Jornal GGN – O Facebook retirou do ar, desde 26 de dezembro, a página oficial do jornal ABCD Maior, publicação voltada para a cobertura do cotidiano do Grande ABC, em São Paulo. Segundo informações do veículo, ao menos seis contatos foram feitos com a empresa a partir das centrais disponibilizadas pela própria rede social, mas as respostas sobre o ocorrido foram “genéricas” e ainda não há previsão de quando (e se) a página será retomada.
O jornal sustentou que foi alvo de “campanhas para realização de denúncias em massa, em coberturas jornalísticas distintas e recentes, como as ocupações das escolas estaduais de São Paulo e durante a votação dos Planos Municipais de Educação pelas câmaras do ABCD, que abordaram o debate da igualdade de gênero e diversidade nas escolas.” Essas campanhas teriam gerado o volume de denúncias que fez com que o Facebook retirasse a página do ar.
“O Facebook acatou unilateralmente uma ‘denúncia’ contra o jornal, sem dar possibilidade de defesa”, publicou o portal. “Estamos sem saber os motivos pelos quais fomos bloqueados. Queremos, ao menos, o direito de nos defender. Esperamos o restabelecimento de nossa página para levarmos informação de qualidade para os três milhões de moradores do ABCD”, endossou Walter Venturini, diretor do veículo.
Na quinta (7), o ABCD MAIOR – que se classifica como um portal independente do poder público estadual – lamentou a “censura” e afirmou esperar “o restabelecimento da comunicação no Facebook, onde tinha até o fim de dezembro mais de 113 mil seguidores, para que os leitores do ABCD tenham a oportunidade de ter acesso a novas alternativas de informação na Região.”
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Ridículo.
O jornal pode e
Ridículo.
O jornal pode e deve processar o Facebook.
Censura é proibida.
Portanto, não pode ser praticada por uma rede aberta que tem lucro com o compartilhamento gratuíto de conteúdos.
FACEBOOK DÁ LIBERDADE A APOIADORES DA DITADURA!
É uma empresa multinacional impondo a censura, e participando da luta contra nossa democracia!
Alguém precisa processar essa gente. Sofremos forte perseguição no facebook. Vejam:
https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.348399875295681.1073741835.300330306769305/300951973373805/?type=3&theater
Nós somos pequenos para isso. Imaginem entrar com um processo contra esses caras, e depois essa porcaria de justiça dá ganho de causa a eles…
Aparentemente, eles se esquivam das acusações, alegando que seus usuários reclamam e denunciam páginas, grupos, e perfis no facebook, as quais são bloqueadas. O que é completamente INCONTITUCIONAL, e viola nossa liberdade de expressão. Só poderiam fazer isso, se recebessem uma denúncia formal na jusitça. Porque, do contrário, a multidão de internautas, pagos pra apoiar coisas como a volta da ditadura, pode perfeitamente denunciar páginas, grupos, e perfis, indevidamente, até que sejam bloqueados!
E tem gente dizendo que o Faceburro é um espaço democrático…
Quando em 2013 meus amigos e vários outros jovens se entusiasmaram com as passeatas convocadas pelo Facebook eu já achei aquilo perigoso demais. Como as pessoas poderiam crer que através de um produto comercial com finalidades lucrativas operado por uma multinacional com estreitas relações com a extrema direita norte americana poderia ser um lugar de livre circulação de ideias revolucionárias?? Bom eu nem preciso dizer o que resultou das tais passeatas convocadas pelas famigeradas “redes sociais” ( tanto no Brasil, como no Egito, Turquia e outros). Vivemos agora essa ascensão sem limites dessa minoria de direita violenta e reacionária que acha pode tudo (agressões, violência, desrespeito, etc) totalmente manipulada por esta empresa que nos espiona e incentiva os extremismos e violência, lucrando com a falta de educação e incentivando ódios irracionais.
O Facebook é uma grande ameaça a todas as democracias e um tiro certeiro contra o debate de ideias inteligentes. É manipulador e controla os usuários selecionando os que eles devem ou não devem ver, de acordo com seus interesses comerciais e políticos. E por favor senhores pseudo-intelectuais parem de se referir a estes produtos comerciais (face, twitter, etc) como “redes sociais”. Cada vez que se fala destes produtos comerciais (verdadeiras máquinas de espionagem e manipulação de ideias) como se fossem revolucionários e democráticos se enterra o bom senso e a ciência em nome de um modismo empobrecedor e altamente restrito de comunicação.