As técnicas da mídia para fingir equilíbrio de cobertura

O autor do infográfico é Alberto Vilas

 

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A imprensa é morta

    Só os zumbis tem estômago para a carne podre que oferece.

    O Jornal GGN e Luis Nassif Online, Diário do Centro do Mundo, Tijolaço, O Cafezinho, Viomundo e muitos outros desmistificam o Complexo Reacionário de Mídia, e oferecem as várias facetas da notícia, dos fatos, desmontam armações e divulgam notícias e fatos que não existiriam de outra forma, e explicam com didatismo inteligente o contexto, as intenções, o desenrolar, as consequencias dos variados fatos. Enquanto isso a mídia morta aposta na extrema direita.  Quem viver em 2025, daqui a uma década, vai viver em outro mundo. Os zumbis não vão salvar o Complexo Reacionário de Mídia.

  2. Outros truques

    Sem contar que a notícia sobre o Lula é requentada e também o tamanho das letras do título das materias está incoerente (a novidade é o recebimento da doação pelo instituto FHC, então esta notícia sim teria que estar no alto da página e com letras maiores) .

    1. Verdade!

      E observando o espaço utilizado para cada matéria vemos que a primeira sobre LULA tem duas partes quase do mesmo tamanho, manchete + foto e o texto ocupam espaços semelhantes na página.

      A matéria sobre FHC tem a manchete + foto em espaço menor do que o texto.

      O tamanho das letras é um detalhe marcante.

      A manchete do LULA parece estar em negrito, a de FHC não.

      E, se a gente ficar observando vai encontrar mais e mais detalhes.

      Abraço,

      Alberto.  

  3. Quem mandou não fazer a nossa “Ley de Medios”

    Lula, Dirceu, Dilma e o PT apenas colhem o que plantaram. Têm medo do PIG e do sistema financeiro. Evitaram a reforma política para garantir acesso a doações privadas. Vamos pra 13 anos de governos petistas e a única proposta de limitar o poder da imprensa não partiu de nenhum parlamentar do PT, mas do senador Requião. E quem vai acabar fazendo um pouco da reforma política será o STF, proibindo a doação de empresas. Como partido de esquerda o PT é uma fraude política. Como mais uma peça do carcomido jogo político brasileiro, é um sucesso.

    1. Rindo muito aqui… a

      Rindo muito aqui… a responsabilidade é do PT, rs…

      E… ei! Você pegou o jeitão, hein? Já pensou em escrever para o OESP?

      1. Sim, é

        Amigo, eu voto no PT, muito mais por não ter outra alternativa no momento. É sim, responsabilidade da esquerda e do PT, como principal partido desse campo, encaminhar a luta política no sentido da hegemonia das classes populares. E ele fugiu dessa responsabilidade. Simples assim. O Dirceu esperava – ele disse isso ao Requião – que a Globo se tornasse a “tv oficial” do projeto petista. Apostaram que o inimigo os apoiariam. Isso não é ingenuidade. É medo. Por que o PT não encaminhou o fim das doações empresariais logo no início do seu primeiro mandato? Porque foi mais cômodo pegar a grana do Daniel Dantas e dançar conforme a música. Deu na AP 470. A gente não deve se queixar dos inimigos, mas combatê-los. E isso o PT não faz.

      1. É mesmo, tem razão

        É mesmo, tem razão Alexandre… valeu!

        Abraço!

         

        (Imagina se a Folha ia subestimar assim a inteligência de seus leitores, né? rs…)

  4. Até quando parece que está sendo imparcial…

    Até quando parece que está sendo imparcial, dão um jeitinho no meio do texto.

    Hoje, na notícia da AirMinas na Folha parecia que ela estava (finalmente) fazendo jornalismo, mas… no meio do texto tinha um parágrafo, tinha um parágrafo no meio do texto:

    “Por meio da Lei de Acesso à Informação, a Folha obteve do governo de Minas, COMANDADO HOJE PELO PETISTA Fernando Pimentel, ADVERSÁRIO POLÍTICO de Aécio, a relação dos 1.423 voos entre janeiro de 2003 e março de 2010 em que o nome do tucano figura como solicitante”.

    Ou seja, mesmo sendo baseada exclusivamente em dados oficiais, registrados pelo próprio governo do Aécio, a Folha inclui um “jabuti” no meio do texto que, para seus atuais leitores, deve ter o efeito de gritar em suas cabeças: é armação do PT, é mentira do PT, é culpa do PT.

    Não existe mais qualquer possibilidade de uma notícia sem viés, como se vê.

    Por curiosidade, fui ler os comentários no site da FSP e… BINGO!

     

  5. Um milhão de palavras
    Uma imagem que vale um milhão de palavras.
    Pena é que estes jornalistas já perderam toda a verginha na cara e nem vão ficar corados.
    Pergunta: quando estes jornalistas puxa-sacos de patrões que vão lhes dar um pontapé nos seus trazeiros, amanhã mesmo, chegam em casa, eles encaram seus filhos?

  6. Destruiram o jornalismo.
    A internet pode estar quebrando estes jornalões, mas eles são artistas na capacidade de destruir o jornalismo. O pig é bandido em todos os sentidos. Subjugam jornalistas. Precisaremos de um novo 1888 para libertar estes pobres coitados? E pior, prostituiram seus (intelectuais) escravos fieis.
    E tem aqueles que creem que fazem justiça com a ajuda destes bandidos. Desastre!

  7. Este é o jornalismo que temos

    Este é o jornalismo que temos nos dias atuais. Quando o jornalista e o jornalismo se afastam da verdade as edições de títulos e matérias são feitas de formas subreptícias, de maneira a engendrar o cerébro de leitores menos atentos a aceitar a “verdade” imposta por símbolos. A foto é um recurso que nos ajuda a decifrar a intenção malévola do autor da mentira e de sua perpetuação. Hoje o direito de resposta é a salvaguarda constitucional para todos que se sintam atingidos ou tenham seu direito violado pelo jornalismo autoritário.

  8. Havia postado em outro

    Havia postado em outro tópico, mas estou repostando neste, que me parece mais conveniente a descoberta do parágrafo final retirado do wikipédia que demonstra que realmente a mídia é traidora do Brasil e prioriza o benefício particular de seus idealizadores.

     

    Havia informado no outro tópico que o ex-presidente Janio Quadros renunciou depois de tentar privatizar uma mina de ferro em minas gerais e foi ameaçado pelos militares para renunciar, leiam o discurso dele:

    No dia 21 de agosto de 1961 Jânio Quadros assinou uma resolução que anulava as autorizações ilegais outorgadas a favor da empresa Hanna e restituía as jazidas de ferro de Minas Gerais à reserva nacional. Quatro dias depois, os ministros militares pressionaram a Quadros a renunciar: «Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do País, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia.», dizia o texto da renuncia.

     

    E mais tarde FHC viria a privatizar a maioria das empresas nacionais para empresários estrangeiros, mas agora os empresários estrangeiros não eram respaldados pelo exército mas pela mídia, como se pode ver em outro trecho retirado do wikipédia:

     

    A vitória de Jânio Quadros contrariou os prognósticos dos institutos de pesquisa e contradisse as avaliações segundo as quais o ex-presidente era tido como um nome “ultrapassado” no novo contexto da política brasileira emergente do processo de redemocratização e da campanha das Diretas Já. Fernando Henrique Cardoso, o então primeiro colocado nas pesquisas, chegou a tirar uma foto, publicada pela Revista Veja, sentado na cadeira de prefeito de São Paulo. Tal fato levou Jânio a tomar posse com um tubo de inseticida nas mãos, declarando: “Estou desinfetando a poltrona porque nádegas indevidas a usaram”.[16]

  9. Um outro detalhe.

    Meio desapercebido de nós tem um detalhe importante nas duas reportagens.

    A de LULA é assinada por 4 repórteres. Vejam que aparece logo após a manchete e antes do texto os nomes de cada repórter/Jornalista.

    A de FHC não tem nenhum autor logo após a manchete. Só no final aparece no singular: colaborou Mateus, está cortado final da página e por estar no singular deve ter sido apenas 1 repórter que está ligado à notícia.

    É interessante essa constatação.

     

     

     

     

  10. muito bem observado

    Amanhã as direçoes dos integrantes do PIG  vão se reunir.

    Pauta da reunião: Aquele pessoal que lê os blogs sujos está esperto! Não conseguimos enganar mais ninguem. Temos que renovar o estoque de picaretagens. 

  11. Lula e o PT pagam pela omissão

    Durante as quatro gestões do PT, nada foi feito para regular a mídia, ao contrário, bilhões de reais continuaram irrigando  a mídia golpista.

    Requião, sozinho, fez mais pela democratização da mídia do Lula e Dilma juntos.

    1. Você falou tudo

      Eu tenho muito mais raiva do PT e do Lula do que da direita raivosa. O Lula teve o capital político sufuiciente para mudar essa situação e não mudou,  acreditando que o PIG cederia. O Lula e o PT foram amadores nesse campo.

  12. Isso não é jornalismo e sim banditismo dos piores.

    O senso comum não percebe tais truques, os quais deveriam ser mostrado aos estudantes a partir do jardim de infância, afinal de contas o papel verbalizador dessa máfia midiático-penal se conFUNDE com o poder de julgar do Estado, é disso que trata e, daí a necessidade da percepção do papel dos meios de comunicação por parte da população, sendo que Erundina não exagera quando afirma que a reforma da mídia é mais importante que a reforma agrária, pois é aquela que é fonte de todas e qualquer reforma.

    Do uso de técnicas de semiótica como meio de manipulação, dá prá ver mais coisas no exemplo aí que, é uma pequena amostra do que os meios de comunicação de massa praticam em larga escala, aliás, o nazismo usou e abusou desse recurso para estigmatizar os judeus e outras minorais a serem odiadas pelo povo alemão.

    Espaço-  Lula, no alto, para dar a entender que ele(Lula) é o ponto principal e FHC apenas coadjuvante…o espaço superior é um espaço de destaque e tem forte conteúdo semiótico de convencimento. FHC na parte inferior serve apenas para reforçar o que foi dito contra Lula, ou seja, como peça acusatória contra o petista.

    Fundo das imagens- A de Lula, uma nota de dólar, com o simbólico 5 em destaque, com um colorido de alta frequência para atiçar os nervos de quem vê a imagem. O fundo da foto de FHC é bucólico, parece uma pintura a remeter o leitor a um estado de letargia.

    As fotos dos ex-presidente-  Lula exibe apenas uma mão, pode ser coincidência mas, em destaque, o “Lula 4 dedos”, mote dos coxinhas. FHC mostra as duas mãos num gesto que lembra Madre Tereza de Calcutá…

    Isso não é jornalismo e sim banditismo dos piores.

  13. Acrescento

    Faltou apontar mais uma:

    O tamanho da fontes das manchetes é o dobro e em negrito.

    E se formos mais rigorosos, criticos, observaremos que,

    1) a noticia de Lula é requentada (já havia sido divulgada antes), enquanto que a de FHC era novidade, um fato novo, um furo, portanto, merecendo destaque na página;

    2) no entanto, é a noticia contra Lula que encabeça a página e com maior destaque;

    3) Sempre que surge uma acusação dos aliados do PIG, dão um jeito de enfiar Lula, Dilma, Vaccari ou qualquer um petista no meio. Mesmo sem veracidade e comfirmação, dando ênfase para que o crime em termos qualitativos e/ou quantitativos pareça sempre maior.

    Em suma, seguem o Manual da Redação…

  14. Mais um detalhe:

    “R$ 975 mil” não é dito como “quase 1 milhão”. Para Lula a aproximação aumenta a quantia. Para FHC segura para não atingir a casa do milhão…

  15. ANTES TARDE DO QUE NUNCA

    O importante é saber que essa mídia abjeta, que fez milhões de MIDIOTAS por mais de meio século. Agora não faz mais.

    A cada dia qe passa perde credibilidade, leitores e anúncios, arrebanhados pela BLOGOSFERA.

    O que lhe resta são os alienados que  ainda não conseguiram se livrar dela e os que pensam e agem como ela.

    E VIVA O DIREITO DE RESPOSTA!!!

     

  16. Excelente …………………………..

    É por estas e outras, que eles estão afundando e estão desesperados para desconstruir o LULA  e o PT !!!!!!!!!!!!!!

    Mas como dizemos – “Não passarão”, e se depender de mim, irão direto para o precipício !!!!!!!!!!!!!!!!!! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador