Lava Jato: jornais insistem em associar Lula a Bumlai

Se a própria força-tarefa admite não ter provas de corrupção contra o ex-presidente, o que justifica a capa da Folha ou a chamada do Estadão?

Jornal GGN – Na segunda (14), o Ministério Público Federal apresentou denúncias contra uma série de personagens da Lava Jato, incluindo José Carlos Bumlai. Edições da Folha e Estadão desta terça (15) indicam que o pecuarista teria assumido a contração de um empréstimo junto ao Banco Schahin para beneficiar “pessoas ligadas ao PT”.

Lula não foi denunciado pelo MPF e Deltan Dallagnol, um dos procuradores-celebridade do caso Petrobras, admitiu que não existem provas de corrupção por parte do ex-presidente. O que justifica, então, a insistência dos jornais em citar o nome de Lula em toda nova notícia sobre Bumlai?

Enquanto não aparecem respostas para isso, Lula segue colhendo o ônus midiático de ter sido transformado em um substituto para “Bumlai” nas manchetes produzidas pela grande mídia. Na Folha de hoje, ele aparece na chamada de capa para a reportagem sobre o empréstimo de R$ 12 milhões que Bumlai fez em 2004 e nunca quitou. Ou melhor: teria pago, segundo a Lava Jato, cinco anos depois, fazendo uso de sua amizade com Lula para obter um contrato de 1,6 bilhão de dólares para o Grupo Schahin com a Petrobras.

“O ex-presidente, porém, não foi imputado [na denúncia do MPF] porque, segundo os procuradores, faltam indicativos concretos de sua suposta intervenção no negócio. Nem mesmo [Fernando] Baiano [réu delator e operador do PMDB no esquema da Petrobras] chegou a confirmar que isso ocorreu.”

Dallagnol afirmou que Bumlai é um “operador do PT”. Na mesma matéria, porém, a força-tarefa da Lava Jato admite que o destino do dinheiro é desconhecido – “Ainda não se sabe quem foram os destinatários finais do empréstimo a Bumlai”.

No “relatório parcial” do MPF, segundo a Folha, levantaram a suspeita de que o dinheiro foi usado para comprar o silêncio de um empresário de Santo André (SP) supostamente envolvido em esquemas de corrupção na cidade já administrada por Celso Daniel (PT), morto em 2002.

“Os fatos ainda estão sob investigação”, apontou a Folha, acrescentando que a “PF não fez, por ora, novas diligências sobre o caso”.

No Estadão, as informações dão a entender que Bumlai mudou sua versão da história e implicou o PT no processo após ter o fim de sua prisão preventiva negado pelo juiz Sergio Moro.

Na primeira vez em que depôs, Bumlai disse que o empréstimo era para ajudar a comprar uma fazenda do Grupo Bertin, de quem era sócio. Somente depois revelou que era para ser “simpático” ao PT. Segundo o pecuarista, um executivo do Schahin sugeriu a transação fraudulenta com o intuito de repassar dinheiro ao partido de Lula.

Na Folha, Dallagnol disse que a Lava Jato não faz perseguição com PT, mas que o partido, assim como PP e PMDB, está no centro da investigação porque “uma prova leva à outra”. “É possível que tenham outras minas [casos de corrupção] em outros lugares, a alguns metros de distância, mas não tem como adivinhar que elas existem. Não tem por onde puxar”, disse o procurador, ignorando uma série de delações premiadas com detalhes sobre corrupção na Petrobras desde a gestão FHC.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

46 comentários

  1. Homo lularens

     É ridículo, mas a Folha criou as gentes de Lula:

    amigo de Lula, filho de Lula, nora de Lula, triplex de Lula, filho da empregada do vizinho de Lula, anéis de lula e refogado de lula

    • É estranho para um jornal que

      É estranho para um jornal que gosta tanto de se gabar de sua “imparcialidade”, “neutralidade”, “rabo preso com o leitor” etc. se expor de forma tão ridícula com essa coisa de “amigo do Lula”, “nora do Lula”, “churrasqueiro de Lula” (lembram?).

      Mesmo o leitor mais tacanho vai perceber que é um caso clássico de perseguição pessoal. Ou não?

      Já que lembrei do “churrasqueiro de Lula” (é sério, chegou a existir mesmo!), sugiro também que apareçam o “pizzaiolo de Lula”, o “somelier de Lula”, o “cuscuseiro de Lula”…

  2. Não há Prova de Depósito ao PT

    .

    Há Mera Dedução (i)lógica da Procuradoria Regional da República do Paraná.

    Porém, Não há Prova Documental de Depósito ao Partido dos Trabalhadores.

    O próprio Dalagnol admitiu isso, ontem (14), no Espetáculo de Celebridasdes do MPF.

    .

     

  3. É nessas horas que os jornalões perdem toda a credibilidade.

    É nessas horas que os jornalões perdem toda a credibilidade.Depois reclamam que estão perdendo leitores.

  4. amigos, amigos, negócios à parte.

    Estranhei quando vi o nome Bumlai como sendo de um amigo do Lula. Nunca tinha ouvido falar. Lendo em algum lugar, fiquei sabendo que esse fazendeiro, na campanha de 2002, pediu uma audiência com o então candidato e disse que não era inimigo do PT e só queria saber se suas propriedades seriam desapropriadas. Lula negou que desapropriaria unidades produtivas e até convidou o tal Bumlai para fazer parte daquele conselho onde várias personalidades e lideranças do país expunham suas dificuldades em seus setores e faziam propostas para o país voltar a crescer, depois de ter amargado 8 anos na lama com FHC. Quando vi a manchete da Folha, pensei que Bumlai fosse algum operário ou ex-operário ou colega de diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo ou alguém da CUT. Enquanto isso, outro preso na Operação Lava-Jato, que foi padrinho de casamento do Aócio Waldorf e lhe pagou a lua-de-mel naquele luxuoso hotel em Manhattan (NY, NY, USA) nunca teve sua ligação (íntima, pois não?) com o neto do Tancredo sequer insinuada na nossa nobre imprensa golpista. Imaginem se essa imprensa agisse assim em favor de João Goulart nos idos de março/1964, os generais-gorilas que chegaram ao poder enforcariam o “seo” Frias nas tripas do Victor Civita, para nos restringirmos a SP.

  5. A eleoquência e o detalhismo

    A eleoquência e o detalhismo de Dallagnol com relação ao caminho do dinheiro entre os denunciados  contrasta com a vagueza sobre como e de que forma o dinheiro chegou até o PT. Nas delações basta afirmar que vai para o PT,. Até hoje mesmo depois de condenado, não veio a publico, as provas de que Vaccari  recebeu dinheiro ilegalmente. Acho que se tivessem provas( eu digo documentos,bancários ) isto estaria estampado. Acho que PT virou mantra do MP  e Lula adjetivo.    

    • MaGon

      Pelo que sei Vaccari está preso porque, segundo os investigadores alegaram e o juiz concordou, a doação eleitoral ao PT, regular, de caixa 1, declarada ao TSE, era na verdade propina disfarçada de doação eleitoral.

      Uma tese curiosa e inovadora, que eu saiba, a exemplo da “teoria do domínio do fato” na ação penal 470 (mensalão do PT).

  6. A eleoquência e o detalhismo

    A eleoquência e o detalhismo de Dallagnol com relação ao caminho do dinheiro entre os denunciados  contrasta com a vagueza sobre como e de que forma o dinheiro chegou até o PT. Nas delações basta afirmar que vai para o PT,. Até hoje mesmo depois de condenado, não veio a publico, as provas de que Vaccari  recebeu dinheiro ilegalmente. Acho que se tivessem provas( eu digo documentos,bancários ) isto estaria estampado. Acho que PT virou mantra do MP  e Lula adjetivo.    

    • boa Luiz

      Voce foi didatico.

      Mas nos nunca veremos a fsp com a manchete:

      amigo de fhc…

      socio de serra…

      amigo e socio de filha de serra…

      amigo e colega de copo de aecio…

       

      e por ai vai…

      O que sobrou da folha foram uns 3 jornalistas-/ colunistas  que não venderam a alma ao diabo.

       

       

  7. Há coisas que não fazem parte

    Há coisas que não fazem parte de minha realidade!

    Como alguem empresta 12 MILHÕES e só o recebe 5 ANOS DEPOIS?

    Imagina eu empresto e só recebo 1.826 dias depois…

    No caso do filho do LULA,

    Vender uma MP e só receber acho que 3 anos depois?

    Não consigo imaginar que alguem faça o seguinte: Eu te pago para voce ajudar na APROVAÇÃO PELA CÂMERA DOS DEPUTADOS COM OPOSIÇÃO E TUDO MAIS!

    Quem compra um serviço destes do filho do LULA é um perfeito idiota – teria que ter feito isso com o cunha das jabuticabas!

    Como o filho do LULA FARIA ESTE SERVIÇO e quanto custaria convencer TODA OPOSIÇÃO, sendo filho do LULA?

    Que me lembre foi quase unânime – creio que todos votaram a favor.

    E como eu cobraria esse pagamento?

    E se depois o camarada não quisesse pagar?

    Não tem recibo?

    E se gravasse e passasse a fazer chantagem?

    Seria mais fácil o filho do LULA ser chantageado do que receber o dinheiro, a não não ser que ele seja um BANDIDAÇO a lá Beira-mar…

    É IRRACIONAL para mim…

    Estou gostando de ver o ativismo da justiça, mas há coisas que NÃO ME CONVENCEM – É POLITICO….

      • Cada um acredita no que

        Cada um acredita no que quer…

        Eu continuo não achando RAZOÁVEL….

        Um banco ficar 5 anos sem receber!

        Nenhum protesto ou ações na justiça?

        Só por que era amigo do Presidente?

        O dono deste banco DEVERIA SER MUITO TROUXA!

        Nem se fosse o OBAMA!

        Entre 2004 até 2009 temos o mensalão no meio, ele poderia ter EXTORQUIDO O PT E A PRESIDENCIA!

        Não havia garantias de recebimento e a reeleição só se deu em 2006, poderia ter recebido ai…

        E o COAF?

        Deve ter documento disto por ai…

        O cara delatou o combinado para tirar o dele da reta…

        Tenho CERTEZA AGORA QUE É POLITICO!

  8. Não só a Folha

    Onte à noite na abertura do Jornal do Band, Boechat já tascou uma notícia sobre “Bumlai, amigo do Lula” logo no início.

    “Estranho” se preocuparem com as amizades de alguém que não está no poder.

    Não se preocupam com as amizades de gente que tem cargo de senador atualmente, e andou recebendo favores de André Esteves, do BTG, sabe-se lá porque motivos…

     

    • Ai meu jesuiz cristinho!!!!!!

      Bem, o depoimento do Bumlai é uma delas. Os 12 milhões do Banco Shain foram para o PT. A metade para pagar um chantagista que ameaçava Lula em Santo André. Agora, se vc quer assinatura, recibo, etc…..então elas não existem. 

  9. Já escrevi reiteradas vezes

    Já escrevi reiteradas vezes aqui neste espaço: a Folha de São Paulo é a mais desonesta e infame sócia do “clube” formado pela chamada “grande” imprensa brasileira porque é sonsa;  dá uma unhada e esconde a unha;  quer se passar por democrata porque publica artigos e análises do outro lado. Protegida, ou se achando protegida por esse aura, vomita o mais abjeto jornalismo jamais pensado e utilizado. Tem uma fixação no Lula maior que as seus irmãos siameses Globo e Estadão. E se sabe bem o porquê: a esnobada que o Lula deu ao então proprietário desse jornaleco, Sr. Frias quando assumiu o governo. 

    Se não mudar vai para o buraco. Se é que já não esteja. 

    • Mas é a mais vendida…….rs

      Discordo. Leio e assino a Folha há mais de 30 anos. Sei discernir. Avalio. Concordo ou não. Trabalhei muitos anos no no norte e nordeste. Naquele tempo não havia edição digital. Não conseguia engolir os jornais do Pará, Amazonas e Ceará.

  10. Comentário.

    Faça a sua associação, já que o PIG evita:

    FHC –

    José Serra –

    Alckmin –

    Bornhausen-

    São dicas. Faça a sua lista. No limite da moralidade, na zona cinza da ética, vai dar m…

  11. Estrutura da página

    O interessante é a maneira como a página se estrutura. Uma enorme foto ocupando mais da metade da página e uma grande manchete acusando o “amigo do Lula”, que não tem nada a ver com a foto.

    Pura manipulação padrão Folha de São Paulo.

  12. Incrível a volatilidade do lulopetismo

    Até um mes atrás, Bumlai era umhomem íntegro, sendo perseguido pelo simples fato de ser amigo pessoal de Lula.

    Agora, réu confesso, conforme nota da sua defesa divulgada hoje, de ter pego empréstimos fraudulentos para o PT, Bumlai já não é tão amigo de Lula.

  13. Se o Lula tem tantos amigos

    Se o Lula tem tantos amigos porque não mostrar também os amigos que fazem coisas boas? Se ele tem tantos amigos, concerteza algum faz alguma coisa boa… Já sei! Para destruir o Lula! A mídia privada faz isso! Como bem disse o novo presidente da Argentina… A mídia na américa do Sul tem requícios da ditadura… as mesmas que dominavam lá, são as que dominam hoje… portanto, as intenções não mudaram tanto assim. Querem proteger e manter a mesma elite no poder.

  14. subliminarmente ostensiva

                        LULA

                        CORRUPÇÃO

                        POBREZA EXTREMA

    ( “em meio ao lixo” na foto do bairro da palafita em recife na capa da folha)

  15. O Bumlai é um “traidor”

    Faz-se o possivel, contra todas as evidências, para dissociar a figura. Quando o Bumlai for apertado saberemos que o Lula sabia e participou de tudo. Puro cinismo, hipocrisia e capachismo ideológico. Que vão para o inferno. Levem a Dilma.

    • Complementando……

      E também o Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Edson Lobão e o Sergio Machado (ex da Transpetro) que fez a maior trambicagem e roubalheira com aval, endosso e participação do Sr Luiz Inácio. A estória é tão suja e até estranhbo que o PIG não tenha investigado e denunciado pra valer. Mas o Sergio Machado vai em cana também. Esperem.

  16. Hobin Hood

    Ainda que mazelas do PT venham a tona e que embace a crença numa democracia ideal possível…

    Ainda que acusem o PT de ladrão e de toda sordidez imanente aos partidos políticos brasileiros…

    Ainda acredito que, EM PARTE, que parte destes atos ESPÚRIOS foi para DAR CONDIÇÕES NO ENFRENTAMENTO DO JOGO DESIGUAL ENTRE O POVO E A ELITE!

    Nunca um partido do povo alcançaria o poder sem a máquina que consome milhões…

    Os fins justificam os meios?

    Olhando para os 40 milhões que não mais passam fome…

    Olhando para os milhões que agora estudam, fazem intercâmbio…

    Para aquele que agora trabalha, que tem casa…

    Eu digo que foi justo!

    Que outro partido teria feito para o POVO BRASILEIRO mais que o PT?

    Alguns só existem em benefício de seus grupos!

    Mas o PT não pode ser igual ao outros partidos, tem que buscar a perfeição partidária…

    Mas, não foi certo e ainda teve outros que se aproveitaram em benefício próprio – esses merecem toda pena!

    Mas, com todos os erros, ainda acredito que seja o partido que possuí condições de levar a diante o nosso projeto de grande nação, não de entreguismo!

    O jogo hoje já não mais exigirá a disparidade de recursos na luta politica – o fim do apoio empresarial limita o poder econômico!

    Não precisará errar os velhos erros!

    E aquele que for pego em delito que seja julgado pela justiça!

      • Hipocrisia

        O Zé Dirceu dorme com a consciência tranquila na prisão, não por estar preso, nem pelo motivo pelo qual foi preso, mas pelo fato que projeto que ele levou ao fim e ao cabo, EVITOU QUE MILHARES DE CRIANÇAS MORRESSEM DE FOME…

        Enquanto há presidente laureado, que confessa ter fechado os olhos a corrupção, referendado por uma exposição pungente do Ciro Gomes na passagem do bastão, ele como ministro da Fazenda do Itamar para então governo FHC, onde nas palavras do Ciro – DILAPIDOU O BRASIL EM 8 ANOS MAIS DO QUE EM 500 ANOS DE HISTÓRIA ANTERIORES –  dorme tranquilo em seu apartamento na Avenue Foch em Paris.

        Os caras dilapidam o pais, espalharam fome e miséria e roubaram ou fecharam os olhos a corrupção e estão ai acusando todo mundo de ladrão!

        Os ladrões do PT não possuem carros de luxo, casas em condomínios elegantes, mas você deseja ARDENTEMENTE que o LULA seja preso, agora, ANTES DO FHC que morrerá entre seus livros onde confessa seus crimes e arrecadando mais dinheiro com isso, sem ser importunado com as chatices do Ministério Público…

        No futuro com menos hipócritas como você, vamos ter uma sociedade mais equilibrada onde a vida tenha mais valor que o dinheiro.

        • Zé Dirceu é um vagabundo

          Zé Dirceu é um vagabundo .Ainda preso pelo mensalão, recebia “comissões”  mas apelou (enganando) a petistas fanáticos que pagassem sua “fiança”, Nunca fez merda nenhuma, nunca trabalhou e suas consultorias são pura fajutice. Nunca foi “terrorista”…….nem a Dona Dilma….eram burocratas, jovens equivocados que pretendiam uma merda maior que a dos milicos. Idiotas como Genoino, Aloysio Nunes, Gabeira, etc. Usou a Casa Civil para negociatas. Era arrogante…..o homem dos “telefonemas que moviam montanhas”. Não fez nada por ninguem. Não tinha plano algum. O que o governo Lula fez foi aproveitar a estabilidade que o governo fhc criou. FHC não é grande coisa……mas domou a inflação….e essa infeliz veio do nada e estragou tudo. Desmoralizou o PT……esculhambou o país. Hipócrita é o cara que defende a permanência de uma incompetente em nome da ideologia ou quem segue um sindicalista vagabundo (espertíssimo)..

  17. dona cíntia está coberta de

    dona cíntia está coberta de razão…

    Lula tá parecendo uma paradisíaca ilha virgem cercada por todos os lados por um mar de lama e óleo e tubarões e tentáculos em polvorosa e navios piratas e serpentes marinhas e sereias melífluas e medusas gigantes e monstros abissais e plataformas surreais…

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome