O Relógio da Vovó, de Garoto, obra seminal e desconhecida da bossa-nova

Os pesquisadores ainda não chegaram lá com seus estudos, mas uma das obras seminais para entender o início da bossa nova é o “Relógio da Vovó”, de Garoto. Gravado por ele, no Trio Surdina, mostra pela primeira vez, de forma irrefutável, a batida incorporada por João Gilberto, nos seus primeiros LPs. Idêntica! Com o tempo, João Gilberto aprimoraria especialmente os bordões. Mas no “Chega de Saudade”, ainda era uma cópia completa da batida mostrada por Garoto.

Aqui, uma versão do “Reloginho da Vovó” por Luiz Eça e os Irmãos Castro Neves, no histórico Show da Escola Naval, em 1959.

E, aqui, com o Trio Surdina e Garoto ao violão, gravação de 1953:

http://www.youtube.com/watch?v=-iXhOq8y0Xg

 

Luis Nassif

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Batida

    Nassif, tem quem diga que o João Gilberto construiu a batida a partir da percussão do samba mesmo. O cara pode ter chegado no mesmo lugar por caminhos diferentes. Já o Baden conhecia a música do Garoto através do violonista Meira. O barato do João Gilberto é o efeito que ele cria entre batida e voz, deslocando a melodia. 

  2. A divisão do “João é que

    A divisão do “João é que impressiona, eu tenho este “45 p..do “trio Surdina ” e mais

    alguns, realmente “garoto” sempre esteve anos luz a frente.

  3. Patente de Invenção, Modelos de Utilidade e de Design

    Como compartilhamento de conhecimento (aos que eventualmente não sabem):

    Na área de “patentes”, existe (sem falar em direitos autorais) 3 tipos de “registro”, genericamente descritos assim:

    Patente de Invenção (PI): quando algum produto ou processo é inédito (e viável).

    Modelo de Utilidade (MU): Quando há um uso inédito ou inovador de algo que eventualmente já exista.

    Modelo de Design (MD): Quando há uma forma inovadora de algo que já exista, mesmo para um uso já existente (ex: uma cadeira, uma chaleira, um eletrodoméstico, telefone, etc.).

    Eu acho curioso que continuemos a buscar a “patente de invenção da Bossa Nova” (e seu respectivo “inventor”).

    Continuo na defesa de que a BN foi um processo (musical, social, cultural, etc.) de contínuas agregações e modificações por vários contribuintes, até que se consolidou como um “estilo” (as vezes entendido como “ritmo” ou “batida”) facilmente identificável (no mundo).

    Daqui a pouco alguém vai descobrir um músico do século XII que fez uma música com uma batida semelhante e será então o novo “inventor”.

    Em termos de estilo, a bossa sintetizou samba com jazz e mesmo baião, além de outros e resultou em musica com uma característica peculiar, que não era nenhuma delas.

    Este “samba maxixado e soluçado” (que tem sons rescendendo até a tango) tem também um pouco da futura consolidação que viria então a ser chamada de Bossa Nova. Daí a jogar-lhe como “seminal”, o Nassifãome parece ter usado de sua conhecida “boa vontade”.

    Outro dia aqui mesmo trouxeram o “nascimento” do rock em uma (excelente, como Garoto) música e cantora negra lá dos anos 30 (é tinha mesmo o estilo!). Mas o fato é que o rock & roll (música E dança), nasceu mesmo foi nos anos 50 e teve como rastilho os baby boomers e todo um estilo da prosperidade pós-guerra, de carros rabos de peixe, roadsters e dragsters, lanchonetes de burgers e hotdogs, calçsa e penteados, etc. Depois tornou-se uma geléia geral panacéica.

    Assim como a Bossa Nova que se generalizou (ou descaracterizou), com os festivais caça níqueis e audiências e a tropicálica geleía geral na “MPB” (que tecnicamente já deveria existir).

    Aí cabô o “cantinho e violão” de boates e becos.

    Mas ficou!

     

  4. O som do Trio Surdina (que eu

    O som do Trio Surdina (que eu nunca  ouvi falar) lembra muito o som do grupo de Stephane Grapelli e  Django Reinhardt.

    Adorável. Se isto não for um clássico não sei o que é.

  5. garoto

    é genio e precursor…alem de desafinao,como já disseram, até os meus ouvdos nào tào apurados musicalmente percebeu algo parecido com algumas notas de lobo bobo, de carlos lyra..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador