Comércio projeta nova redução nas vendas para o Dia das Mães

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
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Confederação também aponta queda de 5,6% na geração de vagas

Jornal GGN – O varejo brasileiro deve registrar uma retração de 4,1% no volume de vendas relacionadas ao Dia das Mães, o pior desempenho para a data desde 2004, segundo levantamento elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Dia das Mães é a segunda principal data do comércio no Brasil, atrás apenas do Natal.

As opções de presente para as mães devem sair dos segmentos de artigos de uso pessoal e doméstico, que deve ter um crescimento de 4,4% em relação à data em 2015, e de vestuário, calçados e assessórios, com previsão de alta de 2,3%. Segundo a entidade, as vendas de tais segmentos devem representar quase dois terços de toda a movimentação do setor em 2016. Apesar da queda, a CNC prevê que as vendas para o Dia das Mães devem movimentar cerca de R$ 5,7 bilhões neste ano.

O levantamento também apontou redução no prognóstico de contratação de trabalhadores temporários. A expectativa da CNC é que sejam abertas 25,6 mil vagas em todo o varejo, volume 5,6% inferior ao contingente contratado no mesmo período do ano passado – e equivalente ao total de vagas gerado na mesma data em 2012 (25,4 mil).

Com a expectativa de crescimento das vendas de vestuário, este segmento deverá oferecer a maior quantidade de vagas temporárias do varejo (14,7 mil, 57,1% do total), seguido pelo ramo de hiper e supermercados, o maior empregador do varejo brasileiro, cuja oferta de vagas deverá totalizar 4,6 mil postos temporários.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

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