TRF-4 blindou parceria ilegal entre EUA e Lava Jato ao negar embargos de Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução/TRF4

Jornal GGN – Os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, seguindo o voto do relator João Gebran Neto, rejeitaram o argumento de que a existência de uma cooperação ilegal entre os procuradores de Curitiba e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pudesse anular a sentença contra Lula no caso triplex.

A parceria feita à margem do Ministério da Justiça, como determina a lei, foi revelada pela defesa de Lula e anexada aos embargos de declaração, rejeitados na tarde de segunda (26) pelo TRF-4.

No vídeo abaixo, do julgamento dos embargos, o advogado Cristiano Zanin pergunta a Gebran, por volta dos 9 minutos e 10 segundos, se a questão da cooperação internacional irregular havia sido tratada em seu relatório. Gebran, de maneira “sintética”, respondeu: “Também neste ponto não estou conhecendo desta manifestação.”

Gebran também taxou de “inutilidade” o depoimento de um novo delator afirmando que foi a Odebrecht, e não a OAS, que teria repassado propina ao PT em função de contratos com a Petrobras. “(…) se trata de outro processo”, disse o relator. “Ele [delator] pode reconhecer aspectos dos fatos sobre a empresa mas, no meu juízo, em nada interfere no presente julgamento.”

 

LEIA MAIS

Em vídeo, procurador dos EUA admite parceria informal com Lava Jato

Janot admitiu cooperação com Estados Unidos para Lava Jato avançar e condenar Lula
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Trairagem e burrice

    É óbvio que a lava jato é uma força de cooperação ilegal com os EUA. Há provas. E o pior: tal parceria ilegal tem resultado em assimetria de benefícios em favor dos norte-americanos contra os interesses da Nação brasileira. Fosse um país decente, Moro e sua milícia seriam enquadrados na lei de Segurança Nacional, dada a gravidade da traição à nossa soberania.

    Daí, eu leio no GGN que as novas armas da Rússia romperam o equilíbrio geopolítico e superaram o poderio militar dos EUA (LINK). Putim arreganhou os dentes em seu discurso de 1º de março e a reação dos neocons sionistas não tardou. Trump acabou de expulsar 60 diplomatas russos dos EUA, sendo seguido por mais 20 países, inclusive a Islândia que anunciou boicote diplomático à Copa do Mundo.

    Ou seja: o mundo deu ruim e o pior lugar para amarrar o burro (para nós que somos periféricos) é ao lado dos americanos, que agora são o lado mais fraco. É isso que Moro e Janot fizeram. É isso que Temer e seus 40 ladrões estão fazendo. É isso que Lula e Dilma estavam tentando NÃO fazer aliando-se aos BRICS.

    Quando o grande Império ruir, engolirá junto todos os traíras e ficaremos ainda mais vulneráveis. A elite do atraso enterrou o Brasil de vez.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador