Bolsonaro diz que “indígenas e caboclos” causam “parte considerável” do desmatamento

Fala foi feita para justificar que o decreto exclui da proibição as "práticas agrícolas". Segundo Bolsonaro, é para proteger os indígenas

Fumaça de queimada na Amazônia - Foto: Associated Press

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro afirmou que “parte considerável” das queimadas e desmatamentos na Amazônia brasileira são culpa dos “indígenas e caboclos”.

Conforme o GGN mostrou, o decreto do governo que proibiu o desmatamento exclui da proibição as “práticas agrícolas”. Para justificar, Bolsonaro disse que o objetivo é proteger os próprios indígenas.

“Uma parte considerável das pessoas que desmatam e tocam fogo é indígena, caboclo. No nosso decreto, se proibir esses caras de tacar fogo, se chegar o decreto lá, se ele não fizer a agricultura tradicional ali, não vai ter o que comer. Ele vai viver da caça?”, afirmou o presidente da República.

O comentário foi feito pelo mandatário durante a live transmitida nesta quinta (16), no Facebook e Twitter.

Ignorando as pressões dos investidores e empresários internacionais contra a sua política ambiental, o mandatário disse que “sabe” que “estão fora dessa proibição o índio e o caboclo, esse pequeno homem que está lá no ‘interiorzão’ do ‘Brasilzão’ enorme”. “Ele vai ter acesso ao decreto? Como vai cultivar alguma coisa? O que falta para nós é responsabilidade para tratar esse assunto”, afirmou, em contradição.

Também no vídeo, Bolsonaro disse que irá manter o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, alvo de diversas críticas e também de investigações por improbidade administrativa em sua condução nas políticas ambientais.

Nesta semana, Salles disse que permanecerá no cargo enquanto Bolsonaro “entender” que ele está fazendo “um bom trabalho”. Respondendo a isso, o presidente confirmou a permanência de Salles.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

5 comentários

  1. “O que falta para nós é responsabilidade para tratar esse assunto”. Disse o sujeito.
    Concordo!
    Urge trocar voce e sua turma de irresponsáveis para que o assunto seja tratado de forma responsável.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome