Oposição vai entrar com representação contra Bolsonaro na PGR pela fala ‘governadores de paraíba’

Deputados e senadores apontam que presidente incorreu em atos racistas e feriu princípios de impessoalidade na administração pública

Jornal GGN – Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, deputados e senadores da oposição preparam um documento para ser protocolado no Ministério Público Federal contra o presidente Jair Bolsonaro.

A representação alega que o mandatário incorreu em atos de racismo e feriu os princípios de impessoalidade na administração pública em duas ocasiões. Na mais recente, Bolsonaro se referiu aos governadores do Nordeste como “paraíbas”.

A declaração foi flagrada por um microfone da TV Brasil, na sexta-feira (19), pouco antes do café da manhã com jornalistas estrangeiros, quando o presidente disse ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”. O governador do Maranhão é Flávio Dino, do PCdoB.

Os parlamentares da oposição lembram ainda que, em uma live, Bolsonaro perguntou para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, se ele tinha algum parente “pau de arara”. Depois de escutar a resposta afirmativa, de que Feritas tinha parentes no Piauí, Bolsonaro prosseguiu: “Com essa cabeça aí, tu não nega”.

Após repercussão da declaração mais recente, Bolsonaro negou ter chamado todos os governadores do Nordeste de “paraíba” e que estava mencionando, apenas, os gestores do Maranhão.

Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, o general da reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva condenou as declarações preconceituosas de Bolsonaro dizendo que os ataques contra a população nordestina são “antipatrióticos” e “incoerentes”, além de “menosprezarem” a população da segunda região mais populosa do país.

No dia seguinte à publicação da entrevista do militar, Bolsonaro usou o Twitter para dizer que não criticou o povo nordestino e atacou o general da reserva.

“Sem querer descobrimos um melancia, defensor da Guerrilha do Araguaia, em pleno século XXI”.

A fala do presidente causou um novo mal-estar nas Forças Armadas. Entre os militares, a expressão “melancia” é usada para criticar inimigos na caserna, muitas vezes ligados à esquerda. E o general da reserva Rocha Paiva é assumidamente um defensor do golpe civil-militar de 1964.

Leia também: Bolsonaro protagoniza 72 horas de tensão, colocando em risco apoio do Exército

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paraibas um caralho, Bolsonaro! Conte de novo pra gente a historia do melancia das Forcas Armadas.

    E do video gay que voce postou… Tao representivo das Forcas Armadas brasileiras que VOCE conhece, nao eh mesmo? O melancia era so melancia? Ou era melancia viado tambem?

    Conte isso pro SEU publico, sub-paraiba de merda.

  2. A incrivel oposição………preguiçosa e incompetente……

    Leio que a maioria dos deputados que aprovaram o desmonte da previdencia devem para o sistema…..daí alguma solução juridica baseada nesse fato deveria ser pensada para barrar a continuidade do processo……mas, a oposição mais amigável do mundo, finge ser contra, mas é envergonhadamente favoravel……….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador