‘Fui transformado’: a força da lenda do jazz brasileiro Bola Sete, por Beatriz Miranda

O guitarrista, que teria completado 100 anos, surpreendeu Santana, John Fahey e outros com sua técnica hipnótica e visão criativa expansiva.

‘Fui transformado’: a força da lenda do jazz brasileiro Bola Sete

por Beatriz Miranda

San Francisco, início de 1962. Para o violonista brasileiro Bola Sete – que completaria 100 anos no mês passado – dificilmente passaria uma noite sem um show no Tudor Room do hotel Sheraton Palace. A bossa nova, vista como uma elegante música de fundo nas salas de jantar dos hotéis, era muito procurada – mas contratado para tocar na hora do coquetel, Sete costumava ser ignorado pelo público de comensais sedentos. As coisas mudaram quando o trompetista Dizzy Gillespie reconheceu Sete e seu violão, a dupla tendo se conhecido no Rio de Janeiro alguns anos antes.

Gillespie ficou surpreso, tanto que voltaria ao Tudor Room com o pianista Lalo Schifrin para testemunhar do que esse músico pouco conhecido era capaz. “Ele estava mandando uma mensagem. Foi uma mensagem muito intensa”, Schifrin disse mais tarde.

Sete logo tocaria no álbum icônico de Gillespie, New Wave! e brilhou no festival de jazz de Monterey, mas foi ainda mais longe. Agora considerado um antepassado da música New Age, Sete também se destacou por seu estilo de performance hipnótico, técnica de guitarra incomparável e capacidade de traduzir a música do mundo (do Brasil à Índia) para sua linguagem singular do jazz.

O falecido John Fahey, visionário guitarrista americano de folk e blues, disse que ouvir Sete pela primeira vez foi “um ponto de virada… eu não conseguia ficar parado. Eu nunca tinha ouvido nada parecido desde Charley Patton, e isso era melhor. Eu fui transformado, expurgado – eu não era o mesmo.” Carlos Santana, por sua vez, afirmou que a “santíssima trindade” do violão era composta por Wes Montgomery, Gábor Szabó e Bola Sete. Em depoimento para um álbum póstumo do Sete, Samba in Seattle, Santana disse que o músico brasileiro era “uma orquestra à parte”.

Eventualmente, ele viria a ser amostrado por nomes como Destiny’s Child e A Tribe Called Quest, mas sua jornada começou em 16 de julho de 1923, na zona portuária do Rio de Janeiro. Djalma de Andrade (seu nome de nascimento) foi criado por parentes altamente musicais – muitos dos quais tocavam música, principalmente samba e choro, para viver. De Andrade começou a se aventurar no violão aos três; aos seis anos, ganhou da mãe um cavaquinho (instrumento de cordas típico do samba).

Ela morreu quando Sete tinha cinco anos, e aos 10 ele foi adotado por uma família de classe média que o ajudou a estudar violão na Escola Nacional de Música do Rio. Lá, o violonista formou seu primeiro conjunto de música brasileira, onde, como único integrante negro, ganhou o apelido de Bola Sete (uma alusão à bola de bilhar marrom).

Durante seus anos profissionais no Brasil na década de 1940, Sete tocou choro com mestres como Dilermando Reis, Garoto e Radamés Gnatalli; aprendeu elementos da música folclórica durante o tempo que passou no interior do Rio; e se inspirou em estrangeiros como Django Reinhardt e Charlie Christian. Depois de anos se apresentando com diferentes conjuntos pela Europa e América do Sul, ele se estabeleceu em San Francisco em 1959. Tendo tocado com o pianista Vince Guaraldi de 1963 a 1966, ele foi nomeado o guitarrista do ano pela revista DownBeat da Bíblia do jazz e “um dos mais guitarristas inovadores e ecléticos na história do jazz” pela Encyclopedia of Jazz in the Sixties de Leonard Feather .

“Ele estava ganhando destaque entre os críticos e amantes do jazz, enquanto o prestígio dos demais músicos brasileiros [que então residiam nos Estados Unidos] caía rapidamente”, diz o etnomusicólogo Kaleb E Goldschmitt. “Ele é quem escapou do discurso da ‘moda’.”

Essa moda foi o período de 1962-3, quando a bossa nova rompeu a bolha da classe média alta naqueles hotéis de classe alta e atingiu um público muito mais amplo. Em 1964, a maioria dos músicos brasileiros relacionados à bossa nova não eram mais considerados legais, mas os fãs de jazz e a mídia ainda deliravam com Sete – “[guitarrista de jazz] Charlie Byrd foi capaz de identificar seu som com uma venda”, diz Goldschmitt – muito antes da segunda onda da bossa nova vir com o álbum Getz/Gilberto e o hit Garota de Ipanema

“Ele usava a técnica do fingerstyle, o que lhe permitia tocar linhas muito independentes, como um pianista”, diz o guitarrista de jazz Scott Hesse, também professor de música na DePaul University em Chicago. “Sua abordagem pianística simplesmente não era algo que muitos guitarristas faziam naquele nível naquela época.”

Ele deu a essa técnica (resultado de estudar sua guitarra Ramírez na frente do espelho por muitas horas) uma expressividade poderosa, principalmente no palco. “Ele podia realmente ler uma sala e entender como torná-la uma experiência significativa”, diz Hesse, lembrando-se daquela apresentação no festival de jazz de Monterey em 1966. “Desde a primeira nota, ele tinha as pessoas na palma da mão e depois as levava em uma jornada ao longo de todo o set.”

Segundo sua viúva, Anne Sete, “ele era quieto a maior parte do tempo, mas tinha uma presença magnética que atraía os outros. Às vezes, ele subia no palco com seu violão e o público o aplaudia de pé.” Anne e Sete se conheceram em 1965, quando se tornaram vizinhos em Sausalito: “Ele irradiava uma sensação de paz e amor”.

Tendo feito vários shows com Sete no final dos anos 1960, o baterista brasileiro Chico Batera lembra como seus shows sempre foram além do repertório “mero” de bossa nova e jazz. “Houve um momento em que o baixista e eu saíamos do palco, e Sete ficou para solo [compositor e violonista brasileiro] Villa-Lobos em seu violão.” Batera, que também tocou com Frank Sinatra e Ella Fitzgerald, completa: “Sete fez história, aumentando o prestígio da música brasileira entre os amantes do jazz”.

A vontade de Sete de expandir as fronteiras musicais tornou-se ainda mais sofisticada a partir da década de 1970, quando, dedicado aos estudos de violão solo, abriu diálogos com culturas tão diversas quanto o folclore espanhol, o samba, o baião nordestino, o blues e a música indiana . Ocean (1975) antecipa “muito do que aconteceu na música New Age das décadas de 1980 e 1990”, diz Hesse.

Antes de sua morte em 1987, os últimos trabalhos de Sete revelam um músico altamente espiritual, inspirado na filosofia do yoga. “Depois que Bola dominou a posição de lótus completa, ele me disse que a informação musical poderia chegar sem qualquer obstrução. A música, ele disse, exigia que ele saísse do caminho ”, diz Anne, lembrando que eles adoravam ir às praias do Condado de Marin e praticar ioga na areia.

Hoje, o Bola Sete é desconhecido para a maioria do público norte-americano e até brasileiro. “As pessoas realmente não sabiam como categorizá-lo porque ele trazia tantas influências diferentes”, argumenta Hesse, enquanto Goldschmitt afirma que os guitarristas nunca foram realmente aclamados na história do jazz: “Os pianistas são os mais respeitados e depois os tocadores de metais. A flauta está bem lá no fundo. E a guitarra? Muito, muito mais baixo.

No entanto, Sete está presente de maneiras que as pessoas nem sempre percebem. Segundo Hesse, “há coisas que Bola fez que, a essa altura, fazem parte do repertório técnico de todo guitarrista. Ele estava muito à frente de seu tempo.”

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cara Beatriz,
    Parabéns pelo texto e pelo resgate de músico tão pouco lembrado. Porém, há uma imprecisão. Na sinuca brasileira, a bola sete é a bola preta e não a bola marrom. A bola marrom é a de numero quatro. Espero ter ajudado.
    Paulo.

    P.S.: Deixo uma dica de “sinuca”… A belissíma canção: Tabelas (Aldir Blanc e João Bosco)

  2. Opa, Paulo.
    A bola preta não seria a bola 8? A bola 7 é realmente a marrom (também pode ser vermelha escura dependendo da mesa — https://images-americanas.b2w.io/produtos/4955050449/imagens/jogo-bola-bolas-numeradas-50-mm-bilhar-sinuca-branca-54-mm/4955050457_1_large.jpg).

    Por sinal, ótima recomendação de música.

    Sobre o texto, Beatriz, obrigado por esse resgate. Um amigo me mandou o link, há um tempo conhecia o som do Bola Sete, mas nada da sua pessoa. Grato.

  3. Opa, Paulo.
    A bola preta não seria a bola 8? A bola 7 é realmente a marrom (também pode ser vermelha escura dependendo da mesa — https://images-americanas.b2w.io/produtos/4955050449/imagens/jogo-bola-bolas-numeradas-50-mm-bilhar-sinuca-branca-54-mm/4955050457_1_large.jpg ).

    Por sinal, ótima recomendação de música.

    Sobre o texto, Beatriz, obrigado por esse resgate. Um amigo me mandou o link, há um tempo conhecia o som do Bola Sete, mas nada da sua pessoa. Grato.

  4. Artur,

    Essa confusão é muito comum. Conforme escrevi: “Na sinuca brasileira, a bola sete é a bola preta”. Sinuca brasileira. Essa modalidade que você destacou é o que se chama de Pool (bolas numeradas de 1 a 15). Se seguíssemos a sua lógica, o nossso músico se chamaria Bola Oito e não bola Sete.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador