Quando quem comanda a Justiça Eleitoral passa a mão na cabeça de quem fez caixa 2

Para Gilmar Mendes, caixa 2, quando feito pelo PT, é “cleptocracia”. Pelo PSDB, Temer e aliados, “irregularidade ingênua”

 

Jornal GGN – A entrevista de Gilmar Mendes à BBC Brasil, publicada nesta sexta (10), provavelmente fez o leitor se perguntar se o presidente do Tribunal Superior Eleitoral não está se esforçando demais para ajudar a oposição ao PT a se livrar de qualquer responsabilização pessoal por uso de caixa 2 eleitoral.

Ao falar que o caixa 2 não teria outra finalidade a não ser a de mascarar uma doação “ingênua” que um empresário tenha feito à oposição de um governo ao qual está amarrado, desconsiderando eventuais casos de enriquecimento ilícito, Gilmar se comporta como uma mãe sem discernimento diante de uma violência grave praticada pelo filho contra um colega da escola. “Não foi por maldade”, diria.

As declarações de Gilmar confundem a mente de quem quer acreditar que o papel da Justiça Eleitoral é punir exemplarmente as ilegalidades que tenham comprometido qualquer eleição.

Disse o presidente do TSE que é “normal” que Michel Temer tenha pedido R$ 10 milhões à Odebrecht. Mas se pediu caixa 2 ou não, não importan. O que importante é saber se o dinheiro foi “vertido da Petrobras”. Porque se foi, disse Gilmar, estaremos diante da prova irrefutável de que o PT – não Temer ou seu partido – “instalou uma clara cleptocracia no Brasil.”

Durante a entrevista, Gilmar, como em outras oportunidades, tentou aliviar o lado de Temer responsabilizando a cabeça da chapa, Dilma Rousseff, por eventuais abusos que venham a ser provados durante o julgamento da ação que visa a cassação da dupla eleita em 2014.

“Esse é um caso que está revestido de uma série de peculiaridades, como já apontei, inclusive uma delas é o fato de a presidente, que é a cabeça de chapa e aparentemente seria a responsável por todos esses abusos e excessos, não está mais aqui, no mundo da vida política. Portanto, isso também vai criar para o tribunal mais um desafio: separa ou não separa (a situação de Dilma da de Temer)? Qual vai ser a responsabilidade do vice?”

Leia também:  O sentimento fálico dos “membros“ do Judiciário e MP, por Giselle Mathias

Para Gilmar, Temer só será responsabilizado se aparecerem provas de que ele era “chave para a captação dos recursos” usados na campanha majoritária. Mas quanto ao uso do caixa 2, o presidente do TSE parece convencido de que a culpa é das empresas que “fazem essa opção”.

Quando as perguntas são sobre o caixa 2 ter recheado bolsos de tucanos, Gilmar se sai com essa resposta: “Eu acho que nem o mais cândido dos ingênuos acredita que o candidato da oposição [como Aécio Neves] tinha a força atrativa dos candidatos da situação.” Ou seja: pode ter tido caixa 2 para o PSDB, mas não importa, porque teriam sido modestos R$ 9 milhões só da Odebrecht, quando a empreiteira pode ter repassado 10 vezes mais ao PT.

Gilmar ainda seguiu FHC na saga da “separação entre joio e trigo”. “Agora o caixa 2 tem que ser desmistificado também. Necessariamente ele não significa um quadro de abuso de poder econômico.”

“Por que um candidato de oposição vai pedir recurso no caixa 2? Isso talvez tenha mais lógica para a estratégia de quem doa. (…) Se eu distribuo recursos para a oposição e a situação, eu não quero que a situação, à qual estou vinculado, me cobre por estar apoiando a oposição”, explicou Gilmar, desconsiderando que uma vez que os recursos não são registrados em lugar nenhum, nada impede que eles possam parar em contas pessoais e políticos de todos os cacifes, em paraísos fiscais.

Leia também:  Vaza Jato: o lobby de Deltan com a amiga de Eike Batista

Leia mais: Políticos tentam passar a manta do caixa 2

Gilmar ainda cravou na entrevista que caixa 2 usado exclusivamente em campanha eleitoral é “irregularidade quase, vamos chamar assim, ingênua”, pois “haverá coisas mais graves”.

Por “mais grave”, ele deve querer dizer, inspirado em Deltan Dallagnol, da Lava Jato, o uso de empresas públicas para desviar recursos para campanhas e perpetuar o PT na presidência da República. “Propinocracia.” Coisa que, segundo Gilmar, a oposição capitaneada pelo PSDB não teria qualquer condições de fazer, já que não participava do governo.

O presidente do TSE ainda disse esperar que, no fundo, essa ação que pode custar a cabeça de Temer lance luz sobre a construção da nossa democracia. Pois ele tem convicção de que “o PT e seus aliados levaram talvez ao radicalismo a ideia do centralismo democrático. Talvez graças a isso que se chegou a esse estado, porque é uma corrupção centralizada.”

A jornalista da BBC chegou a perguntar se Gilmar não deveria se declarar suspeito para julgar a chapa Dilma-Temer – se não por implicar com o PT, pela amizade com Temer. A resposta foi não. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

23 comentários

  1. nossa culpa

    quando um chefete de jagunços se apesenta como jurista padrão Tabajara e consegue nossa atenção, o problema somos nós.

    Está provado pelas testemunhas que o crime de caixa 2 delatado deu recursos para a eleição da bancada cordeirinha das 140

    excrecências de apoio ao diretor da gang, Cunha.

    Temos que cobrar que o MP eleitoral abra ação de cassação contra os deputados que se elegeram com este recurso.

    Esta discussão idiota, se caixa 2 é corrupção ou se contribuição legal pode ser também considerada criminosa, é pura perda de tempo. É evidente que pode haver crime! É possível haver crime numa doação ao Criança Esperança! Nosso grande êrro é dar atenção a alegações de crime por conta da forma em que o ato teria se consumado, mas o mais importante é provar que uma proposta de pagamento foi feita e aceita e que a ação criminosa foi perpetrada. Não importam os meios, mas os objetivos e resultados. E isto um processo digno do nome tem obrigação de demonstrar de forma inequívoca.

    Esta confusão louca é que permite que operadores do direito sem escrupulos fiquem testando teorias de mega organizações criminosas, que só existem no desejo de trabalho fácil com recompensa deles.

  2. HOJE eles, amanhã seremos

    HOJE eles, amanhã seremos nós

    QUANDO é que o STF vai ter mandato com prazo pra acabar ?!

    GENTE.. eles foram os primeiros a se darem o GOLPE  ..o GOLPE da bengala ,,e nem a BLOGOSFERA percebeu (eu à época, estava exilado, cassado na palavra) ..foi tipo como a reeleição de THC

    Será que não tem um FDP dum senador que vai LUTAR pelo impedimento deste CANALHA !!!!! ca na lha !!!!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=1Vp_gp2F_-U

     

  3. HOJE eles, amanhã seremos

    HOJE eles, amanhã seremos nós

    QUANDO é que o STF vai ter mandato com prazo pra acabar ?!

    GENTE.. eles foram os primeiros a se darem o GOLPE  ..o GOLPE da bengala ,,e nem a BLOGOSFERA percebeu (eu à época, estava exilado, cassado na palavra) ..foi tipo como a reeleição de THC

    Será que não tem um FDP dum senador que vai LUTAR pelo impedimento deste CANALHA !!!!! ca na lha !!!!!!

    https://www.youtube.com/watch?v=1Vp_gp2F_-U

     

  4. poxa gilmarzinho…..ô dr. G.

    poxa gilmarzinho…..ô dr. G. abedelmassih……q tal quebrar o sigilo bancario, fiscal e telefonico de TODOS os citados? vc sabe, como fez com dilma, lula e todos seus parentes…q tal?

    me parece justo, fica tipo “tratamento igual e impessoal”…pq depois daqeuela foto do serginho com aécio todo pimpão atras do mimimISHELL no evento da istoé…ficou dificil de passar o pano q vc pretende.

     

    se liga, filhão. a hsitória segue registrando sua trajetoria…e não tá bonito.

     

    aliás, como foi o evento do MBL, aquela fabrica de mentiras mae do “jornallivre”, q vc partticipou? foi bom ou foi tipo aqeuele na suécia?

    conta aí.

  5. SERÁ QUE VAI TER JEITO?
    “SERÁ QUE VAI TER JEITO? – ASSIM É. PAÍS SEM PUDOR!”> https://gustavohorta.wordpress.com/2017/03/10/sera-que-vai-ter-jeito-assim-e-pais-sem-pudor/ ”…É claro que esta canalhada está tranquila e em orgasmos sucessivos e múltiplos na suruba. Um juiz de merda do PCCSDB que atua no original Supremo, hoje Mínimo ou Nenhum, Tribunal, grileiro e cheio de capangas na região centro-oeste proclama que o congresso de bandidos pode eleger novamente o Temeroso Acidente Pavoroso, caso o mesmo viesse a ser cassado pelo também superior tribunal eleitoral, presidido, diga-se de passagem, pelo próprio… Um outro concede for privilegiado para um ex-presidente que pertence à suruba e não ao outro que sempre se recusa a entrar neste bordel… Portanto, muitas e tantas vezes penso que não tem mais jeito……”

    Muitas e tantas vezes penso que não tem mais jeito…

    Como em 1964, naquele canalha golpe militar que nos levou à ditadura dos anos de chumbo, converso, troco ideias e recebo muitas correspondências de gente que perdeu as esperanças.

  6. Somos um país de

    Somos um país de imbecis,

     

    mas esses aí? São muito espertos. Engraçado e exdruxulo ver o jornalista-ccc defender o golpisto, didatico, mostra a verdadeira face desses estrombolhos que tanto enganaram o publico por tanto tempo, alguns já são velhacos há tanto tempo que não se espera nada que preste, como os jornais do latifundiario correndo atrás de qualquer noticia, até manipulada, para dar um viés favoravel ao atual desgoverno. Sabujos todos eles e nó imbecis que assitimos o país ser destruído em tempo recorde.

  7. Amigo de cunha/temer/demóstenes

    Fala com a autoridade de quem é amigo do cunha/temer/padilha/demóstenes e aécio.

    Tem porque falar e sabe o que quer.

    Nunca foi juiz.

  8. Se a jornalista da BBC não

    Se a jornalista da BBC não fêz essas perguntas, eu faço:

    -Excelentíssimo, por acaso a doação ao Aécio não poderia ser pensando em vantagens mais a frente, já que ele chegou a ser favorito na eleição? A oposição de hoje não pode ser a situação de amanhã?

    – Só doação à situação pode caracterizar propina, seguno vossa excelência. Isso vale para o governo de São Paulo? Mato Grosso? Diamantino? E valerá para o PMDB e o PSDB, que agora são situação?

    -As Doações em 2018 para o PMDB e PSDB serão automaticamente suspeitas? E para o PT, ingênuas? Imaculadas?

    -Vossa excelência detecta algo no PT que explica ser corrupto antes e acima de tudo? Estaria no estatuto? No DNA de petistas? No DNA do sindicalismo? Seria Lula um hipnotizador que induz todos à corrupção? 

    -Vossa excelência identifica no centralismo democrático a origem da corrupção. Não existe corrupção de direita? Não existe corrupção no regime de livre de mercado?

    – E para terminar, como vossa excrescência consegue ser tão cara de pau?

     

  9. Horrível Comparação

    Até acho que ele falou de um julgamento que o povo brasileiro está fazendo, o histórico do PT é bem pesado.

     

    Mas todos os partidos devem ser reposicionados 

     

    Inclusive perdendo todos o fundo partidário e fórum, além de trabalhar 5 dias na semana 22 dias ao mês 

  10. QUE FDP……..Estão perdendo

    QUE FDP……..Estão perdendo a vergonha descaradamente. Tem uma mensagem subliminar ai pra Moro

    e demais procuradores abestados: Tirem o pé do acelerador pois  quem canta de galo e manda no terrreiro agora somos nós.

    E toma no C….coxinhas e batedores de panela.

    Só indo embora desta pocaria de país mesmo. Mais 500 anos de avacalhação.

    • quem….

      Aberração surreal é a única explicação de um país onde Presidentes da República, Governadores, Ministros do STF afirmam que existe alguns tipos de crimes e criminosos aceitáveis e outros não. A calamidade e mediocridade institucional brasilerira precisa de mais alguma explicação? 

  11. Legenda para a foto que ilustra a matéria

    Na foto, o mais notável e notório tucano de todos os tempos. E ao lado dele, Aécio Neves.

    • E adianta?

      Gilmar Mendes pode corre nu no plenário do STF que não acontece nada.

      Quem conduziria um impeachment de um ministro do STF? Esse Senado que aí está, dependendo do STF pra se livrar da cadeia?

      Tá tudo dominado!

  12. Dessa quadrilha

    (Gilmar Mendes, Organizações Globo, os “grandes” jornais e revistas, PSDB, MPF, STF, DEM, PSB, PTB….perdão, mas a lista é grande) eu não espero nada. É disso ai para pior. Essa turma é igual verme, se tirar da merda morre. Agora, dos Clubes Recreativos da “esquerda”, ai sim, espero algo. Mas qual é a reação dos Clubes Recreativos da “esquerda’ diante da possibilidade de anistia ao caixa 2? Silêncio geral. Qual será o motivo do silêncio? Fala Rui Falcão.

  13. Entrevista para midiota

    Entrevista para midiota dormir.

    A questão toda é que Gilmar se aproveita da imbecilidade do cidadão comum para introduzir o conceito da relativização das doações de campanha: se é para o PT, é caixa 2 ou propina. Para o PSDB é doação descompromissada, “apoio financeiro” (como definiu a Folha) desinteressado e sem exigência de contrapartida.

    Ora, faça o favor, vossa excelência tucana! Qualquer empreiteira que “doa” para algum partido visa lucrar mais à frente com contratos com o governo.

    Não há a menor diferença entre as doações que foram feitas para o PT das do PSDB e dos demais partidos! A empreiteira, desconhecendo quem será o futuro vencedor das eleições faz doações a ambas as siglas com valores proporcionais. A empresa tem 100 em caixa. Ela doa 50 para uma sigla e 50 para outra, na expectativa de receber 200 lá na frente e repor o caixa “doado”, seja lá quem vença o pleito.

    Ainda que os valores à campanha de Dilma tivessem sido maior que as do PSDB, nem isso comprova que o simples fato do PT estar no poder à época, se torne automaticamente um crime.

    A criminalização seletiva do caixa 2 (novamente a nossa amiga SELETIVIDADE) do PT é claramente a manobra para se vender para a imprensa a ideia de que os bandidos movidos a interesses escusos são os petistas enquanto as probas e inocentes figuras da tucanalha são meros cordeirinhos ingênuos.

    E o que é mais absurdo: Gilmar Mendes não só tenta aliviar e relativizar o caixa 2 tucano, como também é claro o interesse dele em separar as contas de campanha da chapa, isolando e diferenciando os valores doados a Dilma dos doados a Temer. Nem mesmo o mais idiota espectador desse circo que é o julgamento no TSE cai nessa conversa mole.

    Assim, senhores, como está evidente, tudo não passa de um teatro armado (como muitos já vistos anteriormente) para criminalizar o PT e fazer com que os conhecidos rapinas dessa velha oligarquia possam retornar ao poder.

  14. Desqualificado máximo!

    Acho que na língua portuguesa não tem um vocábulo que exprima corretamente a excrescência moral deste sujeitinho de sarjeta. O pior bandido do mundo pode ser considerado um mero trombadinha quando comparado a este energúmeno.

  15. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome