13% dos serviços públicos de saúde são terceirizados

Pesquisa do IBGE mostra que, desse total, 73% deles estão sob gestão privada; organizações sociais estão em 24 dos 26 estados brasileiros

Jornal GGN – As empresas privadas com ou sem fins lucrativos respondem por 73% dos 3.013 serviços públicos de saúde administrados por terceiros nos 5.570 municípios brasileiros.

Pesquisa elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano passado, denominada Pesquisa de Informações Básicas Estaduais, mostra que a grande maioria (58%) é administrada por OS (Organizações Sociais), e 15% está nas mãos de empresas privadas, por meio de modelos como as PPP (Parcerias Público-Privadas), mencionadas no decreto revogado pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a gestão terceirizada de unidades de saúde dos municípios brasileiros subiu de 10,6% para 13,2% apenas nos últimos quatro anos, e as organizações sociais respondeu por 83,3% da gestão da saúde em cidades com mais de 500 mil habitantes.

Atualmente, as OS estão em 24 dos 26 estados brasileiros, e são responsáveis pela atenção básica, ambulatórios e hospitais. Em São Paulo, as 26 OS presentes recebem cerca de R$ 6 bilhões por ano. Apenas na cidade de São Paulo, elas consumiram 38% da fatia do orçamento da saúde em 2019 — R$ 4,3 bilhões de 11,4 bilhões.

 

 

Leia Também
Em defesa do SUS, por André Roncaglia
A falácia do “nem direita nem esquerda” e as regras do sistema político brasileiro
Bolsonaro corta verba da saúde para pessoas com deficiência
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador