Época distorce informações de documentos secretos do Itamaraty

 
Jornal GGN – O Instituto Lula divulgou nota em resposta à reportagem “Nosso homem em Havana”, veiculada na edição deste final de semana (29/08) pela revista Época. A matéria afirma que o ex-presidente Lula teria feito lobby clandestino para a construção do porto de Mariel na ilha utilizando, indevidamente, recursos do BNDES. Segundo o Instituto Lula a revista reproduziu apenas alguns trechos dos telegramas diplomáticos trocados quando Brasil e Cuba discutiam os trâmites para as obras do porto, quando deveria ter elaborado sua matéria em cima de todo o conteúdo, o que atestaria “a conduta rigorosamente correta do ex-presidente Lula em seus contatos com as autoridades cubanas e com dirigentes empresariais brasileiros”. Além disso, os documentos acessados pela revista são sigilosos, do Ministério das Relações Exteriores, logo o único crime presente seria o vazamento ilegal do conteúdo não explicado corretamente pela Época. 
 
Outro ponto observado pelo Instituto é que o fato de ter havido um representante diplomático do Brasil em uma das reuniões citadas pela reportagem entre o ex-presidente e empresários brasileiros “demonstra que nada de ilícito foi ou poderia ter sido tratado naquele encontro”.
 
“O mesmo se aplica ao relato, para o citado diplomata, da conversa de Lula com Raul Castro sobre o financiamento de exportações brasileiras para Cuba”, completa a nota do Instituto. Chama ainda a atenção para a tentativa exagerada da revista em tornar ilícitos procedimentos corriqueiros comerciais e financeiros abordados nos telegramas diplomáticos (utilizados como fonte da matéria). “Como os jornalistas da Época deveriam saber, se não por dever de ofício, pelo simples fato de que trabalham nas Organizações Globo. A TV Globo exporta novelas para Cuba desde 1982, exporta para a China e exportou para os países de economia fechada do antigo bloco soviético”, ressaltaram. 
 
Na matéria, a revista Época chamou o Office of Foreign Assets Control, agência do governo dos EUA que atua no bloqueio comercial sujeitando as empresas que comercializam com Cuba penalidades e restrições legais nos Estados Unidos de “organismo internacional de fiscalização”. A reportagem, ainda segundo o Instituto Lula, mente ao insinuar nos trechos retirados dos documentos do Itamaraty a menção de interferência do ex-presidente em decisões do BNDES para financiar empresas para as obras de Mariel, lembrando que o financiamento do BNDES às obras do porto estavam aprovadas dois anos antes da mencionada visita de Lula à ilha, em 2011 e, ainda, que o relacionamento entre Cuba e o banco datam da década de 1990, “sem qualquer episódio de inadimplemento ou atraso nos pagamentos.”  
 
Por último, o Instituto Lula observou que os jornalistas da Época não deveriam considerar ilícitas as palestrar realizadas por Lula, como ex-presidente, concedidas para dezenas de empresas nacionais e internacionais, como a Infoglobo, que edita o jornal O Globo. 
 
Acompanhe à seguir a nota na íntegra
 
Do Instituto Lula
 
Documentos secretos revelam ignorância e má-fé da revista Época
29/08/2015 18:16 
 
Mais uma vez a revista Época divulga reportagem ofensiva ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com afirmações falsas e manipulação criminosa de documentos oficiais.
 
Avançando em ilações maliciosas e irresponsáveis, pelas quais seus jornalistas já foram citados em ação judicial por danos morais movida pelo ex-presidente Lula, a revista insiste em atribuir ao ex-presidente condutas supostamente ilícitas que ele jamais adotou ou adotaria.
 
A matéria deste final de semana (29/08) é uma combinação de má-fé jornalística com ignorância técnica (ou ambas) e o único crime que fica patente, após a leitura do texto, é o vazamento ilegal de documentos do Ministério das Relações Exteriores que, de acordo com a versão da revista, tiveram o sigilo funcional transferido ao Ministério Público.
 
Ao contrário do que sustenta a matéria, a leitura isenta e correta dos telegramas diplomáticos reproduzidos (apenas parcialmente, como tem sido hábito de Época) atesta a conduta rigorosamente correta do ex-presidente Lula em seus contatos com as autoridades cubanas e com dirigentes empresariais brasileiros.
 
A presença de um representante diplomático do Brasil numa reunião do ex-presidente com dirigentes de empresa brasileira demonstra que nada de ilícito foi ou poderia ter sido tratado naquele encontro. O mesmo se aplica ao relato, para o citado diplomata, da conversa de Lula com Raul Castro sobre o financiamento de exportações brasileiras para Cuba.  Só a imaginação doentia que preenche os vácuos de apuração dos jornalistas de Época pode conceber um suposto exercício de lobby clandestino com registro em telegramas do Itamaraty.
 
Os procedimentos comerciais e financeiros citados nos telegramas diplomáticos são absolutamente corriqueiros na exportação de serviços, como os jornalistas de Época deveriam saber, se não por dever de ofício, pelo simples fato de que trabalham nas Organizações Globo. A TV Globo exporta novelas para Cuba desde 1982, exporta para a China e exportou para os países de economia fechada do antigo bloco soviético.
 
Deveriam saber que, em consequência do odioso bloqueio comercial imposto pelos Estados Unidos, empresas que fazem transações com Cuba estão sujeitas a penalidades e restrições pela legislação dos EUA. Por isso, evitam instituições financeiras sujeitas ao Office of Foreign Assets Control, que é uma agência do governo dos EUA e não um “organismo internacional de fiscalização”, como erra a revista.
 
Ao contrário do que o texto insinua, maliciosamente, não há, nos trechos reproduzidos, qualquer menção a interferência do ex-presidente em decisões do BNDES, pelo simples fato de que tal interferência jamais existiu nem seria possível, devido aos procedimentos internos de decisão e aos mecanismos prudenciais adotados pela instituição.
 
Os jornalistas da revista Época deveriam conhecer o rigor de tais procedimentos e mecanismos, pois as Organizações Globo tiveram um relacionamento societário com o BNDESPar, subsidiária do BNDES. Em 2002, no governo anterior ao do ex-presidente Lula, ou seja, no governo do PSDB, este relacionamento se estreitou por meio de um aporte de capital e outras operações do BNDESPar na empresa Net Serviços, totalizando R$ 361 milhões (valores de 2001).
 
Deveriam saber que em maio de 2011, por ocasião da mencionada visita  do ex-presidente a Havana, o financiamento do BNDES às obras do Porto de Mariel estava aprovado, havia dois anos, e os desembolsos seguiam o cronograma definido nos contratos, como é a regra da instituição, que nenhum suposto lobista poderia alterar.
 
Em nota emitida neste sábado (29) para desmentir a revista, o BNDES esclarece, mais uma vez, que “os financiamentos a exportações de bens e serviços brasileiros para as obras do Porto de Mariel foram feitos com taxas de juros e garantias adequadas”, e que os demais contratos mencionados não se realizaram. Acrescenta que “o relacionamento do BNDES com Cuba foi iniciado ainda no final da década de 1990, sem qualquer episódio de inadimplemento ou atraso nos pagamentos.” 
 
Os jornalistas da Época deveriam saber também que não há nenhum ilícito relacionado às palestras do ex-presidente Lula contratadas por dezenas de empresas brasileiras e estrangeiras, entre elas a Infoglobo, que edita o jornal O Globo. Deveriam, portanto, se abster de insinuar suspeição sobre esta atividade legal e legítima do ex-presidente.
 
Tanto em Cuba quanto em todos os países que visitou desde que deixou a presidência da República, Lula trabalhou sim, com muito orgulho, no sentido de ampliar mercados para o Brasil e para as empresas brasileiras, sem receber por isso qualquer espécie de remuneração ou favor. Lula considera que é obrigação de qualquer liderança política contribuir para o desenvolvimento de seu País.
 
Os jornalistas da Época deveriam saber que todos os grandes países disputam mercados internacionais para suas exportações. E que não fosse o firme empenho do governo brasileiro, para o qual o ex-presidente Lula contribuiu,  talvez o estratégico porto de Mariel fosse construído por uma empresa chinesa, ou os cubanos estivesses assistindo novelas mexicanas. Neste momento histórico, em que EUA e Cuba reatam relações e o embargo econômico americano está prestes a  acabar, a revista Época volta no tempo a evocar velhos fantasmas da Guerra Fria e títulos de livros de espionagem.
 
Ao falsear a verdade sobre a atuação do ex-presidente Lula no exterior, os jornalistas da revista Época tentam criminalizar um serviço prestado por ele ao Brasil. O facciosismo desse tipo noticiário é patente e desmerece o jornalismo e a inteligência dos brasileiros. 
 

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Idiro

- 2015-08-31 10:12:20

Romário processou?

O Romário processou ou disse que ia processar? Alguém teria o número do processo?

Marilia Oliveira

- 2015-08-31 09:20:56

O canibalismo midiático só

O canibalismo midiático só serve pra alimentar a paranoia daqueles que não perceberam que estamos em 2015.

assim falou golbery

- 2015-08-31 07:54:35

E apostaria que tal

E apostaria que tal financiamento já estava conversado desde dos tempos de FHC e que Lula teve que viabilizar para  que o Brasil não passasse vergonha perante o governo cubano

Trunfim

- 2015-08-31 01:44:28

Parece que acordaram

e estão processando, como o Romário fez. Agora processar cada um que as repassa e as divulga fica difícil.

O Justiceiro Dr. Sérgio Moro resolveu processar o dono do blog Limpinho e Cheiroso por publicar notícias do O GLOBO.  Porque o Dr. Sérgio Moro não processou o Jornal O Globo?.

 O correto é investigar e punir os Funcionários que passaram os documentos.

Marcos Antônio

- 2015-08-31 00:51:52

Essa NÃO FOI UMA REPORTAGEM

Essa NÃO FOI UMA REPORTAGEM INTELIGENTE OU DE GRANDE VALOR INVESTIGATIVO!

Não desvendou NENHUM mistério e se isso fosse crime, os EUA e TODOS OS PAISES RICOS estariam com problemas!

Qualquer economista - comprometido com a lucidez - pode atestar isso!

Por que CLARAMENTE o objetivo foi de causar problemas de credibilidade para o LULA!

Usando e abusando da ignorância dos coxinhas!

Se, posteriormente acontecer de terem de pagar indenização, ALGUEM DEVE TER DADO GARANTIAS DE PAGAR OU AJUDAR COM OS PREJUIZOS!

A revista sabia do risco, isso é ponto pacífico - não é uma reportagem racional...

Pode ser que estes documentos vieram de ESPIONAGEM INTERNACIONAL E ISSO TORNARIA O CASO MAIS GRAVE!

Segurança Nacional!

Agora resta SABER QUEM ESTÁ BANCANDO ISSO E O POR QUÊ?

Seguir o dinheiro...

Ah! Se o judiciário e a ABIN dessem uma mãozinha!

alfredo machado

- 2015-08-31 00:19:51

MRE não suporta Lula

Nassif,

Vazamento de documentos do MRE, ainda mais a respeito de Lula, qual é a surpresa ?

O Itmaraty, em sua maioria, não suporta Lula, não suporta a sua política de abertura de mercados em países que nunca foram parceiros comerciais,  vis a vis a importância relativa dada ao comércio com os USA, o deus mercado para os diplomatas brazucas e seus punhos de renda.

Não custa lembrar aquela sindicância, ao término do governo de Lula, a respeito da utilização de passaportes diplomáticos, quando o MRE teve a extrema cara de pau de informar que pesquisou um pouco mais de mil detentores de tais passaportes e apenas sete, TODOS de familiares de Lula, foram considerados irregulares. Tal probabilidade é algumas vezes superior à de acertar a megasena, mas diplomatas devem ser analfabetos em matemática financeira.

Sandra Cristina

- 2015-08-30 23:33:47

Processem Época!

Se são tantas calúnias porque não processam cada um que as repassa e as divulga? Porque não fazem como o Romário fez? 

naldo

- 2015-08-30 23:05:09

O malfadado boneco reapareceu

O malfadado boneco reapareceu na paulista, alem de ser uma prova de crime mostra que já vivemos um estado facista, no qual as autoridades são complacentes, antes eram judeus hoje são petistas, qual a diferença? Leio que agora contrataram seguranças particulares para proteger a peça, quem paga? O cidadão não vive de vender camiseta?

junior50

- 2015-08-30 22:38:40

Jeb Bush and Tallahassee

   Como é bem possivel que a ignorancia coletiva dos que produzem a "Época", e mais ignorantes que a leem, devem pensar que a capital da Fl´rida é Miami ou Orlando, mas não é, é a mais republicana e provinciana ( rednecks and guns + biblia ) Tallahassee ( pior que Orlando alem da Disney ), onde pontifica como governador , Jeb Bush ( R-FL ), de familia que dispensa apresentações.

     Tanto o legislativo estadual da Florida ( republicano no "talo"), como os congressistas cubano-americanos em Washington, tentaram por varias formas pressionar, tanto o governo federal ( baseado na Elms - Burton), quanto o estadual, até o "municipal de Miami" ( Dade County ), a cancelar todas as obras da Odebrecht nos Estados Unidos, devido a sua participação em Mariel; o Gov. Bush *- politico experiente, que "controla" seu legislativo - jogou no lixo estas proposições, não apenas por ele, mas com apoio do governador do Texas ( outro republicano de "carteirinha" - e a Odebrecht é bem importante neste estado, emprega bastante gente ).

      Me desculpem o palavrão, porra, mas se nem republicanos cubano - americanos, conseguiram encher o saco com Mariel ( que aliás, o primeiro navio que lá aportou foi americano ), vem um bando de jornalistas brasileiros pentelhar, caso quisessem perguntar sobre Mariel, a melhor pergunta seria: " Por que apesar de construir o porto, perdemos o filé do negócio para chineses e singapurianos, a operação do Porto e da ZEE " ou " Como os financiamentos de mariel, circulam no Panamá, através de bancos chineses " ????? São perguntas bem melhores.

       P.S.: Opinião minha -  O real está baixo, a economia andando para trás, exportar produtos é uma valvula de escape importante neste momento, nosso unico politico com transito internacional AINDA, é Luis Inacio LULA da Silva, detona-lo é burrice, pois trata-se de uma pessoa - uma "imagem", uma "griffe" - que sabe "vender" o Brasil, abrir mercados, recuper os perdidos na péssima administração externa da Sra. Rousseff , precisamos de um otimista como Lula, podem perguntar a qualquer empresário que já tenha viajado com ele, acompanhando missões presidenciais ao exterior , o cara é um "puta vendedor".

        * que nenhum pentelho venha torrar o saco, com referencia a Mr. Rubin + Odebrecht , em relação a doações de campanha para Jeb Bush, nos Estados Unidos a pratica de lobby aberto e registrado, é normal e legalizada, as intrigas do fascista "Miami Herald", foram apenas para contentar os cubanos da diaspora, "velhinhos" que em breve irão encontrar o Criador - não contam mais.

João de Paiva

- 2015-08-30 20:05:50

Se o Escotesguy e sua

Se o Escotesguy e sua "equipe" souberem ler e tiverem um pingo e vergonha na cara,  creio que a resposta do Instituto Lula os desmascara e humilha de forma irremediável. Mas Lula não deve ficar só nisso. Tem de partir pra cima, processar judicialmente, não só os autores da reportagem mentirosa como o diretor da publicação. E pedir indenização vultosa, seguindo o exemplo de Romário. Se Romário, ex-jogador de futebol renomado e atualmente senador da república, pediu R$75 milhões em indenização à "óia", Lula pode pedir pelo menos o dobro desse vlaor à revista semanal das OG.

alessandroduarte

- 2015-08-30 19:59:05

O desespero da grobo é tão

O desespero da grobo é tão grande que já estão publicando material da nsa?

jose antonio santosj

- 2015-08-30 19:35:12

alguem ainda da importacia a epoca!

vamos parar de dar importancia a epoca.é um lixo como a veja.

Euler Conrado

- 2015-08-30 19:06:40

Muito pior do que a revista
Muito pior do que a revista Época, que ninguém lê,  foi a reporcagem do JN na Globo, de muitos minutos de sensacionalismo barato, acusações sem prova, algo que deveria custar a cassação da concessão pública desta emissora por uso indevido.  É um absurdo o que esta emissora está fazendo com a maior liderança política de esquerda do Brasil, com o claro propósito de desgastá-lo, e com ele, toda a esquerda brasileira. Seria mais ou menos como se a presidenta Dilma convocasse uma rede de rádio e TV para acusar o PSDB (ou Serra, ou Aécio, ou Alkmim) de estar envolvido neste ou naquele escândalo. No outro dia ia chover processos pela cassação da presidenta Dilma. A Globo é o maior partido político de direita do Brasil. Golpista. PSDB é piada de salão perto da Globo. Esta emissora tem mais poder do que a própria presidência da república. As instituições se curvam e obedecem as ordens dessa emissora, vergonhosamente, transformando a nossa democracia numa republiqueta de quinta categoria. Desafio o sr. Janot, ou o sr. Moro, ou os ministros do STF, ou próprio PT em aliança com o PMDB no senado a convocarem os donos da Globo para explicarem as muitas falcatruas que esta emissora esteve envolvida desde a época da ditadura, passando em seguida pelo Proconsult na eleição de Brizola, na campanha das diretas, que a Globo escondeu, na eleição produzida de Collor; na bolinha de papel na careca de Serra, nos inúmeros escândalos envolvendo os caciques do PSDB que a Globo escondeu, e na sonegação de milhões de reais por parte da Globo, entre outras. Explica aí Globo, para o Brasil, quem é que está por trás de vocês nessas manobras visando sempre o prejuízo do povo brasileiro e a apropriação das nossas riquezas pelos gringos. Até quando o povo brasileiro vai aceitar esta tutoria indevida e não autorizada por nenhum de nós?

Ugo

- 2015-08-30 17:19:19

a globo, novo troll da praça

Continuar processando até que um juiz conclua que a globo faz é piadas.

Wilton Santos

- 2015-08-30 16:52:50

Aqui em casa tenho dois cachorros pastor alemão...

Aqui em casa tenho dois cachorros pastor alemão. Hoje de manhã quando acordei e fui vê-los, notei que havia um monte de pedaços de uma revista espalhado pelo quintal. Me aproximei para saber que revista era aquela que eles tinham estraçalhado. Após juntar algumas partes notei que era a revista Época desse domingo. Depois de constatar de qual revista se tratava fiquei muito orgulhoso dos meus cachorros. 

Altran Gomes da Silvaaa

- 2015-08-30 16:43:31

Não dá pra entender essa

Não dá pra entender essa insistência da época em relação ao ex presidente lula

Se existe alguma irregularidade no financiamento do BNDES é muito fácil constatar: basta verificar se os procedimentos e garantias exigidas são diferentes de qualquer outra em condições simuiliares. Se não, toca o barco, porque não haveria irreguralidade para se apurar.

E ficam vendendo a ilusão aos seus leitores de que alguma coisa acontecerá com o Lula, sem que haja fatos e provas concretas de que tenha praticado algum ilícito

Eu desisto do jornalismo brasileiro

José X.

- 2015-08-30 16:26:47

enquanto a gloebbels não for

enquanto a gloebbels não for destruída o Brasil não será uma verdadeira democracia

Nadraas

- 2015-08-30 16:12:35

Nao tem como processar os

Nao tem como processar os donos ? Atingir o anao moral do Escosteguy ou a revista nao muda nada. Por que os marinhos contratam mediocres alem de serem apenas capachos? Quando um capacho nao serve mais, compra-se outro. Por certo que sempre por mais do que valem.

mauro silva 2

- 2015-08-30 16:04:03

mexeu com lula mexeu comigo

a gente se encontra na rua.

tentem o golpe e as mamatas do judiciário e desses valhacoutos acabam em uma semana com expurgo de fazer inveja ao robespierre. 

sergio martins pinto

- 2015-08-30 15:57:54

O caso, agora, é de duas

O caso, agora, é de duas queixas-crime: uma, indenizatória, por danos morais e calúnia (com valor dobrado me relação à ação anterior. A outra, é por vazamento de documentos sigilosos do Itamarati. Nessa, de quebra, identificar os dois vazadores: os jornalistas e alguém do Itamarati. Um não haveria sem o outro. Alô, alô ABIN!

Malú

- 2015-08-30 14:50:50

Voa Lula, voa A mídia canibal

Voa Lula, voa

A mídia canibal capitaneada pela Rede Globo já declarou guerra ao Lula (já mantinham uma constante batalha) depois que ele disse que voltou a voar. A subordinada Cantanhêde já avisou que será uma "carnificina". O medo que essa gente "limpinha e cheirosa" tem do Lula é uma coisa fora do comum.

Voa Lula, voa

Clovis Sena

- 2015-08-30 14:50:41

as coisas só aconteceram em

as coisas só aconteceram em Cuba, porque os americanos permitiram e quiseram que acontecesse, para quando começasse o processo de abertura e reaproximação, Cuba já estivese avançada em algumas questões, para facilitar o comério.

logo, se tem alguma reclamação, vao falar com o Obama.

ou vocês acham, que antes de haver a abertura, alguma coisa importante aconteceria em Cura, e em especial a contrução de um porto, vocês acham mesmo que isto iria acontecer nas basbas dos americanos sem que eles quisessem???

acorda gente!!!!  o Porto de Cuba só aconteceu porque os americanos permitiram, entao o acordo de Cuba nao foi com o Brasil, mas com os USA, e o Brasil só entrou nesta jogada por conveniencia, porque Lula correu atrás de negócios para o Brasil.

Nao é um projeto do Brasil, mas dos americanos.

e quem executou foi o Brasil, meramente um detalhe, poderia ter sido qualquer outro.

o interesse americano era que Cuba tivesse um porto para reativar o comércio.

Lula só conseguiu porque é um bom comerciante e vive atras de bons negócios para as empresas brasileiras.

 

 

 

 

DjalmaSP

- 2015-08-30 14:35:05

É uma cara de pau sem precedentes

Efetivamente as organizações Globo, principalmente no ambito jornalistico, perderam todo e qualquer senso crítico e ético. A discrepância entre o que foi apresentado por um dos irmãos Marinho, e o que se vê no jornalismo dessa empresa é a amostra mais clara: ou de um cinismo sem medidas desse senhor, ou de uma completa perda de comando e gerenciamento da empresa por ele tocada.

O que interpretamos como um primarismo na investida contra Lula nessa matéria só é explicada por uma ânsia desmedida de derrotá-lo, que impede e cega a isenção da crítica e, só a certeza de se ter sob controle a informação que deveria chegar ao espectadores e leitores, eliminando-se contrapontos na mesma medida, torna possível a liberação dessas reporcagens.

Efetivamente Lula, Dilma, seus ministros de comunicação e o PT devem fazer um mea culpa profundo do quanto deixaram caminhar a desinformação e manipulação via concessões nesse país. Foram covardes e lenientemente tímidos ao enfrentar essas pseudo empresas de jornalismo que se escudam sob a tão desvirtuada liberdade de imprensa.

andre sousa

- 2015-08-30 14:31:28

Dilma precisa de um serviço de informação

Dilma precisa se um bom serviço de contra-espionagem pois os arapongas não descansam, roubam qualquer documento que querem roubar, eles estão infiltrados nas entranhas do Estado, socorro,  quando isso acontece num pais como os EUA é um deus nos acuda, quem vazou tem fugir para a Russia, por aqui parece tdo parece piada:

A Revista Época contratou Cachoeira e o diplomata Eduardo Saboia?

A Globo colocou em campo a campanha de 2018, dai que veremos essa difamação contra Lula no JN todos os dias até o fechamento das urnas em 2018 isso se os Irmãos Marinho e a bancada de Cachoeira não conseguierem impedir a candidatura de Lula. O que vi ontem no JN é inacreditável, como pode uma TV aberta, concessionária se serviço público, fazer esse tipo de dobradinha Globo & Época? A Globo diz usar documentos secretos e nega o nome do diplomata que vazou tais documentos. Só muito burro para não se saber que a tal fonte é aquele diplomata maluco que sequestrou o Molina na embaixada da Bolivia e trouxe-o para o Brasil. Como se sabe, o tal embaixador, além de ter recebido uma pena simbólica, hoje assessora os tucanos, pelo que sei ele está lotado no gabinete do senador tucano Pit Bull Aluysio Nunes Ferreira. Stanley Burburinho afirmou em seu face que o pig viria com uma bomba para ocultar o envolvimento de Aécio Neves na Lava Jato....Esse Burburinho...

Recordar é viver: Cachoeira Plantou notícias na Revista Época

http://www.cartacapital.com.br/politica/cachoeira-plantou-noticias-na-revista-epoca/

 

Nas suas eleiões Cachoeira entrou com tudo para eleger sua bancada,,,hoje ele tem sua própria bancada, ele até indicou um dos seus homens para a sub relatoria da CPI do BNDES, que tal lermos a Época(mais uma semana, como virão outras semans de Epoca contra Lula;;...Cachoeira não morreu....muito pelo contrario

http://epoca.globo.com/tempo/expresso/noticia/2015/06/perillo-tenta-prestigiar-secretario-que-ja-foi-proximo-de-carlinhos-cachoeira.html

 

Mais sobre o poder de Cachoeira, uma especie de governador informal de Go...

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=revista+veja+e+a+bancada+de+Cachoeira

Agora vamos ao "escandalo" de Epoca desta semana contra Lula..a campanha de 2018 segue em frente.

Sobre a ilação desta semana,  nada encontrei...será que a Globo comprou o Google...há ilações de outras semanas

 

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=instituto+lula+nega+ila%C3%A7%C3%B5es+da+revista+epoca

 

Quem sabe acho direto na página do Instituto Lula ja que o Google não me mostra:

 

Íntegra da resposta do Instituto não lida no Jornal Nacional29/08/2015 21:08 

 

Jornalistas da revista ​Época e do Jornal O Globo já foram acionados judicialmente por danos morais praticados contra o ex-presidente Lula, em reportagens que divulgam mentiras e manipulam documentos oficiais. O ex-presidente Lula, a exemplo de outros dirigentes mundiais de expressão, atua com muito orgulho para abrir mercados internacionais para o nosso país e nossas empresas, sem receber por isso nenhuma remuneração. Não há ilícito nessa atividade em favor do Brasil e da geração de empregos em nosso país por meio da exportaçào de serviços e de produtos, como faz por exemplo, a Rede Globo, que desde 1982 exporta novelas para Cuba. O ex-presidente Lula jamais interferiu em decisões do BNDES, nem isso seria possível, dado ao rigor dos procedimentos da instituição, e como devem saber os profissionais das Organizações Globo, que têm um antigo e importante relacionamento societário com a subsdiária BNDESPar. Também não há ilícito na contratação de palestras do ex-presidente, como fizeram desde 2011 dezenas de empresas, inclusive a Infoglobo  O único crime que ressalta na matéria da revista Época é o vazamento ilegal do sigilo de documentos transferidos ao Ministério Público.

 

http://www.institutolula.org/integra-da-resposta-do-instituto-nao-lida-no-jornal-nacional

 

Em tempo: sobre o diplomata que, ao que tudo indica, foi a fonte da REvista Epoca...,,ah esses golpistas trabalham durante as 24 horas do dia...Cachoeira, como vai vc...

 

Saiba quem é o diplomata Saboia, a provável fonte da Época...o figura tá mais para sociopata

 

Tucano convida diplomata Eduardo Saboia para integrar Comissãohttp://www.psdb.org.br/skin/psdb_2013/images/clock.png) 0px 40% no-repeat;">10 de março de 2015.... 

Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), concede entrevistaO senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) convidou para integrar a equipe de assessores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) o embaixador Eduardo Saboia. Ele aceitou o convite.

O pedido de cessão do embaixador será feito ao ministério das Relações Exteriores por meio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Ele assume após a liberação ser publicada no Diário Oficial.

Caso Molina

Saboia ajudou na fuga do ex-senador oposicionista boliviano Roger Pinto Molina, em 2013. Na época, o diplomata era encarregado de negócios do Brasil em La Paz.

Molina, condenado por prevaricação, pediu asilo no Brasil alegando sofrer perseguição. Saboia afirmou ter razões humanitárias e disse que “havia risco iminente à vida e à dignidade do senador”.

 

 

http://www.psdb.org.br/tucano-convida-diplomata-eduardo-saboia-para-integrar-comissao/

 

Diplomata que trouxe senador boliviano estava na comitiva de Aécio DOM, 21/06/2015 - 20:13ATUALIZADO EM 21/06/2015 - 22:53

Do Jornal GGN - A comitiva dos senadores que foi até Caracas tinha um acompanhante especial, que foi ignorado pela reportagem do Jornal Nacional, apesar de ter enviado repórteres até a cidade para cobrir o evento e de tê-lo filmado de relane no ônibus (http://migre.me/qnwjq).

Trata-se do diplomata Eduardo Saboia o mesmo que, dizendo-se movido por sentimentos humanitários, trouxe da embaixada da Bolívia para o Brasil o senador  boliviano Roger Molina (http://migre.me/qnvBL).

Saboia refutou qualquer insinuação de que agiria por motivação política. O incidente custou o cargo do chanceler Antônio Patriota

Saboia levou uma suspensão de vinte dias. Na época, seu gesto foi saudado como humanitário, o chefe do posto diplomático que supriu a falta de ação do Itamarati e da presidente da República (http://migre.me/qnvJz).

Na ocasião, Saboia ameaçou o Itamarati: "Se vierem para cima de mim, tenho elementos de sobra para me defender e para acusar. Tenho os e-mails das pessoas, dizendo olha, a gente sabe que é um faz de conta, eles fingem que estão negociando [a saída do senador da embaixada] e a gente finge que acredita”, segundo a Folha (http://migre.me/qnvPG).

Durante a entrevista – segundo o jornal – Saboia chorou a disse ter “ouvido a voz de Deus”.

Seu gesto foi reconhecido pela oposição. O Senador Aloysio Nunes Ferreira convidou-o para ser assistente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Na página “Pró-Eduardo Saboia”, do Facebook (http://migre.me/qnw4H) ele revela ter entrado com uma ação contra o Itamarati.  Seu advogado é o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nacional, Ophir Cavalcante Jr.

 

 

https://jornalggn.com.br/noticia/diplomata-que-trouxe-senador-boliviano-estava-na-comitiva-de-aecio

 

A puniçao a Eduardo Saboia foi uma piada...20 dias de suspensao convertida em multa...humm..noutro pais teria perdido o emprego...mas ta ai conspirando como sempre...e pago com dinheiro do nosso bolso...

 

DIPLOMATA É SUSPENSO POR AJUDAR BOLIVIANO A FUGIR:

 

Responsável pela operação que retirou o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira na Bolívia, em 2013, o diplomata Eduardo Saboia será punido com 20 dias de suspensão; o episódio resultou na demissão do então chanceler Antonio Patriota; ainda não há data definida para o início da suspensão e durante o período, Saboia ficará sem receber sua remuneração como diplomata; atualmente ele trabalha no Departamento de Assuntos Financeiros do Itamaraty

 

11 DE ABRIL DE 2015 ÀS 09:16

 

:

Brasília 247 - Responsável pela operação que retirou o ex-senador boliviano Roger Pinto Molina da embaixada brasileira na Bolívia, o diplomata Eduardo Saboia será punido com 20 dias de suspensão. A punição foi publicada em boletim interno do Itamaraty na sexta (10) e foi a mais leve entre as previstas, que preveem até demissão do funcionalismo público.

 

O episódio resultou na demissão do então chanceler Antonio Patriota e motivou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta do servidor. O relatório do grupo estava pronto desde abril do ano passado, mas a possibilidade de um novo desgaste em ano de campanha eleitoral adiou a decisão.

O resultado da sindicância foi criticado pela defesa do diplomata. "Ele atuou no sentido de salvar uma vida. Foi uma atuação humanitária em todos os aspectos e continuamos a entender que está sendo injustiçado", disse o advogado Ophir Cavalcante em matéria do jornal Folha de São Paulo.

Molina foi trazido ao Brasil após permanecer 453 dias enclausurado na representação brasileira em La Paz. Nesse período, o governo de Evo Morales se recusou a conceder salvo-conduto para a retirada do político opositor. Saboia alega que alertou o Itamaraty diversas vezes que a situação estava em "franca deterioração".

O advogado do diplomata disse que ainda cabe recurso de Saboia ao ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores). "Isso terá que ser avaliado, e a decisão cabe a ele [Saboia]."

Molina também criticou a decisão final, mas reconhece que o saldo foi positivo.

"Acho uma maneira estranha de fazer homenagem a um herói nacional. [Mas foi] a maneira mais barata de ter um herói. Em outro país dariam uma medalha para ele".

Ainda não há data definida para o início da suspensão, que começa a valer a partir de publicação de portaria. Durante o período, Saboia ficará sem receber sua remuneração como diplomata. Atualmente ele trabalha no Departamento de Assuntos Financeiros do Itamaraty.

 

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/176780/Diplomata-%C3%A9-suspenso-por-ajudar-boliviano-a-fugir.htm

 

Severino Januário

- 2015-08-30 14:26:23

É muito simples, há para o

É muito simples, há para o caso somente uma saída: Que Lula processe a TV Globo. Processar a Televisão Globo é o que deve ser feito. Que ela prove na justiça as irregularidades que diz que foram cometidas.

Francy Lisboa

- 2015-08-30 14:21:05

Nada acontecerá, simplesmente

Nada acontecerá, simplesmente nada.

Algums bestas irão dizer que Lula quer cercear a liberdade de imprensa...a partir daí eu ...desisto.

Cunha

- 2015-08-30 14:08:20

Processe de novo, Lula,

Processe de novo, Lula, processe, parece que eles gostam.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador