

Precisação sobre o caso Grabois-Lula
Corrigindo um nosso serviço precedente sobre o caso Grabois-Lula, devemos ressaltar que havia imprecisões na tradução e nas transcrições que induziram a alguns erros. Abaixo apresentamos a notícia correta.
O advogado argentino Juan Gabrois é Consultor do ex-Pontifício Conselho Justiça e Paz, que passou a fazer parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e é o coordenador do encontro mundial dos movimentos sociais em diálogo com o Papa Francisco.
Grabois concedeu uma entrevista (https://www.youtube.com/watch?v=A7F-C1Bi5Q0) depois de ter sido impedido de visitar o ex-presidente Lula no Cárcere de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois definiu inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado.
Grabois disse que está muito preocupado com a situação política no Brasil e em vários países da América Latina. Enfim, disse estar muito triste pela proibição de realizar esta visita, mas que o importante é ter conseguido levar a Lula o Terço.
Deixe um comentário
João de Paiva
- 2018-06-13 15:18:21Interessante ver defensores da tal "Lupa" aqui nos comentários
Intrigante, pero no mucho, a presença de ferrenhos defensores dessa agência Lupa, manifestando-se de forma apaixonada aqui nos comentários. Não vou nominá-los porque não vale a pena debater com quem não tem razão e argumentos, mas que foi instruído (sabe-se a troco de quê) a defender e modo intransigente a ação de uma pseudo-agência de "checagem de fake news" patrocinada pelo PIG/PPV, hoje desmoralizado e sem qualquer credibilidade exatamente por praticar o jornalismo de esgõto, de guerra, desinformador e manipulatório, eivado de notícias falsas, sempre produzidas de modo a desqualificar os adversários políticos e ideológicos (a quem tratam como inimigos). Contei 6 desses defensores da pseudo-agência de checagem.
Como um cidadão que convive com INCLAMEs (apud Sebastião Nunes), observo diariamente a dificuldade que eles apresentam em admitir os próprios erros, por mais flagrantes que sejam; a arrogância, a auto-suficiência e um senso de que por terem grau universitário de estudos e alguns títulos acadêmicos (sobretudo em áreas como ciências médicas, exatas e da terra), eles fossem "ungidos" por uma sabedoria e conhecimento "superior", faz com que os INCLAMEs sejam presa fácil para as classes dominantes, que exploram com maestria o analfabetismo histórico, sociológico, mas principalmente político que caracteriza os estratos médios da sociedade brasileira. Os manifestoches e patos amarelos da FIESP e da CBF - que entre 2013 e 2017 foram às ruas, como manadas conduzidas pela Globo e satélites do PIG/PPV - são exemplo acabado dessas classes que hoje tentam relativizar os erros ou negar que os tenham cometido.
Mesmo após a barrigada e acusação feita pela pseudo-agência de checagem contra blogs e portais não controlados ou não alinhados como PIG/PPV, os INCLAMEs plantados aqui entre comentaristas insistem em negar a falsa notícia publicada pela agência Lupa, controlada pelo UOL, um dos maiores portais do PIG/PPv na internet brasileira.
Jorge Luis
- 2018-06-13 14:33:01Se a agência tem o objetivo
Se a agência tem o objetivo de ser IMPARCIAL, analisando tecnicamente cada notícia, ela não pode ser COOPTADA por ninguém, seja pela esquerda, seja pela direita.
Ingeunidade é achar que uma agência ligada ao UOL será IMPARCIAL.
Jorge Luis
- 2018-06-13 14:28:16Se a agência não pode
Se a agência não pode COMPROVAR que o Papa tenha enviado o terço especificamente para Lula, assim como não pode confirmar se "as palavras do Santo Padre" se referem a uma mensagem dirigida diretamente a Lula, tão pouco pode NEGAR que o terço e a mensagem sejam SIM dirigidas a Lula, pois a nota do Vaticano não deixa claro, embora, na minha opinião, dê a entender que SIM, o Papa enviou um terço e uma mensagem específica para Lula.
Se a agência não pode COMPROVAR nem tão pouco NEGAR, ela não pode usar o adjetivo FALSO para qualificar a notícia. No máximo, pode colocar como A COMPROVAR ou INCONCLUSIVO.
JFO
- 2018-06-13 13:53:05E verificar os dois lados da notícia não precisa?
Os sites independentes NÃO mudaram sua versão.
Então, a Lupa deveria questioná-los porque mantinham uma versão contrária ao que o Vatican News informava.
Mas, a questão abrange outros fatos mais graves: as duas agências (Lupa e Aos Fatos) soltaram duras notas informando que a notícia era FALSA. E as acusações foram para os responsáveis sobre notícias no facebook. O facebook advertiu (ou reduziu) sobre o alcance das notícias dos sites independentes. Ou seja, uma acusação imediatista prejudicou os sites independentes.
Os sites estão aguardando a retratação das agências, haja vista que a notícia envolve, na verdade, jogo de palavras, pois o "ex-Consultor do Papa" na verdade é Consultor do ex-Pontifíco Conselho de Justiça e Paz, que passou a fazer parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
JFO
- 2018-06-13 13:41:14Kkkkk, "só isso" mesmo...
Também acredito que, ao ser informado da confusão que ocorria "em seu nome", o Papa deu uma dura no pessoal.
Rei
- 2018-06-13 13:30:46Resumo: MBL se aproximando da agência e a esquerda atacando
Lá vai nossa querida esquerda dar mais um tiro no pé!!!
Essa agência até então seria uma ótima aliada no combate ao "fake news", que é quase exlusividade da direita do MBL e Bolsonaro.
A esquerda porém está conseguindo inverter o polo e colocar a Agência do lado do "fake news".
ERRO DA AGÊNCIA: Se deixar enganar pelo próprio Vaticano e não citar o UOL como primeiro a dar a notícia.
PORÉM ESSE ERRO É 100% COMPREENSÍVEL DENTRO DO CONTEXTO ATUAL.
Se a esquerda demonizar a Agência o que vai ocorrer é exatamente o que está acontecendo: COOPTAÇÃO DA AGÊNCIA PELA DIREITA!
É 100% óbvio que esse tipo de erro vai acontecer com qualquer agência tanto para direita quanto para a esquerda... isso não pode se transformar em arma a favor do MBL ou pelo fim da "checagem".
A esquerda deveria apenas exigir retratação de forma educada... sem atacar a agência que até agora tem feito um bom trabalho!
AMAURI ALVES WENSKO
- 2018-06-13 13:13:47Amigos, a agência Lupa está
Amigos, a agência Lupa está atualizando as informações em seu site.
Não voltou atrás em afirmar que se trata de notícia falsa, pois os elementos ainda não permitem. Não há até o momento qualquer informação de que o Papa tenha enviado o consultar para visitar Lula e que ainda permanece a tese de que se tratou de decisão pessoal de Grabois realizar a visita. Ele pode ter trazido um rosário abençoado pelo Papa, mas isso não significa que o Papa o enviou ao Brasil para presentear Lula. E a mensagem do Papa ao Lula é um mistério. Se existe uma mensagem especial do pontífice para Lula, espero que seja divulgada. Pois o que parece é que qualquer pessoa pode enviar uma mensagem do Papa para qualquer outra pessoa. Basta encontrar uma mensagem qualquer do Papa aos fiéis e reproduzi-la. Portanto, ainda não está correta a notícia de que o Papa o enviou em missão para a visita. A agência Lupa não tem do que se retratar, diferentemente de alguns sites que insistem em uma versão que não pode ser comprovada.
Aleandro Chavez
- 2018-06-13 13:02:07A pergunta essencial é a
A pergunta essencial é a seguinte: o Papa enviou o terço pra o Lula?
A nota do Vatican News NÃO diz isso. Diz que é um terço abençoado pelo Papa. O próprio consultor pode ter recebido um terço abençoado pelo Papa e estar dando agora pra o lula.
Outra pergunta: o Papa direcionou alguma palavra pra o Lula?
A nota também NÃO diz isso.
Diz que vai levar levar palavras e reflexões do Papa sobre movimentos sociais, que pode ter sido ditas em qualquer contexto, não especificamente ligado à Lula.
Aleandro Chavez
- 2018-06-13 12:57:45Uma coisa é o Papa enviar um
Uma coisa é o Papa enviar um terço pra o Lula, outra é alguém dar a Lula um terço abençoado pelo Papa.
Parece detalhe, mas também não é.
Em nenhum momento, a nota do vatican news diz que o Papa enviou um terço pra Lula.
Jorge Luis
- 2018-06-13 12:53:28"...levar um Terço abençoado
"...levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais..."
Francisco Andrade
- 2018-06-13 12:06:03a burocracia do Vaticano,
... cheia de gente da Opus Dei, tentou dar uma "entortada" na notícia. Aí, apareceu o dedo do Chicão, que corrigiu tudo....
Só isso,....
Aleandro Chavez
- 2018-06-13 12:04:42Nassif,
Pelo que entendi, a
Nassif,
Pelo que entendi, a agência Lupa não utilizou uma "notícia falsa" pra denunciar fake news. Usou uma notícia da Vatican News, que depois foi apagada e alterada. Se houve erro, foi da Vatican News, e não da Agência Lupa.
De toda forma, nem na segunda nota é dito que o Papa mandou um terço pra o Lula. Essa pode parecer uma questão menor, mas não é. O Papa mandar um terço para alguém preso é uma mensagem com forte simbolismo.
Jorge Luis
- 2018-06-13 11:40:59Acabei de olhar no site e
Acabei de olhar no site e eles estão MANTENDO a posição inicial, mesmo apos a retificação feita pelo Vaticano.
Uma agência de checagem de notícias ligada ao UOL, vocês queriam o quê?
Vladimir
- 2018-06-13 11:35:47Uma agência que não é
Uma agência que não é independente,que não tem nenhum mecanismo de controle que envolva a sociedade civil,só poderia dar nisso: mais do mesmo.
A mídia golpista está completamente aterrorizada com esta história de fake news e tal qual o batedor de carteiras,sai gritando pega ladrão.
rdmaestri
- 2018-06-13 11:28:25Os Blogs deveriam entrar com um processo contra esta ......
Os Blogs deveriam entrar com um processo contra esta "agência" pois está claro que HÁ CONFLITOS DE INTERESSE ENTRE A GRANDE MÍDIA DECADENTE E OS BLOGS.
mcn
- 2018-06-13 09:53:43Agência Lupa agiu de forma canalha
Desceu porrada na blogosfera, sem ouvir o outro lado, como Lourdes mencionou no texto.
Rovai, da Revista Fórum, disse que por conta das acusações fake da Lupa correram o risco de serem limados do Facebook.
O último desmentido do Vaticano gerou uma bela entropia e expôs a irresponsabilidade da Lupa. Não fosse isso, o estrago seria imenso.
nilo filho
- 2018-06-13 09:53:03VATICANO CONFIRMA GRABOIS -
VATICANO CONFIRMA GRABOIS - LULA
https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-06/precisacao-sobre-caso-grabois-lula.html
Correção sobre o caso Grabois-Lula - Vatican News
Correção sobre o caso Grabois-Lula
Corrigindo um nosso serviço precedente sobre o caso Grabois-Lula, devemos ressaltar que havia imprecisões na tradução e nas transcrições que induziram a alguns erros.
Cidade do Vaticano
Corrigindo um nosso serviço precedente sobre o caso Grabois-Lula, devemos ressaltar que havia imprecisões na tradução e nas transcrições que induziram a alguns erros. Abaixo apresentamos a notícia correta.
O advogado argentino Juan Gabrois é Consultor do ex-Pontifício Conselho Justiça e Paz, que passou a fazer parte do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, e é o coordenador do encontro mundial dos movimentos sociais em diálogo com o Papa Francisco.
Grabois concedeu uma entrevista (https://youtu.be/A7F-C1Bi5Q0) depois de ter sido impedido de visitar o ex-presidente Lula no Cárcere de Curitiba, onde está detido há mais de dois meses. Grabois definiu inexplicável a rejeição de não ter podido se encontrar com Lula a quem queria levar um Terço abençoado pelo Papa, as palavras do Santo Padre e as suas reflexões com os movimentos sociais e discutir assuntos espirituais com o ex-chefe de Estado.
Grabois disse que está muito preocupado com a situação política no Brasil e em vários países da América Latina. Enfim, disse estar muito triste pela proibição de realizar esta visita, mas que o importante é ter conseguido levar a Lula o Terço.
13 junho 2018, 00:51
Jorge Vieira
- 2018-06-13 07:25:20Erro da Agência Lupa ?
Nesse caso, tenho que admitir que a Agência Lupa agiu corretamente ao denunciar como fake new - baseando-se na 1ª nota publicada pelo Vaticano - a versão original dos fatos relatada por Juan Grabois.
Como a 2ª nota do Vaticano confirma a versão original de Juan Grabois, resta à Agência Lupa corrigir o equívoco cometido e ponto final.
Não acredito que a Agência Lupa saia chamuscada dessa história a menos que tente insistir em defender o indefensável.
rdmaestri
- 2018-06-13 02:03:25Este pessoal do Vaticano está brincando com o Papa errado!
Já chamei atenção em outros lugares, apesar dos jesuítas serem uma das ordens religiosas mais fortes (se não for a mais!), desde o início da ordem a aproximadamente 500 anos jamais a igreja tinha eleito um papa jesuíta, principalmente por medo da ordem.
Mas qual a importância? Tudo, a ordem jesuíta (estudei num colégio jesuíta, logo sei muito bem), foi formada para combater a reforma, ou seja, para isto ela tem características singulares que as diferenciam de outras, primeiro é a única ordem que tem como voto religioso (obrigação a partir de juramento) de LEALDADE AO PAPA e o segundo e menos conhecido, a ordem tem quase uma estrutura militar e em lealdade ao Papa não há limites (é considerada uma ordem guerreira).
Se algum cardeal da cúria romana começar a incomodar o Papa, sem o mesmo pedir, pode aparecer suicidado!!! A ordem é eminentemente técnica, com padres muito bem formados em TODAS as áreas, e todos com uma disposição muito grande.
A Cúria Romana que se cuide, estão mechendo com o Papa errado!
Paulo Dantas
- 2018-06-13 01:53:33Nem tanto nem tão pouco.
Nem tanto nem tão pouco.
Rei
- 2018-06-13 01:47:12Possível aproximação do MBL com a Agência Lupa???
Atenção para a aproximação do MBL com a agência de checagem de notícias... até pouco tempo estavam em guerra declarada, o MBL estava demonizando a checagem de informações.
Perceberam que isso não levaria a nada... logo inverteram o polo... a tática agora é cooptar as agências.
De repeente a Agência aparece praticamente sendo pautada pelo MBL... e fazendo "tabelinha" com o movimento.
Isso mostra o que vai ocorrer com essa tal "Checagem de Informação"... no fim será pautada pela grande mídia e movimentos partidários.
Toda vez que surge uma "nova solução de todos os problemas"... rapidamente ela é anexada pelo sistema.
Frederico69
- 2018-06-13 01:39:11imagina uma orelha que tá ardendo!
mas quem mandou fazer esse assunto mais enrolado que linguiça de bolicho.
esse papa chico é o máximo. e olha que eu nem curto religião.
J.J. Lopez
- 2018-06-13 01:12:14LUPA embaçada
A Lupa se desmoralizou por completo. Uma agência de checking news jamais poderia incorrer num erro dessa magnitude sob pena de ser desmoralizada, perder a sua credibilidade. Mais a coisa é mais grave ainda quando deliberadamente não reconhecendo ter cometido uma falha grave, usa o fator político como forma de manipulação. Ora, como pode uma agência que pretende ser isenta ter claramente um viés politico?
Francisco de Assis
- 2018-06-13 00:48:44Não é difícil deduzir que o Vatican Fake News levou uma bela...
Não é difícil deduzir que o Vatican Fake News levou uma bela enrabada de Francisco
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Jorge Vieira
- 2018-06-13 22:27:04Fake news ?
Como prezo muito o companheiro João de Paiva e seus comentários, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, gostaria de saber do camarada se eu me encontro entre os comentaristas que, na sua avaliação, defenderam a Agência Lupa.