O “manchetômetro” e a imprensa partidária, por Luciano Martins Costa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Do Observatório da Imprensa

O “manchetômetro” e a imprensa partidária

Por Luciano Martins Costa

Folha de S. Paulo acaba de descobrir que o racionamento de água que ocorre em São Paulo é racionamento mesmo, e não efeito colateral de obras de manutenção da rede. Essa constatação faz a manchete do jornal nesta sexta-feira (1/8): “Ação de SP na crise da água equivale a racionamento”.

No texto que se segue, o leitor fica sabendo que o racionamento que sofre na prática há um mês também é racionamento na teoria. O diário paulista só percebeu que o racionamento de fato é também um racionamento em termos técnicos quando alguns bares da Vila Madalena, região da boemia frequentada por jornalistas, tiveram que fechar por falta de água.

A nova interpretação da Folha para a crise de abastecimento chama atenção porque acontece ao mesmo tempo em que o jornal anuncia uma campanha para esclarecer aos leitores seu posicionamento diante de alguns temas tidos como importantes: casamento gay, pena de morte, cotas raciais, política econômica, aborto e legalização de drogas. A direção do jornal quer mostrar que, embora tenha posições claras sobre os assuntos, abre espaço para opiniões divergentes.

 Essa mudança responde em parte a especulações feitas por protagonistas das redes sociais sobre a persistência da Folha de S. Paulo em pressionar o senador Aécio Neves (PSDB), candidato a presidente da República, a dar uma explicação para o caso do aeroporto privado feito em Minas Gerais com dinheiro público quando ele era governador do Estado.

Foi a Folha que revelou essa história, obrigando os outros jornais a seguirem a pauta, e o veículo que mais mantém o assunto em evidência. Com a insistência do jornal paulista, Aécio Neves finalmente admitiu que usou o aeroporto “algumas vezes” e, nesta quarta-feira, acusa a Agência Nacional de Aviação Civil de atrasar a homologação do campo de pouso, o que pode ter feito com que ele, “inadvertidamente”, usasse as instalações irregulares.

No mesmo dia, em editorial, a Folha exige mais explicações, acusa o ex-governador de haver privilegiado a cidade onde sua família possui terras, observa que a obra “no mínimo, é conveniente para ele e seus parentes” e conclui que a questão “não está mais que esclarecida”, como quis Aécio.

O Brasil da imprensa vai mal

Alguns leitores escrevem comentários dizendo que o jornal paulista se descola de seus concorrentes, que poupam quanto podem o candidato tucano. No entanto, é mais fácil explicar a aparente guinada da Folha em dois aspectos: o jornal sempre foi muito próximo do ex-governador José Serra, que, embora correligionário, não tem qualquer entusiasmo pela candidatura de Aécio Neves; a Folha, como os outros diários de circulação nacional, segue demonstrando seu partidarismo em favor do PSDB em outros aspectos, principalmente no que se refere aos problemas de São Paulo.

Se não fosse pela simples observação crítica que o leitor mais atento costuma fazer, o partidarismo dos principais diários do País vem sendo registrado por um grupo de pesquisadores da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Suas análises da valência das informações destacadas pela imprensa mostram uma dicotomia presente nas escolhas editoriais, que reforçam aspectos negativos ou positivos dos acontecimentos conforme os protagonistas.

O Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) da UERJ demonstra, com seu “manchetômetro” (ver aqui), como os jornais blindaram Fernando Henrique Cardoso e expuseram Lula da Silva no passado recente, como tratam desigualmente o governo federal e o governo paulista, como as notícias sobre Aécio Neves são mais equilibradas do que o material referente à presidente Dilma Rousseff, bombardeada na proporção de 182 informes negativos para apenas 15 positivos, por exemplo, e como esse bombardeio se intensifica no período eleitoral.

Além disso, o noticiário econômico apresenta um resultado consolidado de mais de 90% de notícias negativas, numa linguagem dicotômica e com poucas nuances, “interpretando os fatos e dados econômicos como sinais de uma crise, ou em andamento, ou prestes a acontecer”.

Os gráficos da cobertura agregada dos três jornais, por exemplo, mostram que a economia teve em julho 97,6% de notícias negativas contra apenas 2,4% de notícias positivas.

Se o Brasil fosse o que mostra a imprensa, estaríamos todos mortos de fome.

Essa é uma das evidências de que a imprensa hegemônica rompeu com o jornalismo.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Manchetômetro: PiG lincha a Dilma!

    UERJ e Cafezinho provam: o PiG não é imprensa, é agente do Golpe !

    Os números não mentem. Os jornais tem feito uma campanha sistemática contra a presidenta Dilma.

    Observe que somente em julho, com a eclosão do aeroescândalo de Aécio Neves, houve um repique negativo para o tucano. Os pesquisadores confirmaram, cientificamente, o que as redes sociais sabem há tempos. A grande imprensa faz campanha diária contra a política e suas instituições.  O item “enquadramento política”, que monitora a abordagem midiática das instituições políticas brasileiras (partidos, congresso, executivo, etc.), das políticas públicas e das personalidades políticas, revela que 98,7% das manchetes são negativas.

    E olha que os pesquisadores deixaram a Veja de fora…

     

  2. Orquestração

    Grande parte das empresas adiou investimentos, suspendeu pagamentos a fornecedores, interrompeu contratos de terceirizados, etc., apenas visando criar um clima de negativismo na população.

  3. Com esses dados científicos

    Acho que podemos pleitear uma lei dos médios. O PT tem que bater nisso ai na cãmara e no senado e isso tem que ser levado a todo o público, para saber como estão sendo manipulados.

    Seria interessante comparar com os anos de 2010, 2006, 2002, 1998, etc Para mostrar cabalmente que a mídia no brasil é realmente o PIG.

    Com a palavra,a quele leitores do blog que não acreditam no PIG….. Agora venham aqui dizer que PIG é uma ilusão petista… Estou esperando, e não estou muito paciente.

  4. luciano martins costa é

    luciano martins costa é certament eum dos melhores comentaristas sobre os euívocos praticados pela mídiahistoricamente – além do gildon caroni que meio que sumiu não se sabe porquê.

    diariamente ele analisa as falsas manchetes e as mentiras midiáticas, análises sempre bem colocadas.

     

    1. Luciano matinscosta é

      Graças a Deus ,99% dos brasileiros nao lê jornal. Funcionamos bem,alcançando 605 de pessoas sem ver a globo,vamos desenvolver ainda mais.O governo de SP alem da metrolandia escondida transmite a sensaçao de que sao a nossa veneza,agua por todos os lados,exceto nas torneiras.

      1. MANCHETES PIG

        Helcio

        O brasileiro não lê os jornais, porem, os radialistas nas rádios as leem, e o pior comentam sempre forçando pro negativo, aqui em Sorocaba/Votorantim temos radios cujos radialistas merecem ganhar uns trocos do PSDB, 

        Aqui os prefeitos, até o padre, são PSDBISTAS de carterinha,

         

         

  5. Não é evidência disso não…

    É evidência de que a realidade está sendo retratada. Leia os comentários que blogueiro postou sobre suas andanças e conversas com empresários….

  6. Globo: “Onu exige libertação de sequestrado!”

    Quem dera também se pudesse exigir a ressurreição dos mais de mil e trezentos mortos.

    Pelo menos das crianças, que sequer entendem o que se passa.

    Isso é que seria uma bela manchete!

  7. Em Minas Gerais, a Rádio

    Em Minas Gerais, a Rádio Itatiaia desenvolve política deliberada contra o governo Federal, apenas. Ontem, entrevistaram uma cidadã numa manifestação contra o governo Dilma, ou melhor, para denunciar a existência de “presos políticos do governo Dilma”. Na verdade, são pessoas presas pelas polícias militares do Rio, de Minas e de SP durante as manifestações ocorridas contra a Copa. Mas, a Itatiaia fez parecer que eram presos da Dilma, e pronto. Sequer tiveram a decência de ouvir o outro lado, que estava sendo atacado publicamente.
     
    Enquanto isso, a cavalaria da PM de Minas passava por cima de moradores sem-teto que protestavam em frente à Cidade Administrativa. Um morador, pelo menos, recebeu uma espadada no rosto e teve corte profundo. Vejam o vídeo e a reportagem neste blog (http://ocupacaorosaleao.blogspot.com.br/). Perguntem se a reportagem da Itatiaia esteve lá para apurar o que aconteceu? Claro que não, pois isso atinge diretamente o governo do estado.
     
    Por falar em problema de moradia, quantas casas populares o governo de Aécio e Anastasia construíram em Minas Gerais nos últimos 12 anos, com as facilidades que o governo federal ofereceu para os governantes que se interessaram em aproveitar o Minha Casa Minha Vida? Façam o levantamento e vejam. Pouquíssimas unidades habitacionais foram construídas pelos governos tucanos. E o resultado é o crescimento de ocupações de moradores sem-teto.
     
    Mas, a Itatiaia teve a cara de pau de fazer uma reportagem hoje, numa ocupação em Contagem (região metropolitana de BH) para dizer que os moradores sobrevivem recolhendo comida que a Ceasa joga no lixo. Fez questão de dizer que alguns moradores tiveram cortado “um tal de Bolsa Família” – a repórter usou exatamente esta expressão -, sem explicar nada. No final da matéria, disse que o prefeito de Contagem, que é do PCdoB, divulgou nota esclarecendo que bastava os moradores comparecerem à sede da Prefeitura para regularizar a situação junto ao programa Bolsa Família.
     
    Ou seja, total má vontade (para não dizer má fé) em investigar as coisas. Por exemplo: por que não questionar as políticas do governo do estado na questão da moradia (e da saúde, e da educação, etc.) em Minas? Para os comentaristas desta rádio, com duas exceções apenas (Eduardo Costa e Carlos Lindenberg) TODOS os problemas de Minas – na educação, na saúde, na moradia, no saneamento, na segurança, nas rodovias, TODOS, sem exceção, são culpa do governo FEDERAL. É como se Minas não tivesse governo, pois não se responsabiliza por nada.
     
    Isto sem falar nos comentaristas, tipo Rita Mundim (de economia tucana), Alexandre Garcia (da Globo, lógico dos ricaços) e Carlos Viana (generalista neoliberal), que atacam o governo federal e defendem medidas neoliberais em suas falas todo santo dia. Rita Mundim diariamente profetiza o caos e a destruição da economia no Brasil. Não tem uma notícia favorável ao Brasil e ao governo federal. Carlos Viana deve ter feito um curso intensivo para decorar as regras do Consenso de Washington, e de lambuja deve ter sido agraciado pelo governo de Israel – ele e Alexandre Garcia, que saíram em defesa do anão diplomata daquele criminoso estado na questão do massacre contra os palestinos.
     
    Enfim, o jornalismo no Brasil, ligado a esta mídia tucana, vive os seus piores momentos, infelizmente. Urge fazermos uma verdadeira democratização da mídia, e um marco regulatório que proíba a baixaria dos programas policiais em horário “nobre”, que transformam as noites dos brasileiros num cortejo de infelicidade, promovendo e reforçando os piores sentimentos na população de baixa renda que fica presa aos canais abertos como única opção de lazer.

  8. Terra:”Médico q cuidou de Lula tem prisão decretada p/homicídio”

    … foi médico de Lula em 2010, quando o ex-presidente teve uma crise de hipertensão durante viagem ao Recife…

    E tome polka!…

  9. a imprensa vai mal

    Os blogues jornalísticos também sofrem do mal da parcialidade.

    Aqui mesmo no Blogue Nassífico, não tivemos uma postagenzinha sequer sobre a participação de Dilma num evento político de grande importância eleitoral: a inauguração do Templo de Salomão*.

    Só podemos atribuir à má vontade deste blogue com a campanha de Dilma a omissão de um fato tão positivo…

    (Ou será que não?…)

    * http://oglobo.globo.com/brasil/sem-luz-dilma-autoridades-sobem-tres-andares-de-escada-em-inauguracao-de-templo-da-universal-13451122

    1. Ora, Ora, D. Aurora

      Já ouviu falar em campanha eleitoral, coalizões e quetais? Não?

      E em caixa 2 (contribuições por fora de campanha) que TODOS sempre fizeram e estão fazendo neste exato momento, mas só alguns foram em cana em toda a história, que se perpetua?

      Que tal falarmos da sórdida, intensa e avassaladora (anti)campanha eleitoral da míRdia, demonstrada aqui no post?

      Que talvez vc pense que é de graça, mas quem vai pagar (caro) somos NÓS, se eles conseguirem…

      Ou vc é torcedorzinho barato? Ou é sonsinho? Ou é o purinho da mamã?

      Te cuida. Agindo curto assim, tá maus, hein!

      1. “o campo progressista”

        “Já ouviu falar em campanha eleitoral, coalizões e quetais? Não?”

        Claro….

        Foi exatamente por  tentar “ampliar o leque de alianças no campo progressista” que o deputado o deputado estadual Luiz Moura (PT-SP) foi recentemente expulso do PT *.

        Não há aqui uma certa incoerência com a postura não sectária do partido?

        Depois da famiglia Sarney, da IURD, das empreiteiras, do Marcos Valério, do Romero Jucá, do Garotinho, do Pezão e quejandos mil, por que não a rapaziada do tráfico?

        * http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/08/deputado-de-sp-expulso-do-pt-diz-que-vai-provar-inocencia-na-justica.html

        1. O mundo e o Brasil são diversos

          O Brasil é feito de 27 unidades federativaa. Se não me engano, só 4 são governadas pelo PT.

          O Brasil tem cerca de 5 mil municípios. Se não me engano, uns 10% são governados pelo PT.

          A Federação tem 3 poderes. O PT ocupa a presidência, mas o Legislativo e o Judiciário são independentes do PT (vide a perseguição histórica da AP470).

          Existem milhares de autarquias federai, estaduais, municipais e mistas. A maioria certamente não é dominada pelo PT.

          O poder que toca o(ou suga?)  Brasil (bancos, empresas, agronegócio, etc.) certamente está longe de ser dominado pelo PT.

          A população brasileira é formada por uma mistura de muito ricos (ignorantes ou não, mas geralmente medíocres), negros, brancos, gays, pobres, classe média e méRdia, de esquerda, de direita, de maria vai com as outras, de farinhas poucas meus pirões primeiro, de honestos, pouco honestos, muito desonestos, criminosos, traidores, etc.

          O Brasil é tudo isso aí meu amigo e muito mais.

          E o garoto quer pureza pura!

          E jogar a culpa de “tudo isto que está aí” no Lula e na Dilma.

          Honestidade de propósitos e pragmatismo, com governo democrático, de todos e para todos, já é o melhor que conseguimos…

          Em toda a nossa História!

           

          PS1: Getulio se inclui nesta honestidade de propósitos brasileira, embora tenha usado uma ditadura para isso.

          PS2: Gente ruim tem em qualquer lugar. Não confunda a ação de um deputado dom PT com o partido PT

  10. Ig: ” Facebook é multado por dados sobre Alckmin”

    “Ordem Judicial”…

    Com a foto de Alckmin, a notícia dá a impressão que ele é vítima de alguma sacanagem no fêicebuque, mas na verdade ele e seus capangas estão usando links patrocinados (pagos) nos sites para promoção eleitoral gatuna, irregular (como de resto toda a intensa campanha de míRdia).

    Na verdade, foi seu adversário, Skaf, que entrou na Justiça contra o sugador de represas até as eleições.

    O Fêicebuque (tucanaparelhado?) está se negando a dar os dados de quem pagou e publicou…

    E dá-lhe cobertura da míRdia!

  11. O povo não é bobo

    “Se o Brasil fosse o que mostra a imprensa, estaríamos todos mortos de fome.”

    Como não morremos de fome, podemos concluir que “o povo não é bobo, abaixo a rede Globo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador