Boletim do Jornal Nacional de 18 de março, por Eliara Santana

Até então, a operação era o silenciamento. Agora, o JN parte para a desconstrução do Bozo. Com elegância. Competência. Destruindo o monstro que criaram.

Montagem do Diário de Cuiabá

Boletim do Jornal Nacional de 18 de março

por Eliara Santana

Hoje o Boletim será mais focado em algumas questões. Até então, a operação era o silenciamento. Agora, o JN parte para a desconstrução do Bozo. Com elegância. Competência. Destruindo o monstro que criaram.

Na primeira matéria, a surpresa sarcástica de Bonner ao anunciar: “Os brasileiros foram surpreendidos com uma mudança drástica do presidente da República em relação à COVID-19”, para falar da coletiva dada pela equipe toda. E a partir daí, todas as falas atuais de Bolsonaro falando da gravidade da pandemia tiveram uma contraposição mostrando que, em outros momentos recentes, ele falou muita bobagem.

Assim, a matéria mostrou a fala do presidente minimizando o impacto da pandemia – muito destaque para as falas inconsequentes.

Em seguida, Bolsonaro tentou explicar o porquê do uso da máscara (e essa máscara terá detalhes interessantes ao longo da edição). Ele tentou explicar a ida à manifestação – ficou titubeante – e criticou de novo a imprensa. Aí, a reportagem mostrou uma ida dele há alguns dias a Roraima CHAMANDO para a manifestação.

E aí a repórter nos informa que Bolsonaro “mudou o tom em relação aos outros poderes”. Trocando em miúdos, pediu arrego – e aí aparece o primeiro detalhe da máscara, com Bozo atrapalhado sem saber colocar.

Enfim, reforçou as recomendações da OMS. E foi de novo rebatido por afirmações idiotas anteriores. A cada fala, uma rebatida.

Na sequência, Guedes fala das medidas para ajudar a população, socorrer as aéreas e minimizar a crise. E olha quem aparece?!?!? Ele mesmo: o ministro sumido da Justiça. Para explicar as ações com os presidiários e as fronteiras. E sumiu de novo. O ministro da Saúde é o mais coerente e seguro da equipe, falando da gravidade e do aumento exponencial dos casos.

E eis que então ouvimos o ministro confessar: “O Brasil tem um diferencial em relação aos outros países: o SUS”. E arrematou: “O SUS está presente em todos os municípios brasileiros”.

E aí começa mais veementemente a desconstrução. Bonner abre a matéria dizendo: “Durante a coletiva, o presidente e os ministros deram uma aula aos brasileiros de como NÃO usar uma máscara”. A matéria mostrou todas as cenas de Bolsonaro tentando lidar com a máscara. Mandetta tentou dar explicações sobre o uso. E a matéria trouxe especialistas falando que estava tudo errado…

E aí vem todas as recomendações e explicações da OMS. E mais especialistas dizendo que é um problema o uso de máscara pelas pessoas que não sabem fazê-lo… enfim, uma desqualificação geral e irrestrita.

Na sequência, balanço das mortes, dos casos, recomendáveis, uso do álcool em gel (que só deve ser feito na ausência de água e sabão). Fez também um serviço comunitário, mostrando que muitas comunidades não têm água nesse momento grave da pandemia. Bom recorte.

Balanço das medidas em São Paulo, com David Uip à frente sempre, e no Rio.

Depois, recomendação do MEC. E a nova reunião chamada por Bolsonaro à noite – quando entra no som o trompetista “Lula lá”. Ao fim da reunião, Toffoli, anuncia Bonner, ressalta o valor do trabalho da imprensa.

Entram as notícias do mundo, com a COVID, e o balanço dramático da Itália.

Bonner então diz que, durante a reunião da equipe à noite, “um manifestante tocou a música que é usada nas manifestações do PT. A Globo captou o sinal involuntariamente. Pedimos desculpas aos nossos telespectadores”. Recado dado.

E aí, a informação para dar o toque final na desconstrução: “panelaços contra Bolsonaro em várias cidades no Brasil”. Apenas as imagens. No país todo. Com o barulho das panelas e apitos e os gritos. Não há narrador. Muito tempo.

Depois, a informação de que houve também, “há pouco tempo, mas em número bem menor”, panelaços a favor. E aí volta a informação de que ontem já havia tipo manifestação contra ele.

Panelaços muito bem editados. Pois bem, como eu já disse algumas vezes, Bolsonaro vai sair quando a Globo decidir que é a hora… não se enganem.

Corte para o boletim do tempo e outras notícias.

Desconstrução em curso. Boa noite

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Em se tratando da emissora golpista,quem tem que ser desconstruída é ela. O sujeito que ocupa a presidência da república não precisa ser desconstruído porque ele continua a ser aquilo que sempre foi: Um nada.
    Já a emissora golpista,que ajudou a forma esse pensamento odioso na sociedade brasileira,precisa ser extirpada de nosso meio.
    Não podemos mais conviver com esse tipo de manobra diuturnamente,com as caras e bocas desse ou daquele apresentador. O Brasil precisa evoluir culturalmente e politicamente e com essa gente maipulando a informação isso não será possível.
    O poderio deles é grande mas não é infinito e acredito que,para nós brasileiros,o que de pior pode acontecer é um confronto entre golpistas seniores e golpistas juniores com o povo sendo manobrado tanto de um lado como de outro. Isso poderá causar fraturas graves em nossa sociedade que sempre teve a característica de,apesar da enorme diferença social,ser una.

  2. Rede mentira, volte um pouco, mas muito pouco no tempo.
    Olha os teus arquivos e veja o quanto do teu tempo e da lobotomia no teu distinto publico para demonizar o Grande Presidente Lula, a Presidenta Dilma e os partidos progressistas.
    Olha os teus arquivos e faça a famosa autocritica de termos um completo demente assentado na presidência da terra de santa cruz.
    Veja os milagres prometidos com o desmonte do estado social e como agora o capital tanto aqui como lá clama pelo rico dinheirinho do estado e dos contribuintes, única solução para a enroscada.
    Rede mentira, virgindade e credibilidade uma vez perdida é para sempre e vá……

  3. Agora, o JN parte para a desconstrução do Bozo. Com elegância. Competência. Destruindo o monstro que criaram.

    Elegância e competência. Difícil associar estes termos ao JN.

  4. Tanto faz quem esteja servindo de testa de ferro dos larapios rentistas e neoliberais……o que importa é acabar com essa politica que extermina direitos e empobrece a população, em detrimento de meia duzia de gatos gordos……………………………….nenhum médico nessa pandemia lembrou-se de enfatizar a importância do sus, da medicina comunitaria, o pessoal está mais preocupado com a falta de alcool-gel………………..tirar o bobo da corte para substituir por um general que já disse ser contra o decimo terceiro entre outras ideias retrógradas contra o trabalhador é até pior…………………não embarco nessa…………………..é da redegolpe? Como diria Brizola: sou contra!

  5. Perfeito o artigo! Parece que os muitos aqui não acompanham quem é a autora e seus artigos sempre didáticos e pertinentes, publicados pelo VioMundo. Pesquisem as análises dela sobre as canalhices do jornal nacional contra Lula e Dilma. Eliara está 100% certa, acreditem. Eu não vejo redeglobo há mais de 10 anos, mas tenho certeza absoluta que ela decide o rumo de qualquer coisa no Brasil. Moro em Fortaleza, mas sou de Porto Alegre. Em ambas cidades, tenho visto que quase a totalidade das tvs ligadas em bares, restaurantes, consultórios, salas de espera, cartórios, etc., estão sintonizadas nessa maldita emissora. Querendo ou não, as pessoas vêem essa droga, e são influenciadas.
    Comecei a sentir a mudança global há dois ou tres dias, e isto será decisivo. Quem duvida basta lembrar que a globo elegeu o collor e depois deselegeu; como ela tratou o fhc e suas privatarias; que a globo apoiou o serra até a última hora e quando viu que o Lula ia ganhar passou a ”simpatizar” com ele; que foi contra as manifestações de 2013 até ver a possibilidade de tirar o Pt, então passou a transmitir boletins constantes, e as manifestações se agigantaram. A autora ta 100% certa!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador