STF derruba transferência de Lula para presídio comum em SP

Por 10 votos a 1, Lula deverá ser mantido preso em Curitiba e, caso venha a ser transferido para SP, ter direito a uma sala de Estado Maior

Jornal GGN – Ministros do Supremo Tribunal Federal colocaram em votação com urgência, na pauta do plenário desta quarta (7), a petição da defesa de Lula que pede a suspensão da transferência do ex-presidente da sede da Polícia Federal em Curitiba para o presídio de Tremembé II, em São Paulo. Por 10 votos a 1, a medida determinada por Carolina Lebbos foi derrubada.

Na petição, a defesa argumenta que se a PF de Sergio Moro insiste que Lula não pode mais ficar preso na Superintendência, então não pode o Estado prejudicar a situação jurídica do ex-presidente. Dessa maneira, Lula deveria ser colocado em liberdade ou ter a prerrogativa de uma sala de Estado Maior atendida.

A maioria dos ministros votou pela suspensão da transferência seguindo o relator Edson Fachin, que entendeu que Lula deve permanecer em Curitiba ou ter direito a uma sala de Estado Maior.

O ministro Marco Aurélio Mello foi o único que abriu divergência. Ele entende que o caso não deveria ter sido submetido ao Supremo, mas ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Nesta quarta, a juíza Carolina Lebbos determinou a transferência de Lula para São Paulo, mas negou a ele uma sala de Estado Maior.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Nesta quarta, a juíza Carolina Lebbos determinou a transferência de Lula para São Paulo, mas negou a ele uma sala de Estado Maior.”

    Será que a conjunção, err… não dá prá melhorar? Olha como ficaria mais coerente com a ação de Lebbos:

    Nesta quarta, a juíza Carolina Lebbos determinou a transferência de Lula para São Paulo E negou a ele uma sala de Estado Maior.

    Ambas as ações, determinar a transferência e negar a sala têm a mesma orientação. Política, inclusive…

    Ah, Lula, Lula… não era para manter privilégio para os “finos”, somente; você não devia ter garantido direitos à classe média. Classe média não gosta de direitos, gosta de privilégios.

  2. E a lava jato dá mais um passo em direção ao cadafalso.
    Estava na cara que era mais uma cortina de fumaça feita por principiantes, que visam confrontar a LJ com o STF para desviar o escândalo em que tá metido.
    O STF resolveu peitar de vez a república de Curitiba, inclusive contando com a relatoria do “seu ministro” aha, uhu.
    O que eu nunca vou entender é essa posição titubeante do MAM, afinal de contas tratav-se de um caso de vida ou morte de uma personalidade de projeção internacional e o mesmo MAM tá podre de saber que o TRF4 tá enfiado até as entranhas nessa patranha contra os direitos do Lula.

    Mesmo que legalmente fosse lá o Fôro indicado, o paciente ia aguardar semanas em Tremembé até uma decisão daquele orgão mesmo com HC e tudo.

    Acorda Marco Aurélio, isso não é hora de pendurar melancia no pescoço.

    1. Neste caso, mais do que em qualquer outro, vale a síndrome do escorpião, ele simplesmente não pode negar sua verdadeira natureza, ser do contra, para o bem ou para o mal, não importa se o TRF 4 está atolado até o pescoço com Moro e Dallagnol, não importa que a vaza jato tenha provado que a condenação de Lula foi um jogo de cartas marcadas, MA tem que fazer de conta que ainda se faz justiça nas bandas do Sul e se destacar dos demais.

  3. Chegamos no ponto mais baixo do poço mais fundo. Comemorar o fato de que o inocente julgado por um juiz parcial ficará num presídio e não em outro. Do STF não sai Justiça, mas apenas tagarelice despida de substância jurídica. https://t.co/92jEqF1T8a

    1. Fabio

      Lula só ficou hoje em Curitiba graças ao “Botafogo”, que, pediu para o Toffoli pautar o julgamento!!!

      Que mato sem cachorro heim !!!

  4. Decisão rápida e rasteira (na turminha de Curitiba).
    Sem Léros Lebbos.
    Há uma luz no fim do túnel, no sentido de restabelecer uma justiça imparcial.

  5. Ainda bem…
    pois estivemos a um passo de um pega pra capar geral

    Abuso de poder sobre o destino político de um líder como Lula até podemos suportar, mas abuso de poder sobre o seu corpo, sua segurança pessoal, de seus familiares, enfim, sobre a vida dele, certamente reuniria tudo para despertar a fúria de milhares de lutadores de verdade

    que sirva de alerta…com mais este abuso, o corpo de Lula quase passou a ser o mesmo que o de milhares e milhares de lutadores de verdade espalhados pelo Brasil

  6. O STF é o principal responsável pela destruição do País. O mesmo permitiu abrir o processo de impedimento contra a Peesisente Dilma, a mais honesta deste País, e manteve o Pewsidente Lula preso sem provas. Como confiar nesta instituição!!!

  7. Duas coisas ainda me surpreendem!
    1 – O LULA ainda acreditar na justiça é a maior delas.
    2 – A segunda coisa é decorrente da primeira, mas por que isso não é entendido por militares e também me surpreende na incapacidade deles analisarem a realidade.
    É tudo tão claro…
    Imagine se você é de um partido politico que tem a presidência de seu país, mas que por meios escusos é retirada do cargo – isso é roubo de poder!
    As causas foram verdadeiras?
    Só agora algumas verdades começam a tornarem públicas…
    Se houvesse verdade na retirada da presidente é sinal que havia uma mentira que governava e ser governado pela mentira é ser dirigido pela ignorância – haveria uma corrupção nas coisas, já que a ignorância não conduz a verdade…
    Então cessando a mentira, a verdade nos tornariam mais fortes!
    É isso que estamos vendo?
    Quem poderia ajudar contra o erro? O judiciário!
    Mas o judiciário ficou inerte diante de Dilma e não cumpriu seu papel.
    Depois disso num processo cheio de vícios condena seu maior líder a prisão – sem provas!
    E o que fazem os que foram roubados, e injustamente acusados?
    Lutam por reaver seus direitos na… Justiça!
    São esses os tais comunistas do foro de são paulo?
    É isso?
    São eles que iriam transformar o Brasil numa Venezuela?
    Mas enquanto estiveram no poder levaram o Brasil a se tornar a 5ª maior potência do planeta?
    Respeitada em todo lugar?
    É isso que os militares rejeitam?
    O que vejo hoje são crimes em nome da privatização!
    E são absurdos!
    São crimes contra a vida do povo!
    São crimes contra o futuro das pessoas!
    São crimes contra a soberania nacional!
    O Brasil precisa de muita coisa e acho que no caminho que estávamos com LULA em 2010 ainda haveria mais uns 80 anos para investir em escola, em saúde, na educação do povo para nos compararmos as grandes nações!
    Mas, há uma pressa, um desespero na tal alma da elite nacional, dai veio o golpe!
    O desespero dos mortais ávidos de poder e cheios de ganância!
    Um pais se constrói para além do tempo de nossas vidas!
    E me vem o povo deste partido e constrói sua luta acreditando na verdade e na busca pela… justiça!
    Não sei para onde vamos, pois o tempo começa a ficar curto e abriu-se uma janela para outras nações saquearem a nossas riquezas, mas fica o exemplo valoroso do LULA e de seu partido, como democratas, acreditam em democracia e a democracia só é forte e fortace seu povo quando tudo acontece com justiça e verdade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador