esquecido

    Bom para o Moro que vai dar aulas na escolinha do professor Gilmar, bom para o senado corrupto, bom para o PT que é perseguido pela Lava Jato, bom para as empreiteiras que não aguentam mais essa operação sem fim, bom para o Brasil que se livra de um monstro fascista.

    Marco Aurélio enxerga longe.

     

  20. Não é momento para

    Não é momento para ironias. 

    Se o Marco Aurélio acredita realmente nisso e o advogado do PCC virar ministro do STF, é melhor fechar tudo e entregar logo a chave do STF pro Marcola.

  21. IRONIAS e/ou palhaçadas a

    IRONIAS e/ou palhaçadas a parte…

    ..verdade é que o risco de aventureiros se perpetuarem de forma DESAVERGONHADA no Çupremo (gozando de salários, benefícos e diretos exclusivos, IMORAIS e inconstitucionais) é o BRASIL desenvolver instrumentos que deixem de fazer daqueles cargos um verdadeiro ATENTADO ao Estado democrático, fazendo com que aqueles “designados”, além de possuirem NOTÓRIO saber, passassem a cumprir tb um mandato com tempo DETERMINADO (digamos 10 anos)

    ..e Nada de GOLPE da PENGALA porcima de BANANIA como estes srs que ali estão se permitiram

    ..fora isso, o abuso de autoridade e a SENSAÇÃO de  IMPUNIDADE, de privilégios ofensivos, permenecerão constantes companheiros pros internados daquele Poder

  22. Tanto faz

    Depois de Fux e Toffolli , que diferença faz se é real ou ironia a possibilidade de Moraes ocupar a vaga ?

    Como a virgindade , uma vez manchada a virtude  do Supremo , não pode mais ser restaurada. Moraes apenas lhe sujará mais um pouco , mas no nível em que se encontra , nem mesmo será perceptível o aprofundamento da sujeira . Pra quê ficar esperneando por esta ou aquela instituição se a falência é geral . E a única solução seria a refundação da República , jogando tudo o que está aí no lixo . 

    Quanto a Moro  ,  acho irônico eu mesmo ter brincado há alguns meses num post que falava de suas ligações com os americanos sobre a possibilidade de um agente da CIA ocupar um dos mais altos postos da República. Tá aí no que vai dar. Se não for hoje , certamente o será no futuro . 

  23. Depois do terremoto, a tempestade.

    Que diferença faz quem ocupará a vaga? Depois da conivência com o golpe acho que o Cunha seria uma boa indicação.

  24. MAM: “mal necessário” vol. 2

    MAM ja disse que o Golpe de 64 foi um “mal necessario”.

    Parece que ele quer parafrasear Churchill e se aliar ao diabo para lutar contra Hitler.

    Mas tem umas pequenas diferenças…

  25. Nassif
    Bom dia
    MAM e um

    Nassif

    Bom dia

    MAM e um “cristal entre vidros” !!!

    Ironico maravilhoso, como juiz tem o meu respeito, sabe muito!

    Pena que a classe é abaixo da média !!!

  26. Quem vai carregar a bagagem sem alça do Alexandre Moraes?

    Dizem que o Joaquim Barbosa tem uma notória ignorância jurídica, nada obstante, o Lula o indicou ao $TF em razão das cotas sociais. Mas que o Joaquim soubesse de algo, ah, isso ele não sabia de nada. Certa vez, num arranca-rabo que o Joaquim Barbosa teve com o Eros Grau, esse afirmou que as decisões do JB eram constangedoras, tendo o STF que corrigir tais decisões. O Ricardo Noblat, por seu turno, disse a respeito do Joaquim Barbosa:

    “Para entender melhor Joaquim acrescente-se a cor – sua cor. Há negros que padecem do complexo de inferioridade. Outros assumem uma postura radicalmente oposta para enfrentar a discriminação.

    Joaquim é assim se lhe parece. Sua promoção a ministro do STF em nada serviu para suavizar-lhe a soberba. Pelo contrário.

    Joaquim foi descoberto por um caça talentos de Lula, incumbido de caçar um jurista talentoso e… negro.

    “Jurista é pessoa versada nas ciências jurídicas, com grande conhecimento de assuntos de direito”, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

    Falta a Joaquim “grande conhecimento de assuntos de direito”, atesta a opinião quase unânime de juristas de primeira linha que preferem não se identificar. Mas ele é negro.

    Havia poucos negros que atendessem às exigências requeridas para vestir a toga de maior prestígio. E entre eles, disparado, Joaquim era o que tinha o melhor currículo.

    Não entrou no STF enganado. E não se incomodou por ter entrado como entrou.

    Quando Lula bateu o martelo em torno do nome dele, falou meio de brincadeira, meio a sério: “Não vá sair por aí dizendo que deve sua promoção aos seus vastos conhecimentos. Você deve à sua cor”.

    http://noblat.oglobo.globo.com/noticias/noticia/2013/08/joaquim-barbosa-fora-do-eixo-por-ricardo-noblat-507449.html

    Se o Alexandre Moraes for indicado pelo Temer, essa indicação não decorrerá do fato de ele ter notório conhecimento jurídico nem que tenha reputação ilibada, mas porque é um tremendo baba-ovo. O problema é que ninguém quer carregar esse Mala sem alça no $TF. Todos ficaram escaldados com o Joaquim Barbosa. E gato escaldado tem mais medo de água, mesmo gelada, do que o diabo tem medo da cruz.

    Por outro lado, se o Camundongo de Curitiba for indicado e assumir o posto do Teori, ele não vai poder julgar nenhum dos processos da Lava Jato na qual tenha atuado na primeira instância. Nem vai poder julgar qualquer Tucano, pois ele diz que só comparece aos eventos tucanos porque não tem nenhum tucano sob sua jurisdição. Se tivesse, ele não participaria das festas tucanas. Então ele, se indicado para o posto do Teori, vai ter que se dar por suspeito nos processos da Lava Jato e isso não ajudará os Tucanos. Por isso, acho que vão botar o baba ovo Ives Gandra

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador