Maria Regina Cordovil, a mais jovem cantora do mundo

do  Sintonia Fina 2 – O Blog do Lázaro

Raridades Musicias: Maria Regina Cordovil

Filha do grande maestro e compositor Hervé Cordovil e de Daicy Portugal e ainda, irmã de Ronnie Cord, Maria Regina começou a carreira ainda bastante criança.

Um dia, ouvindo os discos de acetato que o avô havia gravado com os seus irmãos (Ronnie, Norma e Hervé Jr.), Maria Regina, ainda com quatro anos de idade, fez um pedido ao pai: queria também gravar um disco. Hervé então levou Maria Regina e Ronnie Cord a um estúdio de gravação, onde gravaram um acetato contendo três músicas: “Oh, Carol”, “Pretty Blue Eyes” e “Biquini de Bolinha Amarelinha”.

Ronnie apresentou as fitas na rádio Tupi e as músicas acabaram sendo executadas em um programa. Os promotores do programa lançaram então uma enquete para os ouvintes. Sendo a jovem revelação uma cantora de apenas quatro anos, deveria ou não seguir carreira? Os ouvintes deveriam telefonar ou enviar cartas opinando. A participação dos ouvintes foi grande e, sem nenhuma surpresa, Maria Regina recebeu sua primeira aprovação popular.

Hervé Cordovil, pai zeloso e profissional de caráter inquestionável, mesmo sendo diretor da gravadora Copacabana, não permitiu que a filha começasse gravando na empresa em que ele trabalhava. Não queria que o sucesso da filha pudesse ser atrelado a comentários sobre favorecimentos. A RCA Victor então interessou-se pela jovem cantora e a contratou de imediato, lançando logo em seguida, em julho de 1961, o disco 78 rpm,contendo “A Música do Papai” e “Oh, Carol”. Em seguida Maria Regina gravou “Meu Braco” e “A Música da Mamãe”.
O primeiro LP gravado por Maria Regina recebeu o sugestivo título de “A Menor Cantora do Mundo”, onde era acompanhada pela orquestra de Francisco de Moraes. Esse disco tornou Maria Regina conhecida do grande público e a lançou como profissional possuindo apenas quatro anos de idade.
Maria Regina gravou diversos discos 78 rpm, bem como alguns compctos simples, “Caro Jesus Bambino”, “Parabéns a Você”, “Papai Walt Disney”, dentre outros, todos pela RCA Victor. No LP “Canções da Minha Escola”, onde ela interpretava 12 canções que fazem parte do folclore brasileiro,destacaram-se as canções “A Barata”, “A Primavera” e “O Passarinho”.

Frente ao sucesso, Maria Regina apresentou-se nos diversos programas de TV da época, como Clube dos Artistas, Astros do Disco, Almoço com as Estrelas e Reino da Juventude, de Antonio Aguilar.
Maria Regina gravou até os sete anos de idade. Como era apenas uma criança, a vida artística acabou tornando-se enfadonha e os brinquedos passaram a atrair mais a menina.

Mesmo com uma curta carreira, recebeu vários troféus,destacando-se o ofertado pela cidade do Rio de Janeiro. Apresentou-se no Teatro Municipal da cidade maravilhosa, cantando canções infantis.
Maria Regina possui três filhos, sendo dois do primeiro casamento, Daniel e Marcelo, e ainda, Julia.

Matéria extraída do Blog do Lázaro: 

http://fina-sintonia2.blogspot.com.br/2011/11/raridades-musicais-maria-regina.html

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

5 comentários

  1. Grata surpresa

    Amigo Luciano,

    Você e minha Helô Lima estão no rol dos maiores garimpeiros que conheço. Não sabia sobre a Maria Regina, filha do Hervê Cordovil. Na lista dos “centenários”, de 2014, ele é um dos primeiros (Fevereiro). Prepare-se rsrsrrs.

    Abraços da amiga Laura.

  2. Amiga Laura!

    Maria Regina Cordovil fez estrondoso sucesso quando eu era menino. Nos programas de auditório das Rádios de Fortaleza choviam menininhas interpretando as músicas com que Maria Regina Cordovil fazia sucesso. A “Carta ao Papai Noel” é a mais conhecida, porém fez também grande sucesso com a “Música da Mamãe”, “Oh Carol”, “Frère Jacques”, etc.

    Seus irmão também fizeram muito sucesso, exemplificando eu com Ronnie Cord, que infelizmente morreu jovem. Hervé Cordovil, compositor de mão cheia e homem sério e íntegro, merece uma bela homenagem da maison Laura Macedo. Como tenho muita música dele, na interpretação de vários cantores, espero que meus vídeozinhos sejam incluidos nessa homenagem, se não for pedir demais…

     

    Abraço do luciano

  3. Homenagem a Hervé Cordovil

    Boa tarde. Estamos preparando uma homenagem ao centenário de nascimento do compositor nascido em Viçosa-MG e gostaria de entrar em contato com a Maria Regina. Poderia me passar uma forma de fazer contato por e-mail ou telefone. Neste meu blog há alguns vídeos do show que estou preparando para ser apresentado em feveriro de 2014. Obrigado.

  4. cantora maria regina
    Eu quando criança admirei tanto a maria regina amava de paixão as musiquinhas dela quando houvia no rádio eu chorava de vontade de conhecer aquela menininha de uma vóz tão linda hoje eu com 58 anos ainda sinto a mesma vontade de conhecê-la, até que pesquisando no gogle encontrei esta matéria , amei li e reli várias vezes. Nunca me saiu da cabeça amusiquinha , abarata diz que tem 4 saias de balão é mentira da barata ela tem é uma só…………

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome