Ricardo Salles, em rede nacional, culpa Venezuela pelo óleo no Nordeste, só não apresenta provas

Vários especialistas já descartaram qualquer possibilidade de o petróleo ser da Venezuela, pois que as correntes marítimas levariam o óleo para longe do Brasil.

Jornal GGN – Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, falou em cadeia nacional que a culpa do óleo nas praias do Nordeste é da Venezuela, mas diz também que não tem detalhes sobre a investigação. Culpabiliza o país vizinho, em rede nacional, sem provas concretas do que diz, e quer que a Organização dos Estados Americanos (OEA) cobre respostas do presidente Nicolás Maduro. Já são mais de 200 locais atingidos pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste.

“Esse processo investigativo tem como principal objetivo determinar as causas e origens desse óleo e, com isso, não apenas fazer cessar o seu aparecimento no litoral brasileiro, mas também obter informações que nos permitam responsabilizar aqueles que tenham contribuído para esse desastre ambiental”, disse Salles.

Vários especialistas já descartaram qualquer possibilidade de o petróleo ser da Venezuela, pois que as correntes marítimas levariam o óleo para longe do Brasil. “Seria impossível vir da Venezuela, porque lá predomina a corrente do Caribe, que vai em direção ao Golfo do México, e os ventos alísios do Norte, que vão para a direção oeste”, afirmou o oceanógrafo Thiago Oliveira ao Brasil de Fato.

Manuel Quevedo, ministro de Petróleo da Venezuela, também afastou esta possibilidade, condenando as acusações vazias que tem, como único objetivo, ‘aprofundar as agressões unilaterais coercitivas contra o povo venezuelano’. Quevedo afirmou, ainda, que o compromisso da Venezuela com a preservação da vida na Mãe Terra é algo que está em sua Constituição e, como tal, respeitado sempre.

Um especialista venezuelano em geopolítica do petróleo, Miguel Jaimes, ouvido pelo Brasil de Fato, explicou que o petróleo, se fosse produto de vazamento no país, deveria ter atingido locais na própria Venezuela, além de ilhas do Caribe, antes de chegar ao Brasil. Mas não há relatos de contaminação nesses locais.

E Salles insiste, não só em cadeia nacional mas, também, em redes sociais, em culpar a Venezuela, enquanto no Brasil decisões judiciais obrigam o governo a implantar medidas de contenção e reparo relativas ao vazamento. O governo simplesmente não deu importância ao fato, agindo como se o Nordeste não fizesse parte do Brasil.

O governo não lançou mão do plano de ação definido em lei. No dia seguinte ao primeiro relato de vazamento de petróleo, o governo deveria ter solicitado fotos do Inpe, dos satélites e a marinha teria que ter entrado no circuito, analisando as rotas dos navios na região. Foram se mexer um mês depois. E mais acusam do que agem, atuando como oposição ao povo.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um cafageste é sempre um cafageste. Mas está no governo certo, a altura do seu intelecto, de sua ética e de seu compromisso com a verdade.
    Vai faltar cadeia!

  2. Fez a especialidade do governo: espalhar fake news. E em geral mesmo quando pegos na mentira, continuam mentindo.

    Ao que parece, essa petroleo foi vazado por algum petroleiro de passagem. Ou de onde mais poderia vir?

  3. “Vários especialistas já descartaram qualquer possibilidade de o petróleo ser da Venezuela, pois que as coordenadas geográficas levariam o óleo para longe do Brasil.” …. navios transportam óleo, criticas aos argumentos tem que ser racionais.

    1. Então o que se deve fazer é investigar sobre a qual bandeira pertenceria o navio transportador do óleo, e não simplesmente acusar, sem prova qualquer, o país que, como outros, também produz o petróleo.
      Isto é apenas cortina de fumaça para encobrir a incompetência e i descaso do governo brasileiro, em especial o Ministro do Meio Ambiente, em buscar soluções para o problema, além de criar atritos desnecessarios e incidente diplomático internacional, com os objetivos que todos já conhecemos.

  4. A estupidez, a ignorễncia junto com a má fé gera este tipo de comentário. As correntes oceânicas se dividem no equador e pela mesma razão que os furacões seguem em direção ao Caribe vazamentos na Venezuela jamais chegariam ao Nordeste .(Vide por exemplo https://www.gktoday.in/gk/atlantic-ocean-currents-equatorial-gulf-stream-and-other-currents/) . Porém Salles quer ficar bem com o chefe para não perder a boquinha. Eu gostaria de analisar as correntes que podem levar a um crescimento tão grande em seu patrimonio em tão pouco tempo.

  5. No governo Bolsonaro ninguém sai do modo automático…
    são mentes controladas ou pela bíblia ou pelos interesses americanos

    não resolver, deixar destruir e culpar a esquerda ( programados só para isso )

      1. isso mesmo! bem lembrado…
        e deve ser algo em torno de mil vezes o “vinte continho” do Queiroz

        a gente sabe que tem grana na parada quando:
        – os fatos são reais
        – o pronunciamento ou reação é em ficção
        – e as providências tomadas são narradas em terceira pessoa

        sacou? dele mesmo não sai nada; e se não sai nada, só entra

  6. Há dois tipos de pessoas(?) nesse DESgoverno, os burros e os mentirosos. O problema não é a origem do óleo e sim a origem do DERRAMAMENTO. O óleo poderia ser de Saturno, mas a culpa seria de quem o derramou. Ou os canalhas querem fazer crer que o óleo (comunista) veio obedientemente lá da Venezuela para poluir as praias do Nordeste? Pensa Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador