Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
[email protected]

Neymar + efeito Heisenberg = outro ovo da serpente chocado, por Wilson Ferreira

por Wilson Ferreira

Observe leitor a fotografia que abre essa postagem. Ela poderá explicar bastante o futuro que talvez esteja reservado para a Seleção brasileira nessa Copa. A imagem mostra Neymar Jr. correspondendo às câmeras em um flagrante do chamado “efeito Heisenberg” midiático – o jogador tenta criar algum tipo de empatia após desfilar, nos minutos anteriores ao achar que estava tudo perdido, arrogância e xingamentos que sobraram até mesmo para o próprio capitão do time, Thiago Silva. O mesmo efeito Heisenberg (no qual a mídia transmite nada mais do que os próprios efeitos que ela cria ao cobrir eventos) que levou o Brasil às cordas frente à Alemanha em 2014 (choros, hinos a capela, etc.), agora leva sincronicamente o dublê de técnico e pastor motivacional Tite e o astro Neymar Jr. ao chão: um tropeço e logo depois o choro como marcas publicitárias. Assim como muitos outros ovos de serpente chocados nos anos de neodesenvolvimentismo dos governos petistas, Neymar Jr. é mais um. Com a leniência da grande mídia e do mercado publicitário.

Dói para esse humilde blogueiro, santista futebolisticamente e de nascimento, escrever essas mal traçadas linhas: Neymar Jr. é um subproduto perverso do neodesenvolvimentismo dos governos petistas – que confundia a inclusão de brasileiros na sociedade de consumo como a própria ideia de cidadania. E agora virou a “grande esperança branca” de uma seleção convertida em modelo de sucesso mérito-empreendedor pós-golpe através de jogadores que conheceram o sucesso financeiro na Europa.

A foto acima que ilustra essa postagem fala muito mais do que mil textos que tentem traduzir sociologicamente essa situação bizarra de um jogador considerado a última bala na agulha de uma seleção de futebol milionária.

Se outro jogador santista, Pelé, aos 17 anos após um golaço na final da Copa de 1958 contra a Suécia (chapéu num zagueiro, matou no peito e bateu de primeira no canto direito), caiu em choro copioso após o título mundial, agora Neymar Jr. desaba no gramado em prantos depois de fazer um gol sem goleiro contra o 25o colocado do ranking FIFA num jogo da fase de grupos da Copa.   

Neymar Jr., jovem e promissor jogador da base do Santos revelado em 2009 cada vez mais se notabilizou por vídeos em redes sociais dando pitacos contra juízes, adversários e até contra o técnico, Dorival Junior, por certa vez  tê-lo impedido de cobrar um pênalti em uma partida.

Pelé chora no ombro de Didi em 1958 após ser campeão do mundo aos 17 anos

“Criando um monstro”

Na época, outro técnico, Renê Simões do Atlético de Goiás, chegou a falar que a mídia “estava criando um monstro”.

Na medida em que seu “sucesso” futebolístico (com grande complacência da grande mídia e do mercado publicitário) aumentava sua onipresença midiática, mais e mais o jogador revelava suas origens sócio-culturais: no funk ostentação da Baixada Santista/SP – ao lado da Grande São Paulo, berço da vertente brasileira reacionária do gênero musical: musicas sobre carros, motocicletas, bebidas, além de abordar as mulheres como um mero meio de alcançar ainda mais poder material. Bem diferente da vertente carioca que tematizava a criminalidade e a vida sofrida nos morros e periferias.   

O personagem Neymar Jr. cresceu como modelo de sucesso (com direito a participação em novelas da Globo) para uma geração que via nas novas formas de consumo da egressa Classe C um canal para reconhecimento e afirmação em um País que parecia ser a bola da vez. E exibindo uma fortuna desperdiçada em carros , helicópteros, um iate para 60 pessoas e um jato particular. Riqueza ostentada sistematicamente por ele próprio e seus amigos e agregados privilegiados em redes sociais.

Hoje, Neymar Jr. é o seu próprio paroxismo: é também um subproduto do chamado “efeito Heinsenberg” (o mesmo que levou a Seleção às cordas no 7 X 1 contra a Alemanha em 2014) e que destrói o futebol brasileiro – efeito secundário produzido pelas coberturas midiáticas no qual a mídia passa a maior parte do tempo cobrindo o efeito que ela própria cria sobre os fatos: a cobertura dos esforços dos personagens transformarem-se a si mesmos em entretenimento para atrair a atenção das mídias – sobre esse conceito clique aqui.

Renê Simões: “mídia está criando um monstro”

“Neymarketing?”

Com a crescente dramaticidade do jogo contra a “poderosa” Costa Rica e, como era de se esperar, o descontrole emocional de um jogador que só parece mostrar seu talento em ambientes favoráveis de jogo, Neymar passou a xingar e desacatar o juiz, jogar a bola no chão em protesto e xingar ainda mais o adversário.

Mas ainda o pior: ofendeu o capitão do próprio time (Thiago Silva) após devolver a bola num gesto de fair play.

Após o apito final, Neymar Jr. desabou no gramado chorando e escondendo o rosto. “Neymarketing”? Uma estratégia para criar empatia com o distinto público? Afinal, quando ele achava que já estava tudo perdido, desfilou arrogância, destempero e palavrões. Enquadrado em close pelas câmeras da Fifa.

O jornalista Paulo Henrique Amorim carregou as tintas na Psicanálise para diagnosticar o chiliquento Neymar: se as lágrimas forem falsa é mau-caratismo. Se verdadeira, disse o jornalista, trata-se de um sujeito psicótico – clique aqui.

Mas talvez não seja necessário chegar a tanto. Neymar Jr. é o resultado do equívoco dos anos de neodesenvolvimentismo que chocou o ovo da serpente do novo riquismo mérito-empreendedor sem formação política ou noção de cidadania. Somado ao pós-moderno efeito Heisenberg midiático.

 

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Querer avaliar este jogador à

    Querer avaliar este jogador à luz de uma ótica tendenciosa do que teria sido os governos do PT à frente do Brasil é,no mínimo,querer forçar,e muito,a mão.

    Este jogador tem todo este destaque simplesmente porque é um jogador espetacular,diferenciado mesmo e que,tal qual Pelé,surgiu para os campos ainda muito jovem só que,diferentemente de Pelé,surgiu em um tempo onde a finaceirização dominou completamente o esporte e,com isso seus mais proeminentes expoentes.

    Não vou entrar no mérito sobre o caráter (ou mau caráter) do jogador.Este é,na minha opinião,um erro grosseiro que cometemos não somente com jogadores mas também com artistas e assemelhados.

    Não é porque o cara joga muita bola que ele é bonzinho. Nem porque é bom ator, ou bonitinho ou ainda canta bem que seja honesto e bom político.

    Quando começarmos a avaliar a essência e deixarmos a excrescência para as revistas de fofocas talvez possamos avaliar melhor o que é e o que não é o ovo da serpente e contribuiremos muito mais para que nosso povo fuja das falsas discussões e não seja enganado por quem quer que seja.

    1. Nao, Vladimir, acho que voce

      Nao, Vladimir, acho que voce nao entendeu o minusculo ponto da sentenca!  Autor disse que os governos petistas confndiram ser parte da sociedade de consumo com “cidadania”.

      Ai esta o judiciario brasileiro de prova em contrario.

    2. Concordo

      Virou moda, ao criticar um desvio de comportamento, enfiar o PT no meio. Que é que o lulopetismo tem a ver com o caráter de Neymar Jr.?

      Neymar não tem estrutura emocional para disputar uma Copa do Mundo e tenta disfarçar suas limitações com canalhices. E ponto. Esse é o seu problema. Neymar pipoca sempre que sente o peso da camisa. Diferente de CR7, Kroos e outros

      O problema dele é o depois. Se o Brasil cair levará a culpa sozinho. De esperança branca voltará a ser preto. Todos seus defeitos serão escancarados em praça pública. Pq a canalhice da mídia em encontrar culpados mas nunca assumir os próprios erros está no DNA da Casa Grande, a quem presta contas.

    3. Exatamente

      Qualquer governo, em qualquer tempo e o tempo todo vai precisar do circo para divertir seu povo.

      Mergulhar nessa matrix como se tivesse alguma importância maior que a diversão do povo, é perda de tempo e energia.

       

  2. E OS ANJOS DIZEM : AMÉM

    PARABÉNS !!!! Tem gente que ainda insiste em discutir como se o assunto fosse Futebol. O Futebol nada tem a ver com isto e já faz tempo. É puro marketing. Marketing absurdo e explorador do verdadeiro “Monstro” desta história. O Monopólio Criminoso das Transmissões e Comercialização do Esporte, neste caso Futebol. Coisa de bandido, como revelados em inquéritos de PF ou FBI. Algo escrachado em Páginas Policiais. “Os Caras são Gângsters, mas são meus amigos”. Obrigado, Andrés Sanchez. De vez em quando a verdade é tão absurda que algum ‘muleque’ revela que o Rei está nu. O resto, caros senhores, virou apenas o ‘resto’. Como por exemplo o Futebol. Chato, repetitivo, enjoativo. Terra Arrasada. Algo que deveria ser apenas Ilusão, Esporte e Amizade. Mas lemebremos e não entremos em “Eternas Vitimizações”, assim como Copa do Mundo aqui no país, as escolhas, a aceitação, as consequências forma nossas. É o próprio Brasil.   PARABÉNS !!!! Tem gente que ainda insiste em discutir como se o assunto fosse Futebol. O Futebol nada tem a ver com isto e já faz tempo. É puro marketing. Marketing absurdo e explorador do verdadeiro “Monstro” desta história. O Monopólio Criminoso das Transmissões e Comercialização do Esporte, neste caso Futebol. Coisa de bandido, como revelados em inquéritos de PF ou FBI. Algo escrachado em Páginas Policiais. “Os Caras são Gângsters, mas são meus amigos”. Obrigado, Andrés Sanchez. De vez em quando a verdade é tão absurda que algum ‘muleque’ revela que o Rei está nu. O resto, caros senhores, virou apenas o ‘resto’. Como por exemplo o Futebol. Chato, repetitivo, enjoativo. Terra Arrasada. Algo que deveria ser apenas Ilusão, Esporte e Amizade. Mas lemebremos e não entremos em “Eternas Vitimizações”, assim como Copa do Mundo aqui no país, as escolhas, a aceitação, as consequências forma nossas. É o próprio Brasil.   

  3. E OS ANJOS DIZEM : AMÉM

    PARABÉNS !!!! Tem gente que ainda insiste em discutir como se o assunto fosse Futebol. O Futebol nada tem a ver com isto e já faz tempo. É puro marketing. Marketing absurdo e explorador do verdadeiro “Monstro” desta história. O Monopólio Criminoso das Transmissões e Comercialização do Esporte, neste caso Futebol. Coisa de bandido, como revelados em inquéritos de PF ou FBI. Algo escrachado em Páginas Policiais. “Os Caras são Gângsters, mas são meus amigos”. Obrigado, Andrés Sanchez. De vez em quando a verdade é tão absurda que algum ‘muleque’ revela que o Rei está nu. O resto, caros senhores, virou apenas o ‘resto’. Como por exemplo o Futebol. Chato, repetitivo, enjoativo. Terra Arrasada. Algo que deveria ser apenas Ilusão, Esporte e Amizade. Mas lemebremos e não entremos em “Eternas Vitimizações”, assim como Copa do Mundo aqui no país, as escolhas, a aceitação, as consequências forma nossas. É o próprio Brasil.   PARABÉNS !!!! Tem gente que ainda insiste em discutir como se o assunto fosse Futebol. O Futebol nada tem a ver com isto e já faz tempo. É puro marketing. Marketing absurdo e explorador do verdadeiro “Monstro” desta história. O Monopólio Criminoso das Transmissões e Comercialização do Esporte, neste caso Futebol. Coisa de bandido, como revelados em inquéritos de PF ou FBI. Algo escrachado em Páginas Policiais. “Os Caras são Gângsters, mas são meus amigos”. Obrigado, Andrés Sanchez. De vez em quando a verdade é tão absurda que algum ‘muleque’ revela que o Rei está nu. O resto, caros senhores, virou apenas o ‘resto’. Como por exemplo o Futebol. Chato, repetitivo, enjoativo. Terra Arrasada. Algo que deveria ser apenas Ilusão, Esporte e Amizade. Mas lemebremos e não entremos em “Eternas Vitimizações”, assim como Copa do Mundo aqui no país, as escolhas, a aceitação, as consequências forma nossas. É o próprio Brasil.   

  4. Que ridículo. A esquerda fica
    Que ridículo. A esquerda fica perdendo tempo e energia demonizando Neymar, quando o golpe continua à solta e sem a vigilância dos que agora vêem nas críticas ao atleta a chance de conciliação nacional.

    Idiotas que não percebe que foi a Globo que quis enquadrar Neymar e está não se ajoelhou.

    O verdadeiro atleta golpista é o Ronaldo, que desde antes de se aposentar já estava envolvido em tudo que há de retrógrado e com as principais mentes que tramam contra o povo, e, durante a copa, contra o jogador que não quis se ajoelhar para a Globo nem rezar sua cartilha.

    A sorte de Neymar é que ele é uma estrela mundial com seu bom futebol, apesar dos seus erros evidentes dentro e fora de campo. Se dependesse de apoio nacional estava agora de joelhos dando estrevistas exclusivas para a Globo em plena copa e tendo tratamento de astro por alguns esquerdistas, que ora se juntam a (vejam vcs!) Casagrande e Galvão.

  5. Sem entrar em considerações

    Sem entrar em considerações políticas, que não creio serem pertinentes para o caso, parece evidente que Neymar é uma fabricação midiático-marqueteira sobre um jogador extremamente habilidoso, mas desprovido das qualidades psicológicas e morais que poderiam levá-lo ao panteão dos grandes, as quais os seus numerosos “parças” e “assessores de imagem” não parecem julgar relevantes para os multimilionários negócios criados em torno dele. 

    O “Menino Ney”, como alguns deslumbrados e basbaques insistem em chamá-lo, já tem 26 anos e está na sua segunda Copa do Mundo, na qual, pelo que apresentou até agora, nada sugere que possa mudar a sua atitude de estrela intocável e temperamental. Com essa idade, Pelé foi tricampeão na quarta Copa e, apesar de ter sido o maior de todos, nunca foi visto fazendo firulas e dando dribles improdutivos, especialidade do atual usuário da camisa 10. Da mesma forma, ele pode até superar Zico, Ronaldo e Romário como artilheiro na seleção, mas dificilmente poderá superá-los em relevância para o esporte, tanto brasileiro como mundial. Neste quesito, não se compara nem mesmo a Rivaldo, apesar de ser um dos jogadores mais habilidosos surgidos nas últimas décadas. Para sequer mencionar as suas grandes referências no posto de atuais melhores do mundo, Messi e Cristiano Ronaldo, que igualmente jogam para suas equipes e não para o estrelato pessoal.

    Tanto Neymar como seus “parças” deveriam assistir à brilhante partida da Colômbia contra a Polônia, em especial, nas atuações de James Rodriguez, Falcao Garcia, Quintero e Cuadrado, para ver craques (principalmente, James Rodriguez) jogando coletivamente. A jogada do terceiro gol foi uma pintura, a mais bonita da Copa até agora. Talvez, aprendessem algo.

     

    1. Evitando o maximo possivel

      Evitando o maximo possivel entrar em conversa sobre “jogador de nicho” por ja ter analizado o fenomeno antes.

       Ja ouviu falar nos Jacksons?  Fenomenais em um palco.  Nao gravaram um unico disco acima de mediocre e jamais deveriam ter  tido do permission de gravar as propria musicas -que eles nao sabia escrever, ponto final.

      Ouviu falar nos B-52s?  Grande banda de nicho.  Nunca vai achar publico maior, o “cantor” nao canta, ele guincha igual porquinho da India.

      Conhece o Metallica?  Eh impossivel decidir entre prestar atencao na musica ou gargalhar da catastrofe de “baterista” deles, simplesmente impossivel!

      Aqui esta uma banda de nicho em cavalgada disparada, logo em um tributo ao Olodum(!!!!!):

      Eh impossivel pra mim saber o que esse cara ta pensando que ta fazendo com esses berros.

      Se o nicho de Neymar eh o Brasil, nao ta incomodando ninguem fora de la, francamente, porque eh impossivel pra maioria do planeta prestar atencao nele, seja por ele ser insuportavel, pathetico, ou ridiculo mesmo.

      E esse eh o astro “international” que o Brasil tem pra mostrar pro mundo!

      Me contem fora…

       

  6. Desculpem, equivoquei-me na

    Desculpem, equivoquei-me na idade de Pelé. Aos 26, ele havia participado de três Copas, ganhando duas; em 1970, já tinha 28 anos. Mas não muda o essencial, não era nenhum santinho em campo, foi expulso várias vezes, mas não desperdiçava talento e oportunidades em jogadas improdutivas.

  7. A gente não se deu conta que caminhava para esse obscurantismo

    Dos anos 90 pra ca a Seleção brasileira é vista como algo folclorica na Europa…  Jogadores, técnicos, virou um negocio misticista-ostentatorio-consumista, que mesmo Freud teria dificuldades de entender. Eu observo esses cortes de cabelo e apesar do modismo fico com sensação que esse corte rente ao crânio, é o estilo evangélico-fascista-coxinha. E pensar que nos ja tivemos uma Seleção assim:

    Image associée

  8. Isto me parece uma bobagem infinita.

    Efeito Heisenberg,  é de fato uma utilização pedante da moda quântica que assola certos setores pós modernos.  E agora associar  tudo isto a um jogador e a uma cena é de fato uma implosão semiótica. Frases grandiloquentes, associações duvidosas. Me parece que é um discurso para colocar um véu na realidade. e infelizmente este tipo de análise apenas reforça os preconceitos e os baixos instintos. Neymar pode representar ou ser representado na cabeça de muita gente de formas muito diferentes, mas tem uma que se sobressai,  que é de fato o preconceito quanto a suas origens. E sem dúvida  para mim é este ataque constante o que  reforça o ovo da serpente. Reforça os mais baixos instintos, com grande grandiloquencia e prolixidade reforça o que uma parcela que saiu da caixa de Pandora faz questão de manifestar, que é seu ódio  de classe, e porque não seu ódio racial.

     

     

  9. Mias um blá-blá-blá do

    Mias um blá-blá-blá do mesmo.

    Só os otários não percebem toda a preparação:

    Se ganharmos seremos inundados com editoriais óbvios sobre a eterna garra e determinação do povo brasileiro …

    Se formos eliminados pela Croácia idem ….

    e tudo de novo até a copa do Canadá-México-Estados Unidos-Groenlândia-Haiti-Porto Rico-Nicaragua-Papua Nova Guiné-Bangu com 639 selecões dividas em 89 grupos a ser disputada de janeiro de 2022 a julho de 2025.

    Impressão minha ou nunca antes na história desse país tivemos um técnico-psicólogo-pastor-fisioterapeuta-massagista-coach motivacional-zenbudista-filósofo-melhor filho,melhor amigo-melhor avô, melhor ex-quase-jogador de futebol,melhor contratura muscular ?

    Se ganhar a copa então? Senador biônico ?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

  10. A NOVA GENI

    Ha poucos dias, o blog do Nassif publicou uma entrevista de Elieser Batista que relatava uma conversa com um membro do comite do premio Nobel.

    Segundo ele o Brasil nunca recebera aquele premio, porque seus colegas consideravam que o pais tem o pessimo habito de destruir seus idolos, seus herois.

    Tom Jobim, anos atras, tambem vitima,  criticava esse comportamento. Como exemplos maximos, basta lembrar como muitos brasileiros tratam um dos maiores artistas do pais e do mundo, João Gilberto e a prisão de Lula, seu maior lider politico.

    Pobre Neymar, um jovem de 26 anos, que trabalha desde os quinze, para se tornar um dos melhores profissionais de seu oficio.

    Um rapaz saido de uma condição pobre, que se viu desde cedo, devido a sua genialidade, envolvido com a mafia do futebol, uma das mais venenosas do mundo.

    Num discurso torto e sem nexo, mistura-se os altos salarios do jogador com a falta de hospitais e escolas no pais, com a politica do Lula, com os 7 x 1.

    Tortura-se o rapaz por ter chorado depois do jogo.

    Tornou-se assunto nacional.

    A crise esta nos deixando maldosos.

    Não compreendemos mais que um profissional, que teve operado o seu membro mais usado no trabalho,  esteja passando por um compreensivel momento de alta preocupação.

    Não espero que o Neymar venha resolver os problemas politicos do pais, alias, nem mesmo de entende-los.

    Talvez com a idade se torne um cidadão politicamente mais consciente. Hoje no maximo que consegue, alem dos arduos treinamentos, é se defender um pouco das armadilhas das mafias que o cercam armam para explora-lo. 

    Tenho orgulho desse rapaz que saido de um meio social desfavorecido se tornou um dos melhores de uma atividade altamente disputada, competitiva.

    Não é forte como os suecos e alemães, mas compensa sua fragilidade fisica com inteligencia, criatividade.

    Sinto muito orgulho de seu talento, como tenho da genialidade de João Gilberto, do Tom Jobim, do Nelson Rodrigues, do Sebastião Salgado e de muitos outros que refletem em seus oficios muito da criatividade natural do povo brasileiro.

  11. só faltava essa.

    agora o neymarketing cabeça de miojo é culpa do PT. mas ele é a cara e o costado do laércio. pelo amordedeus deixe o pt fora desta.

  12. Semióticoviralatismo Não, Mermão!

    Wilson Ferreira, ‘sarta de banda’ desse barco furado enquanto é tempo, entra nessa não!

    A esquerda, com Lula preso por uma camarilha jurídico-midiática, ao invés de concentrar-se para resolver isso, fundamental não apenas para reverter o golpe, como derrotar a Casa Grande com Marinhos e tudo, entra nessa, junto com os nazidominantes, de ficar pegando no pé de um jovem de 26 anos, campeão olímpico e a 12 gols de ter apenas Pelé à sua frente como maior artilheiro da seleção brasileira em todos os tempos, por atitudes pessoais que, para o bem e para o mal,  só lhe dizem respeito.

    Lembremos de Tom Jobim e dessa viralatice atávica de sacanear nossos ídolos com essa inveja básica sobre a vida que  construíram e levam e deixemos de ser antropofágicos e capiaus, ao destruírmos nossas referências artísticas e esportivas e ‘babarmos ovo’ referenciando toda e qualquer ‘personalidade’ decadente ou não, que fale naturalmente inglês, que venha para a colônia faturar uns bons pixulecos.

  13. Caceta…quer dizer que o

    Caceta…quer dizer que o republicanismo do Lula causou o ego inflado de NeyNey?

    Wilson, adoro seus textos… mas essa foi demais.

  14. Mister Quedôncio, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

    É hora do Neymar levantar, sacodir a poeira e dá a volta por cima. A fila anda. Talento é o que não falta. Se ele deixar a busca insaciável por dinheiro continuar ofuscando a sua arte, a sua tendência é a decadência em vez da ascenção ao píncaro da arte.

    Relega o dinheiro a segundo plano, reduz a ostentação e faz o que tu sabes fazer tão bem quanto o Maradona, o Garrincha, o Messi ou o Platini: Joga teu futebol.

    Times waits for no one. Né, Jagger?

  15. Neymar + efeito Heilsenber

    Boa Noite

    Gostaria de dar os parabéns ao Prof. Wilson pela análise desse verdadeira farsa chamada “Seleção Brasileira”.

    Com o devido respeito às opiniões aqui apresentadas, francamente, há muito tempo a “Seleção” não é dos brasileiros: pertence às Organizações Globo e seus associados.

    Uma seleção dirigida por entidade altamente corrupta que, desde a época do Ricardo Teixeira, sempre se pautou pela indiferença ao povo. A atual seleção, como as anteriores, não tem vínculo nenhum com o povão. Formada por jogadores multimilionários, totalmente aliendos e incapazes de se manifestar sobre a situação de verdadeira calamidade na qual está mergulhada a maioria da população. Enriqueceram, esses jogadores, graças ao talento, não se discute. Mas e a responsabilidade política e social?

    O símbolo máximo de alienação é a patética figura de Neymar, que poderia tranquilamente estrelar um “reality” chamdo “O BRASILEIRO SEM NENHUM CARÁTER. A rigor, o Prof. Wilson acerta na mosca: essa personagem é cria dos tempos em que vivemos. Ser arrogante, mentiroso, farsante, ofensivo mas ter bens materiais para ostentar ,substitui com”vantagens” os valores que dignificam um ser humano, independente da cor da pele, da religião e da riqueza possuída.

     

    Cordiais saudações a todos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador