
Jornal GGN – O delegado superintendente da Polícia Federal no Paraná, Luciano Flores, disse em entrevista nesta quinta (31) que não entendeu o motivo da “polêmica” em torno do indeferimento do pedido de Lula para ir de Curitiba a São Bernardo do Campo (SP) velar o irmão Vavá, que morreu na terça (29) em decorrência de um câncer.
A PF, agora sob o comando de Sergio Moro, alegou que não tinha homens nem aeronaves disponíveis para fazer o deslocamento e a segurança do ex-presidente. A justiça de primeira e segunda instância usaram o parecer da PF para negar o direito a Lula. A defesa recorreu ao Supremo Tribunal Federal, que autorizou a operação. Mas, quando a decisão de Dias Toffoli saiu, o irmão de Lula já estava sendo enterrado e o petista acabou desistindo da viagem, em protesto.
Na entrevista após a repercussão, Flores afirmou que o fato de Lula ter o direito de sair da prisão para velar o irmão não significava que isso deveria, de fato, ocorrer.
“Pode ser feito não significa que deve ser feito. Cada caso precisa ser analisado. E assim são deferidos vários pedidos anualmente para que os presos possam ir ao velórios. Eu não conheço nenhum caso, desses milhares que já foram deferidos, em que foi pego um preso de um estabelecimento penal onde estava recolhido, utilizado uma aeronave e gastos públicos milionários, para levá-lo a outro estado, onde houvesse uma militância e grande quantidade de manifestantes prós e contra. Eu não conheço na história do Brasil que isso tenha acontecido”, afirmou.
Flores insistiu que “simplesmente não era possível e não dependia da boa vontade de ninguém. Apenas não havia condições logísticas e policiais suficientes para garantir a segurança do próprio conduzido e dos agentes empregados numa grande operação policial que seria para efetivar um pedido como esse.”
Francisco Vieira
31 de janeiro de 2019 8:21 pmÉ com esse tipo de pensamento
É com esse tipo de pensamento que se quer cultivar no povo o complexo de vira-lata. Nada podemos. Precisamos de Israel etc,etc.. Quando não se está a altura do cargo, entrega-se a outro.
Ugo
31 de janeiro de 2019 8:35 pmobtuso
idiota e com atestado de
celso silva
31 de janeiro de 2019 8:38 pmE se fosse o irmão deste
E se fosse o irmão deste delegado, será que ficaria na dúvida entre poder e dever ir?
O Lula tornou-se uma propriedade da república de curitiba. Eles fazem o que querem com ele e ninguém vai intervir. Depois quando alguém diz que o Lula deveria ter feito um ditadura radical de esquerda e mandar a forca os dicordadntes, dizem que isto é seria crime. E que fazem com o Lula, com o apoio da mídia e do judici´rio, o que que é?
Eduardo Outro
31 de janeiro de 2019 9:02 pmA única pessoa que poderia
A única pessoa que poderia dizer se Lula deveria ir ao velório do irmão seria ele próprio, ninguém mais. O que aconteceu foi que o impediram, ilegalmente, de usar de um direito. Como é mesmo o nome disso ? E tem mais, quando em épocas especiais, Natal, dia da Mães, presidiários saem para visitar a família, que eu saiba não lhes é oferecido transporte por aeronave, eles vão por livre e espontânea vontade, por conta própria. E até possível, não sei, que alguns deles mande um subalterno vir buscá-lo com o jatinho. Por que não deixaram Lula decidir como chegaria a São Bernardo ? Era só abrir a porta da masmorra.
Rui Ribeiro
31 de janeiro de 2019 9:13 pmGastos públicos milionários?
Quantos milhões seriam gastos para Lula exercer seu direito?
Decisão judicial se cumpre, não se discute.
Sergio Ouro Preto
1 de fevereiro de 2019 2:11 amEntão porque não cumpriram a
Então porque não cumpriram a decisão judicial da ONU que deu o direito do Lula se candidatar? Não cumpriram por quê?
Frederico Firmo
31 de janeiro de 2019 9:15 pmSe ele não compreende não há o que dialogar.
Apenas é patente a incoerência, onde ora trata o Lula como um preso especial e ora tenta tratá-lo como um outro preso qualquer. Mas neste jogo que é simplesmente retórico, o resultado é simples de se compreender: impediram Lula, e ele tinha um direito constitucional.
Cristiana Castro
31 de janeiro de 2019 9:17 pmO “Pode” relativizado só
O “Pode” relativizado só serve CONTRA o preso ou vale pra escolta que pode ou não ocorrer?
No caso de atendimento médico tb o “pode” é relativizado, ou o “pode” vai beneficiar ou prejudicar um preso de acordo com o mau caratismo do juiz?
No caso de tratamento médico, ssa reçativização do “pode” pode significar a morte de um preso. è pra isso q as milícias do judiciário estão preparando o país?
Sige
31 de janeiro de 2019 9:36 pmNão conhece 1 caso?
Te dou um caso, LULA foi solto pela Ditadura em 1964 para ir ao enterro da Mãe.
Lula é um preso político, dos mais perigosos do mundo, do tipo que não podem deixar falar…
Vai ganhar um Nobel da Paz preso, aí vou querer ver os Golpistas tentarem lhe calar.
https://www.change.org/p/premio-nobel-de-la-paz-para-lula-da-silva-pr%C3%AAmio-nobel-da-paz-a-lula-da-silva-nobel-peace-prize-to-lula-da-silva-friedensnobelpreis-an-lula-da-silva-premio-nobel-per-la-pace-a-lula-da-silva-nobelparalula?signed=true
Ale Nogueira
31 de janeiro de 2019 11:09 pmEle já se justificou ali: não
Ele já se justificou ali: não conhece a História do Brasil.
Bo Sahl
31 de janeiro de 2019 10:00 pmE é um delega com curso “superior”. Santa mediocridade, Batman!
Se a carcereira da porta da cadeia Lebbos liberasse no dia anterior, um simples SUV com motorista e escolta (3 pessoas) poderia levar o ex-presidente da infame prisão a tempo para o velório.
Alternativamente, poderia solicitar o jatinho reservado da prontidão em Congonhas para a coercitiva ilegal sem convite, né? Ou quem sabe o teco-teco das nojentas comunicações de rádio nunca investigadas…
Notem que a lei fala que quem pode liberar é o “diretor” da unidade prisional, o que significa que o diretor da delagacia da PF em Curitiba poderia tê-lo feito, independentemente da dita e lebbosa carcereira
Ou seria juizeira? Talvez carceriza?
Who knows? His boss Morrow?
Boetorum Brasiliensis
1 de fevereiro de 2019 10:07 amSafadeza e burrice
Poder, no caso, não é dado como alternativa e sim como dever de fazê-lo e o texto da lei é cristalino, subordina o feito apenas à vontade do preso.
Não se excluem, a safadeza e a burrice. Penso até que andam de mãos dadas.
Danilo pro
31 de janeiro de 2019 10:58 pmthurminha de babaca de
thurminha de babaca de Curitiba. E nós que pagamos o salário desses tronchos.
Ale Nogueira
31 de janeiro de 2019 11:08 pm“Não conheço nenhum
“Não conheço nenhum caso…”
Dos tantos casos que conhece, quantos são de presos políticos?
Arthemisia
31 de janeiro de 2019 11:42 pmDesde quando meganha é pago
Desde quando meganha é pago para interpretar lei? Deixe de ousadia, imbecil.
Bo Sahl
1 de fevereiro de 2019 12:15 amMais simples do que as idas ao banco do cãodidato afinal eleito
Cada vez que o Bozo ia ao banco, era uma “come tiva” de trocentos carros, batedores, agentes e o escambau.
(eu vou uma vez a cada 2 anos na agência e olha que nem sou cliente vip)…
Parecia (e continua) um arremedo de comitiva presidencial americana.
Já o Lula continua sendo muito mais importante…
Precisa fechar o espaço aéreo, fretar o Air Force One e reservar uma base militar, só para ver o irmão falecido.
Êita cara importante! Ah, sim, é um tal de O Cara!
Luciano Lira
1 de fevereiro de 2019 12:32 amEu não conheço caso em que um
Eu não conheço caso em que um inocente é condenado sem provas… eu não conheço caso em que um presidente estadista que tirou milhões da linha de miséria e foi condenado por crime inexistente… eu não conheço o ódio contra um homem de brio e de paz… Quando eles encontrarem as provas que o Lula cometeu crime nos apresente, pois até agora elas não apareceram…
republicano arrependido
1 de fevereiro de 2019 1:41 ameu, passarinho/
eles
eu, passarinho/
eles passarÃO!!!
José Manoel Martins
1 de fevereiro de 2019 8:06 amÓleo de Peroba
Esta em falta no mercado, a indústria não consegue repor a demanda, com tantas mediocridades soltas por ai.
alexis
1 de fevereiro de 2019 8:34 amEnquanto isso
O Beto Richa foi posto em liberdade…..
Deve ter ameaçado delatar coleguinhas de elite e aí rapidinho deram a ele o “silêncio premiado”
A justiça brasileira apenas prende quem não tenha contato íntimo com gente de elite, ou seja, Pobre, Preto e PT. Já os tucanos, colegas de clube, companheiros de sauna e vizinhos em Miami são evitados de constrangimentos antes que resolvam abrir a boca ….
Marcelo Moura
2 de fevereiro de 2019 2:57 pmA lei penal não aceita interpretação “in malam partem”
A abusividade sempre encontra elementos para justificar até mesmo que um gato é onça e elefante um formiga. Embora eles não consigam distinguir.
Quando a lei penal fala “pode” isso indica que “deve” Só não se aplica automaticamente nos casos em que o apenado não atenda aos requisitos legais. Não cabe interpretação “in malam partem”.