Lembranças do Forró Forrado, por Rogério Marques

Os shows apresentados pelo João do Vale eram ótimos. Lá conheci, entre outros artistas, a grande Lia de Itamaracá, cantora e compositora pernambucana.

Lembranças do Forró Forrado

por Rogério Marques

Que foto ótima! Forró Forrado, 1982: Chico, João do Vale e Clara Nunes, que morreu no ano seguinte, muito jovem, em uma cirurgia de varizes.

Fui muito ao Forró Forrado, que ficava em um velho sobrado na Rua do Catete, quase esquina com Buarque de Macedo, no Rio. As condições de conforto e segurança do prédio, que ainda existe, eram assustadoras. Não havia janelas ou saídas de emergência no salão, sempre lotado. O único acesso era por uma velha escada de madeira em espiral, no fundo de um corredor. Muito calor, amenizado por ventiladores. E como se fumava lá dentro! Reparem que a Clara Nunes tem um cigarro na mão esquerda.

Mas como era bom!

Na portaria havia sempre seguranças parrudos, com aqueles aparelhos detectores de metais que parecem uma raquete, para impedir que alguém entrasse armado.

Ingresso baratinho, mulheres pagavam meia, o que permitia o acesso de porteiros de edifício, balconistas, garçons, empregadas domésticas, nordestinos de vida simples que deixaram suas terras para trabalhar duro na cidade grande.

Rolava uma atmosfera de sensualidade, temperada por perfume barato, cerveja e principalmente pelo bate-coxa, que muitas vezes acabava fora dali, em outros sobrados — os velhos motéis do Catete.

Os shows apresentados pelo João do Vale eram ótimos. Lá conheci, entre outros artistas, a grande Lia de Itamaracá, cantora e compositora pernambucana.

João morava em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Nos fins de semana se hospedava no Hotel Único, na Rua Buarque de Macedo, para se apresentar no Forró Forrado.

No mesmo ano dessa foto, 1982, tive o prazer de entrevistar o João do Vale para a Voz da Unidade, jornal do PCB, que sempre dava destaque à área cultural. João do Vale morreu em 1996 no Maranhão, sua terra de origem.

Atualmente, no antigo prédio do Forró Forrado existe uma loja do Ponto Frio. Quem entra ali para comprar eletrodomésticos e pesquisar preços nem imagina que aquele lugar já recebeu grandes artistas brasileiros, em momentos de muita alegria e diversão.

(Não consegui identificar o autor da foto)

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador