Projeto de Lei quer instituir telhados brancos em SP

Dos Blogs do Brasilianas

Manchete: Projeto de Lei quer instituir telhados brancos em SP ( http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/13568

Esta PL propõe que os telhados dos imóveis na cidade de São Paulo sejam pintados de branco. A justificativa é “combater” o aquecimento global, deixar os ambientes mais amenos e aliviar a carga do ar condicionado, entre outros. A campanha é suportada por uma poderosa ONG, a GBC (Green Building Council). 

A proposta desta lei assume que a tinta branca absorverá menos radiação solar que outras tintas e portanto irá reter menos calor. A grosso modo é semelhante aquela recomendação de nossas mães para sairmos com roupas claras quando iremos andar no Sol. O problema é que aqui a análise não pode ser tratada de forma tão simples. 

Procurei o embasamento técnico que suporta esta PL e achei um site chamado One Degree Less ( http://www.onedegreeless.org/pt/index.php ). Aí vi que o negócio é grande. Esta ONG internacional tem o apoio de diversas pernonalidades, é bem articulada e no Brasil tem o apoio da GBC e da prefeitura do município de São Paulo, e o patrocínio da SherwinWillians , Dow Química e MWM. Os estudos mostram alguns números do potencial de redução de consumo de energia em alguns lugares dos Estados Unidos. 

Entrando um pouco na teoria, é possível afirmar que alguns materiais tem a capacidade de reter menos calor que outros, porém o resultado final depende de vários outros fatores. Em primeiro lugar é necessária uma análise da absorção da tinta que será utilizada. Além disso há diversos outros meios mais baratos de se retirar calor e é comprovado que uma pequena camada de poeira pode eliminar todo o ganho obtido com as tintas brancas.  Portanto é necessário um estudo de qual o custo da implantação, os benefícios, o impacto ambiental da produção destas tintas e uma análise mais rigorosa das propriedades delas. Nada disso está descrito na PL. 

Concordo que a opção pelas tintas brancas poderia ser considerada por arquitetos em novos projetos, onde se pode ter um melhor controle da qualidade da tinta e das superfícies onde serão aplicadas. Mas nunca deveria ser proposta genericamente para uma cidade. Os danos ambientais podem ser muito maiores que os benefícios. 

Eu fiquei muito surpreso por esta PL ter chegado e já passado por uma votação sem uma discussão técnica mais ampla, envolvendo engenheiros, arquitetos e ambientalistas. Acredito que ela não será aprovada, mas mesmo assim já terá colocado um assunto em destaque, e que favorece campanhas de marketing de diversas empresas. Espero que o prefeito e engenheiro Gilberto Kassab vete ela.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador