STF autoriza quebra de sigilo dos últimos quatro anos contra Collor

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL), segundo informações da Folha de S. Paulo

A quebra do sigilo foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República, capitaneada por Rodrigo Janot, e abrange, segundo o jornal, o período de janeiro de 2011 a abril de 2014, afetando ainda outras pessoas e empresas suspeitas de participarem dos esquemas de corrupção na Petrobras.

O periódico informou que entre os atingidos está Pedro Paulo Leoni, ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos de Collor, que supostamente seria o elo entre o senador e o doleiro Alberto Youssef.

Segundo investigações da Lava Jato, a Investminas, de Leoni, pagou R$ 4,3 milhões a MO Consultoria, uma das empresas laranjas que Youssef usava para lavar dinheiro.

A defesa de Collor disse, ainda de acordo com a Folha, que ainda não teve acesso à decisão de Teori. O gabinete do senador, por sua vez, afirmou que ele deve se pronunciar sobre o caso no plenário do Senado.

No Facebook, ele apenas antecipou que vai provar sua inocência. “Estou novamente pronto para enfrentar e provar que nada tenho a ver com esse esquema criminoso”, comentou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu entendi bem?
    “Segundo

    Eu entendi bem?

    “Segundo investigações da Lava Jato, a Investminas, de Leoni, pagou R$ 4,3 milhões a MO Consultoria, uma das empresas laranjas que Youssef usava para lavar dinheiro”

    ???  Porque a empresa de Leoni (diga se Collor, que eh o alvo) colocaria dinheiro em empresa de Youssef?

    Alguem entendeu?

  2. A meu ver todos os que ocupam

    A meu ver todos os que ocupam altos cargos públicos (vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, governadores, presidentes da república, desembargadores, juízes de todas as instâncias – inclusive os ministros do STF) não deveriam ter sigilo bancário, fiscal ou telefônico. A transparência sobre as fontes de renda e movimentação bancária e financeira, bem como as informações fiscais dessas pessoas públicas, é essencial, para que a democracia e a justiça sejam aprimoradas. Ou alguém considera ética ou moralmente aceitável que um ministro do STF (como fez Gilmar Mendes) telefone para um aliado político em seu estado de origem, e este peça intervenção favorável ao ministro, na suprema côrte? Que se quebrem os sigilos de todas essas figuras públicas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador