Roteiro para conhecer Santarém/PA

Por Fábiot

Comentário do post “Bolsa Família e comunidades ribeirinhas

Caro Alfredo,

Em resposta a sua indagação. Na próxima ida até lá, repetirei o que fiz e farei o seguinte:

1 – Vôo até Manaus.

2 – Comprar passagem de barco grande para Santarém. Descer o Rio Amazonas e chegar a Santarém.

3 – Em Santarém, procurar lá na orla do Rio Tapajós algum barco bom que possa ser alugado. Neste barco deve ter cozinha, área para refeições, banheiro com chuveiro e área para se extender as redes, onde se descansará e será a “cama” a noite. Este barco também deverá ter um cozinheiro. Esta última viagem minha, a minha filha e o meu genro facilitaram as coisas e alugaram um barco com o mestre, o ajudante dele e o cozinheiro. Eles foram ótimos e fazem direto este tipo de serviço. O barco estava impecável, muito bem cuidado, mesmo. A plataforma superior do barco era ocupada para as redes e ponto de observação das paisagens.

4 – As compras para a viagem de barco são feitas em frente a orla, no mercado de Santarém. Demos preferência ao peixe tambaquí, que me disseram é um peixe não carnívoro e só se alimenta de frutos das árvores que margeiam o rio.

5 – Partir de Santarém para Alter do Chão. Dá aproximadamente 2,5 horas de viagem pelo rio Tapajós.

6 – Em Alter do Chão, o barco fica estacionado na praía e pode-se tomar banho a vontade, em água límpida e morna, com aquele vento contínuo, de modo que a sensação de calor é pequena. Alí tem possibilidades de barraquinhas com petiscos, aperitivos, tudo muito limpo. Passa-se o dia por alí.

7- Á tarde o barco zarpa para uma outra praia próxima para se passar a noite. Durante a noite, ouve-se barulho dos macacos e tudo muito tranquilo e sem essas “neuras” de segurança das cidades.

8 – Acorda-se bem cedo e parte-se para uma outra praia no Rio Arapiuns, que também é um grande rio, desemboca no Tapajós, próximo a Santarém. Com o vento contínuo e próximo das uniões dos Rios Tapajós e Arapiuns há alguma turbulência e o barco, algumas vezes o balançado é maior. Mas é muito legal.

9 – O amanhecer, já em pleno Arapiuns, pode-se avistar belíssimas outras praias. Onde o barco pode ser estacionado para se curtir mais praias, banhos e caminhadas. Tudo também, sem mosquitos.

10 – Volta-se à tarde para Santarém, onde se chega após 4,5hs de viagem. Magnífico!

Um abraço,

Fabiot

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador