Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Caso Dirceu: a narrativa dentro da história, por André Araújo

O caso Dirceu: uma narrativa dentro da história, por André Araújo

No útimo programa Fatos e Versões na GLOBONEWS, a jornalista comentou que os petistas não mais apoiavam o ex-presidente do PT José Dirceu porque petistas não admitem companheiros que roubam para enriquecimento pessoal. Essa narrativa passou a ser difundida pela corrente eficiente, poderosa e imbativel de mágicos da mídia que pintando versões e  elaborando  narrativas delirantes  repetidas mil vezes até virar verdade.

A narrativa ofende a lógica e a inteligência mas na história da mídia são as versões que predominam sobre a história.

1. José Dirceu tem um longa biografia a serviço de uma causa política. A essa causa dedicou-se, arriscou a vida, foi preso, fugiu para Cuba, arriscou novamente a vida voltando ao Brasil ainda durante o regime militar, depois construiu um partido, o presidiu e o levou à vitória. Não é uma biografia qualquer, de politiquinho de arrabalde. Fez história real e complexa, relacionou-se com líderes da América Latina, com importantes personagens da alta política dos Estados Unidos, entre os quais teve respeito mesmo depois da queda, tem entre grandes admiradoras a jornalista herdeira do jornal The Washington Post.

2. Ao perder o poder em 2005, fundou uma firma de consultoria para aproveitar sua experiência e sua agenda, assim como fizeram e fazem políticos, diplomatas, juízes, procuradores gerais, militares. Esse tipo de consultoria é “personalíssima”, se lastreia em cima da pessoa do fundador, não é consultoria técnica, é consultoria de relacionamento, a mais famosa dos EUA é a Kissinger Mc Larthy, do celebre ex-Secretário de Estado Henry Kissinger. O que faz essa consultoria? Precisa ter acesso a um governo e não consegue mas se Henry Kissinger ligar para um líder desse Pais é atendido e abre o caminho para a empresa que precisa do contato. Parece pouco mas vale muito e cobra-se de acordo. Não é atividade proibida, tanto que as firmas que fazem são legais, trata-se de uma atividade essencial e existe em todo o planeta, só em Washington existem centenas de firmas que vivem disso.

3. Alegou-se então que o “enriquecimento ilícito” de Dirceu se deu através de propina e essa proprina era a receita de serviços dessa consultoria. Não tem lógica. Propina se paga sem recibo. Seria uma estupidez um corrupto constituir uma firma legal, que exige uma burocracia nada simples, inscrições fiscais, depois declaração anual ao Imposto de Renda, sujeita à fiscalização, para receber propina. O método universal é a mala ou a conta na Suiça, dar recibo nem o mais estúpido dos corruptos se arriscaria a fazer e depois contabilizar a propina e declará-la ao fisco.

4. A consultoria em questão teve receitas de 34 milhões de reais em 9 anos, o que dá um pouco mais de 300 mil reais por mês. Ora, os volumes de propinas geradas no caso Petrolão são de centenas de milhões de reais. A narrativa da corrente de mídia disse a certa altura que Dirceu “era o chefe do esquema Petrolão” mas como pode o chefe receber 34 milhões em 9 anos se um mero gerente ganhou só numa conta no exterior quase 400 milhões de reais? Que chefe burro é esse, ganha muito menos que um terceiro escalão que ninguém sabia sequer que existia?

5. O caso de contratos “personalíssimos” são comuns na economia; que tal um técnico de futebol semi-analfabeto, que fala ” os porjeto” ganhar 900 mil reais por mês e trabalhar em mais de 15 clubes? Um animador de televisão ganhar 2 milhões por mês, um locutor de rádio de escassas letras ganhar 400 mil reais? São contratos “personaíissimos”, paga-se a celebridade, o nome, é o nome que tem valor, não o serviço prestado. Veja-se por exemplo o caso de uma advogada que trabalhou em um famoso processo onde em poucos meses ganhou 22 milhões de reais, não sendo antes conhecida e muito menos fazendo parte do primeiro time de advogados do seu setor, ganhou tudo isso de forma aparentemente inexplicável, mas legal, porque o contrato era “personalíssimo”, só valia para ela, porque pouco se sabe e quem quis saber foi admoestado porque disseram que ninguém tem nada com isso, embora sendo um caso bem mais obscuro do que o caso Dirceu, escrachado para todo mundo ver, inclusive o fato curioso que a esmagadora maioria dos clientes de Dirceu nada tem a ver com o Petrolão, portanto nem remotamente estão ligados á fabrica de propinas.

6. Atribui-se tambem à propina do Petrolão a reforma de uma casa de Dirceu, cidadão que sempre teve uma vida de classe media, que casa seria essa e que valor poderia ter essa reforma? Qual a proporção que pode ter a reforma de uma casa sem qualquer suntuosidade com os valores que se mencionam no caso Petrolão , onde uma cifra de 88 bilhões foi citada oficialmente e onde chutes sobre valores de propinas chegam de 2 a 6 bilhões de Reais? Nesse contexto a reforma de uma casa mediana é relevante, o jornal O GLOBO chegou a citar inclusive um aparelho de TV como propina para a Dirceu dentro do contexto do Petrolão. A narrativa chega a ser patética, de 107 milhões de dólares na conta do gerente a um aparelho de TV dado a Dirceu, qual a noção de grandeza dessa narrativa? Aparentemente nenhuma mas a jornalista da GLOBONEWS disse textualmente que os companheiros do PT o abandonaram por causa de seu recebimento de propinas para enriquecimento pessoal. Pena que não acharam uma casa em Miami para completar a narrativa.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

88 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A razão real

    Acho que o Dirceu merece ser comdenado por ter dito ao Requião que “a Globo é nossa”. Um atestado de ingenuidade política flagrante fundada no simples fato do governo continuar a encher as burras da Globo com dinheiro público. Cadeia nele!

    1. O Dirceu pode se expressar antes do seu “Cadeia nele!”?

      O Dirceu pode se expressar antes do seu “Cadeia nele!”?

      Usar declarações do notório boquirroto Requião para mandar alguém para a cadeia parece pouco democrático e bastante injusto, não?

      Não seria bom ouvir o “condenado” antes sobre o episódio, se é que ele ocorreu?

      Ou será que Requião virou “delator premiado do Moro” e só diz a verdade, tal qual um “Youssef”?

      1. Boato com respaldo em fatos

        Amigo, foi piada. Mas se Requião, boquirroto que seja, alardeia isso sem pejo, chego a crer como verdadeiro, mesmo porque os governos do PT de fato jogaram bilhões nas contas da Globo (há estimativas por aí, confira).

          1. Mas eu até ri da sua Lógica …

            Mas eu até ri da sua Lógica …

            … do japonês que deu descarga em Hiroxima.

    2. Erro

      Tirando a imerecida detenção,  acho de longe esse e aposta na netralidade da justiça o seu grande erro estratégico. Coisa estranha para alguém com seu conhecimento e vivência. 

      1. Dirceu, o tucano

        Pôxa, eu só quis fazer uma brincadeira… não tem nada a ver com crença no Judiciário. É que fiquei puto com as palavras que o Requião pôs na boca de Dirceu: “A Globo o é nossa!”. Ora, se ele disse mesmo uma coisa dessa eu não apenas o condenava à prisão como tornaria compulsória sua filiação ao PSDB…

        1. Requião é mais um covarde

          Requião é mais um covarde oportunista. Elogia ao mesmo tempo Moro que trancafia Dirceu e ataca Dirceu, trancafiado por Moro e sem direito de defesa. Requião é o típico “cospe no prato em que comeu”, coerente com o perfil de covardes que engana apenas trouxas.

  2. Não adianta usar a lógica

    Não adianta usar a lógica para analisar esse caso. Quando a questão é política (mesmo que envolva o judiciário), a lógica não se aplica. O que importa é pegar os petistas e liberar os tucanos.

  3. Infelizmente o PT vai perder

    Infelizmente o PT vai perder mais assentos no Congresso , vai perder Prefeituras e Governos,pois foi  e continua sendo incapaz de travar a guerra de contra-informação. falta-lhe um Aparelho de Estado para se COMUNICAR com seus ELEITORES.

  4. Como diz o jornalista Paulo

    Como diz o jornalista Paulo Nogueira: quem acredita no que diz a globonews e a grande mídia em geral, acredita em tudo. Mais: é enganado, manipulado e usado para os fins mais abjetos. Para piorar, os que assitem a esse canal se acham bem formados e bem informados; e saem por aí, berrando impropérios e sandices, exteriorizando todo o analfabetismo político, histórico e social que carregam consigo.

  5. experiência

    Faça uma experiência:

    Recorte este texto e envie para seus amigos midiotas.

    Eu garanto que será didático (e hilário). Envie as “melhores respostas” para esse blog / jornal para que todos possamos rir juntos.

    Já que a judicialização está na moda, penso que o único caminho para mudar esse estado de coisas é “por no pau” cada declaração inconsequente e prejudicial da mídia.

  6. Nasce mais um mártir da nossa história

    Como Nelson Mandela, Martin Luther King, Gandhi, Che Guevara, Madre Teresa, Fidel, temos um grande mártir da nossa história! Dirceu, a sociedade ainda te agradecerá muito e te honrará!

  7. delação premiada

    E se um empreiteiro dissesse que o dinheiro gasto em publicidade era na verdade dinheiro pra calar a boca da imprensa e pra colocar dúvidas nas obras de concorrentes? O que aconteceria? A propósito seria isso verdadeiro? O que diria o ministério público? 

  8. Fatos não importam.
    Vivemos

    Fatos não importam.

    Vivemos todos sob o domínio das versões.

    Transformaram o Dirceu em “chefe”, mas na verdade queriam (e querem), o Lula.

    Dirceu é  apenas uma escada.

    O filho do Lula é dono da Friboi, da Oi e tem jatos e mansões…

    Não adianta dizer que é tudo mentira. É a versão que prevalece.

    Disseminada milhões de vezes. 

    Aí vc pensa na Justiça. E lembra do Moro. Na “literatura jurídica”.

    Aí vc desiste.

  9. Exatamente, network de petistas para justiça tucana é crime

    É o caso mais assombroso e escandaloso de uso da força e do poder para perseguir e incriminar uma pessoa injustamente. A máfia demotucana tomou nosso judiciário e se plorifera por diversos setores. Quando a politicagem entra no judiciário, a justiça sai por alguma porta. Os coroneis donos do país continuam no poder. 

  10. Erro de Dirceu e PT

    O erro primário do PT foi confundir inimigo com adversário.

    Adversários tem convívio pacifico, inimigo que aniquilar o outro, simples assim.

    O PT nunca teve advesários, sempre teve inimigos.

    Quando teve a primeira polemica que foi os gastos com cartões corporativos, e o PT contra atacou com os gastos do FHC, eles recuaram, pensei: “agora vai”.

    Ai veio o Mensalão e, em nome da governabilidade, Lula rifou Dirceu, pois estes dois acreditavam na justiça brasileira.

    Ali já eram para contra atacar com CPI das telefônicas, CPI da Vale do Rio Doce, e outras. Mas não, querem ser republicanos em um covil de canalhas, e, em muitos casos se juntando a eles, agora aguenta.

    1. É isso que eu chamo de

      É isso que eu chamo de “cavalheirismo” desse pessoal do PT. Tratam à cavalhheiro quem cavalheiro não é. Pra usar uma metáfora do futebol, tomam chute na canela, num jogo apertado, mas não saem do salto alto. Ou, como dizem outros, “pipocam”.

      Mas tem também um vicio ideológico aí. Muita gente na “esquerda” acreditou por séculos que com as condições materiais desfavoráveis a “revolução” ocorreria. Bastaria ao proletariado a consciência dessas condições e relações de produção. Uma vanguarda, portanto, teria um papel decisivo para despertar essa conssciência de classe.

      Não deu em nada e sabemos disso.

      Até mesmo atrapalhou, dando o pretexto para a deposição de um governo trabalhista Constitucional por parte das forças reacionárias….

      Até que o PT foi criado como um partido disposto a adquirir e exercer o poder por dentro da ordem institucional… Chegaram ao poder central depois de três derrotas eleitorais mas não entenderam a outra metade do abacate. Acreditaram, e aí reversamente, que melhorando as tais condições materiais de existência a consciência dos trabalhadores automaticamente estaria com eles.

      … E abandonaram a disputa política. Perderam a comunicação por W. O.

      É isso que está por trás de afirmações do tipo: “o partido passou a pensar somente em eleições”. Acreditaram que a via eleitoral, o poder insticuional, a melhoria das condiçoes materiais dos trabalhadores fossem suficientes. Desprezaram a disputa simbólica, o “modo de produção” de crenças e valores.

      É o famoso materialismo vulgar, contribuição dos intelectuais da USP desde a fundação do partido. Não adianta agora eles tirarem o corpo fora e dizerem que é tudo culpa do Lula e do José Dirceu.

  11. Muito bom o artigo.Apresenta

    Muito bom o artigo.Apresenta argumentos sólidos. Eu tambem sempre achei que fosse dinheiro legal de consultorias. Porem resta uma pergunta, por que o PT abandonou Dirceu ? Isso não se faz.

  12. Bom, explicar a história do “

    Bom, explicar a história do ” esquerdista ” José Dirceu sob a ótima da política americana é hilário.

    De qualquer forma, o Autor esqueceu que ele recebeu até 5 meses atrás R$ 80.000,00 de uma empresa que conseguiu a o contrato de limpeza e vigilancia da Petrobras, sem a sua consultoria nunca ter assinado um contrato com tal empresa.

    É talvez até nos EUA isso configuraria crime, até porque o Lobby é legalizado e a prestação de serviço sem contrato não é lobby.

    No entanto, estamos no Brasil e aqui neste País ajudar empresas a fechar contratos superfaturados com órgãos públicos ainda é crime.

    Alias, é crime até nos EUA.

    Mais é interessante a visão americana, e porque não a defesa do citado, aplicada à realidade que ele sempre negou, que é a liberdade e o capitalismo americano.

    Alias, em Cuba seria crime também.

    1. Meu caro, limpeza e

      Meu caro, limpeza e vigilancia da Petrobras vale 80 mil por mês de comissão por mês? É isso?  Acho que uma rede de churrascarias rodizio vale mais que isso em comissão. É impressionante a falta de noção de grandeza de numeros, confudem milhão com bilhão,  nesse mundo do petrolão alguem se vende por 80 mil, logo o “chefão do esquema””?

       

  13. Casa em Miami

    Não acharam casa em Miami?  Claro que não.  Uma casa lá deve custar uns 20 dólares, e a gente sabe que apartamentos custam só dez, não é mesmo?

  14. bem que AA tenta um

    bem que AA tenta um serviçinho extra, pero si, nosso heroi revolucionário petista do lixo ao luxo ao lixo já tem seu biógráfo oficial datado: o profissa biógrafo das esotéricas estrelas vermelhas, o jornalista-escritor-gourmet Fernando Morais.

      1. buenos 
        caro Lionel, leitor

        buenos 

        caro Lionel, leitor crítico de lixo eletrônico, eu já estava pensando mesmo em mudar minhas citações ilustres e vc foi a gota de vinho azedo na decisão irrevogável de mudança ilustre na assinatura comments…

        só preciso lembrar-me precisamente da frase de Deleuze sobre Nietzche… (espero que goste)

        é muito lixo pensante nas minhas ideias plurais e livres do aluguel a gosto da freguesia ululante e a memória, as vezes, falha na hora H.

        por favor, peço para aguardar novidades de mudança editorial no GGN-NASSIF, quero dizer, pelo menos mudança aqui no rodapé livre-pensante comments.

  15. Princípio nº 1 do fascismo à brasileira: às favas com a lógica

    Nº 2 – Prove que você é inocente.

    Nº 3 – Não adianta tentar se defender, o veredicto já foi dado.

    Nº 4 – Nós fascistas somos invencíveis: nós contamos com o PIG

    Nº 5 – Teje preso.

  16. Excelente análise.

    Excelente análise. Infelizmente, essa é mais uma crônica de morte anunciada. Eles não queriam Lula, muitos queriam Lula. Dirceu, com sua habilidade política tornou possível a vitória que eles fizeram o possível e o impossível para evitar. E Dirceu tornou-se o homem forte do primeiro governo popular de fato, depois da ditadura. Discreto, atuou de forma firme, o que confundiu aqueles com que promoveu acordos para ganhar as eleições. Aí, começou a grande perseguição política, coisa nunca vista nem ouvida por essas paragens. Acredito que nem mesmo o comunista Prestes teve tal unânimidade para perseguição tão longa. Pelo menos Prestes teve reconhecimento e sossego no final da vida. O ódio ao PT resume-se a dois nomes: a Lula, um analfabeto operário, brilhante negociador  político, e a José Dirceu, um político por excelência, preparado e abnegado em suas convicções. Por eles, venho todos os dias aos blogues que confio e coloco minhas palavras inúteis, algumas vezes sem nem ter ânimo para escrever o que quer que seja. Mas, como num trabalho de formiguinha, dou minha contribuição diária. Porque acredito que os que semeiam vento colhem tempestade. Eles não terão quem os defenda.

    1. Admirável Maria Rita!

      Sempre leio e vibro com seus comentários!  Precisamos de muitas ” formiguimhas” como você. Eu a admiro muito. Você faz-me lembrar uma colega que anda ausente, que também era incansável, ao  descrever as injustiças sofridas. É sempre um prazer ler seu comentário que consegue lavar nossa alma.

  17. Dirceu

    O José Dirceu se tornou para a mídia não somente uma ponte para Lula, mas um verdadeiro tapa buraco, pois na ausência de matérias sensacionalistas lá vem o Dirceu tapar o buraco.

    Essa versão de colocá-lo como chefão do caso Petrobrás beira ao total absurdo, que somente uma imprensa cafajeste, sem apego à verdade, pode alardear, já que não tem em nenhum momento o ônus da prova. É a liberdade de imprensa que tantas vezes vimos Lula e Dilma baterem palmas para ela.

  18. André,

    Sei que você esta correto em boa parte do que diz, incluindo essa mania dos jornalistas de quererem a qualquer preço condenar José Dirceu. Mas na Lava Jato as acusações que pesam sobre Dirceu são novamente graves e recaem também em seu irmão e sua filha. Não acredito que Dirceu seja o pai do petrolão e outras coisas das quais ele esta sendo acusado, mas o que HA, é que não vejo nenhum jornalista dos blogs que mais ou menos leio, defendendo JD. Nem aqui, no LN, ha uma linha sobre o que a Lava Jato quer predendo Dirceu, além de chegar à Lula, e mais uma vez criminalizar JD e o PT.

    Ha falta ? Se sim, quais, em que circunstância e por quê?

    1. AA analista

      É facil de entender o AA, basta ter em mente que um dos pilares que sustentam sua visão de mundo de onde emanam suas argumentações é Maquiavel. E, convenhamos, lidar com o mundo como ele realmente é implica estar sujeito a chuvas e trovoadas. 

  19. Neurose de guerra fria

    O problema é a intransponível e incurável deformação ideológica somada aos preconceitos ridículos dessa gente. Pra eles qualquer um que acredite que há injustiças que podem e devem ser superadas para a melhoria da vida dos mais pobres principalmente deve viver como um franciscano ou miserável; sobretudo se não mimetizar os cacoetes do “mundo rico”. É como se achassem: “como esse cara toma vinho, viaja, vai a restaurantes, etc., e não compartilha a mesma visão daqueles que querem distância dos pobres e muito pobres? Só pode ser um corrupto, invejoso, tratante, enganador e aproveitador. No mínimo “contraditório” (com se isso não fosse uma assunção de que têm em mente um modelito de sociedade explicitamente excludente). Dinheiro só pra quem tem; quem não tem não tem; só se der provas de ser “bom moço”.

    É o mesmo “raciocínio” que os leva a se remoerem com as “viagens do Lula”, o “avião do Lula”, “o aparelho de som do Lula”, “o uísque da festa do sindicato”… E por aí vai…

    É gente muito baixa. É esse o sentimento deles em relação aos ricaços e muito ricaços daqui e de lá de fora que projetam nos “emergentes”. É com esse “companheiro” do Diretório Acadêmico ou do Gremio estudantil que eles têm em mente que estão fazendo acerto de contas até hoje.

    Eu chamo de neurose de guerra fria. Têm aqueles com transtorno pós traumático que vemos até em filmes, e tem aqueles que investiram muito tempo e energia, inclusive desenvolvendo rixas pessoais e familiares, em diatribes e ditirambos ao “capitalismo” e ao “socialismo”. É esse acerto de contas que vem lá da década de 60 que está sendo feito por esse pessoal e seus coadjuvantes que estão se digladiando nos poderes da república e na imprensa.

    Triste é ver gente com quarenta, trinta, vinte e poucos anos, até, nesse labirinto; se envolvendo nessas rixas pessoais.

  20. A GloboNews é patética

    Salvam-se pouquíssimos programas.

    A Globo é um clubinho cheio de panelinhas e que fatura uma grana preta com publicidade de governo e estatais. Ou seja, mais um ralo por onde escoa o dinheiro do contribuinte. O ajuste fiscal não está sendo feito nas verbas publicitárias do governo que ajudam a pagar a mordomia dos jornalistas ignorantes que existem na Globo?

    O nível ruim fica escancarado nos programas em que Renata Lo Prete participa. Fazendo a comparação com os demais fica claro o mar de ignorância em que habitam.

  21. Dirceu

    Amigos, a mídia é um câncer, ela ataca pessoas, empresas, instituições, quem cair nas (des)graças da mídia, vai morrer, é assim no mundo inteiro, ela está sempre a serviço do capital, do lucro máximo, do monopólio total, ela é o braço forte desta doença, não há cura!

    Imaginem, o PT tentou distribuir riquezas, bem ou mal, mesmo sendo as migalhas, mas ainda assim será execrado, criminalizado pelo capital!

    Ou o povo que vota tem consciência política, ou perderá!

    Dirceu é, ou foi um inimigo do capitalismo, está condenado!

    Querer criminalizá-lo por comportamentos, é bobagem, nós todos, pretensos santos, como viver no “puteiro” que é o capitalismo?  

  22. Alguns fatos

    O texto está ótimo, mas alguns comentários ao post parecem desconhecer fatos. Dirceu sempre foi duro com adversários, incluindo os de outras correntes da esquerda. Mas, o que mais pesou para sua via-crúsis foi uma tarefa recebida de Lula, logo após sua primeira eleição. Procurado por representantes da mídia que temiam retaliações e reinvidicavam o mesmo tratamento anterior, incluindo o fácil acesso à verbas do BNDES, Lula foi amigável, garantiu que não haveria retaliação. Nada prometeu, a não ser colocar um representante seu para ouvir as necessidades de cada empresa. O nome escolhido foi o de Dirceu. Trabalho feito, os donos da mídia não gostaram nada do que ouviram e traçaram uma estratégia conjunta: primeiro, afundem o Dirceu.   

    1. Exato. Dirceu desde o início

      Exato. Dirceu desde o início recusou proposta da Globo, de dividir poder em troca de fama. Desrespeitou tratos tácitos que há muito tempo tinham se estabelecido, tratos que dão ao poder econômico privado um poder equivalente – e às vezes até maior – ao poder democrático, dos votos. De lá prá cá o que há são variações sobre o mesmo tema.

      A Globo não se incomoda com ladrões e corruptos. Aécio é apenas um exemplo mas há perrelas de monte para confirmar. A Globo apenas não quer diminuir o poder político que detém. Confunde audiência com voto.

      1. Globo e Perrelas

        Sobre a Globo, os Perrelas e cocaína:

        “O texto atribui ao ditador João Figueiredo a seguinte explicação: “A campanha do Roberto Marinho contra o ministro Ibrahim Abi-Ackel se deveu a um engano do senhor Roberto Marinho. Os malotes da Rede Globo para Nova Iorque serviram de transporte para cocaína. A Polícia Federal apreendeu dois desses malotes e o Roberto Marinho nunca perdoou o Abi-Ackel, porque pensou que foi ele que mandou fazer a apreensão. Esse foi o motivo”.”

        Sobre os petistas, realmente querem a cabeça do Zé Dirceu.

      2. Globo e Perrelas

        Sobre a Globo, os Perrelas e cocaína:

        “O texto atribui ao ditador João Figueiredo a seguinte explicação: “A campanha do Roberto Marinho contra o ministro Ibrahim Abi-Ackel se deveu a um engano do senhor Roberto Marinho. Os malotes da Rede Globo para Nova Iorque serviram de transporte para cocaína. A Polícia Federal apreendeu dois desses malotes e o Roberto Marinho nunca perdoou o Abi-Ackel, porque pensou que foi ele que mandou fazer a apreensão. Esse foi o motivo”.”

        Sobre os petistas, realmente querem a cabeça do Zé Dirceu.

  23. De um amigo no face, in box,

     

    Eduardo Cunha pode ser preso a qualquer momento diante das denúncias do PGR ao STF para ministro Teori Zawascki. A acusação de GM ao PT sobre o uso da gráfica está desmoralizada depois que viram que todos os partidos fizeram serviços com a mesma. Lembrando que todas as condenações julgadas pelo Juiz Moro caberá recursos em mais 2 instâncias. Essa lava jato já estava tramada pelo Moro e oposição, MP E PF do Paraná. Lembrando que Moro atuou como assessor de Rosa Weber e foi autor do voto proferido pela ministra na condenação do JD. O Moro é tão safado que continuou a perseguir JD e vai condena-lo pela 2ª vez, atendendo pedido da Globo. Como JD estava em regime semiaberto e prestes a cumprir a pena e voltar a fazer política partidária a Globo pressionou o Moro para condena-lo novamente.  

     

  24. patranha

    Excelente, AA, a ação de moro só atende aos clamores do groubo,em boa ora definido como “pig” .Mais uma estúpida patranha para enodar nosso triste judiciário. Seria ridículo se não se observasse o custo social desta empreitada

  25. A indignidade costuma vir de

    A indignidade costuma vir de mãos dadas com a injustiça. A mudez ensurdecedora da cupula do PT ante a prisão de seu ex-presidente e de longe o mais importante organizador do partido, o silencio sepulcral de Lula e a cassação do registro de advogado pela OAB de São Paulo são os elementos da indignidade que se joga contra os caidos.

     

  26. Acredito que José Dirceu faz

    Acredito que José Dirceu faz parte daquele seleto grupo de seres humanos cujas trajetórias só podem ser analisadas e ponderadas racionalmente muito tempo depois de mortos. Ou, o que é a mesma coisa, através da perspectiva histórica já infensa das influências do contexto. 

    Talvez ele tenha praticado até algum deslize. Mas talvez não. As dúvidas e incoerências arguidas pelo excelente post do André Araújo vai bem nos pontos que geram perplexidade, a exemplo desse absurdo de arrolarem a reforma de uma casa simples como prova de corrupção passiva e avaliarem seus ganhos como consultor coisa do outro mundo. 

    Entretanto, agora citando o PGR Junot, “pau que dá em Francisco dá em Chico”: da mesma maneira que seus inimigos, adversários e até os bem intencionados o dão como culpado a priori, podemos afirmar também que essa volúpia de tentar destruí-lo é menos pelo ímpeto dos justos e bem intencionados e mais face a sua identificação com a história da Esquerda e seu papel fundamental nas ascensão do PT ao Poder. 

    Sua condição de eventual culpado nesse processo não elidirá, ou para ser mais direto, não limpará a “cara” dos hipócritas, invejosos, medíocres e inescrupolosos que desde o sempre o perseguiram. 

  27. Lideres caidos do poder tem

    Lideres caidos do poder tem dificil sobrevivencia mas poucos descem à mesquinharia para ver como vivem e quem os sustenta. Trotsky passou 17 anos em exilio, não trabalhava e não tinha renda propira, foi mantido por admiradores e vivia de forma bastante confortavel, a casa nos arredores da Cidade do Mexico era até imponente. Quem pagava as contas?

    Luis Carlos Prestes, o grande lider revolucionario brasileiro, viveu decadas sem renda propria mas admiradores pagavam seu cotidiano, assim sobreviveu de forma digna e criou muitos filhos.

    Se ambos, Trotsky e Prestes, vivos estivessem e no Brasil, estariam presos em Curitiba, onde se viu lideres caidos sobreviverem com doação de amigos, isso é corrupção, cadeia neles.

  28. Só a lógica é capaz de desmontar esse festival de falácias…

    Só a lógica é capaz de desmontar esse festival de falácias… contra o PT.

    __________________

    Parabéns pela análise, mas, fundamentalmente, parabéns pelo uso apropriado da lógica. Só ela é capaz de desmontar esse festival de falácias contra o PT. Só ela é capaz de desmontar esse perigoso festival de falácias [e respectivo coxinhódromo] que assola o País.

    _______________________________

    Obrigado André/obrigado Nassif.

  29. .

    ” Pena que não acharam uma casa em Miami para completar a narrativa.”

    Esses privilégios só existem para togados e outros bandidos especiais.

     

  30. Dirceu é um dos Emmanuel

    Dirceu é um dos Emmanuel Goldstein deste 1984 em que vive o Brasil, onde as informações, as teletelas e todos grandes veículos de comunicação se encontram sob domínio de um pequeno grupo de pessoas que os usam para manter os midiotas sob controle. Esta gente nem se importa com a lógica, porque sabe que os midiotas, assim como o papel, aceitam qualquer coisa.

  31. Valores

     AA, 

     É comum, um jogo de sempre da midia, em um País que quem ganha em média R$ 10.000,00 mês, é considerado classe média, a espetacularização de ganhos de quem se quer jogar lama, pois para os que estão neste patamar de ganhos, não se concebe que alguem possa auferir recebimentos de mais de R$ 100.000,00 mês, se não for através de corrupção, roubo etc.., ou artista, jogador de futebol, apresentador de jornal – midiáticos em geral, ou “herdeiros” de fortunas de décadas, com “NOME”. ( Como tais fortunas foram feitas, esquece-se ).

      AA, desista, já comentei varias vezes com v.sa., que ações de consultoria de relacionamento, comuns em qualquer lugar do Mundo ( certas agendas são valiosissimas, na Inglaterra podem ser até leiloadas, tipo “carteira de relacionamentos” ), para o Brasil – independente de qual espectro politico avalie – é considerado crime de lesa patria, no minimo corrupção.

  32. Não entendi porque Zé Dirceu

    Não entendi porque Zé Dirceu foi se meter nessas consultorias. Será que ele não sabia que isso seria usado contra ele depois, mesmo depois da experiência que teve com o mensalão? 

    1. Se não fosse consultoria, em

      Se não fosse consultoria, em  q u a l q u e r  outra coisa que o José Dirceu fosse fazer eles inventariam um rabo pra ele, disso não tenho dúvida.

      1. Tenho pouquissimas dúvidas

        Tenho pouquissimas dúvidas também.

        Mas o fato é que ele, Dirceu, a-cre-di-tou que estava lidando com “cavalheiros”.

        … Ele e o Palocci, aliás. O mesmo “Paloção” que o Temer – sim, o Temer – ajudou a fritar logo no início do primeiro mandato da Dilma, lembra? Lembra que o “Paloção” cobrou do PMDB uma votação lá e o Temer se gabou nas entrevistas que teve, sim, que “subir o tom”?

    2. JD tem que trabalhar para

      JD tem que trabalhar para poder se sustentar. Como advogado tem todo o direito de criar uma empresa de consultoria, assim como inúmeros escritórios de advocacia no país. Pior é um ministro do STF julgar processos de um famoso escritório de advocacia cuja esposa é advogada e trabalha nesse escritório. Outra, ex presidentes do STF são pagos para emitirem pareceres sobre o aeroporto de Claudio com dinheiro de campanha de candidato a presidência da república. E por aí vai a extensa lista de procedimentos no mínimo suspeitos que a grande mídia não divulga. Falar nisso por onde anda o Cacciola?

    3. Autofagia…

      Num pais que não estivesse tomado por essa onda autofágica, estes construtores do Brasil seriam poupados até mesmo por questão estratégica, veja o caso do comandante Othon, dizem que a PF recebe grana do FBI, não duvido não. O que há por trás da prisão do Almirante Othon: EUA? Pelo menos para o Tio Sam deve ter soltado muitos foguetes por causa da destruição dessa massa cinzenta que o incomodava…., …quantos cérebros o Tio Sam detonou por causa de desvios de algumas dezenas de bilhões de dólares na Guerra do Iraque(http://www.estadao.com.br/noticias/geral,cerca-de-us-23-bi-desapareceram-do-iraque-apos-guerra,187119)? Nenhum. Já em Pindorama…

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=78N1F7a1xWA%5D

  33. Qualquer coisa serve

    O cara é simplesmente o responsável por dar a oportunidade do Lula ser o que é: o maior político do planeta. É o responsável por levar o pt ao poder e daí todos estes programas de engrandecimento do país e de promoção para os mais pobres. É amigo do Fidel. É o responsável por todo este desastre do psdb e que tais. Só.

    Não é um feito enorme acusá-lo? Que poder! “Sem necessidade de provas” “porque a literatura o permite”, qualquer coisa serve, mellhor ainda. Para “eles” não tem preço.

    Mas ele, Dirceu, sabe, apesar das agruras que sofre, que é atacado por que é grande. A justiça, pelos inqueritos, sabe que nada fez de errado,  está cansada de saber quem é o Dirceu e como ele é grande, por isso…

    Para nós, petistas, é uma prova nada consta contra o partido.

  34. Joaquim Barbosa escondeu dos demais juízes as provas exculpatóri

     Joaquim Barbosa escondeu dos demais juízes as provas exculpatórias na AP 470, essa lógica continua na Lava Jato.

    “(…) Ora, se assim o é, e pensamos sinceramente que o seja, não se pode atuar eticamente na Justiça Criminal (onde se debate de um lado o direito à liberdade e de outro a pretensão punitiva estatal) concebendo o réu como um mero objeto do processo. Não!

    O acusado de um crime tem que ser visto como um sujeito de direitos para o qual a Constituição previu uma série de garantias processuais que devem ser obrigatoriamente obedecidas, principalmente pelo órgão responsável pela acusação pública(…)”

     

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-c-lima/a-etica-do-promotor-de-justica-criminal-nos-estados-unidos-da-america

  35. Dirceu

    Excelente. Muito bem explicado. O preconceito odioso deixa a pessoa cega e burra a ponto de cair no ridículo. É sem pé nem cabeça essa denúncia contra Dirceu.

  36. Dirceu!

    Meus camaradas,

    E vcs por acaso, acham que a g roubo, tem predileção por pessoas fortes como o Dirceu?

    Não sejamos imbecis de achar isso. 

    A g roubo, jamais escolheria o Dirceu, o “Homem do Ano”! Pois o Dirceu, assim como o Brizola, jamais se deixariam manipular por ela, o que convenhamos, não sairia à seu caráter. Então, ela ordenha, de quem pode tirar o leite, sem ser incomodada!

  37. Parabéns pela excelente

    Parabéns pela excelente análise AA.

    O que já fizeram e estão fazendo com o José Dirceu é de uma canalhice incrível. A imprensa e a oposição jogam para o judiciário que diz “deixa que eu chuto”. Os três se juntaram para acabar com o PT.

  38. Mesmo cansado eu repito.

    Mesmo cansado eu repito.

    O ódio ao JD em primeiro lugar vem da rixa de guerra fria, é claro. Antes de tudo é pessoal.

    E em segundo lugar vem do fato de que ele provou, de prova provada, que o bloco reacionário ganhava eleições e governava não por alguma suposta superioridade intelectual ou moral, como acreditavam, mas porque tinham mais dinheiro. Pura e simplesmente isso: sempre dispuseram de mais dinheiro.

    Foi o PT recolher fundos de campanha, botar um “bom” terno no Lula e contratar o marqueteiro da moda pra pautar as redações que ele foi eleito. Evidentemente que o desatre do governo anterior ajudou. Nem precisa citar as tais “condições materiais de existência”…

    Mais: com uma coalizão – sim, coalizão aos moldes do que se faz desde a nova república na União, nos Estados, Miunicípios e DF (inclusive neste momento) – governaram.

    Aí foi demais!

    Depois de perderem quatro, quatro eleições seguidas, então… Não se aguentaram! “Isso não pode mais ser permitido”, dizem!

    O resto é pura propaganda, chacrinha e contrainformação.

    Curioso mesmo é constatar que esses “cavalheiros” do PT de fato acreditaram que estavam lidando com “cavalheiros” de “profundas” convicções democráticas…

  39. Importante relato, de quem trabalhou na Petrobras durante muitos
     Importante relato, de quem trabalhou na Petrobras durante muitos anos. De onde vem o aparelhamento político?    Lígia Arneiro Teixeira Deslandes    “Quando vi então o comentário de que José Dirceu teria indicado o ex-diretor Duque fiquei ainda mais indignada.”     Hoje depois de ouvir tantas “abobrinhas” sobre a Operação Lava Jato da Polícia Federal e ver novamente o nome da Petrobras e do Partido dos Trabalhadores ser enxovalhado pela imprensa sem escrúpulos do meu país não pude me conter. Quando vi então o comentário de que José Dirceu teria indicado o ex-diretor Duque fiquei ainda mais indignada.
    Não sei se todos sabem, mas, sou funcionária de carreira da Petrobras e, antes de ser presidente do sindicato onde milito hoje, trabalhei quase 30 anos na Petrobras Distribuidora e passei por vários setores, desde a área de comunicação até as áreas comerciais, de atendimento, preços e recursos humanos. Cheguei na empresa em 1986 e até hoje minhas ligações com todo o sistema Petrobras são profundas e, no sindicato, me considero também fiscal de qualquer malfeito dentro da empresa, como nosso sindicato já teve, inclusive, a oportunidade de denunciar.
    Nesses 28 anos de trabalho tive a oportunidade de, como funcionária da empresa, ver e conviver com o aparelhamento político de vários matizes, que sempre foi acobertado pela imprensa e pelos políticos que aparelhavam a empresa com seus apadrinhados. Em 1983 fiz um processo seletivo para a Petrobras e passei em sétimo lugar e consegui entrar? Não. Sabem por que? Por que havia 20 pessoas que tinham que entrar na minha frente indicadas pelo então vice-presidente da época que tinha as suas ligações políticas dentro da antiga ARENA que veio a se tornar depois PDS e posteriormente PFL, e que hoje estão divididos entre o DEM e o PP. Partidos de direita, ligados ao Golpe Militar. Por isso, só consegui ser admitida em 1986.
    Nessa época a empresa tinha dentro de seus quadros muitos militares e indicados de militares. Muitos dos quadros técnicos da empresa se formaram na linha dura do regime e vários foram admitidos de empresas como Atlantic, Texaco, Castrol, todas empresas multinacionais que sempre rivalizaram com a Petrobras.
    entreguistas-x-o-petroleo-e-nossoQuando cheguei na empresa em dezembro de 1986 tive um choque ao verificar o tratamento que existia entre os funcionários de nível médio e nível superior. Não se falavam, não se sentavam juntos, existia uma espécie de “apartheid” onde uns eram superiores e outros inferiores. A turma de “superiores” mandava na empresa. Essa era a cultura. Diretoria, Executivos, Gerentes de segundo nível eram todos indicados politicamente. Todo mundo era “Deus”, decidiam e mandavam como verdadeiros deuses. Ai de quem quisesse afronta-los. Dentro da empresa todo mundo sabia quem era afilhado de quem, as propinas que recebiam, o nepotismo que corria solto, mas, ninguém ousava questionar qualquer coisa. A empresa tinha oligarquias e feudos formados em vários setores. Eram outros tempos. Difíceis.
    Com FHC nada mudou nesse esquema, exceto que ele soube colocar as suas pessoas certas nos lugares certos. Sua política de privatização desmantelou a empresa e deixou a míngua os funcionários, retirando direitos com a conivência de alguns sindicatos, inclusive o meu, na época. Era preciso acabar com todas as empresas do sistema, deixar a Petrobras falida, sem investimentos, a força de trabalho desmotivada para que tivessem uma forma de influenciar a opinião pública a favor da privatização assim como fizeram com as teles. Mas, o movimento sindical mais progressista reagiu e pagou o preço e com a Petrobras ele não conseguiu fazer o que queria.
    Quando Lula entrou em 2003 no Governo a empresa não dava lucro, estava com poucos funcionários, não se fazia concursos, e a terceirização grassava solta. Inúmeros executivos da empresa ganhavam rios de dinheiro. Todo mundo sabia e comentava pelos corredores que havia roubalheira em licitações, contratos, entrega de produtos, serviços realizados. Aliás, era tudo tão informal. Poucos controles para que ninguém pudesse saber ou questionar. Sistemas de informação? Precários e obsoletos.
    Depois de 1988 com a Constituição promulgada não se podia mais fazer processos seletivos. A entrada na empresa tinha que ser somente por Concurso Público. É aí que entra a terceirização como pano de fundo para esconder apadrinhados de políticos, de executivos da empresa que começaram a se entranhar dentro do sistema corporativo. FHC também foi o culpado disso! Ele aprofundou a terceirização na Petrobras. É importante dizer isso.
    Depois de 2003, com a vitória do PT, os investimentos vieram, o aparelhamento tecnológico também, os lucros cresceram, os acordos coletivos passaram a ser cada vez melhores. As empresas do sistema Petrobras se desenvolveram e cresceram vertiginosamente. O Governo queria a Petrobras funcionando e sendo uma força motriz para o desenvolvimento do país. Assim aconteceu… Mas, como aconteceu?
    Considero esse o grande pecado do PT no Governo. Não mexer com as oligarquias e feudos que habitavam a Petrobras desde a ditadura. E o mais interessante é que acabou levando a fama de aparelhar a empresa. O máximo que fez foi mudar algumas diretorias com técnicos da própria empresa, alguns do movimento sindical, mas, podemos contar nos dedos quem são. O tão decantado aparelhamento que a mídia tanto comentou todo esse tempo, sempre soubemos ser uma falácia mentirosa. E toda hora tinha luta encarniçada dentro da empresa para fazer andar projetos voltados aos interesses do país. As exigências para lidar com pessoas em um sistema corporativo de empresas com a complexidade concernente a produção e comercialização de petróleo e seus derivados, que trabalhavam dentro de uma visão voltada somente ao mercado e não queriam mudanças dava e continua dando muito trabalho. E a mídia sempre esteve de olho. O PT nunca teve o apoio da mídia como FHC teve. Não havia e não há interlocução com eles por conta das mudanças de rumo que Lula e Dilma deram ao país favorecendo a grande parcela do povo brasileiro que sempre foi abandonada.
    Assim, acredito que muitos que operavam esses feudos continuaram fazendo o que sempre fizeram. Atendendo os interesses dos políticos interessados em engordar os caixas de campanha, em empregar pessoas nas empresas contratadas e fazer o que queriam para continuar tendo seus privilégios. O que o Governo fez foi criar vários mecanismos de controle que até então não existiam. Isso, com certeza, além de trazer muita antipatia por parte dos desonestos, também tornou mais transparente a administração não só da Petrobras como de todas as estatais, o que facilitou que os órgãos controladores e fiscalizadores conhecessem melhor o sistema de gestão.
    Agora escuto a imprensa dizer que o engenheiro Renato Duque, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato é indicado de José Dirceu. Isso é uma barbaridade!!! Duque trabalha na Petrobras desde 1978. É Engenheiro Elétrico formado pela UFF e tem especialização em Engenharia de Petróleo pela UFF. Foi Gerente de RH e Contratos da área de Exploração e Produção e de Engenharia e Tecnologia de poços do E&P. Não é de hoje que trabalha no sistema Petrobras. Se estava envolvido em malfeitos, provavelmente, não aconteceu nesse governo e já acontecia antes.
    A imprensa manipuladora e seletiva sabe muito bem o quanto é complexo lidar com uma corporação como a Petrobras e todas as empresas que fazem parte do sistema. Diz o que diz por que tem interesses políticos envolvidos. Faz política de sobrevivência, pois, sabe de seu envolvimento em muito dos casos investigados.
    RefinariaO que ela não diz é que foi o PT com Lula e Dilma que criaram uma política que exigiu controles e procedimentos nessas empresas que até então não existiam. Foi o PT com Lula e Dilma que criaram em 2003 a Controladoria Geral da União – CGU responsável por detectar casos de corrupção e desenvolver mecanismos de prevenção à corrupção. Foi no o PT com Lula e Dilma que possibilitou à Polícia Federal trabalhar como nunca antes havia trabalhado totalizando de 2003 até 2012 o número de 1.273 operações com 15.754 presos. Isso nunca tinha acontecido até então.
    Assim, é totalmente espúrio dizer que o PT é responsável por qualquer tipo de corrupção. O partido, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma foram sim, responsáveis por trazer luz ao que estava obscurecido pela falta absoluta de controles e transparência. Há corruptos, corruptores, sonegadores e todo tipo de gente em toda instituição. É da natureza humana e, principalmente, da natureza do sistema capitalista o estímulo para que as pessoas “se deem bem”, “tirem vantagens”, “busquem privilégios”. Todas as instituições estão sujeitas a isso e em todas elas há pessoas capazes ou não de se corromper ou de corromperem outras.
    É totalmente descabido a Polícia Federal ter entre seus agentes pessoas que, trabalharam nas redes sociais na campanha eleitoral de Aécio Neves do PSDB integrando essa operação e fazendo vazamentos seletivos da investigação para a imprensa de acordo com seus interesses partidários. E no caso, estamos falando de uma delação premiada cujo processo corre em “segredo de justiça”. Ora, que segredo de justiça é esse que pode ser violado pela PF ou pelo Judiciário? Em nome de quem ou de que partido isso foi feito? É antiético, ilegal e imoral!
    Não sou contra qualquer investigação da Polícia Federal. Quero que todo o dinheiro que essa gente vem usando tanto para a corrupção como na sonegação venha integrar os cofres públicos para que os serviços públicos sejam melhores e mais eficientes para o nosso povo. O que não dá para aceitar, e contra isso me insurjo, é que a PF e o Judiciário sejam cúmplices da oposição para fazer com que a Petrobras seja enxovalhada pela imprensa e os crimes cometidos por eles sejam colocados no colo do Governo que está combatendo a corrupção pela primeira vez no país. Isso para mim é Golpe e de Golpe já basta o “Mensalão” ou “Mentirão” como gosto mais de chamar…
    Não mais podemos deixar que reduzam a pó as mudanças que foram realizadas no país pela força da manipulação de grupos ligados ao que existe de mais retrógrado em nossa sociedade. Não mais podemos deixar que o combate à corrupção seja um instrumento de golpismos e retrocesso. O Brasil não merece retroceder! O Brasil não quer outra ditadura!
    A Petrobras é a maior e mais eficiente empresa brasileira. O sistema Petrobras é maior que politicagens e servilismos. Não podemos nos iludir. Toda essa história está servindo de pano de fundo para esconder alguns problemas graves que temos em nossa sociedade e que estamos começando a debater com mais força. Temos políticos hoje que detêm concessões de rádio, jornal e TV. Isso é proibido pela Constituição. Por que então o Governo permite isso? As concessões de rádio, jornal e TV precisam ser reguladas como a Constituição assim determina. Isso não aconteceu ainda por que? O sistema político permite que empresas façam doações para partidos e assim as empresas na verdade estão fazendo investimentos em políticos para que eles façam o que for de seu interesse e não do interesse do povo. Isso tem que acabar. Como? O Judiciário não pode ser porta voz do interesse das elites. Como acabar com os privilégios do judiciário?
    Temos que ir para as ruas mostrar nossa indignação e falar cada vez mais com o maior número possível de pessoas sobre todos esses assuntos! A Petrobras é nossa e não podemos deixar que ela sirva de comida para tubarões que há muito tempo tentam derrubá-la! À luta! O final de 2014 está quente e ano de 2015 promete fortes emoções…

     

    1. amável Webster

      … pregação religiosa corporativa de fé cega faca amolada não se discute!

      se respeita como crença & ideologia de foro íntimo inviolável, insondável…

    2. Texto perfeito e claro!

      Webster, parabéns! O seu texto sintetiza tudo que estamos vivenciando e as terríveis manipulações e calúnias jogadas contra quem trabalha por um Brasil livre e soberano e uma Petrobrás forte e sadia! Estamos juntos!

  40. Desliga a GLOBONEWS!!!

    Prezados, a minha vida melhorou e muito depois que parei de assistir aos programas da GLOBO e afiliadas. De vez em quando dou uma olhada bem rápida só para ver o nível de bílis na programação, e ler o Verissimo, claro. Depois gasto um pouco do meu tempo lendo coisas de mais alto nível, como esse blog, a Carta Capital e alguns veículos internacionais.

    É melhor esquecer essa mídia moribunda. Talvez por ser mais jovem, não tenha passado tempo o suficiente para me apegar a ela, que tem assolado o Brasil, tentando passar a imagem de terra arrasada e promovendo uma releitura tupiniquim do Macartismo.

    Dia desses quase apanhei de um amigo via whatsapp por apresentar essa leitura de que o Brasil não está tão mal como tentam pintar. Recomendei a diversificação de fontes de informação e ainda fui taxado de desinformado e governista, que vive as custas de benefícios do governo.

    Bom, quem não foi beneficiado por algum tipo de programa do governo, que atire a primeira pedra…

  41. Compartilho a indgnação de todos,
    Mas não posso deixar de comentar a complacência do governo com que tudo isto. Desde o início de seu segundo mandato a Dilma vem tendo um comportamento horrível. Foi ela que manteve à frente do ministério nomes como o de cardozo e mercadante. Agora parece que trouxe de volta o Bernardo para a empresa Itaipu. Este governo nada fez para se defender e tem andado à deriva. Por mais que tentemos defendê-lo, isto fica impossível porque eles trabalham contra. O cardozo nada fez para disciplinar e exigir seriedade da PF. Foram deixando tudo acontecer. A única preocupação da Dilma foi defender o seu nome, mas parece que pouco conseguiu e virou uma pata manca. Vejam a diferença de comportamento do cardozo agora quando o mercadante foi acusado de receber propina. Ele foi a público ao lado do acusado, defendendo-o. A atual política econômica não é a do PT mas da Dilma, e está se enredando mais ainda. Eles aprontaram e continuam aprontando uma grande merda no poder central e só não cairão se o oposição achar melhor exauri-los ao máximo, até que cheguem as eleições de 2018.

    Para mim, este governo nada tem a ver com o PT, muito pelo contrário, tem a ver com uma patota que está fazendo tudo em causa própria. Infelizmente o Zé Dirceu foi vítima de fogo amigo, se é que isto se pode chamar de “amigo”.

  42. SELETIVIDADE

    Coisa feia nao rima com estética e, por conseguinte, com a ética. E a coisa mais feia é  o principio de Recupero da midia que seleciona o que mostrar e o que esconder. Evidentemente ja atuando como partido. Esconder coisas como:

    Ex ministros de fazenda, finanças… saem do governo FHC e vao se dar bem em bancos de investimentos (sem utilizar os conhecimentos e contatos anteriores “acreditamos”)…  Quais sao seus clientes, quanto ganharam? Silêncio!  

    Estão errados? Não. 

     

     

     

    1. Na “turma do Real” não ficou

      Na “turma do Real” não ficou nenhum pobre, todos foram para o mercado financeiro

      Andre Lara Resernde, ficou milionario e mora em Londres

      Persio Arida, fundou o Banco BBA, depois vendido ao Itau

      Gustavo Franco, tem a Rio Bravo, importante gestora de fortunas

      Arminio Fraga, fundou a Gavea Investimentos, maior gestora de fortunas não ligada a banco, depois vendida ao Banco J.P.Morgan, negocio de 700 milhões de dolares

      Luis Figueiredo, sócio de Arminio, depois criou sua propria gestora de fortunas, Mauá Investimentos

      Winston Fritsch, foi para bancos de investimentos estrangeiros

      Edmar Bacha, passou por varios bancos de investimento

      Evidentemente que o “capital de imagem” criado pelo plano Real e mais a conexões com o sistema financeiro foram decisivos para as carreiras, consultorias, sociedades e parcerias do grupo.

      Outros do Governo FHC em outras areas

      David Zylberstain, criou uma importante consultoria de petroleo, depois de ser presidente da ANP

      FRancisco Gros, já falecido, socio no Brasil do Banco Morgan Stanley

      Pedro Parente, CEO do Grupo Bunge no Brasil

       

       

  43. Cortes internacionais?

    O José Dirceu deveria recorrer às Cortes Internacionais pra ontem, OEA e onde mais for preciso. Senão fica o dito pelo não dito e o que passa é a imagem de criminoso que a mídia conseguiu emplacar com ataques diuturnos à pessoa dele. Sinceramente eu não entendo porquê ele não buscou amparo no Direito Internacional para colocar às claras o golpe que ele está sofrendo desde 2005, já que os próprios ministros do STF admitiram que não havia provas contra ele no processo da AP 470, além de outros juristas de renome que analisaram o processo e concluíram a mesma coisa. Mesmo assim, foi condenado por uma justiça midiática e sedenta por justiçamento político contra o PT e somente o PT e aliados. Querem e estão conseguindo apagar o legado político dele e do partido, aniquilar a existência dele e fica por isso mesmo? Não dá pra entender nem muito menos aceitar isso, a não ser que ele realmente tenha alguma culpa no cartório mesmo, o que eu custo a acreditar… 

  44. Silêncio

    E por que raios ele não foi a publico quando chamado pelo Congresso, em rede nacional, sem cortes e manipulações, e explicou isso a população?

    De nada adiante esse artigo, se o principal interloculor escreveria: “Conforme orientação de meus advogados, vou permanecer em silêncio”

    1. Justiça

      Vc nunca assisiu a um filme americano, àquelas cenas em que o sugeito é preso e o policial fala aquelas coisas assim: Tudo que você disser será usada contra você no tribunal?

      Seu questionamento apenas amplia a suspeita  contrária ao Dirceu baseada em factóides e despreza todas as claras evidências levantadas pelo Nassif, certamente a mentira dita mil vezes já lhe convenceu.

  45. Nebulosidade mental ou Pervessidade ?

    A grande Mídia aliada à oposição e a uma parte do Judiciário estão retroagindo o Brasil à idade média,  especialmente ao período da caça às bruxas. O oprimido só incorpora a ideologia do opressos, conforme Paulo Freire, de froma que só nos resta resistir, não se sabe até quando.

  46. Caso Dirceu

    Quem passou a desacreditar no PT, são as pessoas que no fundo pretendiam usufruir da situação, ou mesmo a falta de conhecimento de um País que viveu numa ditadura e o neoliberalismo desenfreado. País que tinha o comando dos EUA e que as eleições com o Lula tudo pasou a ser uma grande ameaça  esse domínio econômico. A gente sente que o noso Brasil atual, está se repetindo como em 1950, 1964, 1980 e 1994. Golpe e golpe para continuarmos sendo uns vira-latas. Ninguém percebe o quanto está em jogo nossas riquezas naturais. Nosso território tem água, alimento e minerais importantes economicamente e cientificamente. O quê eles fizeram para nos aniquilar, foi jogar as drogas em toda a América Latina. Mas ees aind estão em 1º lugar em consumo. Mas esse foi um dos  grandes métodos operante dessa potência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador