Lava Jato atira em blogueiro para acertar Lula

Polícia Federal acha que publicação de Eduardo Guimarães antecipando condução coercitiva e busca e apreensão ajudou na destruição de provas contra Lula

https://1.bp.blogspot.com/-rfOFkCqhzX8/Vx0IsTPuXPI/AAAAAAAAKAs/oll1MplgDOAUlKXakla6NyWNt9paSLKdACLcB/s1600/Corrida%2Bpara%2Bprender%2BLula.%2BMPF%2Bem%2BBras%25C3%25ADlia%2Bpode%2Bsair%2Bna%2Bfrente%2Bda%2BLava%2BJato2.jpeg

Jornal GGN – A Lava Jato parece ter convicção de que a publicação de Eduardo Guimarães antecipando a condução coercitiva de Lula ajudou na destruição de provas contra o ex-presidente. Com essa tese, disseminada em portal da mídia tradicional, a força-tarefa caminha para uma nova investida contra Lula, envolvendo blogueiros, por suposta tentativa de obstruir a investigação.

A Revista Época publicou, na noite de terça (21), que a condução coercitiva do editor do Blog da Cidadania, a mando do juiz federal Sergio Moro, faz “parte do procedimento” da Polícia Federal, que apura o vazamento de informações da operação Aletheia – que culminou no depoimento de Lula em aeroporto de São Paulo e em busca e apreensão em seu instituto.

Segundo o site da revista, “Delegados e procuradores já obtiveram indícios de que informações sigilosas da operação foram vazadas com o objetivo específico de alertar Lula – e prejudicar as investigações.” Diego Escosteguy, editor-chefe de Época, foi mais longe e disse que o vazamento que chegou a Eduardo Guimarães foi feito com o “único propósito de sabotar a Lava Jato.”

A Aletheia foi deflagrada no dia 4 de março de 2016, seis dias após a publicação de Guimarães. Na ocasião, o procurador da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima disse à imprensa que o vazamento prejudicou a atuação da PF. “O vazamento pode ter sido a origem do que nós comprovamos hoje ter sido a destruição de provas e ocultamento de documentos. Nesse momento, vamos apurar todos os vazamentos e identificar os responsáveis”, prometeu.

A narrativa de que provas foram destruídas para esconder possíveis ilícitos praticados pelo ex-presidente Lula é conveniente à Lava Jato. No processo do caso triplex, por exemplo, o Ministério Público Federal sofreu pequena derrota, recentemente, quando a Procuradoria da República enviou ofício ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região opinando pelo arquivamento da parte da ação que questiona as atividades do Instituto Lula. O TRF-4 ainda deve bater o martelo sobre o assunto.

Por outro lado, os procuradores também alegaram que Lula recebeu vantagens indevidas da OAS como contrapartida a três contratos que a empreiteira conseguiu com a Petrobras. Mas a própria força-tarefa reconhece que não há rastros de dinheiro entrando em contas de Lula. As acusações sobre a posse velada de um apartamento triplex estão apoiadas em depoimentos e delações premiadas, apenas.

Leia mais:

É provável, ouvi o boato, não comprou mas é dono: as pérolas da Lava Jato no caso triplex

Em entrevista publicada no Canal K, no Youtube, Guimarães relatou que em seu depoimento, feito na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, tentou afastar a suspeita de que tenha atuado para favorecer Lula.

“Eu fui levado para depor porque fiz trabalho jornalístico. Qualquer jornalista publicaria o que eu publiquei. Não existe jornalista que sentaria em cima. E se eu tivesse em conluio com o Lula e o PT, eu não teria divulgado isso aí. (…) Eu disse ao delegado: ‘Doutor, eu só estou na sua frente porque eu divulguei as informações’. Eu poderia muito bem ter ficado quieto”, comentou o blogueiro.

O Brasil 247 publicou, nesta quarta (22), que a ideia de que a Lava Jato vai usar a operação envolvendo Guimarães para criar um movito para prender Lula já circula em blogs de direita.

“Como Moro apreendeu o celular e o computador de Guimarães, a força-tarefa tentará comprovar a tese de que o blogueiro teria agido como um informante do ex-presidente, para que Lula pudesse destruir provas, obstruindo, assim, a ação da Justiça. Esta tese já vem sendo ventilada por sites de extrema direita, que mantêm proximidade com a força-tarefa paranaense. Guimarães, por sua vez, irá alegar que procurou o Instituto Lula para checar as informações que recebeu.”

Leia também: Com caso Eduardo Guimarães, Moro atravessa o Rubicão

Assine

56 comentários

  1. E o Edu disse

    ao doutor delegado que estava ali porque publicou,  e poderia ter ficado quieto?

    Acho que o Edu pôs em dúvida  a inteligência do doutor delegado. Deve surgir, dos confins do universo, uma operação com o nome de “alfafa fraca”.  PF x PF ou PF x República de Curitiba.

    Não dá pra entender como alguém publica algo para que a outra pessoa se livre de provas.

  2. Vaza Jato vaza documentos de

    Vaza Jato vaza documentos de blogueiro acusado de vazamento.

    Parece surreal, mas é a realidade desta republiqueta de bananas.

  3. QI 70

    O QI destes Procuradores deve ser muito baixo. Isso já fica muito claro nas entrevistas, onde os paspalhos exibem, sob uma aura de empáfia formidável, uma enxurrada de lugares comuns , digna de celebridade enterevistada pelo Faustão ou Luciano Huck.
    É aquele vazio de idéias e profundidade intelectual que apavora.
    Mas tendo em vista o nível das suspeitas e convicções que esses caras demonstram neste caso atual, acho que o QI deles deve ser abaixo do mínimo na classificação de Terman, para ser considerado capaz cognitivamente.
    Se o Eduardo Guimarães tivesse de fato o intúito de proteger Lula e ajudá-lo a apagar “provas”, jamais teria vazado coisa alguma. Avisaria o homem em off e deixava quieto. E Lula faria a limpeza .
    Naqueles dias qualquer um imaginava que a PF bateria à porta do Lula. Não precisava de vazamento. Era iminente.
    Até nisso  esses Procuradores são patéticos. Quer dizer, os caras pressupõem que Lula tinha coisas a esconder e pressupõem que ele apagou estas provas, só por causa do vazamento do Eduardo Guimarães? Será que Lula é tão burro assim?
    Como é isso, vc acusa o seu vizinho de ladrão porque ele olha pro teu carro novo por cima do muro? Acusa um religioso de pedófilo por que ele acariciou a cabeça de uma criança na igreja? Que diabos é isso? Justiça virou jogo de suposição? Porque se trata apenas disso: suposição. Está nos limites da resistência mental aguentar essa Lava Jato. Além de destroçar a economia, contribuir para o enfraquecimento da Petrobras , liquidar nossas empreiteiras, nossa engenharia nuclear, nossa industria Naval , os caras querem acabaer com nossa boa fé.

    Agora , um capítulo À parte para esse fascistinha de m…  da Época. Esse Escosteguy não vale meio quilo de carne podre.
     

  4. E se todo mundo aqui se
    E se todo mundo aqui se reunir e entrar com várias ações contra esse juiz criminoso? Já passou dá hora.

  5. O jornalista publicou o Segredo de Polichinelo. É culpado

    Só uma criança não se deixou enganar pela nudez do rei.

    Os vazamentos não pdem ser indiscriminados, eles devem ser seletivos. Quando for para prejudicar o Lulopetismo, eles são bem-vindos. Quando for para beneficiar o Lulopetismo, eles são ilícitos.

+ comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome