Os indícios de crimes de Luiz Fux e Dallagnol, por Luis Nassif

Privatizações, grandes negócios com pré-sal e ativos da Petrobras, Eletrobras, dependiam da derrota de Lula nas eleições

As últimas revelações do dossiê Intercept, sobre as palestras de Deltran Dallagnol e Luiz Fux para uma plateia fechada da corretora XP, traz os primeiros indícios concretos de cometimento de crime.

A palestra foi intermediada pela esposa do procurador que conduzia todo o trabalho na Procuradoria Geral da República Eduardo Pelela, como o braço direito do PGR Rodrigo Janot.

Foi um encontro fechado com bancos estrangeiros com interesses diretos nas eleições. Eles buscavam informações principalmente sobre as eleições. E as informações privilegiadas – porque em ambiente fechado – lhes dariam vantagens sobre os demais integrantes do mercado. Esse tipo de vazamento é considerado “insider information” no mercado de capitais e tratado como crime. Quando o insider é um servidor público, que recebe por isso, há agravantes para o crime.

Por exemplo, saber quais ações estavam sendo preparadas para impedir a candidatura de Lula permitiria aos mais bem informados lucros expressivos, já que privatizações, grandes negócios com pré-sal e ativos da Petrobras, Eletrobras, dependiam da derrota de Lula nas eleições.

Mas há agravantes mais graves ainda.

Fux presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Deltan Dallagnol é o coordenador da Lava Jato. Portanto, ambos estavam em condições de interferir diretamente no destino de Lula e, por consequência, nas perspectivas de lucros do seleto público.

Entra-se, então, em um território mais espinhoso ainda, que permite levantar suspeitas mais graves.

Fux interferiu diretamente no jogo político, com um habeas corpus extravagante que impediu a libertação provisória de Lula. Também proibiu entrevistas para a imprensa antes das eleições.

Deltan atuou todos os momentos para buscar a condenação de Lula, sendo comandado por Sérgio Moro. E ambos eram regiamente remunerados por bancos com interesse direto no impedimento de Lula.

Em país civilizado, ambos seriam imediatamente denunciados e responderiam a processos.

Luis Nassif

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto a justiça é célere para o seu preso político, é morosa (este termo vai ter de ser ampliado depois de Moro ter se lambuzado todo), conivente e agora vemos mais claramente, criminosa. Vão dar o tempo suficiente para que seus protegidos e os que já não fizeram isto, possam adquirir seu golden visa americano ou europeu. E o Brasil, continua bancando as folhas de pagamento inflacionadas de gente que não presta se servindo de cargos públicos para enriquecer ilicitamente. Aliás, antes da levajetons isto era considerado crime

  2. Num país sério seriam imediatamente presos por Traição à Pátria.
    Mas estamos numa putaria criminosa, infame, nojenta.
    Garantidos pelo poder das armas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Milícias, PM e Polícia Federal.
    Ou não é assim que a coisa funciona ?

    1. É ÓBVIO,NADA ESTARÍA ACONTECENDO SE NÃO FOSSE PELA PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS FFAA NO GOLPE.
      LEMBRAR O TUITE DO VILAS BOAS NO HC DO LULA,ELE DECIDIU COMO OS TOGADOS DEVÍAM VOTAR.

  3. He, he. Olha os setubals comprando informação privilegiada. Não foi a toa que as primeiras manifestações de massa contra a Dilma começaram no camarote do Itau na Copa do Mundo. Daqui a pouco os lemmans e marinhos aparecem cometendo ilícitos. São todos milicianos dignos da dinastia Bolsonaro.

  4. Pessoas físicas e corretoras norte-americanas poderão processar os bancos que tiveram Insider trading.
    .
    Pelo visto a Vasa Jato vai longe, pois a novidade é que os grandes bancos que assistiram as reuniões com Fux e Dallagnol poderão ser processados em New York, onde se negociam títulos de estatais brasileiras, como a Petrobras.
    .
    A legislação norte-americana pune este tipo de informação e com o agravante que no caso dos dois “palestrantes” e principalmente Fux agiram ativamente para dar a vitória nas eleições para Bolsonaro impedindo tanto a soltura de Lula como a entrevista dele.
    .
    O interessante é que isto não dependerá da justiça brasileira nem o Departamento de Estado do USA poderá intervir, pois para os gringos “Money is Money” e a interferência deve ter causado prejuízos de alguns bilhões de corretoras, bancos e acionistas individuais que assustados com as eleições no Brasil, venderam os seus ativos baratos e provavelmente os bancos que tinham esta informação usaram-na.
    .
    Inclusive eu não gostaria de estar na pele destes CEO’s que participaram da maracutaia, pois fica claro que a informação teve toda a cara de ilegalidade.
    .
    Talvez aqui no Brasil não ocorra nada, porem se a Bolsa de NY ou bolsas europeias entesem com toda a lambança que fizeram em nome do “combate a corrupção”.

  5. Acompanho seu trabalho há mais de dez anos e já ouvi inúmeras vezes você dizer que “o Brasil é o país da hipocrisia”, mas essa frase nunca fez tanto sentido quanto agora. Parabéns pelo brilhante trabalho que você realiza!

  6. Enquanto trabalhavam para fraudar as eleições, os bandidos vendiam seus serviços à rapinagem financeira internacional, adiantando como as eleições seriam fraudadas, incorrendo na prática criminosa conhecida como “insider information”. E o Lula é que acabou sendo considerado criminoso e condenado à prisão sem ter cometido sequer uma infração de trânsito.

  7. Com quem com XP fere, com XP será ferido: estou propenso a acreditar que alguém cortou as asas de Moro em suas pretensões presidenciais e não foi o PT e sim alguém que tem ligações com Mossad e CIA que, é claro, tem sofisticadas tecnologias de invasão de celulares, Snowden sabe disso….como se explica que toda e qualquer pessoa tenha tido seu celular invadido com tanta facilidade senão com a mãozinha desta agências de espionagem……não creio que o Telegram tenha sido hackeado mas tão somente celulares e, claro, as informações extraidas dos tais celulares ou de algum guardião, sei lá, não podem ser descartadas pois são provas de crimes cometidas por Moro, Dalanhol, Fux…uma coisa é certa: Bolsonaro é um verdadeiro trator: vai atropelando todo e qualquer um que ameace seu projeto de poder: Lula, Forças Armadas (https://jornalggn.com.br/politica/xadrez-das-trombadas-entre-bolsonaro-e-o-exercito-por-luis-nassif/), Moro, Dalanhol, Globo, Ancine, Sus, Universdiades, Fies, Ciencias Sem Fronteiras, Aposentados, Nordestinos, Flavio Dino, Diplomacia, Petrobrás, Base de Alcantara, Embraer, Estado, Instituições….: quanto mais o Brasil se tornar um Haiti de Baby Doc com suas milicias, melhor para Bolsonaro…..nesta noite ele Bolsonaro realizou uma espécie de grande comício para a PM…quem tem a PM como alidada precisa de apoio de general, heim Olavo de Carvalho, Carluxo, Dudu, Flavio, e 04 (embaixador mirim)…

    1. Essa moçada Moro Dellagnol, Fuks e companhja construíram suas casas na areia, agora veio ” chuva, vento e as ondas do mar” para destruir suas edificações areiosas Se achavam á cima do bem e do mal, mas existe um Deus todo poderoso que resolveu julga- Los, porque quem semeia vento, colhe tempestade. Como todo julgamento,: Existe a fase de inquérito, a fase do processo e por fim as alegações finais. Deus náo atropela etapas.e se não houver arrependimento, (porque aquele que confessa seus pecados e os deixa alcança misericórdiia) a sentença de Deus será dura e eficaz para esses embusteiro que urinam e defecam na constituição Federal. Deus contnua sendo o SENHOR TODO PODEROSO e náo o homem pobre mortal. Quando o homem caí na máo do diabo, DEUS pode tirar, mas quando o homem cai nas mãos de DEUS, ninguém pode tirar, e essa moçada caiu nas mãos de DEU para Deus julga” Los. Quem semeia vento colhe tempestade. Não os defedam para não serem visto contendo com o próprio SUPREMO DEUS TODO PODEROSO Que DEUS tenha misericórdia da nação brasileira.

    2. Também estou começando a achar que toda essa história do hacker saiu de conluio entre Bozo e Forças Armadas. Mataram vários coelhos numa só cajadada: envolveram PT, PCdoB (não se esqueçam dos recentes ataques a Flávio Dino, única liderança de esquerda que já demonstrou interesse em candidatar-se à próxima eleição presidencial), queimou Moro e desestabilizou o MPF, uma das poucas instituições que ainda gozava de algum prestígio. As pessoas costumam se enganar com o Bolsonaro. Ele é ignorante, mas não é burro e aprendeu estratégia no exército.

  8. Tudo indica que este menino encheu o cofrinho enquanto colaborava para a derrocada do Brasil como nação democratica e soberana.
    Pelo visto formavam um grupo de vendilhões. Não passaram de meros mercadores inescrupulosos.

  9. Nassif,
    Como agora, até que enfim, é possível a qualquer um perceber, o Judiciário estava nas mãos de uma autêntica quadrilha de toga. Se continua a estar, é o que veremos daqui prá frente, pois existe uma PGR que ainda consegue passar a mão na cabeça desta cachorrada que pilotou a lava-jato.
    A desfaçatez de procuradores, juízes e outros, grupo dito seleto que se permite a um incomensurável espírito de corpo, é quem propicia a cadeia prá quem rouba um litro de leite, crime inafiançável, e o festival de recursos protelatórios utilizados para defender tanto os tais homens de bem, o caso de aécio, serra e outros, como os grandes grupos econômicos e financeiros, que devem o diabo, não pagam e pronto.
    Quando se sinalizava a alteração deste paradigma bastante cruel, a casa grande percebeu o perigo ( para eles) e logo tratou de colocar pra andar uma estratégia barra pesada para afastar o tal do perigo vermelho.
    O resultado está aí, agora só falta a sociedade perceber o tamanho da encrenca, monstruoso.

  10. 9 décadas de Estado Ditatorial Absolutista. Como isto é possível sob 40 anos de Redemocracia e 30 de Constituição Cidadã? Somente prolongando e preservando o Fascismo Esquerdopata. De Direita ou Esquerda? De Ditadores !!! País de muito fácil explicação.

  11. Até parece que vai acontecer alguma coisa com esses marginais…
    Mas minha ansiedade é com outra coisa: quando vão divulgar material incriminando a Globo e as FFAA? QUANDO?

  12. O mais interessante é que Deltan começa a sentir a pressão, está dando sinais de “abrir o bico”, no sentido automobilistico. Enquanto Moro se descontrola de boca fechada, mantendo seu discurso e atitude, Deltan comeca a admitir que os dialogos são verdadeiros.

  13. A PETROBRÁS DISTRIBUIDORA (BR) FOI COMPRADA JUSTAMENTE PELOS BANCOS DO ENCONTRO SECRETO, QUE ASSIM ESTIMULARAM A LAVA-JATO COMO FORMA DE LUCRAR. FUX, DELTAN E MORO SÃO UNS LESA PÁTRIA.

  14. Sempre fiz críticas à esses membros do judiciário, dizendo que eram sofistas. Me enganei, são uma quadrilha do grande capital nacional e internacional.
    Enquanto isso, ficam globo,Record , e outras fazendo anteparo para esconder a verdade forjada por estes marginais

  15. Empresas foram destruídas, tecnologias de ponta, avanços na construção civil e inteligência ,transformados em nada,pela sanha perseguidora da “vaza Jato” ,esquecidos que pessoa jurídica não comete crimes, mas sim seus dirigentes.
    Não temos uma nação,mesmos propósitos e sonhos, somos um amontoado de pessoas jogados na mesma terra.Os descendentes dos índios(massacrados) dos negros(escravizados e humilhados) dos mestiços e nordestinos devem se unir para retomar sua terra, seus pertences e, nós “os misturados” devemos seguir em frente, lado a lado, com os verdadeiros brasileiros em direção a uma “Nação” forte, segura e Unida !

  16. Informação privilegiada ou poder privilegiado – quem manda em quem?

    A informação privilegiada permite “aos mais bem informados lucros expressivos”. Essa é a essência desse conceito.

    Mas, data venia, o que vem ocorrendo não é isso, é algo muito maior.

    O mercado financeiro não usa os poderes da República (Judiciário, Congresso, Presidência e seus braços Fazenda e BC) para obter informações privilegiadas. Ele os usa como sua longa manus.
    Do tipo (a mente colonizada pela grande mídia – Globo à frente – dos agentes públicos atualmente no poder, perguntam aos Senhores do mercado financeiro):
    – O que vocês querem que nós, servidores do Estado decidamos para lhes servir da melhor forma?

    Esse é o verdadeiro crime lesa pátria e a grande corrupção, como bem ensina Jessé de Souza.

    E aqui vale uma observação.

    Talvez a XP talvez tenha se exposto demais. Os poderosos não se expõem desnecessariamente. Precisam ser discretos para exercer mais plena e permanentemente seu poder. Quem domina o poder, e por isso é “todo poderoso”, sabe que não se deve correr riscos desnecessários.
    Por isso, acho que esse deslize de exposição se deu porque os jovens da XP se deslumbraram com seu poder em conluio com os membros da Lava Jato.

    Mas, voltando ao tema central. O problema maior não é os agentes públicos passarem informações privilegiadas. O grande crime é eles serem capachos dos todos poderosos senhores do mercado financeiro. Do tipo: “nós sabemos o que vocês querem, e vamos fazer de tudo para lhes atender da melhor forma”. Essa é a essência da conversa reservada.

    O mercado financeiro, em conversas reservadas, não tem dos agentes públicos inside information, ele tem é “inside decision”. Por isso, esses momentos devem ser absolutamente discretos, e seriam não fosse o deslumbramento da garotada da XP.

    Por fim, entram as peças do jogo: PT, Dilma e, principalmente, Lula. Elas eram a barreira para o mercado financeiro avançar na intermediação das grandes tacadas como a reforma trabalhista, a previdência, as mega liquidações dos ativos brasileiros, etc. Além, é claro, de impedir o avanço geopolítico do Estado Brasileiro no jogo de poder internacional. Brics, base de Alcântara, submarino nuclear, caças/Embraer, etc. Enfim, esses “corruptos do PT” e o “corrupto mor” Lula, eram o empecilho a ser tirado do meio de campo para o grande jogo ser jogado – sem a participação do Brasil e seu povo.

  17. Por favor espero que minha mensagem seja publucada. Essa moçada nunca me enganou, todos eles estão agora no julgamento de Deus , e como antes do julgamento há inquérito e processo, Deus não atropela etapas. Construíram suas casas na areia e acreditavam que nunca cairia, semearam vento estâo colhendo tempestade de Deus. Escutem uma coisa. Deus nâo se deixa escarnecer, tudo o que o homem semear, sertamente colherá. Nada pode contra a verdade. Arrependam- se porque a ira de Deus é grande contra voces. Deus continua sendo SENHOR .Coisa
    dura é cair nas mãos de Deus, quando você cai na máo do diabo Deus pode te livrar, mas quem cai na máo de Deus ninguém pode livrar, e essa moçada, Moro, Dellagnol, Fuks e companhia já caíram nas máos do SUPREMO DEUS VIVO.

  18. Por favor espero que minha mensagem seja publucada. Essa moçada nunca me enganou, todos eles estão agora no julgamento de Deus , e como antes do julgamento há inquérito e processo, Deus não atropela etapas. Construíram suas casas na areia e acreditavam que nunca cairia, semearam vento estâo colhendo tempestade de Deus. Escutem uma coisa. Deus nâo se deixa escarnecer, tudo o que o homem semear, sertamente colherá. Nada pode contra a verdade. Arrependam- se porque a ira de Deus é grande contra voces. Deus continua sendo SENHOR .Coisa
    dura é cair nas mãos de Deus, quando você cai na máo do diabo Deus pode te livrar, mas quem cai na máo de Deus ninguém pode livrar, e essa moçada, Moro, Dellagnol, Fuks e companhia já caíram nas máos do SUPREMO DEUS VIVO.

  19. Mais um fato que comprova a ausência de república neste país. Aqui tudo é movido a dinheiro, e este conclave clandestino entre agentes do Estado e capital financeiro é o símbolo de nossa desgraça. Desigualdade chocante e conchavos da fina flor do poder. Tudo está corrompido. Sim, Nassif, o caminho tem que ser outro. Repensar e refazer tudo. A revolução republicana é o único horizonte.

  20. O oposição deveria trabalhar mais e propor as reformas que realmente o país precisa, as quais não interessam fazer por proteger privilégios……

    Uma das mais urgentes é a reforma do judiciario…….passou da hora de tirar essa instituição da era medieval e traze-lo para a modernidade e verdadeiro controle social……

  21. Além disso tinha o dia-a-dia do mercado: variação do dólar e índices nos mercados futuros e de opções conforme as pesquisas e perpectivas do resultado eleitoral, e sabendo de tendências de decisões judiciais que afetavam as pesquisas (manter Lula incomunicável e das possibilidades de sua soltura ou não, de ser candidato ou não, etc), um investidor de posse destas informações podia ganhar muito dinheiro de quem não sabia destas tendências. Lembre do caso JBF, que operou antes de notícias que afetaram cotações.
    Creio que um crime foi cometido só de aceitar participar de reunião restrita e com cláusula de confidencialidade, pois é óbvio que já não se enquadra em palestra e vira consultoria (coisa proibida a procuradores e juízes). E o procurador parecia saber disso, pois levou uma testemunha, da Transparência Internacional, provavelmente para testemunhar sobre o que disse, evitando ser criminalizado se vazasse. Mas isso não muda o fato de que uma simples opinião em resposta a uma pergunta do procurador chefe da força tarefa de uma investigação em curso tem característica de dar um parecer verbal (advocacia administrativa), e se versar, ainda que indiretamente, sobre temas que afetem cotações ou investimentos (e lava jato e eleições tem tudo a ver com isso), vira inside information. Pois não falou em público, acessível a todos e sim a um reduzidíssimo público privilegiado e, pior, pagante.

    Lembro que já critiquei o próprio Moro, ainda em 2014, ao colocar Youssef, Paulo Roberto Costa e outros para depor ao vivo em horário de pregão. Coisa que fazia o dólar disparar ou cair, conforme o caso. Até os próprios delatores tiveram a oportunidade de ganhar muito dinheiro com isso, caso combinassem com o advogado deles de dar um jeito de investir através de pessoas interpostas antes do depoimento ao juiz ao vivo.

  22. Enquanto isso na ”sala da justiça” o super-ministro continua desempenhando seu papel de justiceiro do Brasil ao lado do mito fascista, subordinado aos americanos do norte e sob égide das milícias. Dallagnol dirá “e daí? Corrupto é o Lula e a corja petista. Como sempre livrarão minha cara” Fux… Nesse meio todos sabem o que vale.
    Na falta do Stanislaw Ponte Preta, ainda bem que temos a Família Passos.

  23. Por que não podemos ser um país civilizado?

    Ora, que a oposição faça o seu trabalho e entre com representação contra os dois e pedido de impedimento do ministro……

    Por que não o fazem?

  24. Seria a tal “teologia/doutrina da prosperidade”, distorcida ou transmutada em “ganância”? A virtude da abnegação, da desambição, desapego ao vil metal, transformada em defeito, vício, imperfeição, desvirtude? Parecem ser indivíduos insaciáveis, com uma avidez doentia, enfim, compulsivos. Seriam entes pertencentes a hostes “mamonianas” que retornaram ao planeta Terra?

  25. Querido Glenn brasileiro estadunidense,se der por favor faça um vídeo dizendo a nós do povão quem vc é, o q fez e como se aplica tb no Brasil as circunstâncias do CASO SNOWDEM se possível distribua a todos e não disponibilize nas suas próprias plataformas(por enquanto)para não parecer autopromoção,VIVA O BRASIL !!!
    Obs:Muitos conceitos do caso Snowdem se aplica aqui !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador