O Premê e a Vanguarda Paulistana

‘Vanguarda Paulistana’ é um termo referente à geração musical de 1979 a 1985 e que tinha o teatro ‘Lira Paulistana’ como espaço alternativo para diversas experimentações musicais. Fizeram parte dessa geração Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé entre outros, e também vários grupos, entre eles, o ‘Premeditando o Breque’, mais tarde abreviado para ‘Premê’ formado por alunos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

O ‘Premê’ foi um dos mais importantes grupos paulistanos de humor da década de 80 tanto pelas letras irreverentes quanto pela qualidade musical com arranjos sofisticados. De punk rock a baladas, chorinho e sambas, passando por blues e releituras de clássicos sertanejos, o grupo lançou cinco álbuns. Entre seus maiores sucessos está ‘Rubens’, que foi proibida pela censura, e regravada nos anos 90 pela cantora Cássia Eller.

 

Em ‘Rubens’, conta-se a história de dois rapazes que se gostam que no início vivem um amor platônico: “Eu nunca quis te dizer/Sempre te achei bacaninha/O tempo todo sonhando”.

Seguido de uma tentativa de conquista: “Você me dando uma bola/E eu perdido na escola/Essa fissura no ar”.Com um refrão anunciando a impossibilidade do romance devido à sociedade que não iria aceitar um casal de homens: “- Rubens, não dá/A gente é homem/O povo vai estranhar/Rubens, para de rir/Se a tua família descobre/Eles vão querer nos engolir”

Para depois serem expostos vários problemas do final da década de 70, como a AIDS: “E com essa nova doença/ O mundo todo na crença”; a questão familiar: “Minha mãe teria um ataque/Teu pai, uma paralisia/Se por acaso soubessem/Que a gente transou um dia”; e a presença da religião: “Nossos amigos chorando/A vizinhança falando/O mundo todo em prece/Enquanto a gente passeia”. Mas, o desejo de ficarem juntos prevalece e a música termina com a possibilidade futura de acontecer o relacionamento homoafetivo: “Rubens, eu acho que dá pé/Esse negócio de homem com homem/mulher com mulher.”

No entanto, o maior sucesso do repertório do ‘Premê’, aconteceu em 1984, com a canção ‘São Paulo, São Paulo’, uma divertida referência a ‘New York, New York’, mas adaptada à capital paulista. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador