Jornalista revela como ajudou a derrubar Dilma do poder usando os jornais

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Elcio Cabral Melo, ex-assessor de imprensa da Federação de Hospitais, fez um desabafo na internet após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) ser concluído. Ele pediu desculpas por, no exercício da função, escrever artigos publicados em jornais da grande mídia fomentando o clima para derrubar Dilma do poder. Segundo ele, a ordem era colocar a culpa de todos os problemas possíveis na gestão da petista. Isso, ele lembra, era repetido pelas assessorias de imprensa País afora.
 
Por Kiko Nogueira
 
“Como ajudei a manipular opiniões e viabilizar o golpe”: o desabafo de um jornalista
 
No Diário do Centro do Mundo
 
O jornalista Elcio Cabral Melo foi assessor de imprensa do presidente de uma federação de hospitais. Autor de artigos assinados pelo chefe, teve textos publicados em jornais como Folha, Estadão, O Globo e Valor Econômico.
 
Em seu Facebook, ele contou sua experiência escrevendo “coisas que abomina” para “aquecer o caldeirão em que colocaram a democraticamente eleita presidenta Dilma Rousseff”.
 
Peço desculpas por ter colaborado com essa sujeira, e quero me justificar dizendo que eu estava tentando trabalhar honestamente, que entrei em depressão nesse trabalho e (ainda bem!) fui demitido.
 
Foi entre julho de 2014 e junho de 2015 que trabalhei como jornalista, assessor de imprensa, repórter e ghostwriter do Sindhosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de SP) e Fehoesp (Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de SP) e lá ajudei a “aquecer o caldeirão” que colocaram a democraticamente eleita presidenta Dilma Rousseff.
 
Um golpe começa assim: você reúne os interessados e vai “queimando o filme” da presidenta em várias frentes, culpando-a de tudo que for possível, usando as televisões, os jornais, as rádios e os portais da internet. Um dos interessados na queda de Dilma era o meu chefe, Yussif Ali Mere Jr., bem como seus colegas diretores do sindicato e da federação.
 
Assim, tive de escrever coisas que abomino, e quem assinava era o presidente, ou vice, ou algum manda-chuva de lá. Consegui publicar as opiniões em jornais como “Folha”, “Estadão”, “Valor Econômico” e “O Globo”, entre outros.
 
Lembrando: eu era só um jornalista de uma pequena associação patronal. Muitos outros estavam fazendo o mesmo por aí, no Brasil todo. Exemplos: Fiesp, Fecomercio, Febraban etc…
 
PASSOS DA MANIPULAÇÃO
 
A) Desqualificar o alvo:
– “Mere Jr explicou que 2015 é “o ano do ajuste de contas”, visto que a presidente Dilma Rousseff não tomou as atitudes cabíveis na economia no passado. ” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Presidente-fala-sobre-perspect…) e
 
– “Os dados do TCU confirmam (editorial “As Falhas do Mais Médicos”) o que já era sabido: o programa Mais Médicos, de forte cunho ideológico e que liga o atual governo à ditadura cubana dos irmãos Castro, foi feito às pressas às vésperas das eleições e tem caráter eleitoreiro.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/O-Estado-de-S.-Paulo-destaca-o…)
 
– “Em vez de leiloar ministérios para acalmar os ânimos dos partidos aliados –que de aliados não têm nada– o governo deveria anunciar as reformas políticas e ministeriais. Trocar favores, votos e cargos é uma barganha que faz mal à saúde.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Folha-de-S.-Paulo-destaca-opin…)
 
– “Parabenizo o economista Arminio Fraga, cujas palavras desnudaram a tese falaciosa da candidata Dilma Rousseff. Por mais que haja, no governo atual, malabarismos financeiros, a verdade sempre surgirá, pois os números não mentem. É preciso manter olhos e ouvidos atentos.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Folha-de-SP-destaca-opiniao-de…)
 
B) Impor a agenda de direita como se fosse solução para todos os problemas:
 
– “O texto revela o mal que centrais sindicais estão provendo nas relações de trabalho. Políticas de bondade não levam ao crescimento. O país só integrará o rol dos desenvolvidos quando melhorar a produtividade.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Painel-do-leitor-da-Folha-de-S…
 
C) Ignorar assuntos desconfortáveis como a Lei-Anticorrupção, enviando um subordinado em seu lugar:
“Marcelo Luis Gratão, gestor do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), representou o presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, no 1º Seminário Lei das Empresas Limpas com Foco na Área da Saúde.” (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/Lei-Anticorrupcao-e-tema-de-se…)
 
D) Dar o tiro de misericórdia:
“Junto com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e outras centenas de entidades, o SINDHOSP, a FEHOESP e seus sindicatos filiados estão apoiando a campanha pelo “Impeachment Já!” da presidente da República, Dilma Rousseff.“ (FONTE: http://www.sindhosp.com.br/…/SINDHOSP-e-FEHOESP-apoiam-mani…)
 
E) Celebrar:
 
Clique abaixo para ver foto do meu chefe com o golpista Temer
 
http://www.sindhosp.com.br/noticias/11093/Yussif-Ali-Mere-Jr-participa-de-encontro-com-empresarios-e-Michel-Temer
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Passou da hora!!
    Quando vão

    Passou da hora!!

    Quando vão denunciar os acougueiros de são paulo aos organismos internacionais de direitos humanos? Até quando os deputados de oposição paulistas serão omissos? por que não podemos contar com os tres senadores do estado, eles simplesmentem não existem; não podemos contar com a midia, essa é partícipe do massacre e do descalabro. Até quando os congressistas covardes de oposição vão virar a cara??

  2. Novidade?

    Desde 2003, praticamente todos os jornalistas que trabalham na organização criminosa que se tornou a “grande mídia” brasileira fizeram a mesma coisa. Personalidade progressista (artista, intelectual, político, músico, etc.), BOICOTE A GRANDE MÍDIA GOLPISTA. Não conceda entrevista a esses criminosos.

  3. Não há como perdoar,

    se não vamos ter que perdoar os matadores da máfia por que só fizeram por $$$$.

    Lamento, mas na próxima incarnação seja mais ético na hora de escolher um emprego.

     

  4. Como ?

    Sei não. Muita gente agora se arvorando responsável, poderoso, a ponto de retirar do poder um presidente inocente eleito democraticamente, no peito . É isso ? Um grande feito ? Por isso quer uma casquinha ? Só lembrando, os ataques começaram já durante os dias finais da campanha de 2002, quando Lula parecia ter chances de ganhar. De lá para cá foram várias tentativas. Com Lula não conseguiram, talvez pela densidade política do mesmo. Mas com Dilma, tentaram de tudo para jogar a própria loama nela, e não conseguiram, aí inventaram as tais “pedaladas”, com as assinaturas daquelas “reservas morais” que todos conhecem. Estranho isso, de julho de 2014 a junho de 2015. Arrependido ?  conta outra.

    1. Luiz Antônio, com relação ao

      Luiz Antônio, com relação ao Lula, não há o que falar, é caçado desde que nasceu. Com relação a Dilma , a caçada feroz começou no final de 2013 :onde a situação era a seguinte : 1) a taxa SELIC tinha caido exatos 5%, (acho que de 12,5 para 7,5) – considerando que o Governo paga cerca de 400 a 500 bilhões por ano de juros, essa queda de 5% significou de 20 a 25 bilhões de prejuízo para o DEUS mercado – 2) Desemprego abaixo de 5% (o menor da história- 3)Reservas internacionais de 375 bilhões de dólares  4)a popularidade da Dilma era de cerca de 83% – ganharia no primeiro turno direto nas eleições seguintes de lambada. Aí a bandeira vermelha da canalhada acendeu e daí até agora, neste exato momento em que estou escrevendo, só caíram matando, diuturnamente. Essa gente, ou melhor, matilha, não pára nem para (desculpe o termo) cagar. Deu no que deu. O elemento jornalista arrependido confirma a particpação da imprensa.

      1. Irresponsável

        Sem dúvida, Carlos, o papel irresponsável da maior parte da imprensa cartelizada foi um capítulo medonho da história deste império colonial escravista que tenta virar um país. 

  5. Não tem perdão. . Canalha,

    Não tem perdão. . Canalha, vendido. Sempre dá para ganhar o pão de cada dia de forma decente. Canalha. Vai saber o que há por trtás de uma confissão destas.

  6. Jornalista

    Não foi o único que fez isto. A maioria dos jornalistas diziam o que a direção da Emissora mandava dizer. Eram e são ventrílocos.

  7. Não

    Este senhor não é o primeiro jornalista, que apos o impeachment ja consumado, dizendo que não queria fazer isto, que esta triste, que não pensavam que isto podia acontecer e outras desculpas das mais furadas.

    Mais um que vai morrer abraçado ao Conti e o Boechat.

  8. hipocritas

    Nada mais que um  hipocrita, ja tem idade para saber o que é certo ou errado.

    Sendo um joranlista é pior ainda. Numca leu nada sobre etica.

    Qual o modelo jornalistico dele: Janio de Freitas ou os pseudo jornalistas da globonews!

    Vai vcer que resolveu falar porque não conseguiu uma boquinha na globogolpista ou nos

    “excrementos” semanais.

    Chocado mas não surpreso!

  9. O presidencialismo morreu e não foi avisado

    A fala deste jornalista, tanto quanto a decisão de não se tirar os dirieitos poĺ[iticos de Dilma, por parte de uma maioria dos golpistas, sugerem uma queda de um primeiro ministro que não soube construir maioria nem consenso.

    Apesar de muitos dos que se empenharam na derrubada de Dilma usarem o falso argumento de crime de responsabilidade como pretexto, na prática, reconhecem sua inocência. Ou seja, deram um golpe para destituí-la e, depois de alcançarem seu intento, não sentem mais necessidade de continuar a farsa.

    Enfim, nossa prática política tanto, por suas virtudes, quanto por seus defeitos, não cabe mais no modelo presidencialista. Daqui para frente, se não houver uma mudança de regime, os golpes como este utilizado para barrar Dilma irão se repetir cada vez que um presidente descontentar o congresso.

  10. Se houvesse justiça. . .

    Se houvesse justiça neste país, a maioria dos donos de jornais deste país estaria na cadeia e dividiriam as celas com seus jornalistas, pois fazem o oposto do que pregam o bom jornalismo, que seria informar e falar a verdade dos fatos, só falam mentiras, desinformam e fazem com que a classe menos favorecida vote e apoie os candidatos dos patrões que os exploram.

  11. Leia sobre a doutrina
    Leia sobre a doutrina espirita. Vc vai ver que a lei do retorno existe. Quem faz o mal vai ter retorno. Quando estiveres sofrendo lembre se disso.

  12. SINDICATO E FEDERAÇÃO DE HOSPITAIS.

    ESSE SINDICATO E ESSA FEDERAÇÃO DE HOSPITAIS FAZEM MAL À SAÚDE.  SÃO CONTRA O PROGRAMA MAIS MÉDICO PORQUE QUEREM SE APODERAR DOS RECURSOS DESTINADOS AO PROGRAMA.  ACHAM MAIS FÁCIL  QUE LUTAR POR MAIOR CONTRIBUIÇÃO (OU REDUÇÃO DA SONEGAÇÃO) DOS MAIS RICOS.

  13. É um bosta querendo

    É um bosta querendo aparecer.

    Claro que ele fez tudo isso aí, mas tudo isso não vale merda de nada, exceto pelo fato de apenas seguir o comando central do Instituto Milleniun, de fato comandado pelos irmãos Marinho.

    Repito: os artigos dele e o que gato enterra são a mesma coisa.

     

  14. Já recebeu? Espero que tenha

    Já recebeu? Espero que tenha valido a pena; para salvar uma grana pro seu patrão e as migalhas que ele te deu vc ferrou milhares de famílias. Enfim, o tempo vai mostrar as diferenças entre as realidades da família do seu patrão e da su após o golpe. Asim como vc, muita gente se sente sócia do patrão.

    Matador de aluguel tb desgraça a vida dos outros por $$$ e a mando dos outros. Acho digno o pedido de desculpas mas não creio que seja sincero. Ninguém muda de um hora pra outra. Ou bem vc é o cara que ferra milhares por $$$ ou bem é o cara que se evergonha disso. Não dá pra ter sido um até o golpe e outro depois. O espaço de tempo é muitopequeno pra tamanha mudança. Além disso, as consequências do golpe para a sociedade ainda nem foram sentidas; Deixar o pedido de desculpas registrado para sentir-se melhor qdo a desgraça se abater sobre os brasileiros, tem mais a ver com o cara de antes do golpe do que com o que se arrependeu de ter trabalhado pra ele. Sinto muito, senhor; Agora, vc vai cutir sua grana e o Brasil vai lidar com a violência, a insegurança, perda de direitos, o caos…

  15. Lágrimas de crocodilo
    Sr. Élcio, vá chorar na cama q é lugar quente. Tá arrependido? O sr pode pagar agora umas sessões de psicanálise, ou ir confessar na igreja mais próxima.

    Não me interessa sua confissão de culpa. Problema seu. O que o sr fez estava evidente para quem quisesse ver.

    Depois ficam aí todos indignados com as propostas de regulação da mídia. No mínimo uma regulamentação contra os monopólios precisávamos ter.

  16. Tarde demais para esquecer

    Mais um jornalista vendido. Bom que ele tenha vindo a público falar disso mas já era, vai morrer junto com jornalismo brasileiro, ou seja, já morreu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador