Como se portou o JN com a entrada de Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Uma análise de como se portou o Jornal Nacional, carro chefe do jornalismo da Rede Globo, no dia em que foi anunciado o resultado do afastamento da presidente Dilma Rousseff e a entrada do interino Michel Temer, pelo colunista da Folha Nelson de Sá, expõe o perfil de grandes meios de comunicação do Brasil com os interesses políticos. Acompanhe:

Na hora da troca de governo, ‘Jornal Nacional’ adota moderação
 
Por NELSON DE SÁ
 
Da Folha de S. Paulo
 

A começar da escalada de manchetes, o “Jornal Nacional” de quinta (12) procurou se mostrar equilibrado, até respeitoso, em relação a Dilma Rousseff –o que a cobertura por Globo e GloboNews, de manhã, não tinha nem sequer tentado.

Um equilíbrio que já havia começado no dia anterior, quando levou para as manchetes, significativamente, que “o papa Francisco diz que está rezando pela harmonia e pela paz no país”.

Mas a atenção maior, com reverência presidencial, foi inevitavelmente para Michel Temer, que “se torna presidente em exercício do Brasil”.

Na escalada desta quinta, do discurso de Dilma, William Bonner e Renata Vasconcelos anotaram que ela “repete que é vítima de um golpe e diz que vai lutar até o fim”, sem reprodução de suas palavras.

Do discurso de Temer, fizeram um longo relato: “Fala em confiança, em manter e aprimorar os programas sociais, em reequilibrar as contas públicas, em combater o desemprego. Diz que vai promover reformas fundamentais sem mexer nos direitos adquiridos. Defende a Operação Lava Jato e um governo de salvação nacional, contra a crise econômica”.

E entrou uma fala dele: “O diálogo é o primeiro passo para enfrentarmos os desafios para avançar e garantir a retomada do crescimento”.

Ao longo do telejornal, foi uma edição toda moderada, pouco política, sem maior atenção para Eduardo Cunha e com uma crônica de bom humor artificial, sobre a semana no Congresso. De resto, concentrou-se em números da economia para explicar e embasar a troca no governo.

Tratou longamente das trajetórias de Dilma, contendo as críticas, e de Temer, evitando mencionar seu início com Adhemar de Barros, mas registrando alguns processos e denúncias –e sublinhando qualidades como a criação da delegacia da mulher.

Nada, porém, de questionar a ausência de mulheres e negros no ministério, diferentemente do que havia feito a comentarista Míriam Leitão pela manhã, afirmando que o novo governo “só tem homem” e “já entra com cara de passado”.

A cobertura terminou com a suspensão do inquérito de Aécio Neves pelo ministro Gilmar Mendes –e com a posse deste como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, lembrando o “mensalão”, de dez anos atrás. 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SABUJO E A SABUJA

    AFINAL ATINGIRAM O OBJETIVO OS empregados e os donos da globo.

    At;e moro recolheu as armas.

    Mas a moda agora é o brasileiro se informar pela imprensa estrangeira.

  2. Na minha opinião o JN de

    Na minha opinião o JN de 12/05/2016 foi magistralmente produzido para convalidar o golpe, conseguiu até enganar o Nelson Sá.

    A propósito, esperamos que o grupo GGN mantenha a sua linha editorial, vamos estar de olho.

    #a luta continua

     

  3. Apresentadoras com cara de

    Apresentadoras com cara de bruxa, daquelas de assustar, são coisa do passado, de repente tudo mudou, tudo se tornou light…

    1. Ô, Jaime!

      O fato deles serem desonestos não nos autoriza a espalhar montagens e mentiras! Isso aí é bobagem! Achar que eles são burros a esse ponto é que facilitou tudo!

    2. Ele alega que foi obra de

      Ele alega que foi obra de hacker e que removeu o comentario, sei la se eh verdade ou nao, virou moda o staff golpista dizer coisas e depois dizer que era apenas o ensaio de um discurso que vazou sem querer…enfim, nao sei se esse hacker deixaria de dizer outras coisas se hackeasse a pagina desse senhor

      http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2016/05/13/interna_politica,762474/facebook-de-juca-e-atacado-com-postagem-polemica-sobre-mulheres.shtml

  4. Ministério do além

    Já que faltam mulheres no ministério do interino, sugiro uma secretaria (com estatuto e custo de ministério, como as demais): SECRETARIA DA POSSESSÃO, voltada para tratar de casos que extrapolem os domínios das coisas terrenas e imanentes e busque uma ponte de comunicação com o além a fim de compactuar com as forças do sem nome, com nosferatu ou que seja com a mula-sem-cabeça, etc… Pois há o que Temer….

    1. Globo

        O assunto globo, jn, não me interessa muito. Eu li este post mas na verdade até ja sabia do conteúdo. É comum as ediçôes que els fazem nas materias que vão ao ar, por isto usaram apenas algumas falas desconexas de Dilma. O que me preocupa agora será a “cobertura” que ela fará das manifestaçôes sociais que aontecerão pelo pais afora. Tentar transforma-los em vandalos, baderneiros e por aí.

  5. Abertura

    Neste goveno interino esperamos que haja posts mostrando a situação do país no que diz respeito à política social a ser adotada pela gestão Temer. No governo Dilma , supostamente por motivos óbvios, na esfera federal somente ( ou na grande maioria dos casos) notícias boas mereciam destaque. 

  6. Discurso de posse do Temer
    Minha esposa leu em profundidade o discurso do Temer, o interino usurpador e golpista. Disse aquilo é um show de horrores.

    Precisamos nos debruçar sobre esse texto aqui no blog, Nassif. A Ditadura está toda desenhada lá.

  7. Sinais do novo “poder no poder” … 13 maio era o que mesmo?

    Não vi nada na mídia. Será por que o assunto era a composição do novo sinistrério?

  8. Nassif
    Porque será que Dilma

    Nassif

    Porque será que Dilma escondeu a mídia do golpe?

    Alguém poderia me responder essa pergunta?

    Aguardando !!!

  9. Xadrez completo do golpe:

    -Uma presidente sem ter cometido crime algum e sem processos correndo na justiça contra ela, foi deposta em um golpe sustentado institucinalmente e com extrema dedicação da Globo e da chamad grande imprensa. 

    -Assumiu a presidência da república um vice às voltas com denúncias na justiça. O presidente convocou um ministério composto por homens que também respondem processos na justiça.

    Fim do xadrez.

  10. Estou impressionado com o

    Estou impressionado com o clima de tranquilidade aqui no Brasil.

    Não houve nem golpe e nem luta.

    Melhor assim.

     

  11. Esse desprazer eu não

    Esse desprazer eu não tenho.

    Não assisto nenhum jornal que seja produzido pelo grupo REDE GLOBO.

    Na minha casa esse lixo não entra.

    Não foi algo que eu impus a todos.

    Quem quiser assiste…

    Todos sabem que aquilo não é um jornal.

    É um panfleto da oposição travestido de imprensa…

    Acabou a novela? As TVs são desligadas na sequência…

    Faz mal a minha saúde ver tanta mentira, cinismo, desfaçatez, má fé…

    Não faz falta nenhuma.

  12. O golpe foi sustentado pela

    O golpe foi sustentado pela desgraça da Globo, o golpe tem a cara da Globo, Cunha foi o belzebu que iniciou o golpe, Temer é a expressão pronta e acabada do golpe.

  13. Dilma teria muito mais a

    Dilma teria muito mais a comemorar, a partir do pedido de admissibilidade do impeachement na Câmara se sentisse a importância de susbstituir seu defensor por um jurista renomado, empenhado em demonstrar com mais profundidade item por item o que consubstancia esse pedido. Por mais empenho de Eduardo Cardoso, ele não tem o devido respeito da oposição, nem de muitos – como eu -, pela sua trajetória de omisso no primeiro mandato da Presidente, quando tanto poderia ter feito no sentido de evitar os desgastes do governo frente à Lava Jato.

    Não é impossível surgirem mais uns senadores com mudança de opinião, votando logo mais contra o impedimento de Dilma. Há sinais nesse sentido, mas isso ficaria mais próximo de ser real com a substittuição de Cardoso por um jurista de peso.

  14. agora é o tempo de omissão da

    agora é o tempo de omissão da verdade e criação

    de falácias em favor do governo golpista, podes crer….

  15. E esse sorriso? Moderação é o

    E esse sorriso? Moderação é o cacete. A Globo é incompatível com a democracia. O negócio com os Marinho é confronto. Ou nós ou eles

  16. Se Dilma tivesse um ministro

    Se Dilma tivesse um ministro com 10 por cento da capacidade de Marcio Thomaz Bastos, ela hoje seria presidente da república. É difícil estar ao lado de alguém que não se ajuda por mais que milhares a ajudem. Dar ouvidos a Mercadante, Mantega e Cardoso deu nesse desastre, a entrega do poder de mão beijada ao que há de mais retrógrado em termos de pensamento no Brasil. O que Dilma tem de honestidade tem de incompetência. 

  17. Bom………….

    Então tem alguém ainda que se surpreende com este canal protituto ?????????? 

    Daquí pra frente, não esperem nenhuma critica ao governo provisório, plois farão tudo para esconder o que irão fazer de opressão contra os trabalhadores! 

    E digo mais, como estão à beira da falência – “Grobo”, Veja, Isto É, e outros, o Bndes os alvará, como foi a època do fhc!

    Portanto, não esperem e nem se surpreendam com esta nova postura desta imprensa golpista, e como disseram, nossa fonte de informação será como sempre foi, os Blogs chamados por eles de sujos, e a imprensa estrangeira!!!

    Outro assunto que quero comentar e poucos deram atenção foi a fala mansa do juizeco de primeira instância, divulaga no mesmo dia do golpe !!!!

    Parecia mais um dândi – 

    Siginificado de Dândi:

    s.m. Aquele que se veste elegante e requintadamente.

    P.ext. Janota; quem se veste ou tem um comportamento afetado e excessivamente delicado. (???????????).

    (Etm. do inglês: dandy)

    Fonte: Dicionário Online

     

  18. Uma vida sem TV é possivel (e melhor)

    Como viver a vida sem TV? como vivo a muitos anos sem TV em casa compartilho minha experiencia.Use a internet para se informar com a fonte que voce escolhe, para ver filmes, shows. Ouça o rádio, pode se ouvir bons programas musicias, culturais e informativos em rádios públicas, a MEC e a Roquete Pinto. Se voce gosta de esportes pode ouvir os jogos no rádio ou ir a algumalugar na rua que esteja passando o jogo, não precisa ter TV em casa. Leia um livro. Converse com a familia, toque um instrumento e cantem juntos – mesmo que seja batucando nas paredes em uma caixa de fósforos. Faça trabalhos manuais em casa junto com a familia. Tudo isso faz bem a sociedade e a mente.

  19. opinião

    O MAIOR ERRO DOS GOVERNOS LULA E DILMA <<< FOI NÃO REGULAMENTAR AS MÍDIAS  ELAS PRODUZEM GOLPES CONTRA A DEMOCRACIA  <<<<< CONFORME SEUS INTERESSES>>>>     1964 =  2016     REGULAMENTAÇÃO DAS MÍDIAS IMEDIATAMENTE

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador