13 de junho de 2026

Da COP30 em Belém ao tornado devastador no Paraná: o Brasil no centro da cobertura internacional

O país foi destaque na imprensa global, que relacionou o protagonismo brasileiro na COP30 à força dos eventos climáticos extremos
Unsplash

▸Tornado devastador atinge Paraná, deixando mortos e destruição, refletindo vulnerabilidade climática do Brasil. Destaque para esforços de resgate e debate climático global.

▸Brasil sedia COP30 em Belém, epicentro de negociações sobre financiamento e responsabilidade global. País busca voz no Sul Global e pressiona por metas ambiciosas.

▸Secretário-geral da ONU classifica falha em atingir meta climática como “falta moral”, destacando abertura da COP30 em Belém. Problemas estruturais ameaçam credibilidade do evento.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O Brasil ganhou destaque nas manchetes internacionais nesta segunda-feira (10) por dois motivos distintos, mas intimamente ligados: a abertura da COP30, em Belém, que reúne líderes globais para discutir o futuro climático, e o tornado devastador no Paraná, que expôs de forma trágica a urgência das pautas em debate na cúpula. Confira:

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A repercussão nos Estados Unidos

Reuters — “Tornado in southern Brazil kills six, injures hundreds”: A agência noticiou que ventos de mais de 250 km/h atingiram o Paraná, deixando mortos, feridos e destruição. O texto destaca que “as tempestades refletem a crescente vulnerabilidade climática do Brasil” e cita autoridades locais descrevendo o cenário como “de guerra”.

Reuters — “What is COP30 and why does it matter?”: Explicou o papel do Brasil como anfitrião da cúpula climática da ONU, ressaltando que Belém será “epicentro de negociações decisivas sobre financiamento e responsabilidade global”. O texto lembra que “o país tenta se firmar como voz do Sul Global”.

Associated Press — Powerful tornado in Brazil kills 6 people and injures hundreds more
A AP destacou o esforço das equipes de resgate e o colapso de estruturas em municípios do interior. Menciona que a tragédia ocorreu às vésperas da COP30 e “acentuou o debate sobre a preparação climática do país”.

The New Yorker — “Governments and Billionaires Retreat Ahead of COP30 Climate Talks”: A revista destacou a mobilização de governos e investidores para a COP30 em Belém, ressaltando o papel estratégico do Brasil na condução das negociações e na pressão sobre países desenvolvidos por metas mais ambiciosas de descarbonização.

A repercussão na Europa

The Guardian — Missing 1.5C climate target is a moral failure, UN chief tells COP30 summit”: O diário britânico cobriu o discurso do secretário-geral da ONU, António Guterres, que classificou o fracasso em conter o aquecimento global como “falha moral e negligência mortal”. A reportagem destacou que o apelo ocorreu na abertura da COP30 em Belém.

Le Monde — COP30: exorbitant housing prices in Belém threaten to derail climate summit
O jornal francês apontou problemas estruturais na cidade-sede, afirmando que “a inflação de hospedagens e falhas logísticas podem comprometer a credibilidade do evento”. O texto cita autoridades locais tentando controlar os preços e melhorar a infraestrutura.

Al Jazeera — “Powerful tornado wrecks Brazil town, killing six and injuring hundreds”: A rede árabe fez um paralelo direto entre o desastre e o debate climático global. “O que o Brasil vive agora é o reflexo do que discute no palco internacional”, diz a reportagem.

A repercussão na Ásia

Xinhua News Agency — “Urgent: COP30 summit kicks off in Belém, Brazil”: A agência oficial chinesa reporta a abertura da cúpula e o papel central do Brasil como anfitrião, destacando a participação de 190 países.

China Daily — “Beijing hopes COP30 will address concerns of developing nations”: O jornal enfatiza a expectativa chinesa de que o Brasil promova uma COP30 mais inclusiva, representando os interesses de nações emergentes.

Nota da redação: Este texto, especificamente, foi desenvolvido parcialmente com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. A equipe de jornalistas do Jornal GGN segue responsável pelas pautas, produção, apuração, entrevistas e revisão de conteúdo publicado, para garantir a curadoria, lisura e veracidade das informações.

LEIA TAMBÉM:





Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados