Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
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Folha dispara tiro semiótico em Lula, por Wilson Ferreira

A fotógrafa Gabriela Biló fez uma fotomontagem. Mas a Folha a usou como fosse fotojornalismo para construir uma bomba semiótica metonímica

Folha dispara tiro semiótico em Lula

por Wilson Roberto Vieira Ferreira

A resposta veio rápida. Depois da entrevista que Lula concedeu a uma “colonista” da Globo News criticando a necessidade da autonomia do Banco Central, o dia seguinte foi ocupado por sabujos do jornalismo corporativo espumando de ódio nos canais de notícia. E o jornal Folha de São Paulo estampando na primeira página uma fotomontagem sugerindo que Lula sofria um tiro certeiro no coração, por trás de um vidro estilhaçado. “Estamos dando uma ideia, quem se habilita?”, parece sugerir com a foto posicionada ao lado da manchete principal ambígua. Na verdade uma notícia requentada para turbinar a escalada da tensão entre Governo e Forças Armadas. A fotógrafa Gabriela Biló fez uma fotomontagem. Mas a Folha a usou como fosse fotojornalismo para construir uma bomba semiótica metonímica: texto + imagem = terceiro significado. A bomba semiótica explode num contexto em que a grande mídia tem que buscar solução para duas questões: (a) esconder as psyOps das Forças Armadas debaixo da espuma midiática das investigações sobre a invasão de Brasília; (b) desvencilhar-se da mais-valia semiótica de Lula pós-invasão: a agenda de Estado. 

Na manhã dessa quinta-feira (19) fomos brindados com uma foto na primeira página do jornal “Folha de São Paulo” em que vemos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a cabeça abaixada, ajeitando o nó da gravata. Ele aparece como se estivesse por trás de um vidro estilhaçado a partir de um buraco, passando a impressão não só de um dano provocado por um tiro de arma de fogo, como também que o presidente foi baleado, na altura do peito, do lado esquerdo.

Na legenda da foto, uma explicação técnica para o resultado fotográfico: “foto feita em múltipla exposição” e o contexto: “Lula ajeitando a gravata em vidro avariado após ataque”. Ao lado, a manchete principal da capa do jornalão: “No foco de Lula, presença militar no Planalto é recorde”, não deixando claro qual a relação entre o conteúdo dessa chamada e a foto ao lado.

Além de ser uma notícia requentada sobre a presença recorde de militares no Palácio do Planalto, dando ênfase a “desconfiança” e “militares”. A “notícia” ideal para fazer a sinergia necessária com a fotomontagem que simula ser fotojornalismo.

A mídia progressista, e inclusive esse humilde blogueiro, ficaram indignados com a foto cuja leitura imediata é o presidente eleito tomando um tiro certeiro no peito, na altura do coração. “irresponsabilidade”; “perversidade”; “baixeza”; “incitação ao ódio”; “apito de cachorro para extremistas”, e assim por diante, foram as reações mais amenas.

Curiosamente, as reações passaram a se voltar contra a fotógrafa Gabriela Biló e muito menos para a própria Folha, a autora de mais uma ocorrência de jornalismo metonímico – no caso, a contiguidade texto + imagem produzindo um terceiro significado (voltaremos a esse ponto adiante).

Assim a autora da imagem se pronunciou em seu perfil no Twitter sobre a repercussão e as críticas:

Como eu já previa, o hate veio forte com essa foto do Lula: na foto tem quem veja morte, tem quem veja resistência, só um trincado, tem quem veja um sorriso atrás, o Lula arrumando a gravata. Não vou dizer o que você tem que ver. Fotojornalismo não é feito pra agradar. Minhas fotos são o espelho do meu olhar. Essa só é a forma como eu vejo o mundo. Você pode ter o seu olhar, discordar do meu, tudo bem, o mundo é plural. Sendo assim, vou ignorar absurdos como “apaga isso”, entre outros hates, especialmente depois do dia 08/01.

Esse pronunciamento da fotógrafa causa uma primeira estranheza: Gabriela Biló admite que não fez fotojornalismo, mas algum tipo de intervenção artística, uma montagem fotográfica que buscasse polissemia, múltiplos olhares e a “forma como eu vejo o mundo”; e a tese sobre “o mundo plural” e como fotos parecem ser o espelho de quem olha.

Ou seja, a foto é intencional demais para ser fotojornalismo. Se a foto permanecer no campo da arte é um belo exercício da técnica de múltipla exposição – uso criativo com a combinação de duas ou mais imagens em que o conteúdo sobreposto ganha um novo significado e fica mais interessante. Como objeto artístico, não se exige dele verdade, mas apenas a beleza retórica da manipulação dos signos.

Mas quando entramos no campo do Jornalismo, a foto torna-se falsa. Parece que elimina do leitor a sua capacidade de julgamento, porque parece que alguém já pensou e refletiu para o leitor. Em outras palavras, o leitor está olhando para uma imagem pré-processada, quando em um jornal esperamos fotos informativas, cuja combinação imagem, legenda e texto nos ajudem a criar um julgamento ou opinião próprios sobre um acontecimento.

E aqui entramos no segundo estranhamento: de repente o diretor de Redação da Folha decidiu transformar a primeira página do jornal numa exposição sobre diletantismo fotográfico? Estampar uma foto da mesma maneira como telas em exposição em um museu, quando lemos abaixo do quadro a ficha técnica “Título: s/t. Nanquim sobre papel. Dimensões 28,3 X 21,4 cm. Data: 2023”?

Aqui o ardil não é de Gabriela Biló. Como uma exímia fotógrafa que ama o seu ofício, é fascinada pelo exercício das técnicas que a fotografia oferece. Como no caso da técnica de múltipla exposição, considerada um erro (algumas câmeras de filme mais modernas possuem um dispositivo para evitá-la), transformar essa falha num instrumento criativo – talvez nesse caso, a contraposição entre um Lula descontraído e uma marca das depredações em Brasília no 08/01. 

Na verdade, o ardil é do “Aquário” do jornalão (a escolha editorial de estampar a fotomontagem como fotojornalismo na primeira página). Do seu paiol de bombas semióticas, a direção do veículo sacou mais um artefato explosivo, aliás recorrente nos últimos dias: o jornalismo metonímico no qual a criação de relações de contiguidade entre texto, elementos gráficos e imagens resultam em novos significados dentro da seguinte fórmula, 1 + 1 = 3.

No domingo, o programa Fantástico da Globo já havia detonado uma bomba semiótica semelhante: imediatamente após a exibição dos vídeos inéditos dos “ataques golpistas” e as investigações da PF na busca dos responsáveis do “plano terrorista de bolsonaristas radicais”, a apresentadora Poliana Abritta corta: “mas antes a notícia é, quatro mortos na explosão em um clube de tiros em Manaus…”. Marota contaminação metonímica: terrorismo de extremistas de direita em Brasília… e agora será que temos CACs mortos por terrorismo de esquerda?

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Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

3 Comentários

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  1. Não é uma foto.
    São duas.
    Feitas com técnica por uma fotografa CANALHA.
    Publicadas por JORNALECO GOLPISTA.
    PURO LIXO.
    A moça tenta se defender pela técnica. NÃO procede.
    Fosse o caso, ela usaria uma foto sob o angulo de um Lula vitorioso e sorridente.
    Mas não. A bandida preferiu um ângulo que sugere um lula vencido, olhando para baixo e com a mão visível como quem tenta se defender.
    BANDITISMO golpista do jornal e da sua empregada.

  2. Vamos por partes:
    1- Como se trata de uma dupla exposição, a fotógrafa intencionalmente – e pela consecução de mais de um ato – quis retratar o vidro quebrado sobre o peito de Lula, em pose por ela escolhida. Não se trata de um registro fortuito ou mesmo oportunista, mas de uma criação artística segundo a vontade de sua autora;
    2- Trata-se, pois, inequivocamente de fotomontagem, não de fotojornalismo. O mesmo resultado poderia ser obtido, por exemplo, mediante computação gráfica ou pedindo-se ao DALL-E (IA) para acrescentar de forma fidedigna um vidro estilhaçado sobre uma foto fornecida de Lula;
    3- Não sei se a fotógrafa fez a fotomontagem por conta própria (seja com intenções artísticas ou políticas), ou por encomenda do jornal. No entanto, isso só diz respeito à própria fotógrafa, não ao jornal, que de todo modo, ao ter acesso à criação, manifestamente a instrumentalizou para seu jornalismo de guerra, encaixando-a em sua histórica narrativa do delenda PT. Junta-se à ficha falsa da Dilma e demais folhices abjetas, casos em que o jornal demonstra ser um misto de propaganda política com tabloide de fofoca.

  3. Faço minhas as palavras dos comentaristas anteriores, lembrando que há apenas poucas semanas a Cristina Kirchner por um verdadeiro milagre não foi morta em atentado praticamente idêntico ao insinuado por essa criminosa e abjeta fotomontagem.

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