Wesley deixa prisão, Joesley permanece preso

Jornal GGN – Wesley Batista, sócio da JBS, deixou a sede da Polícia Federal, em São Paulo, na noite de ontem, dia 20. Foi para casa. Depois da burocracia para liberação, Wesley foi liberado. Mas terá que observar algumas regras: fica proibido de deixar o país, de participar de operações no mercado de capitais, terá que comparecem em juízo periodicamente e seu endereço deverá ser atualizado. Também está proibido de manter contato com outros réus e ficará em monitoramento eletrônico.
A decisão foi tomada por três dos cinco ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), que concederam habeas corpus aos irmãos Wesley e Joesley Batista na prisão por insider trading, com suspeita de terem se beneficiado com a compra de dólares e a venda de ações da JBS após acordo de delação premiada.

Wesley saiu, mas Joesley permanece na PF pois tem uma prisão determinada pelo ministro Edson Fachin, do STF.
No STJ, o relator Rogerio Schietti considerou acertada a prisão preventiva, mas observou que eles cumprem prisão há meses, enfraquecendo o risco de reiteração no crime, sendo possível substituir a prisão por outras medidas.
Os irmãos foram presos em setembro, quando os acordos de delação foram suspensos pela Procuradoria-Geral da República. A delação gerou a abertura de vários inquéritos no STF, além das duas denúncis contra o presidente Michel Temer e uma contra Aécio Neves (PSDB-MG).
O advogado dos irmãos Batista, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirmou que foi uma vitória suada, mas merecida. E que a prisão era desnecessária. Pierpaolo Bottini, também representante dos irmãos, fez a sustentação oral no STF e destacou que a decisão foi ‘técnica’, revelando que a justiça tem capacidade e bom senso para manter o respeito à lei, afastando-se das discussões emocionais.
O acordo de delação premiada foi rescindido em 4 de setembro por determinação de Rodrigo Janot, então procurador-geral. Janot apontou indícios de omissão de informações sobre práticas de crimes no processo de negociação deste acordo. Raquel Dodge, quando assumiu a PGR, reiterou o pedido, entendendo que os colaboradores omitiram fatos criminosos de que tinham conhecimento.
A questão envolveu o ex-procurador da República Marcello Miller, que teria se envolvido no acordo quando ainda estava no cargo. Dodge afirmou que Joesley e Saud descumpriram cláusulas do acordo quando omitiram informações relevantes, como o pagamento de R$ 500 mil ao senador Ciro Nogueira (PP-PI) para se posicionar a favor do impeachment de Dilma Rousseff, a existência de conta no Paraguai em nome de Saud e a participação de Miller na elaboração da delação enquanto ainda membro do Ministério Público Federal.
A PGR entendeu que houve descumprimento de dois pontos de cláusula de acordo de delação que tratam de omissão de má-fé, o que justificaria a revisão dos benefícios.
O acordo de delação fica suspenso até que o ministro Edson Fachin, do STF, decida homologar ou não a rescisão.
Com informações da Folha
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Bastou comentar....

    Bastou para os irmãos Batista comentarem que irão delatar juízes para rapidamente serem "bem tratados", assim como a mulher do Cunha..

  • A eficiência do Judiciário

    A eficiência do Judiciário brasileiro a$$u$ta. Domingo a defesa dos dois irmãos plantou a notícia de que estavam negociando delação de juize$ e procuradore$. Dois dias depois estão na rua.

    Alguém precisa informar isso para o Palocci que insiste em entregar o Lula que esteve condenado desde sempre. O pacto de sangue foi só para humilhá-lo, Palocci. Ameaça entregar juizes e procuradores que a porta abre.

     

  • Prezado Mouro
    Bom

    Prezado Mouro

    Bom dia 

    Verdadeiros bodes expiatório que poderão ser utilizados como moeda de troca!!!

    Abração

  • wesley.....

    Na Pátria da Aberração, os Criminosos que extorquiam e achacavam, comandam o país em Presidências da República e do Congresso Nacional. Influenciando e direcionando em nomeações o Poder Judiciário. Enquanto Empresários, Economia e Empregos Brasileiros estão na cadeia. Surreal não abrange o que este país é na sua essência. No Brasil o Crime não compensa. Ele saca na boca do caixa. 

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago