Catarina e Jarirí – uma paixão sobre-humana, por Cafezá

Catarina e Jarirí – uma paixão sobre-humana, por Cafezá

Entoncis, o chá, poco a poco, foi fazenu efeito nu organismo deiles, menos nu di mestre Bódim, qui já tinha tumado o chá em otra ocasião, o qui feizi eile num sentì o efeito de novo. Maisi eile si divértida vendo todos encantados e sorridentes, cumu se o mundo tivéssi se transformadu na mélhór i maisi saborosa brincadeira de criança. Oszói deiles brilhavam e ficavam olhanu páz arves, páz planta, páz floris, páz gata, pu céu, páz os passarim, páz nuvens e giravam lentamente cumu si istivéssem numa dança vindo de dentru d’alma deiles pra fora. E giravam i giravam cumu se acumpanhassem o giro da Terra. De veiz em cuandu, andavam um pouco i recomessavam a girar e a girar, abrindo os braço, mexiam as cabessas, si deitavam na relva e ficavam cum oszói distanti, mirando o infinito.

– U mundo pussui coris que a gente num inxéga, mestre. Num são otras coris, são as mesmas, maisi é cumu si arguém tivéssi passado um verniz di ouro néilas todas. Tudo brilha, tudu faísca raios finíssimos di uma mistura di coris infinitas, é uma chuva di enerjia qui atravéssa os nossos córpos e faizi a ligação cum tudo qui existe. Agóra eu seio cumu éra antis di eu nascer. E agóra eu percebu qui eu cunheço isso, qui eu já istive num mundo anssim.

– Sim, Clódiu – disse Vardí. Eu to inxerganu pela premera veiz algo qui num é a iscuridão, não vejo as coris, maisi os brilhos do dia istão entrandu pelos meus zólhos. Estou muito emocionado. Jamais imaginei qui isso pudéssi acuntecê. Dentre as muitas filosofias qui já li em braile, faz-ḿe lembrar, da filosofia chinesa, o Taoísmo. Carl Jung cita uma das definições do Tao dada por Lao Tseu: “É chamado a forma sem forma,/A imagem sem conteúdo,/ É chamado o Nebuloso-indefinido./ Se vamos ao seu encontro, não vemos o seu rosto. Se vamos atrás dele, não vemos as suas costas.”

Entoncis, mestre Bódim falou:

– É muito bão ter Vardí entre a gente. Ele pódi nos ensinar sobre tudos os cunhecimentos e as filosofias du mundo. Ieu fico muitu feliz di sabê qui as pórta da iscuridão se abriram um poco pra ucê, mesmo sendu pur poco tempo. Agóra eu quiria qui ucêis mi falassem sobri o qui ta se passandu pelas cabessas di vocês. Qui pensamentos istão vindo? Fala ucê premeru, Néja.

– Bão, Bódim. Eu percebu qui nósis istamu vendu i sentindo cumu o mundo é di verdade. U brilho das luzes qui tao entranu nus zólhos di Vardí próva u qui eu to dizenu. U mundo é infinitamente maisi bunito du qui a gente imagina, mais aí fica una prigunta: Pur qui foi priciso tumá o chá qui ucê criou pá gente ficá sabenu disso? Purqui, no dia-a-dia, a jienti num inxérga eisse ispétáculo?

– Eu achu, Néja, qui é pur causa da dureza da vida qui us poderosus, aquelis qui possem quase tuda a riqueza du país, impõe na jienti. Ieu fico imaginanu uma criança brasilera di dez anos qui num tem iscola e, cuando tem, os professores são dispreparados i num conseguem mantê éissa criança istudandu. Éila, entoncis, ao invéz di aprendê os conhecimentos do mundo e ser, pur exemplo, um médico ou um engenheiro, acaba caínu na marginalidadi.

– Sim, Catarina. Éila num tem outra saída a num ser entrá pra u mundo do crime, das drogas, da violência, do sofrimento i da dor, e termina sendo marginalizada. E, certamente, vai ser assassinada pela repressão. Nas grandis ciudadis brasileras, nos locais de maisi pobreza, uma criança di dez anos vai viver só maisi uns cinco ou sete anos, purqui antes disso vai ser assassinada. E tem outro póbrema, éila num si alimenta bem, os pais dela ganham muito pouco e muitas crianças brasileras são subnutridas. Isso faizi cum que a criança não aprenda os ensinamentos da escola, poisi eila tá sempre cum fome. E tudo isso acunteceu pur causa do gólpi qui deram na ex-presidenta Dilma e na prisão du mestre Lula. Cuandu eiles guvernavam, o brasil tinha melhoradu muito e forum eiles dois qui criaram as condições pra éssa melhora. É pur causa disso qui a gente tem di lutá muito pela vitória de Fernando Haddad, qui foi iscolhido pur mestre Lula pá dar continuidade a tudo qui eile e Dilma fizeru. Fernado Haddad significa o retorno de um brasil melhor, do jeito qui istava sendo construído pur mestre Lula e Dilma.

– Entoncis, Catarina, ucê tá dizenu qui a gente num enxérga u mundo do jeito qui eile é, e cumu nósis istamos  inxéraganu eile hoji di verdade, pur causa da tristeza qui vem aos nossos corações diante di tanta maldadi. É cumu si ixistisse uma nuvem di maldadi sibri o brasil e isso deixa a gente meio cego, sem inxergá o mundo cumu di fato eile é.

– Sim, Tuxo. É pur causa disso mesmo.

Redação

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