A crise política brasileira: uma novela em 6 atos

Ato 1 – como construir um desastre em quatro meses
 
Terminada a eleição, Dilma Rousseff sai vitoriosa. Foi ela quem imprimiu o ritmo final de campanha, intuiu a hora de atacar e garantiu a vitória no segundo turno. Saiu das eleições extenuada física, psicológica e emocionalmente, mas com a sensação de ter-se graduado com louvor em política: nessa eleição a vitoriosa havia sido ela, não Lula.
 
Assessores alertavam que o terceiro turno não esperaria a trégua tradicional. Virando a esquina estava a bocarra da Lava Jato, os problemas da Petrobras, o desajuste fiscal, o início do desemprego e derrotados que saíram da campanha babando sangue.
 
O período deveria ser aproveitado para a freada de arrumação, preparar o segundo governo, juntar ideias, organizar grupos de trabalho em cada área. Os desafios a serem superados eram enormes: montar uma estratégia defensiva de resposta à Lava Jato e de saída para a Petrobras; um plano de governo para a agenda positiva; e um trabalho de recomposição da base de apoio.
 
Mas Dilma sumiu do mapa. Trancou-se por dois meses, com raríssimas aparições públicas, empenhando-se exclusivamente em montar um ministério para chamar de seu. Fechou-se a qualquer sugestão, inclusive de Lula – que se afastou dela.
 
Entre 5 de novembro e 15 de fevereiro foram 8 aparições públicas – sem discurso, a não ser os protocolares. Seu eleitorado se sentiu abandonado; sua equipe, perdida. 
 
No final do ano todos os Ministros já tinham preparado suas cartas de demissão, colocando simbolicamente o cargo à disposição da presidente. Em fevereiro, pouca coisa decidida. Ministros, secretários, assessores sem saber se colocavam filhos na escola, providenciavam a volta para seus locais de origem, procuravam emprego. As empresas públicas em suspenso, sem planejamento, os Ministérios paralisados, aguardando as definições.

 
As únicas decisões de Dilma foram entregar a Fazenda a um economista ortodoxo e montar um conselho político para assessorá-la nas estratégias parlamentares.
 
Quando a longa gestação chegou ao fim, abriu-se o baú da reforma ministerial aguardando que dele saltasse o Anjo Gabriel, anunciando a anunciação. Em seu lugar, pulularam sacis, lobisomens, boitatás e mulas sem cabeça – especialmente as espécies sem cabeça.
 
O governo perdeu fragorosamente as eleições na Câmara – único objetivo de um Ministério político -; a base de apoio esfacelou-se. O Ministro Joaquim Levy anunciou um pacote fiscal que, necessário ou não, atropelava todo o discurso de campanha de Dilma. Além de abandonado, agora seu eleitorado sentia-se traído, porque sem explicações, pedidos de desculpas, autocríticas seja lá o que lhe permitisse criar um álibi qualquer para continuar defendendo Dilma.
 
Sem a blindagem na opinião pública, Dilma viu-se acossada por um exército de tiranossauros, uma fauna exótica onde se misturam Fernando Henrique Cardoso (o Marcello Reis do PSDB), Lobão, Aécio,  Marcello Reis (o FHC do “Revoltados, Já”) e, por trás, José Serra – com sua notável capacidade de sumir na hora do pau e arrotar valentia nos bastidores (alô, alô! Você que convive com Serra: não é isso mesmo?). Todos devidamente pautados por Marcello Reis, brilhante intelectual emergente desses tempos e cólera 😉 , na verdade uma zebra que assumiu a liderança da oposição, dando o tom primário  e a palavra de ordem tosca para seus seguidores, além de estimular um comércio crescente de camisetas com ofensas a Dilma.
 
FHC assimilou o discurso com uma pequena copidescagem para torná-lo mais elegante, o Príncipe curvando-se aos fatos e conformando-se com o sub-comando de um exército saído das profundezas do tempo. Aloyzio Nunes foi a seco, em alguns momentos superando o grande Marcello Reis. E, assim, a oposição foi, a reboque de Marcello e da mídia.
 
A passeata do dia 15 entra nos telejornais, na agenda de eventos dos jornais impressos, no alarido dos locutores de rádio, firmando-se como grande atração do dia, a ponto de deslocar o horário de um jogo de futebol. 
 
Foi duro o choque de realidade. 
 
Nos dois meses de retiro, a interlocução de Dilma foi só com Aloizio Mercadante, que mais ouviu do que falou, mais obedeceu do que aconselhou e acabou levando a culpa por muitas decisões que não foram dele.
 
Em prazo recorde, o capital acumulado nas eleições se esvaiu. O  handicap de Dilma passou a ser a outra face da moeda: a cara rancorosa do comandante Marcello Reis, do sub-comandante FHC e a desenvoltura agressiva de Eduardo Cunha.
 
Seguiram-se vários movimentos trôpegos de quem tenta entender o tamanho da jamanta que a atropelou. E toca a juntar os cacos.
 
Antes de entrar nesse terreno, alguns dados para entender o fator Dilma Rousseff.
 
Ato 2 – entendendo o fator Dilma 
 
Dilma tem aspectos bastante semelhantes ao do ex-presidente Itamar Franco. Ambos sempre se viram na dimensão de pessoa física, não da institucionalidade do cargo, ou como representantes de projetos, de ideias.
 
Dilma só reage quando a pessoa física é atingida. Se o PGR (Procurador Geral da República) sugere a demissão da diretoria da Petrobras, afeta a autoridade pessoal de Dilma e ela reage. Se alguém insinua seu conhecimento das falcatruas, também reage indignada. Se os ataques são contra o governo, as instituições, a democracia ou o PT, ignora em nome do republicanismo.
 
Vasculhando a história do país, não se encontrará presidente mais honesto, patriota e anti-arreglos. Dilma abomina qualquer forma de desonestidade e mesmo da manipulação pessoal do interesse público. E a pessoa física não consegue aceitar situações que o homem de Estado acataria de forma pragmática em nome do projeto político.
 
Foi assim que Dilma tomou-se de uma ojeriza expressa por Eduardo Cunha, quando chegaram ao seu conhecimento rumores sobre os jogos de interesse bancados por ele.
 
Por duas vezes Cunha enfiou em uma medida provisória a possibilidade de construção de aeroportos particulares, medida que interessava diretamente à Camargo Correia e à Andrade Gutierrez. Por duas vezes, Dilma vetou.
 
Nos bastidores, falava-se em financiamento de até R$ 80 milhões para a bancada de Cunha, caso a medida passasse. Outra participação ativa foi na Lei dos Portos, um lobby explícito em favor de grupos portuários.
 
Esse maneira de pensar e agir foram decisivas na montagem da estratégia política de não aceitar qualquer acordo prévio com Eduardo Cunha nas eleições para a mesa da Câmara. E explica grande parte dos conflitos com Lula, cujo pragmatismo abriu espaço para o fortalecimento dessa fauna.
 
E, aí, entra-se em um terreno pantanoso, ainda não suficientemente analisado pelas instituições nacionais, especialmente pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pelo Ministério Público: o avanço político do crime organizado.
 
Ato 3 – o avanço político do crime organizado.
 
A lista HSBC expõe, de forma ampla, o que foi o ambiente cinza do mercado financeiro internacional depois da liberalização financeira, uma mixórdia onde se misturavam caixa 2, dinheiro do narcotráfico, do terrorismo internacional, da corrupção política, das jogadas financeiras.
 
É essa zona cinzenta que favorece a proliferação do crime. 
 
Na política também existe uma zona cinzenta, um cenário que favorece a expansão da influência do crime organizado. No caso brasileiro, a zona cinzenta ganhou dimensão quando o STF implodiu o sistema partidário e permitiu a proliferação dos pequenos partidos. E, depois, quando o financiamento privado de campanha decidiu investir na sua própria bancada, em vez de bancar políticos individualmente.
 
Sempre houve políticos bancados pelo crime mas, em geral, eram subordinados à organização partidária que restringia sua capacidade de atuação no Congresso. Com o pluripartidarismo à brasileira, esse disciplinamento deixou de existir. Abriu-se uma caixa de Pandora de difícil equacionamento, especialmente depois que os partidos majoritários passaram a se engalfinhar em uma luta fratricida.
 
Os elogios de líderes do PT e do PSDB a Eduardo Cunha, no seu depoimento espontâneo à CPI da Petrobras, é um dos episódios mais vexatórios da história do Congresso e mais significativo desses tempos sem rumo.
 
O avanço do crime organizado não se deu apenas na atividade parlamentar, mas também em outros territórios extra-institucionais, como a imprensa.
 
O episódio que inaugurou essa nova fase foi a parceria entre a revista Veja e a organização criminosa de Carlinhos Cachoeira.
 
Não era mais a imprensa se aliando a colarinhos brancos sofisticados, a golpistas do mercado financeiro, a banqueiros suspeitos, mas à corrupção chula de bicheiros e contraventores.
 
Cachoeira elegeu um senador, Demóstenes Torres. Veja transformou-o em um cruzado contra a corrupção, deu-lhe status de celebridade no mercado de opinião.
 
Com o poder conquistado, Demóstenes fazia os jogos de interesse de Cachoeira e da Abril (na matéria da Veja, foto ao lado, apenas Demóstenes é réu, os demais são apenas coadjuvantes para deixá-lo em boa companhia).
 
A CPMI de Cachoeira poderia ser o início da grande luta política contra o crime organizado ao desvendar as ligações de Cachoeira com a Veja e com empreiteiras – como a Delta -, que por sua vez mantinham ligações estreitas com o mundo político, a começar do então governador do Rio Sérgio Cabral.
 
A CPMI mostrou a especialização que se formara no mercado de corrupção. O bicheiro prospectava contratos e licitações no setor público, passíveis de corrupção, uma atuação que poderia começar nas discussões de projetos de leis e emendas orçamentárias e se desdobrar por repartições públicas federais e estaduais; aliava-se a uma empresa parceira, que assumia a fase legal do projeto; garantia a blindagem com a parceria com a mídia e com os padrinhos políticos.
 
Na série “O caso de Veja” narro como essa parceria provocou o escândalo Marinho que alijou dos Correios o esquema Roberto Jefferson para a entrada de parceiros de Cachoeira – uma outra quadrilha, desbaratada dois anos depois pela Polícia Federal.
 
O Ministério Público cochilou ao não avançar nas investigações abertas pela CPMI de Cachoeira. Seria o ponto de partida para o início da verdadeira guerra contra a corrupção política mais visceral, aquela que envolve o crime organizado.
 
A Lava Jato abre uma nova possibilidade para se desbaratar esse modelo, ao identificar seus desdobramentos regionais. E o MPF terá que sair da zona de conforto e enveredar por caminhos nunca dantes navegados: as interseções do crime organizado com o país institucionalizado, incluindo aí a mídia e o Congresso.
 
É nesse terreno pantanoso que a pessoa física Dilma Rousseff precisa entrar, enfrentando um jogo sujo, tomada por pruridos próprios das pessoas de bem, mas sem o senso prático das pessoas de Estado, juntando os cacos e retomando as redes da governabilidade. E a mãe de todas as batalhas, o por assim dizer caco-mor, é a recomposição da base política.
 
Ato 4 – o início da reação política.
 
Em 2010, Dilma tinha à mão o maior conhecedor de Congresso, o vice presidente Michel Temer. Dilma esvaziou-o tanto que, tendo por alavanca apenas a atuação sobre comissões temáticas da Câmara, o notório Eduardo Cunha logrou o controle do PMDB.
 
Na 5a feira foi anunciado o novo conselho político, desta vez enriquecido por profissionais: Michel Temer, Eliseu Padilha, Eduardo Braga, Gilberto Kassab e Aldo Rebello, o mais diplomático de seus Ministros, mantido Aluizio Mercadante, o menos político de seus ministros.
 
Foi tão rápida a decisão que na 5a, por volta das 19:30, Kassab ainda não sabia do novo conselho. E Padilha foi avisado pelos jornais.
 
Será um trabalho complexo, que ajudará a definir a nova base de apoio e, com ela, um novo Ministério. O atual morreu de velhice prévia.
 
Não será tarefa fácil. Cunha impõe um receio aos adversários que vai muito além do mero confronto político, como atesta a maneira cautelosa com que o vice presidente Temer refere-se a ele.
 
Mas nenhuma estratégia política será bem sucedida sem se construir um cenário econômico razoável. Por isso mesmo, o segundo caco a ser juntado é o econômico.
 
Ato 5 – recompondo o incêndio econômico
 
Ainda há muito fato negativo pela frente, os desdobramentos do pacote fiscal, o aumento do desemprego, da inflação. Mas o governo começa a despertar da inércia.
 
O primeiro ato foi a substituição de Graça Foster na presidência da Petrobras. A teimosia de Dilma atrasou por seis meses o ajuste e quase deixou o gigante de joelhos. A entrada de Ademir Bendine, com um plano claro de reestruturação, deu início à volta à normalidade. Já se tem um plano de ação pela frente, com a negociação com as agências de rating e os credores.
 
O segundo ato – já na reta final – foi a montagem do grupo de bancos públicos e privados para garantir a manutenção da rede de fornecedores da Petrobras nessa fase mais crítica.
 
O terceiro ato – em andamento – é o redesenho das concessões em infraestrutura e o encaminhamento do PAC 3. Não se pretende iniciar obras novas, nem novos investimentos, dada a penúria fiscal, mas completar as que estão em andamento.
 
No campo das concessões, o Planejamento já está trabalhando com o setor privado na definição dos projetos executivos, dentro da modalidade de licitar também o projeto. As conversas estão indo bem, os primeiros resultados deverão aparecer em breve e as primeiras licitações deverão ocorrer até o final do ano.
 
Em geral, leva 9 meses entre o início dos trabalhos e a licitação na rua. Haverá um interregno até o final do ano e, depois, entrará em voo de cruzeiro.
 
Enquanto isto, haverá um longo desafio pela frente de restaurar o ânimo social do país.
 
Ato 6 – a dura reconquista da confiança
 
É forçar a barra julgar que as reações contra Dilma e o PT sejam meras manifestações das classes A e B. Pode ser uma visão paulistana ou carioca, mas o ódio contra o PT e contra Dilma desceu na escala social.
 
Gilberto Carvalho já alertara, antes mesmo das eleições, sobre a profundidade da resistência contra ambos.
 
Será necessário um penoso processo de reconstrução da credibilidade perdida, algo que passa pela retomada do crescimento (que dificilmente ocorrerá antes de dois anos), pela definição de um programa de governo que possa mostrar a retomada do futuro, mesmo que em algum ponto distante, pela revitalização dos programas sociais, pela retomada de políticas industriais eficientes.
 
O governo tem todas armas à mão. Os últimos anos geraram um enorme estoque de ideias centrais em diversas áreas, no desenvolvimento regional, nas políticas sociais, nos componentes de políticas industriais modernas, nos modelos de parceria universidade-empresas, nos próximos passos das políticas educacionais.
 
Mas há um problema crítico de comunicação interna no governo.
 
Dilma não tem a menor ideia sobre os estudos já desenvolvidos, as ideias-chave já gestadas, para poder tecer as amarras de um plano integrado de governo.
 
Ainda há tempo de fazer o que deveria ter feito no dia seguinte às eleições: um enorme brainstorm juntando todas as áreas do governo, com assessoria de bons gestores e bons analistas políticos, visando renascer das cinzas as ideias centrais sobre o que poderá ser o segundo governo Dilma.
 
Para não ter o mesmo destino do segundo governo FHC, que se arrastou sem nada produzir até o fim do mandato. E não havia tanto ódio no ar quanto agora.
 
Luis Nassif

135 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, a pergunta que sempre

    Nassif, a pergunta que sempre me faço é se seus artigos e sugestões chegam à presidente, porque neles não faltam boas propostas.

    1. Não será surpresa para mim

      se a Dilminha lê esse blog e também dá seus pitacos, obviamente sob um nome de guerra. 

      E se o Nassif sabe disso (o nome de guerra) ou não, certamente é um tema que ele não vai contar para ninguém, por uma questão de credibilidade, 

      1. Observações estranhas

        No Brasil há uma agência de inteligência, como na maioria dos países do mundo, e um dos trabalhos das agências é coletar informações, por diversos meios. Por isso, não entendi a ironia e sarcasmo empregados em suas palavras.

        Enquanto todos querem que a agência aja, em suas atribuições, pelo governo, pela situação, alguns criminalizam a atuação da agência, da mesma forma que criminalizam toda a coisa pública com seus ódios. Mas o que esperar de alguém que demonstra seu desvio social na crítica contumaz a autoridades chamando a Presidente da República pelo diminutivo do seu nome?

  2. Já que é uma novela em seis atos…

    eu só apresento três:

    Ela, sequer teve tempo para fazer o que está dito aqui:

    (…)

    O período deveria ser aproveitado para a freada de arrumação, preparar o segundo governo, juntar ideias, organizar grupos de trabalho em cada área. Os desafios a serem superados eram enormes: montar uma estratégia defensiva de resposta à Lava Jato e de saída para a Petrobras; um plano de governo para a agenda positiva; e um trabalho de recomposição da base de apoio.

    (…)

    Foi tomada de assalto pelos argumentos dos “perdedores” da grande “midiona”, que já estava preparada para fragilizar suas intenções de segundo mandato.

    Analisando, do ponto de vista de uma não economista (eu),… depois de um campanha de “alto” baixo nível… com o retrospecto advindo da mídia terrorista, sem divulgação de nenhuma “benfeitoria”, sequer uma notícia de algum “projeto ou obra”, desde o governo Lula, nem do quatros anos dela… sempre o Brasil “descendo a ladeira”…

    Canseira, indignação, revolta…

    Você, Nassif,  queria o quê de Dilma?

    Nós nunca nos colocamos no lugar do outro…

    Política é a arte de sempre procurar meios de derrubar o adversário!

  3. O assunto é controverso, meus dois tostões

    Primeiro que a Dilma não é do ramo da mágica e pegou vento de proa nos dois últimos anos do seu mandato. Os acertos que o Guido fez nas contas públicas não mudaram nem para melhor, nem para pior a situação objetiva da economia brasileira, mas, com sua retórica otimista manteve o bom astral dentro do país e com isto prolongou a sensação de bem estar um pouco mais. E não custa lembrar, que um povo feliz, produz mais, estamos vendo agora a produtividade ir para o fundo do poço, com o pessimismo desenfreado na população.

    Só com uma estratégia que não faz parte do arsenal do Governo, a Dilma teria tido condições de manobrar o Brasil para uma posição mais confortável na forte crise econômica que o planeta passa. Não sabe como fazer e também não tem ninguém que saiba, tipo o pessoal da banca que nos explora, para lhe ensinar.

    A falta de capacidade dela para criar a tal coalizão de governabilidade com os partidos que estão no congresso é natural, pois numa casa onde falta pão (a grana que não entra nos cofres públicos pela crise internacional, mais o achaque sem vergonha da banca com seus juros pornográficos) todos gritam e ninguém tem razão. Nem Lula, nem ninguém consegue agradar os polícos do varejo do congresso. A depender do poder Legislativo, o Brasil está manco no tripe.

    Agora o enfrentamento da corrupção, pode e deve liberar algum dinheiro para o governo, bem como baixar o custo final de obras, de forma que, se o combate for sério e os que praticam o ilícito começarem a não mais fazê-lo, logo teremos boas notícias para a fazenda e para a população.

    O povo que foi às ruas quer isto, honestidade com o trato da coisa pública, não aceitará ser comandado por picaretas.

    Como sugestão de medida de impacto com reflexo em todo o território nacional, proporia o começo da reforma fiscal-tributária que é inolvidável com um pacto de governadores para a extinção do ICMS e a criação de um imposto inflacionário único temporário com alíquota bem baixa, o que desestimula a sonegação e extingue a máquina tributária que mais gasta do que arrecada, fora a corrupção que gera.

    Tem hora que é preciso simplificar as coisas, alguns perdem, mas neste caso são os que já ganharam e mamaram muito, assim, têm condições de passar pela transição sem penúria, o que não é a situação da maioria da população.

    Vai ter de agir, com inteligência e determinação.

    Acorda, Dilma!

     

    1. comunicação é o pior …

      Nenhum ambiente favorável, sensação de bem estar, segurança ou povo feliz permanece com a campanha insistente e dioturna (por 12 anos) da mídia de que o céu cairá nas nossas cabeças, de que vivemos o inferno, de que é o caos economico e social, de que vem o bolivarianismo comunista a comer criancinhas e a roubar o american dream da classe média, mesmo a recém ascendida. A mediocridade (no sentido de ser mediano) da maioria das pessoas, em geral, acompanha o que prega a mídia em comportamento de manada. O Governo tem muito a corrigir – todos sempre têm, mas a maior urgência seria nomear um porta voz (um Franklin Martins, por ex.) que participe das reuniões politicas do grupo de articulação (Temer, Kassab, etc). Nenhuma rede de TV, jornal ou programa vai dar espaço pra versão oficial, como sempre apenas plantam o caos, portanto, criar uma agenda de releases ao vivo com o porta voz respondendo apenas àqueles que estiverem previamente escalados, e ao vivo, disponibilizando a integra online, pra diminuir as distorções que sempre existem, o que alias se fazem na Casa Branca nos EUA. Concordo com o Nassif em muitos pontos, mas tb acho que o MP, o Judiciário como um todo está contaminado pelo medo que a mídia impõe (a AP 470 deu provas disso) e, claro, pelo aparelhamento histórico que recebe através da mídia e que sempre recebeu de governos conservadores contra tudo o que for nacionalista, popular e progressista.   

    2. comunicação é o pior …

      Nenhum ambiente favorável, sensação de bem estar, segurança ou povo feliz permanece com a campanha insistente e dioturna (por 12 anos) da mídia de que o céu cairá nas nossas cabeças, de que vivemos o inferno, de que é o caos economico e social, de que vem o bolivarianismo comunista a comer criancinhas e a roubar o american dream da classe média, mesmo a recém ascendida. A mediocridade (no sentido de ser mediano) da maioria das pessoas, em geral, acompanha o que prega a mídia em comportamento de manada. O Governo tem muito a corrigir – todos sempre têm, mas a maior urgência seria nomear um porta voz (um Franklin Martins, por ex.) que participe das reuniões politicas do grupo de articulação (Temer, Kassab, etc). Nenhuma rede de TV, jornal ou programa vai dar espaço pra versão oficial, como sempre apenas plantam o caos, portanto, criar uma agenda de releases ao vivo com o porta voz respondendo apenas àqueles que estiverem previamente escalados, e ao vivo, disponibilizando a integra online, pra diminuir as distorções que sempre existem, o que alias se fazem na Casa Branca nos EUA. Concordo com o Nassif em muitos pontos, mas tb acho que o MP, o Judiciário como um todo está contaminado pelo medo que a mídia impõe (a AP 470 deu provas disso) e, claro, pelo aparelhamento histórico que recebe através da mídia e que sempre recebeu de governos conservadores contra tudo o que for nacionalista, popular e progressista.   

      1. Você não deixa de ter razão quanto a mídia subserviente

        Que contrapor o Caos insuflado diuturnamente pela mídia não é tarefa para amadores, isto lá não é.

        Mas a não realização deste Caos, vai enfraquecendo paulatinamente a força e a credibilidade da mensagem desta mídia engajada na defesa de interesses inconfessáveis.

        A Dilma têm de assumir o lugar do Guido e ser a porta vóz da esperança, do otimismo e das soluções.

         

  4. Só faltou o ato da velha

    Só faltou o ato da velha mídia, que vai fazer de tudo para impedir, como sempre fez, o sucesso de um governo trabalhista e o desenvolvimento do Brasil.

  5. “O PT ainda não entendeu o “antipetismo” ” – Carta Capital:

    [Entrevista,publicada bem antes,tem pontos em comum c/o post-título, p.e x.,quanto ao papel de FHC e a importância das classes médias – pontos que o GGN e segidores torcem o nariz ]

    ” Para professor da USP, autor de “A história do PT”, o partido erra ao se comparar com os governos anteriores e demonizar a classe média ”        

                                      –         em Carta Capital, com parcial edição no site cartacapital.com.br

    “Dez anos depois de ter seus principais líderes envolvidos no “mensalão”, o Partido dos Trabalhadores vê mais dirigentes serem diretamente acusados na Operação Lava Jato. Apesar de a polêmica desgastar ainda mais a imagem petista, para Lincoln Secco, professor de História da Universidade de São Paulo e autor do livro A história do PT, o grande problema do partido é a base cada vez maior do antipetismo, crescente principalmente entre as classes médias. “[Esse sentimento está] traduzido pelo discurso anticorrupção, ‘antiaparelhismo’ do Estado, por mais que sejam noções que se aplicam também a governo anteriores. Mas não basta o PT dizer isso porque o partido já está no poder há 13 anos”.

    Em entrevista a CartaCapital, Secco explica como o modelo de gestão petista, baseado no pacto de conciliação de classes, “deixou uma margem de manobra crítica para os setores médios”. “O erro do PT é esse. O partido jamais quis acirrar a luta de classes, mas o modelo de governo que ele constituiu, que elevou uma parte das classes pobres socialmente, acirraria inevitavelmente a luta de classes”.

    Leia a entrevista na íntegra abaixo:

    CartaCapital: O governo Dilma foi alvo no último fim de semana de um ‘panelaço’ em bairros ricos e de classe média alta. Em resposta, o partido divulgou nota sobre o que chamou de “ato orquestrado pela burguesia”. Como o senhor enxerga esse processo pelo qual o PT passa em seu quarto mandato presidencial? Acha que o partido está em negação dos fatos?
     

    Lincoln Secco: Em primeiro lugar não é uma ação orquestrada da grande burguesia porque nós temos visto indícios, até mesmo na grande imprensa, de que não há uma preferência dos estratos sociais mais ricos pelo impeachment. Obviamente que existem pequenos grupos que organizam manifestações. O que o PT talvez não tenha entendido é que existe um sentimento difuso na sociedade desde 2005 [época do “mensalão”] que é o antipetismo, traduzido pelo discurso anticorrupção, ‘antiaparelhismo’ do Estado, por mais que sejam noções que se aplicam também a governo anteriores. Mas não basta o PT dizer isso porque o partido já está no poder há 13 anos.

    CC: Há ainda justificativa para falar de ‘burguesia’ depois de uma eleição tão polarizada? O senhor não acha que o PT não percebeu ainda que perdeu uma parte de seu eleitorado?
     

    LS: O modelo de governo do PT está calcado em uma conciliação de classes, especialmente entre os muito ricos e os muito pobres. Isso deixou uma margem de manobra crítica, enorme, para os setores médios, que não ganharam nada nos governos Lula e Dilma. E é esperado que pessoas que emergiram das classes mais pobres para aquilo que o próprio Lula chamou de “nova classe média” acabe incorporando os valores da classe média tradicional. Isso forma uma base cada vez maior para o antipetismo. Nas últimas eleições, esse estrato social, que eu prefiro chamar de nova classe trabalhadora, se dividiu. Uma parte ficou fiel ao projeto do PT e outra parte migrou para o PSDB.

    CC: O PT parece não saber como responder a tudo isso. Como o senhor avalia a postura do partido neste tipo de situação, do ponto de vista do diálogo com a sociedade? Historicamente, o partido sempre teve problema na comunicação?
     

    LS: O PT sempre teve, na verdade, uma dificuldade de acesso à grande imprensa. Quem forma a imagem do PT não é ele, são os meios de comunicação de massa, que têm uma predisposição de crítica maior em relação ao PT. Ficou demostrado já [a postura da mídia] em pesquisas tanto no período em que o PT fazia oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso como no período em que se tornou governo. Mas historicamente o PT nunca se interessou nem em informar sua militância e nem em constituir um aparato de imprensa, uma necessidade histórica do partido.

    CC: O ‘panelaço’ surgiu também em meio à divulgação da lista da Operação Lava Jato. De novo o PT está envolvido em um grande escândalo de corrupção. Como o senhor analisa esse novo episódio na história do partido?
     

    LS: Em primeiro lugar, a lista do Janot não citou nenhum grande nome do PT. Com exceção do Antonio Palocci, que é um nome histórico, mas que já estava inativo politicamente. Então na verdade o potencial destrutivo das acusações atuais sobre o PT é bem menor que em 2005. Acontece que, em 2005, o Lula estava em final de mandato. Então a oposição esperava que sangrando o Lula até as eleições seria suficiente para retirá-lo do poder. Agora a Dilma está no início de mandato. Isso significa que ela vai ter um governo de crise nessas acusações durante quatro anos. Isso que é terrível para o partido.

    CC: Vai ter que resistir ao sangramento por muito mais tempo…
     

    LS: E as lideranças de 2005 eram lideranças de primeiro time do PT. Dois ex-presidentes do partido foram para a cadeia. Acredito que não haja paralelo em nenhum partido socialdemocrata do mundo. E também um ex-presidente da Câmara dos Deputados. Pelo menos até agora não é a mesma coisa.

    CC: Como biógrafo do PT, qual análise o senhor faz individualmente dos nomes do partido envolvidos na Lava Jato?
     

    LS: O Palocci já havia passado por um transformismo ideológico no início dos anos 1990. Quando foi prefeito de Ribeirão Preto (SP), ele defendeu privatizações, escandalizou o partido num momento em que o PT era mais radical. Teve uma trajetória sempre envolta em mistérios, para usar um eufemismo. Mas o [senador] Lindberg [Farias] é um quadro neopetista errático. Saiu do PCdoB, se dirigiu ao trotskismo, e então se aproximou do PT. Ele não é um quadro histórico do partido. Tanto a [senadora] Gleisi Hoffman [PT-PR] como Humberto Costa [PT-PE] são quadros até que históricos, mas regionais. A Gleisi foi ministra da Casa Civil, mas não tem a importância que aqueles quadros do PT que caíram em 2005 tiveram. É por isso que acho que o problema do PT não está na lista. O problema está nesse sentimento negativo até para a democracia, que está se apossando de parte da sociedade, de que é preciso retirar a presidenta através da força ou impeachment. Quando a gente sabe que não existe nenhuma razão para impeachment no Brasil. Esse é um sentimento difuso.

    CC: Sobre o escândalo, parece que toda a raiz é o financiamento privado de campanha, um dos temas mais importantes da reforma política. Como o senhor enxerga o fato dessa bandeira não ter sido prioridade para o PT durante muitos anos e agora explicar a participação do partido no escândalo?
     

    LS: Depois de junho de 2013, o PT se voltou novamente para a defesa da reforma política. A própria presidenta lançou uma proposta, que foi sabotada por pessoas de seu próprio partido na época. E há setores minoritários do PT que fizeram no ano passado uma campanha de marcha pela reforma política. Mas a direção do PT sempre fica em compasso de espera: apoia timidamente e espera a reação da sociedade. Eu acho que o escândalo atual teria como uma saída, por parte do PT, a defesa radical agora do financiamento público de campanha porque o escândalo está especialmente ligado a isso. Está especialmente ligado ao financiamento privado de campanha, mas não há clima no Congresso para uma reforma política desse tipo. É mais fácil acontecer uma contrarreforma.

    CC: Como essa que o Eduardo Cunha (PMDB) tem tentado emplacar…
     

    LS: Isso mostra que, na verdade, os escândalos se sucedem, obviamente com um ilícito real no fundo, mas só adquirem expressão pública porque são usados como arma política. No caso, contra o PT. Não quer dizer que não haja ilícito, mas acontece que isso reduz o debate político a um nível mais baixo. Quer dizer, nós não estamos mais debatendo se o projeto social-rentista do governo Lula era correto ou não. Se o PSDB tinha alternativas. Se os dois partidos são parecidos ou não. Nós estamos debatendo crime. Quer dizer, a política está nas páginas policiais.

    CC: O senhor acredita que essa nova crise do partido tem relação com o fato do PT ter perdido seus grandes quadros em 2005? O PT vive uma crise de quadros?
     

    LS: Sem dúvida, o PT foi decapitado em 2005. Sobrou o Lula, que nunca foi uma pessoa que se importou em dirigir o partido. Lula sempre falou para fora. Ele deixava a tarefa de falar para dentro para o José Dirceu. Então isso aconteceu com a perda de José Genoino, Dirceu, João Paulo e até em certa medida o afastamento do Palocci. Tudo isso fez com que o partido ficasse acéfalo. Não há mais quadros daquela geração com a mesma grandeza. Agora o problema é que o PT não tem renovação de quadros. É sobretudo um partido de governo que se afastou das suas bases sociais. Isso já é até um chavão, todo petista reconhece. E pelo menos 80% dos quadros atuais do partido são pessoas que entraram depois que o Lula chegou ao poder. Pessoas que nem sempre têm os valores do PT do passado. Existem também aqueles que já eram dirigentes do PT no passado e se tornaram neopetistas. Ou seja, têm um discurso republicano oco para fora e uma prática carreirista, com nepotismo e favorecimento próprio.

    CC: O fato de alguns petistas definirem a Dilma mais como um quadro do PDT do que do próprio partido é reflexo disso? Isso explica a crise entre governo e as correntes internas da legenda?
     

    LS: O problema da Dilma é que ela não é nem um quadro histórico do PT, nem tem a dimensão do Leonel Brizola. Ela não pode fazer um governo personalista, “acima das classes sociais”, como fez o próprio Lula, em certa medida, porque ela não tem passado histórico e nem mesmo a competência política. Mas eu acredito que o problema não está nela, o problema está na economia que não sustenta mais aquele pacto social rentista que manteve o governo Lula. Está também na dificuldade que o PT tem de governar nesse presidencialismo de coalizão.

    CC: O senhor acha que o PT errou ao não fazer a luta de classes por acreditar que esse “pacto” em que todos ganhavam não teria fim?
     

    LS: É difícil dizer o quanto o partido errou. Na verdade, [o pacto] era um rumo que o partido tomou no fim dos anos 1990 ao fazer alianças para governar para todas as classes sociais. Não foi uma decisão tomada num dado momento. Foi uma evolução histórica de um setor majoritário do partido. Agora esse modelo só conseguia se sustentar enquanto a economia estava crescendo. O que o PT talvez tenha se equivocado era não prever o momento em que o cobertor se tornaria curto para cobrir todo mundo. Só que nesse momento ele teria que fazer opções, mas as opções levariam à radicalização. E a radicalização é tudo aquilo que o petismo governista jamais quis. Então é uma situação aparentemente sem saída. Radicalizar significaria na verdade taxar grandes fortunas, prejudicar o grande capital e transferir recursos para serviços públicos que beneficiassem a própria classe média, que é tão descontente com o governo petista. Mas essa seria uma decisão que acirraria a luta de classes e abriria um horizonte muito incerto para o partido. Conhecendo dirigentes do PT, eles jamais ficariam com isso.

    CC: Mas, pelo antipetismo manifestado em ocasiões como essa do ‘panelaço’, não acirrar a luta de classes não evitou que isso acontecesse…
     

    LS: Você matou a charada. O erro do PT é esse. O partido jamais quis acirrar a luta de classes, mas o modelo de governo que ele constituiu, que elevou uma parte das classes pobres socialmente, acirraria inevitavelmente a luta de classes. A luta de classes vai se acirrar independente da vontade do PT. Pela vontade do PT é que ela não aconteça, e que haja conciliação. Então não é um partido preparado para um radicalismo que existe hoje na sociedade. Até porque o PT já foi no passado, mas desde 2002 tem mantido os movimentos sociais ligados a eles adormecidos. E já surgiu uma nova militância nas ruas, tanto à direita, que é menor e mais desorganizada, quanto à esquerda, que é mais organizada, que não tem mais nada a ver com o PT. Então eu acho que, embora a gente não possa comprovar ainda, junho de 2013 deu a certeza a esses estratos médios críticos ao PT que o partido não consegue mais colocar seu exército nas ruas, para usar a expressão do Lula. O PT foi expulso das ruas em junho, ficou indeciso entre a condenação e o apoio. Enfim, junho foi o primeiro movimento de massa desde as greves do ABC e as Diretas Já da qual o PT não participou.

    CC: Então, ao manter adormecido os movimentos sociais ligados ao partido, o PT ajudou a criar movimentos populares capitaneados pela classe média tradicional? O governo Dilma deveria ter iniciado suas ações de olho na classe média?
     

    LS: Para lidar com a classe média tradicional, o PT teria que ter feito outro tipo de governo. Um governo que atendesse parte em desejo dos setores médios, que reclamam que pagam muitos impostos e tem serviços públicos ruins. E, ao mesmo tempo, fazer o que ele fez. Levar os mais pobres a um padrão de vida decente. Mas o PT não fez isso no seu governo. Só fez uma parte. A outra coisa é que o PT tinha que ter deixado de demonizar a classe média no seu discurso. Esse vasto setor público, do mundo corporativo, de pequenos comerciantes, é enorme em São Paulo, por exemplo. O PT teve um discurso agressivo contra aqueles que, em tese, queria conquistar. A classe média não é necessariamente reacionária, como o PT diz. Na história do Brasil, ela já teve um comportamento reacionário como, por exemplo, nas vésperas do golpe de 1964, mas se deslocou à esquerda no final dos anos 1970 e sustentou grandes mobilizações nos anos 1980. Tinha até uma certa simpatia pelo PT. Então não é algo imutável, mas o PT não tem capacidade de operação política para mudar isso a curto e médio prazo.

    CC: Além do antipetismo crescente, o governo Dilma parece já ter conseguido perder credibilidade junto a seus próprios eleitores. O senhor acha que existe caminho de volta para essa guinada neoliberal?
     

    LS: O problema da Dilma é que ela foi rápida demais. Isso pareceu um estelionato eleitoral para as pessoas que nem são petistas, mas se engajaram na sua campanha com medo da vitória do PSDB. Ela, em pouco tempo, renegou tudo o que havia dito em sua campanha eleitoral. Mas o PT tem uma base social mais abaixo, digamos assim, que é fiel. Ela não é maioria na sociedade brasileira, mas ela é bastante numerosa. Pessoas muito pobres, até com toda razão, temem a queda do governo Dilma porque isso significaria para elas a queda daquilo que elas conquistaram. O problema é que essa camada social, mais pobre e mais fiel, ela não foi representada na arena política. Não foi organizada pelo próprio PT. É um outro equívoco do PT. Jamais ter tentado organizar essa nova base social.

    CC: Como o senhor enxerga o futuro do PT depois dessa trajetória, incluindo “mensalão” e Lava Jato e o antipetismo? O partido tem condições de se reciclar independentemente de vitória ou derrota em 2018?
     

    LS: Em primeiro lugar, se o Lula de fato for candidato em 2018, ele seria a salvação do partido, mesmo que não seja eleito. Certamente ele mobilizaria a sociedade em torno da campanha do PT. Se o PT levar à frente os indícios de renovação que tem aprovado no Congresso, como, por exemplo, a limitação do número de mandatos de seus parlamentares, coisa que a gente tem dúvida se vai acontecer, pode ser que o partido continue tendo importância política e ideológica. Mas essas coisas são incertas. Geralmente, diante das crises, a gente tem visto que os dirigentes do PT primeiro se escondem e jogam ao mar aqueles que aparecem na lista. Independentemente do que as pessoas possam achar do escândalo de 2005, cabia ao partido naquele momento ou condenar totalmente aqueles dirigentes ou defendê-los. Do ponto de vista político, a saída para o PT deveria ter sido acirrar a luta política e defender os dirigentes. Mas simplesmente o PT agiu de forma errática. Dirigentes se escondendo…o caso do Delúbio Soares é paradigmático porque ele foi expulso do PT e depois voltou. Como é que o partido pode explicar uma coisa dessa? Se ele foi expulso, não deveria mais retornar ao partido. Naquele momento, o partido considerou que ele era uma pessoa que feria os preceitos éticos.

    CC: É a mesma postura que o partido tem tomado diante das denúncias da Lava Jato…
     

    LS: Você compara a nota do PSDB e a nota do PT [sobre o caso]. Salvo engano, a nota do PSDB defende o [Antonio] Anastasia. O PT não defende os seus deputados que estão na lista. Então a primeira coisa que o partido deveria fazer é dizer que acredita na inocência dos seus senadores. Mas não faz isso. O PT, claro, é também um partido muito dividido. Sempre há no partido aqueles que esperam lucrar com a queda do outro. Mas acontece que em um momento de crise tão grave como esse e tendo já a experiência do que foi o “mensalão”, o PT deveria, no mínimo, fazer uma defesa pública das pessoas que apareceram na lista.

    CC: Então, fazendo uma análise da história do partido, o senhor acha que o PT ainda é um partido de esquerda?
     

    LS: Eu acho que o PT é a esquerda que o Brasil conseguiu ter. Entre os grandes partidos, que tem significação política-eleitoral no Brasil, o partido é partido da esquerda. Obviamente que se a gente pudesse falar de partidos nanicos aí sim, existem partidos com um programa mais radical. Mas no jogo político que interessa o PT é o partido que a esquerda conseguiu ter. Ele vive uma crise que tem raízes no ambiente político em que atua, na sua trajetória histórica, mas também no ambiente da América Latina. Não é à toa que o governo Maduro está em crise na Venezuela. Há uma crise econômica que está deteriorando as bases desse pacto social-rentista. Governos que pregam ideais de esquerda, mas fazem políticas sociais e econômicas visando a conciliação de classe. O caso da Venezuela é mais radical porque lá se prega o socialismo mas se mantém o capitalismo.

    CC: Durante o fim de semana, foi noticiado ainda que o governo Dilma Rousseff teria tentado se aproximar do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso com o objetivo de se unir nesse momento de crise. Para o senhor, qual o significado por trás dessa postura?
     

    LS: Esse sempre foi o sonho de consumo de uma ala do PT, desde os anos 1990. O José Genoino, o Eduardo Jorge, quando era do PT, sempre defenderam essa aproximação. A própria Luiza Erundina. No momento em que o Fernando Henrique se tornou ministro do governo Itamar, houve muita pressão interna no PT para que o partido apoiasse o governo e fizesse uma aliança com o Fernando Henrique. Também era o sonho de alguns tucanos. Você deve se lembrar que o Fernando Henrique chegou a dizer uma vez que o problema do PT e do PSDB é que eles comandavam setores atrasados. Uma aliança entre os dois, que eram partidos modernos, era impossível devido à polarização ideológica que já havia. Eu acredito que esse talvez seja um sonho da Dilma. Nos últimos anos o PT e o PSDB se tornaram inimigos irreconciliáveis, mas a Dilma não é um quadro histórico do PT. Talvez ela sonhe uma saída dessa crise com uma aproximação do PSDB. Agora ela está fazendo um mandato biográfico. Ao contrário do partido, que, como partido, precisa sempre pensar na luta pelo próximo mandato. E ao contrário do próprio Lula também, que tem pretensões de voltar a ser presidente. Mas só que essa aproximação é bastante improvável. Já que a pergunta é: o que os tucanos ganhariam com isso? “

     

      1. Luta de Classe

        A realidade atual já não deve seguir modelos que talvez fossem únicas alternativas a partir do início do séc. XX).Cair nessas querelas ao tb. criticarmos com adjetivos “beatice” (Gunter Zibell”), “Irmandade” (Nickname) são tb. erros e desgastes em espaços que não são os seus (nossos).GGN é um blog empobrecido,onde imperam os preto-e-branco.Válido, não nego, mas para um extrato de menor senso crítico e de uma esquerda possível, ou que assim se cnsiderem.. Quando é o impossível que nos interessa.

        1. Na tentativa de visão de conjunto, não há lugar pra dualismos

          A Luta de Classes se mostra a cada momento.A ideologia das classes dominantes perspassa toda uma sociedade. A-B-C. Se formos nos surprender em cada instante,permaneceremos na mesma,nos realimentando com “novidades”,e alimentando desde querelas de movimento estudantil a blogs de um lado ou de outro.Pior:é ficar pensando só nisso,com esquemas prêt-à-porter,dividindo-nos,trocando adjetivos fáceis como “coxinhas”, “trolls”, “direita”:(sim,há diferenças entre direitas,há o centro,há os apartidários,os apolíticos,as váris esquerdas, a serem conquistadas). Antipatias e sacos cheios (mútuos). É o fim.

  6. Irritante é saber que gente

    Irritante é saber que gente desqualificada financiada por estrangeiros é que quer derrubar o governo, um desconhecido de 19 anos com ideias estapafurdias que numa realidade mais plausivel todos fugiriam é quem está armando essa movimentação de amanhã, é muito surrealismo para um país grande como o Brasil, não estamops nos anos 50, mas parece que os orgãos de inteligencia do país estão.

    1. Certo e quem financiou o de

      Certo e quem financiou o de ontem, Sexta Feira?. O Povo? .Ora não diga asneiras.Cada qual tem o direito de se manifestar.Seja a favor ou contra.Ontem tinha de tudo ,em SP uns eram professores ,outros caminhoneiros e a CUT.Quem financia?

      1. 12 a 15 mil nas ruas , numa

        12 a 15 mil nas ruas , numa sexta-fera ??  essa gente não tem compromisso ou responsabilidade prá cumpir não  ??

  7. O PSDB não desativou sua campanha

    Temos todos os ingredientes de uma campanha eleitoral, com a exceção de que não há regras ditadas pela legislação eleitoral: A campanha de uma mão só, o tal terceirto turno,  está nas mãos do PSDB, os meios de comunicçaão fazem seu papel de horário eleitoral gratuito sem direito de resposta às vítimas de vilania e tudo quanto é baixaria e expressão de ódio que jorra nos whatsupp da vida.  Eu que participo de um grupo de um grupo, posso constatar que a campanha do PSDB continua, agora travestida de “apartidária” e contra a “Corrupção do PT”.  Já a campanha de Dilma foi desativada como forma de baixar a fervura, só que isso não funcionou,o fechamento do site  Muda Mais serviu prá que mesmo a não ser para se ter um canal de comunicação a menos? Nem o Café com a Presidente, que era transmitido pelo rádio e ouvido por muita gente, não existe mais. Mms a logística da oposição está ai. O momento exige racionalidade para debater o pais mas fica dificil com um porco chauvisnista como Marcello Reis comandando a massa. E como se trata de campanha eleitoral de mão única, com todos os meios de comunicação engajados na campanha do PSDB, o que podemos fazer no momento é o serviço de corpo-a-corpo nas ruas. O pais exige participação, os conselhos precisam voltar a pauta, segue artigo sobre o tema:

    http://www.vermelho.org.br/noticia/260278-6

    Portal da Transparência: governo fomenta nova forma de gestão

    Em 2014, 451 mil usuários acessaram o portal de Dados Abertos do Governo Federal. Este número é o dobro do registrado em 2013, que foi de 213 mil. Os itens mais acessados foram os dados do Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv), as informações sobre as rodovias brasileiras, da Polícia Rodoviária Federal ,e sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O endereço do portal é dados.gov.br.”

    Vermelho.org

     

     

     

  8. Chamar Marcello de brilhante

    Chamar Marcello de brilhante intelectual, não dá ,né…

    O cara é uma mistura de Lobão com Bolsonaro que prega a oposição ao governo do PT pelo fígado e não por idéias propositivas. É fácil fazer oposição assim. se ele tem algum mérito, é  d saber criar histórias absurdas e fazer o povo acreditar…

    Aqui um pequeno exemplo (texto com ironias):

    IMAGEM WANDALIZADA

    O grupo Revoltados Online, linha de frente do Tea Party brasileiro, sempre foi mais reconhecido pela intensidade da sua revolta do que pela credibilidade das suas informações. Ele já apareceu aqui diversas vezes divulgando informações falsasfalando absurdos e fazendo bons negócios com a luta pelo impeachment

    Depois que militantes petistas e anti-petistas se engalfinharam num ato em defesa da Petrobrás promovida por PT e CUT, os Revoltados Online publicaram essa imagem:image

    Com tanta coisa para se criticar nessa lamentável briga de torcidas organizadas que se formou em frente à ABI, nossos revoltados preferiram criar um factóide pra incendiar ainda mais o lucrativo movimento pró-impeachment. 

    Vocês conhecem o modus operandi da turma, nem preciso dizer que as fotos acima são de pessoas diferentes. 

    A primeira foto é de Auguste Lubain, haitiano, pai de duas crianças, que veio para o Brasil em busca de melhores condições para sua família no Haiti. Ele foi entrevistado pelo UOL no ano passado, quando conseguiu tirar a carteira de trabalho brasileira. 

    Na segunda foto, vemos um militante petista qualquer, que pelo ângulo até se assemelha ao haitiano. Mas em breve pesquisa encontramos facilmente outra imagem do mesmo militante, em outro ângulo, que não deixa mais dúvidas: não é Auguste Lubain. 

    image

    Em seu perfil no Facebook, o haitiano informa que mora no interior de Santa Catarina e trabalha na Aurora Alimentos. Está empregado e mora bem longe do Rio de Janeiro.

    A publicação associando o haitiano à confusão no ato em favor da Petrobrás teve quase 40 mil compartilhamentos. Ou seja, a imagem de um batalhador, um pai de família, está sendo espalhada na internet ao lado dos seguintes dizeres: “sociopata haitiano contratado por Lula para espancar brasileiros que querem o fim dos roubos”, “pitbull haitiano”, “contratado para fazer o mal”. É assim que Lubain está sendo retratado.

    Muitos seguidores da página perceberam a farsa e questionaram. Depois de muito enrolar e não apresentar nenhuma prova, o grupo deu uma resposta curiosa para um revoltado online que cobrou explicação:

    image É, gente, vamos parar com essa frescura de ser rigoroso com a veracidade dos fatos e começar a ler mais Reinaldo Azevedo.  https://br.noticias.yahoo.com/blogs/jornalismo-wando/wandnews-79-edicao-160236875.html

  9. Vi cartazes ontem nas

    Vi cartazes ontem nas manifestações dizendo “Respeitem meu voto!”. Eu pegaria esse carta, tiraria o M e mostraria pra Dilma. Pois quem mais dá lenha pra fogueira dos que querem tirá-la a qualquer custo é ela mesma, não respeitando o voto que 53 milhões deram a ela. Começa pelas reformas que pegam os trabalhadores e agora chegam aos jovens que estão desesperados por causa do fies. Se a coisa piorar, a única soluçaõ que vejo pra ela é tentar colocar o Lula na casa civil. Ela virar um chefe de estado e Lula uma espécie de primeiro-ministro. Claro que aí o oposição vai jogar até bomba atômica, mas não haverá outro jeito se o PT quiser pensar em ter alguma chance em 2018.

  10. Faltou um ponto central: comunicação social

    Se a Dilma e o PT não irem pro pau na batalha da comunicação e não seguir o exemplo de países civilizados, impondo limites a mídia corporativa e, principalmente, construindo um sistema de comunicação eficiente e competitivo, a batalha está perdida. Esse sistema tem que ter capilaridade, atingindo todos os estratos sociais, através de uma reformulação da rede Brasil, transformando-a em tvs e rádios competitivas, trazendo inovações que a grande mídia resiste, como a regionalização proposta pela Jandira Feghali. Reativação do Muda Mais, fornecendo armas para o trabalho nas redes sociais. Criação de um sistema legal que coloque limites a rede de boatarias, punindo seus criadores e propagadores.

    Enfim, o governo e o PT precisam de coragem para lutar essa batalha contra a mídia corporativa, que ja cerrou fileiras e se entrincheirou no espectro facista. 

  11. Os tucanos imbecil querem
    Os tucanos imbecis querem incendiar o Brasil. Ok. Mas em São Paulo eles irão ver suas mansões queimarem até o chão por falta de água. O incêndio do país igualará ricos e pobres em São Paulo. Os que não ficarem em cinzas terão que aguentar o cheiro das casas salvas com as águas do Tietê e do Rio Pinheiros.

  12. Dilma e Itamar realmente

    Dilma e Itamar realmente guardam algumas semelhanças, talvez por serem mineiros, e trabalharem em silêncio. 

    Lembro-me bem do ex-Presidente, quando indicou Ciro Gomes para Ministro da Fazenda. Antes da indicação, a imprensa, como de outras feitas, elucubrava muito e sem nenhuma luz, ficava no achismo, citando muitos prováveis nomes, sem jamais imaginar que o cearence arretado já estava nos planos do mineiro. Itamar era assim: iprevisível, e, pra mim, um grande homem político, que, por cima, ganhou a simpatia de todos. Saía às ruas de Brasília como quaquer um. Um dia, foi ao cinema Brasília num fusca, na companhia da namorada, sem nenhum segurança por perto, o que deu o que falar naimprensa do dia seguinte. Em tão pouco tempo no comando do Brasil, Itamar disse a que veio, entregando o governo com aquela pérola que foi a mudança da moeda, a mesma que FHC toma pra si, e muitos pensam ser verdade.

    Em matéria de simplicidade, honestidade, entre outras características pessoais Dilma e Itamar se assemelham, mas não se pode ir mais longe nas comparações porque os momentos de cada um são muito distintos. Ele sucedeu a um fanfarrão, ladrão do bolso de cada um de nós, deixando o Brasil arrazado. Dilma sucede Dilma, que não cai nos bons olhos de parcela expressiva da sociedade por ter sido indicada por Lula. Este, por ser operário, vindo de classe humilde, mexeu muito com a elite. Esta prossegue com o mesmo ódio, talvez ainda amentado porque Dilma é mulher  – haja misogenia -, e por haver lutado contra os trogloditas militares. Ódio maior porque lá se vão 12 anos sem que os tucanos encontrem brchas pra barrar os petistas. A oposição não engole isso como sendo normal. Só faltam dizer que se trata de paranormalidade o fato do PT.

    Enfim, acho ótimas as análises de Nassif sobre a trajetória de Dilma, do seu modo de governar, mostrando o que deve ser feito, ou o que não poderia ter sido feito, para concluir que muito chão foi pisaodo sem a estabilidade necessária dos sapatos. É como se Dilma viesse numa estrada cheia de buracos, caindo, se reerguendo, pra cair de novo. Ela se encontra num dos seus piores momentos desde que foi empossado em 2011. Mas o jogo não está perdido. Amanhã será outro dia.

    1. Itamar Franco era um canalha!

      Tem coisas na política brasileira que acho prá lá de estranhas e inexplicáveis. Assim como os mineiros continuam adorano Aécio, mesmo com helicóptero de cocaína, aeroporto na fazenda, o monte de besteiras que falou na campanha, e seu atual espírito golpista. Da mesma forma espalham esta ideia de um Itamar Franco honesto e irrepreensível! Como se Itamar não tivesse se aliado a Collor numa chapa ultradireitista motivada pela mesma Rede Globo de sempre. Como se Itamar não tivesse trazido a tona toda a desgraça de FHC ao lança-lo como seu sucessor.

      Tenham paciência!! Itamar Franco nunca foi nada de admirável. Era um bolha manipulado, um idiota se achando o tal, e corrupto como todos os outros. Essa mitologia de um “Itamar Honesto” é só mais uma das fábulas fantosiosas que mídia repete sem consistência alguma!!

  13. Eu pergunto:

    Quem está acompanhando Dilma?

    Quem está “companheirando ela”, sa -co- mé…

    Creio que o choque com as revelações a partir das investigações, associado à mudança de alimentação do tal regime e a GRANDE DECEPÇÃO COM O QUE VINHA OCORRENDO, agora vazado aos 4 ventos … realmente deprimiram muito minha Presidenta.

    Não que fosse ingênua, tolinha, pau mandado e outros adjetivos mais virulentos que se ouve e se escreve por aí. Não é assim.

    Por isso, companheirada, além de políticos, abracemos DILMA (de novo).

    Contra o nevoeiro, devemos/ deve-se levar o barco devagar.

    Mas a mídia etc. não o fazem. Sabemos.

    Mas crucificar o individual de nada adiantará.

    É preciso que DILMA se permita SER AJUDADA. Mulher forte, que é, tem dificuldade de se permitir essa ajuda.

    Mas  creio que pelos ELEITORES assim no MAIÚSCULO, ela não terá. 

     

    ABRACEMOS DILMA. PELO BRASIL !

  14. Um governo que tem um juca

    Um governo que tem um juca (não sei de que ) como ministro da cultura so pode mesmo ser atacado por uma “manifestação” conclamada, entre outros, por “artistas” do naipe de lobão, roger. gentili,caio ( o “ator” que não gosta de ler livros), marcio ( o “galã” de telenovela elevado ao posto de “diretor” de cinema ) e sherazades.

    O governo, dito de “esquerda” conseguiu a suprema inconsequencia de afastar os verdadeiros artistas de suas fileiras.

    Tal irreparavel erro acontece mesmo diante de sua total falta de acesso aos  canais de comunicação sociais.  Diante  dessa realidade não haveria outra alternativa que se recorrer aos artistas.

    Sempre foi assim na historia. Eles ajudaram o pais a vencer a ditadura.

    E não é de hoje que a esquerda comete enganos como a de convocar uma manifestação antes da organizada pela direita.

    Deu a chance ao Alvaro Dias sair anunciando pela tv o resultado do terceiro turno.

    Quanta ingenuidade,quanto amadorismo.

    Mas no 1de abril de 64 ja havia cometido erro semelhante.

    Convocou uma greve geral, no primeiro dia do golpe, fazendo com que os trabalhadores ficassem em casa, quando deveriam estar nas ruas ou nas fabricas resistindo.

    Tivemos tempo para aprender

    1. Autonomo,acho que não é hora

      Autonomo,acho que não é hora  de convocação de artistas, isso já virou palhaçada colocar artistas em algo que se diz popular. outra coisa que chama atenção nesse 3 turno me pareceu um time B de artistas.

  15. As vezes

    O Nassif é uma inocência só. Este parágrafo: O Ministério Público cochilou ao não avançar nas investigações abertas pela CPMI de Cachoeira. Seria o ponto de partida para o início da verdadeira guerra contra a corrupção política mais visceral, aquela que envolve o crime organizado. Querer que o ministério público investigue algo que não seja o PT? O artigo é bom, mas sua ingenuidade?

    1. O bom nassif tem essa visão
      O bom nassif tem essa visão mesmo do MP. Tem horas que imagina que o fato de uma instituição ter como objetivo algo, torna seus membros aptos tal.Este, que na minha avavaliação é um erro conceitual o executivo tb tem. Quantos dos nossos problemas advem e advieram de PGRs e procuradores parciais e inclusive venais? Não teria sido Brindeiro fundamental para que FHC não tivesse sido impichado? Oras, a que se presta abdicar da indicação de um PGR com compromissos republicanos? Como aceitar om naturalidade de delatores de tucanos sejam perseguidos? Como achar sério alguém que ignora a Lista de Furnas? Como não esperar de um escolhido que este investigue porque alguem rouba um processo da Receita e é defindido por uma banca de advogados? Que a.pessoa é solta sempre por aquele juiz? Como não investigar a fundo e criminalizar uma concessionária pelo que fez na sua aventura ofshore?

    2. Pois é, Ulisses. Boa vontade

      Pois é, Ulisses. Boa vontade além da conta com as “peraltices” do MPF. Engavetar processos que envolvem personagens graúdos, ora na linha de frente golpista, É GRAVÍSSIMO. Mas, trata-se como um deslise menor, sem estabelecer conexões, sem ligar pontos. Concentra-se a artilharia nos defeitos da presidente, apontando-a como responsável única pela crise. Então,  um esforço bem intencionado de contribuir, de ajudar, converte-se em mais combustível na fogueira muito bem engendrada. Um processo desestabilizador cuja formulação está além da capacidade dos incendiários nativos, meros coadjuvantes neste espetáculo. 

      A maldição da Teoria Conspiratória, o receio de ser enquadrado como adepto de “invencionices, está limitando, E MUITO, as análises.

  16. Ainda continuo avaliando como

    Ainda continuo avaliando como tímida a atuação do ex-presidente Lula na atual quadra de incertezas. Das duas uma: ou efetivamente quer se preservar ou então suas eventuais e supostas intervenções não ecoam junto à presidente. Ambas as hipóteses se igualam em termos de nocividade para o país. 

    Tudo bem que parte da crise se fortalece pela inação da presidente. Mas devemos reconhecer que problemas agudos não resolvidos no primeiro mandato ficaram acumulados e cobraram a fatura logo no início do segundo, a exemplo dos ajustes macroeconômicos. Daí não é demais imaginar que ela optou pelo antigo princípio político derivado de Maquiavel que reza que o “mal deve ser feito todo de uma vez e o bem à conta gotas”.

    O diabo é que há tantos “maus” acumulados que nem dá para pensar em curto prazo no “bem”. A taxa de juros, por exemplo, não só está alta, mas em VIÉS de alta. O orçamento de 2015 continua em suspenso e a consequência é a paralisação ou sub-eficácia da máquina governamental de per si já lerda em função do gigantismo.

    Dois seriam os “remédios” de cunho emergencial: 1) Azeitar a Comunicação Social do governo transformando-a num efetivo canal de interação com o povo e não um mero ornamento burocrático, insípido e principalmente lerdo. O último e emblemático exemplo de como o governo está travado foi esse problema com o FIES que mexe logo com quem? Ora, com a juventude. Como se imaginar um sistema paralisado por dias sem que ninguém do governo se dignasse a vir à público dar satisfações e acalmar os interessados(milhões). Só após “Inês morta” quando toda a mídia já explorara ad nauseam foi que começaram a se mexer. 

    Será que nada há de bom, de positivo, há para mostrar, realçar para pelo menos amenizar o noticiário sistematicamente catastrófico? Se o governo não cuida da sua imagem, quem cuidará? A oposição política-midiática? Nesse sentido, é que vem a opção 2) Recorrer ao estoque de “bondades” ou medidas simpáticas. Um exemplo: por que não fazer uma reforma ministerial com o fito de reduzir custos? Ah, sei, economia de palitos. Sim, mas quais serão os ganhos em termos de imagem? Se vivemos em tempos de austeridade, uma ação dessa decerto cairia nas graças da população. Outras do mesmo jaez estão à espera. É só ter coragem e boa vontade. 

    Para finalizar: por que o Poder Executivo abandonou de vez qualquer presença junto ao Legislativo? Afinal, quem representa hoje seus interesses no Congressso? Onda anda a tal “base”? O que se vê hoje é total ocupação tanta física como operacional da oposição. Máxime no Senado Federal. Este parece uma Casa de encontro para as comadres do PSDB e do DEM. Quinta, salvo engano, o senador defensor do trabalho escravo Ronaldo Caiado fez um dos discursos mais virulentos e ofensivos entre os muitos que já fizeram contra a presidente Dilma, Lula e o PT. Alguém aparteou? Algum senador subiu a tribuna para contrapor? 

     

  17. “…mas com a sensação de

    “…mas com a sensação de ter-se graduada com louvor em política: nessa eleição a vitoriosa havia sido ela, não Lula…”

    Pra mim ela só se graduou por causa do marqueteiro…

  18. As manifestações de ontem

    As manifestações de ontem mostraram que a tropa de apoio do governo está mais unida e menos desmoralizada do que se esperava. Esse dado não é menor, ainda que tenha significado impreciso. Dá mais força individual ao governo mas também diminui as possibilidades de acordos fisiológicos. Um governo bom de estratégia aproveitaria para lançar metas de avanço social para empolgar mais seus apoiadores. O mote da “Pátria educadora” poderia ser detalhado no ensino em tempo integral e mesmo a sua ampliação para campanhas de educação no trânsito, na saúde, nas relações interpessoais rumo à maior tolerância, dentre outras. O entusiasmo pode fazer muita coisa, além de, é claro, proteger o governo dos golpistas e dos fisiológicos. Mas para isso é necessário estratégia e audácia. Teremos??  

    1. Roberto e Nassif,

      Suas análises, sobre a, talvez inesperada, representatividade das manifestações de ontem, e a trajetória de Dilma nos últimos quatro meses são perfeitas. Pergunta você se teremos estratégia e audácia para reagruparmos apoio e credibilidade junto aos supostamente desesperançados estratos sociais que se alargam contra Dilma.

      Por que supostamente? O Nassif responde: “É forçar a barra julgar que as reações contra Dilma e o PT sejam meras manifestações das classes A e B. Pode ser uma visão paulistana ou carioca, mas o ódio contra o PT e contra Dilma desceu na escala social”.

      Desceu por quê? Nas pesquisas do Datafolha? O Nassif fala da trajetória de 4 meses, sabendo de todas as víboras que estavam à espreita de criar um 3º turno, mas esquece como foi decidida a eleição. Basta lembrar onde o mapa do Brasil vestia azul ou vermelho.

      O estrago já estava feito, e o principal fator da eleição de Dilma sempre esteve no vigor dos programas de inserção social e na reconquista do poder de compra do salário mínimo e no emprego com carteira assinada, e não.

      Sabemos que Dilma foi reeleita “por pouco, muito pouco mesmo”, como dizia famoso narrador esportivo. 

      As manifestações desta semana mostram a mesma divisão expressa no resultado das eleições. E a divisão somente caminhará para a direita se o poder de comunicação do governo sobre o que realmente interessa ao eleitorado de Dilma for negligenciado.

      As respostas ao golpe que tentam oposição e folhas e telas da direita têm que sair do governo quase – e aqui deliro – aggiornando o modelo Goebbels de “explicar” as coisas. Abraços.

      1. As manifestações de ontem

        As manifestações de ontem mostraram, em meu entendimento, o erro da estratégia política de desmobilização dos movimentos sociais e de conciliação com o rentismo e com o agronegócio levado a cabo pelo PT e pela CUT desde 2003. As ruas deram respostas, como sempre ocorre quando minimamente mobilizadas e mesmo com todo o desencanto provocado, a meu ver  conscientemente, por Dilma.  Lula e o PT têm medo das ruas, talvez um medo maior que a direita brasileira possui, pois esta não reconhece a mobilização das ruas como legítima, no fundo as despreza profundamente, como despreza o próprio país e sua população.

        1. que manifestação?

          Aquilo foi manifestação ?  Fala sério !  Os ‘manifestantes’ foram pagos com o bolsa-manifestação  ( 1 pão com mortadela +1 tubaína + R$ 35,00 e transporte gratuito ao local ).  Deprimente este governo,

          1. Quem pagou? Só se for

            Quem pagou? Só se for Lermann. Em SP, na paulista, 100 mil nas ruas. Tem muita gente que gosta de tubaína  e de pão de mortadela, nossa. 

      2. Olha Rui, não sei se esse

        Olha Rui, não sei se esse mundaréu de gente contra o PT e o governo não são simplesmente os mesmos de sempre só que com mais raiva. A mapa das últimas eleições em SP, especialmente na GSP são um pouco inquietantes. Mas nem de longe definitivos. Outra coisa é que a Dilma parece ter problemas com as bases sociais da esquerda. Ela sinaliza mal, se for só isso! O pessoal ainda nem guardou as bandeiras no armário e toma o  ajuste fiscal a frio seguido do fiasco do FIES sem nenhuma medida compensatória nem mesmo simbólica, tipo IPVA para helicópteros. Convenhamos que é demais.

        Mas isso tudo pode ser só espuma: na real, os “batalhadores” do Jessé de Souza são os marmiteiros d’antanho. É com eles e para eles que o jogo tem de ser feito e pode ser ganho. Eles têm de continuar acreditando no governo e tendo perspectiva de futuro. Mas se o governo continuar errando muito nesse segmento daí a coisa esquenta mesmo. Se não, a pressão de cima pode inibir o investimento por um ou dois anos e nós que moramos perto dos coxinhas escutaremos mais absurdos de pré-revolução francesa e essa bateção de panela. Mas não passa para baixo e a pressão se esvai.  Nada mais do que isso.

        No nível dos intelectuais e quetais que sustentam o governo na esfera dos embates culturais a coisa não é tão diferente assim. Precisamos de algo para nos orgulhar. Essa política de inclusão social e de modernização do Haddad são bons exemplos do que pode ser feito. Vendo de longe dá uma impressão que o governo não liga para nada disso, imaginando que pode ganhar o jogo simplesmente mostrando suas realizações no período pré-eleitoral. Vamos ver se o susto atual não serve para a Dilma e séquito abrirem o olho.   

  19. Presidenta Íntegra

    A Dilma é uma pessoa íntegra, AMA o Brasil, tem INTENÇÕES DEMOCRÁTICAS E REPUBLICANAS, NADA pesa contra ela, ENTAO, vamos apoiá-la, agindo assim estamos apoiando a nós mesmos, o nosso futuro. Se ela errou, é humana, dá para consertar. COM DILMA O MENOS É MAIS, TENHO CERTEZA QUE PODE DEMORAR,MAS VAMOS SUPERAR E O BRASIL FCARÁ CADA VEZ MELHOR. FICA DILMA, MUITA LUZ E BENÇÃOS Á VOCE. OBRIGADA E AVANTE CORAÇÃO VALENTE.  

  20. E deveria ter concedido?

    “Por duas vezes Cunha enfiou em uma medida provisória a possibilidade de construção de aeroportos particulares, medida que interessava diretamente à Camargo Correia e à Andrade Gutierrez. Por duas vezes, Dilma vetou.”

    Entendi que o Nassif aponta esses vetos de Dilma como um erro político. Essa política do toma lá e dá cá tem sérios agravantes e reações colaterais, fica-se na mão do domador, é uma chantagem política contínua.

    Como pode um deputado com a folha corrida de ações judiciais, como o próprio Nassif detalha em (https://jornalggn.com.br/blog/as-acoes-que-correm-contra-eduardo-cunha) conseguir o poder que tem?

    É um inimigo difícil, possui costa larga no STF, Gilmar Mendes, é aliado de um dos que, para mim, foi o mais nocivo governador que é o Cabral e por tabela Pezão, o camaleão Eduardo Paes, a pior ala do PMDB que é a carioca e juntando a  tudo isso é o comandante da retrógrada bancada evangélica no Congresso. Reuniu em torno de si o baixo clero e todos os deputados que possuem interesses “outros” e que assim se afinam em “ideais”.

    Não vejo como um erro o Governo e o PT tentarem se opor a eleição de Cunha, era preciso, Cunha é uma das mais nefastas figuras políticas já surgidas no país, tem seu projeto pessoal e nada e ninguém é por ele respeitado.

    O Governo Dilma tem algumas bombas para desarmar:

    1 – A Grande mídia, publica e notória a atuação dela nos ataques sistematicos ao governo, e ilustrando apenas, a radio Jovem Pan tornou-se um declarado arauto pelo impeachment.

    Desde o governo Lula falha-se na comunicação Governo/Povo. Desde o governo Lula os progressistas pedem uma regulação da mídia, e nada foi e é feito pelo Governo. Já passou da hora do enfrentamento. Talvez o primeiro passo seja diminuir significativamente a publicidade nos Grandes meios de Comunicação e destinar maior parte ao veículos menores, atuar de forma mais incisiva contra emissoras que desrespeitam a Lei, caso de exemplo a entrevista de Frota para R Bastos. Há uma legislação que os meios de comunicação devem seguir e com certeza a infringem sem a menor cerimonia.

    2 – Congresso, apoiar as medidas de partidos progressistas, encarar que Cunha é o inimigo maior. Não adianta agora tentar contemporizar com ele, é preciso enfrentá-lo, minar suas bases, há uma parcela de progressistas evangélicos que o governo deve se aproximar para que façam contrapartida aos Malafaias. 

    Aproximar-se imediatamente dos movimentos sociais e sindicatos para que esses deêm o respaldo necessário ao enfrentamento à Midia e a parte do Congresso, para isso é preciso conjuntamente desarmar a 3.

    3 – Política econômica. Chega de gracinhas ao mercado, a política econômica deve ser voltada para a classe trabalhadora, para os empresários nacionais, para a classe produtiva da nação. É preciso costurar um pacto urgente entre o capital nacional e os trabalhadores, de forma adulta e consciente ambas as partes.

     

    Muitas dessas posições requerem o enfrentamento, mas em um momento, nas nossas vidas e na vida de uma nação, quando se deseja avançar para o real progresso o enfrentamento é o caminho, virão derrotas, virão vitórias, é preciso se cercar de lideranças fortes para que erros cometidos sejam rapidamente avaliados e uma contramedida posta em prática para corrigir o rumo e nos momentos de vitória ter a cabeça fria baixar a bola e não se iludir nem se enaltecer.

    Chega de contemporização, talvez essa crise toda seja o prenúncio de novos tempos mais progressistas, desde que o Governo de esquerda se concientize que é de esquerda e entre em campo apostando nas suas fichas e suas fichas são o povo, trabalhadores e os setores empresariais progressistas.

  21. Uma conclusão de todo o

    Uma conclusão de todo o processo politico ate agora, o estado brasileiro fracassou em seus mecanismos anti corrupção.

    Com a quantidade de dinheiro que o governo rouba do estado da pra comprar o eleitor, a imprensa, e ate a oposição.

    A luta é para ter o “direito” de assaltar os cofres publicos.

     

  22. À minha doce Dilminha, com carinho

    (…) Prezada Presidente

    Da planície dirijo-me respeitosamente ao executivo federal no Planalto Central do meu país onde agora, na solidão do poder, carrega uma carga a que alguns de certa forma predestinados já se submeteram e puderam trazer algumas palavras com o sentido da responsabilidade da cidadania comum. (…) F.

    mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2015/02/a-minha-doce-dilminha-com-carinho.html

     

  23. Todo esse “entusiasmo” da

    Todo esse “entusiasmo” da oposição com esses movimentos me parece uma resposta a alguma coisa que não deu certo na votação da última eleição. Não sei porque.

  24. No primeiro ano do Governo Dilma(2011) o PIB cresceu 3,9%!!!

    IBGE revê taxa de crescimento da economia em 2011 para 3,9%
    11/03/2015 10p5—Rio de Janeiro—Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reviu a taxa de crescimento econômico do Brasil nos anos de 2001 a 2011, de acordo com a nova metodologia de cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Segundo o IBGE, a taxa de 2011 passou de 2,7% para 3,9%.
    A taxa de 2010, conforme a metodologia antiga, que era 7,5%, passou para 7,6%. Nos demais anos, as revisões foram as seguintes: em 2001, manteve-se em 1,3%; em 2002, passou de 2,7% para 3,1%; em 2003, de 1,1% para 1,2%; em 2004, manteve-se em 5,7%; em 2005, de 3,2% para 3,1%; em 2006, manteve-se em 4%; em 2007, passou de 6,1% para 6%; em 2008, de 5,2% para 5%; e em 2009, de -0,3% para -0,2%)

    O IBGE divulgará a revisão dos anos de 2012 e 2013, assim como o desempenho do PIB em 2014, de acordo com a nova metodologia, no próximo dia 27.

    As mudanças seguem as recomendações do Manual Internacional de Contas Nacionais (SNA 2008), da Comissão Europeia, do Fundo Monetário Internacional, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, da Organização das Nações Unidas e do Banco Mundial. Todos os países devem adotar as mudanças até o ano que vem.
    URL:
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-03/ibge-reve-taxa-de-crescimento-da-economia-em-2011-para-39

    1. Para o momento atual o PIB passado não tem importância

      Roberto São Paulo-SP 2015 (sáb,14/03/2015 às 10:38),

      Não creio que os novos dados sobre o PIB venham ter alguma influência política ou econômica na realidade de hoje. Talvez haja necessidade de se alterar alguns dados como renda per capita, dívida pública, superávit primário, carga tributária, etc., mas são informações que não tem repercussão imediata no presente, embora possam ser utilizadas como propaganda na época própria.

      Sobre isso vale ver meu comentário enviado quinta-feira, 12/03/2015 às 1852, junto ao post “IBGE revê taxa de crescimento do PIB em 2011 para 3,9%”, aqui no blog de Luis Nassif.

      Agora em relação a este texto de Luis Nassif , por ser muito longo, precisaria de uma análise mais minuciosa. Ainda assim teria umas duas ou mais discordâncias e tenho dúvidas sobre duas interpretações dele.

      Avalio que ele não dá a devida importância ao espírito racional da presidenta Dilma Rousseff. Pelo que ele expõe, tudo foi decidido no afogadilho, e parece que a presidenta Dilma Rousseff não alegou em campanha que iria fazer mudança na economia.  Só quem sabia que a maxi desvalorização do real iria ocorrer é que poderia dizer que haveria mudança na equipe econômica e escolheria para esta mudança alguém como Joaquim Levy para Ministro da Fazenda.

      Considero que Luis Nassif dá muita importância a mídia e à Veja e em minha avaliação não são elas que decidem coisa alguma. O item mais importante é a economia. A análise da política atual deve ser feita levando em conta como funcionou a economia no passado e como funciona no presente. A análise da economia atual deve ser feita levando em conta como vai funcionar a economia no futuro. A base dessa análise deve ser a economia atual, e na análise deve-se levar em conta como o passado nos trouxe até aqui. Esse superdimensionamento da importância da Veja leva a que ele traga para um post como este “A crise política brasileira: uma novela em 6 atos” de sábado, 14/03/2015 às 08:38, alguém como o Marcello Reis. Quem é Marcello Reis? Para mim ele apareceu no post como um “Deus Ex Machina”.

      Agora tenho dúvidas sobre dois aspectos na interpretação que ele dá em relação a eleição de Eduardo Cunha e a demissão de Graça Foster. Luis Nassif está certo sobre a substituição da Graça Foster. Só que ninguém que lê o texto dele consegue enxergar o motivo mais consistente para se considerar que a entrada do Aldemir Bendine tenha-se constituído em uma boa alternativa a Graça Foster. A razão é simples.

      O grande problema atual da Petrobras é financeiro, isto é, o problema atual da Petrobras é a dívida da empresa. Este problema é de longo prazo, sem nenhuma relação com a Operação Lava Jato. Sendo um problema de longo prazo não havia necessidade de Aldemir Bendine ser chamado no curto prazo para substituir a Graça Foster na Petrobras. Ocorre que a Operação Lava Jato estava trazendo transtorno na relação Petrobras fornecedores e na relação Petrobras prestadores de serviço. Problemas que surgiram à medida que a Operação Lava Jato evoluia. Tratava-se de problemas de curto prazo e que precisam ser resolvidos mais no aspecto financeiro e que se agigantavam em razão da própria dívida da Petrobras que pressionava credores dos fornecedores da Petrobras e dos seus prestadores de serviços a exigir o pagamento de dívida ou a recusar de os emprestar.

      Pelo modo como Luis Nassif conta a história não aparece com clareza a razão da saída da Graça Foster. A razão é esta: a Graça Foster não é alguém com trânsito fácil junto ao setor financeiro. É possível que alguém da área bancária seja mais bem preparado para ser presidente da Petrobras no momento atual, ainda assim, eu indago se a questão financeira de curto prazo não poderia ser resolvida com um grupo específico constituído para esse fim.

      Reconheço aqui que antes eu não via o problema que a Operação Lava Jato estava causando no fluxo financeiro: instituições bancárias, prestadores de serviços à Petrobras e fornecedores da Petrobras e a Petrobras. Um problema que sem dúvida dá ainda mais razão a Luis Nassif em combater a grande mídia, pois se não fossem os vazamentos seletivos, a Operação Lava Jato estava correndo em segredo de Justiça e não haveria nenhuma dificuldade na relação financeira entre a Petrobras, prestadores de serviços à Petrobras e fornecedores da Petrobras e o sistema financeiro.

      Não vejo, entretanto, porque a resolução desse problema no fluxo do financiamento pode ser resolvido com a mera substituição da Graça Foster. Até porque o esclarecimentos dos envolvidos (As instituições financeiras, o governo, a Petrobras, os fornecedores da Petrobras e os prestadores de serviços à Petrobras) sobre o que está ocorrendo não pode ser feito apenas pela diretoria da Petrobras. Seria necessário a presença do Ministério da Fazenda, da Advocacia Geral da União e do Ministério Público. A única vantagem que o ex-presidente Aldenir Bendine traz é o bom trânsito com o mundo funanceiro. No papel de esclarecedor da situação ele pouco terá a dizer sobre a Petrobras.

      A outra dúvida é sobre qual deveria ser o comportamento do governo em relação a Eduardo Cunha. Antes da vitória esmagadora do Eduardo Cunha e depois. Luis Nassif propõe a composição. Peça para que se faça uma enquete indicando quem era contra a composição com Eduardo Cunha e quem era a favor, mas que esta manifestação fosse feita antes da vitória esmagadora dele. E quem, depois da vitória de Eduardo Cunha, era a favor e quem era contra a composição. A composição significaria aceitar Eduardo Cunha como presidente da Câmara dos Deputados, pois ele sabia a força que ele tinha e qualquer composição teria que ser dessa forma.

      O problema da composição com Eduardo Cunha é que ela só faz sentido para quem defende políticos como Eduardo Cunha. Aqui no blog de Luis Nassif só eu que digo que Eduardo Cunha desde que não tenha praticado qualquer crime é o ideal de político em uma Democracia representativa como a brasileira que se assemelha com todas as democracias representativas, quanto mais elas forem democráticas e quanto mais elas forem representativas. Ou dito de outra forma, nenhum político consegue obter do seu eleitorado, ou seja, do eleitorado que ele representa os interesses, um índice de aprovação superior ao de Eduardo Cunha e essa é a função do político em uma democracia representativa.

      Só que a presidenta Dilma Rousseff não pensa assim. Ela acredita em tudo que Luis Nassif diz de ruim de Eduardo Cunha. É claro para a presidenta Dilma Rousseff uma composição com Eduardo Cunha era impossível. Se ela é assim, por que ela compôs com Renan Calheiros? Ora, Renan Calheiros é gente de Fernando Henrique Cardoso, pois foi ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso no fim do primeiro mandato daquele e também no início do segundo mandato.

      Este é o grande problema da presidenta Dilma Rousseff, ela faz política com base nas avaliações que a nossa mídia e ai se inclui Luis Nassif tem dos políticos. Essa avaliação que a mídia tem dos políticos é a mesma que a população tem sobre os políticos. E não é que a mídia deformou o entendimento da política pela população. É porque o entendimento da política pela população é deformado que a mídia divulga este entendimento. A mídia não teria leitores se ela dissesse que a democracia representativa só funciona com fisiologismo. Ela não teria leitores se dissesse que quanto mais uma democracia for democrata, e quanto mais uma democracia for representativa, mais ela é fisiológica.

      Os que são contra o fisiologismo em geral defendem a democracia direta. E a defendem porque o fisiologismo não encontra espaço na democracia direta pois que esta é pontual e não um processo. Não gostam da democracia representativa porque a consideram fisiológica e não exergam que a democracia representativa é mais democrática do que a democracia direta uma vez que na democracia direta por ser pontual sem dar espaço ao fisiologismo a vontade da maioria impera, excluindo os grupos majoritários. E a grande democratização que a democracia representativa pode assegurar foi a proteção aos grupos minoritários.

      Entendendo a política como um processo no qual os grupos, em especial os minoritários, mediante acordos, conchavos, barganhas e trocas se protegem, passa-se a valorizar o fisiologismo e, por conseguinte, desde que tudo tenha sido feito dentro da Lei, passa-se a valorizar deputados como Eduardo Cunha. A presidenta Dilma Rousseff, entretanto, não pensa desse modo. Ela ainda pensa como se expressou Lula ao término da Constituinte de 1986, ao dizer que havia 300 picaretas no Congresso Nacional. Essa concepção é o grande defeito da presidenta Dilma Rousseff, mas que ela não encontra no PT, bons ensinamentos ou esclarecimento sobre a política para que ela mude de opinião.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 14/03/2015 (Em Pedra Azul)

      1. Democracia = Corrupção

        Têm uns que acreditam nisto, de verdade.

        Uma correção, segundo o Cid, que conhece muitos dos Deputados, não são 300 picaretas, são 400 picaretas. E até que você me prove que picareta faz bem para o povo e nação prefiro eles na Papuda  do que no Congresso.

        Pau que nasce torto, morre torto, mas Cléver não me decepcione nesta rsrsrs…

  25. Ainda faltam as explicações

    Ainda faltam as explicações para o sumiço de Dilma pós-eleições. Faltam explicações para a decisão de fazer o ajuste fiscal nas costas dos trabalhadores. Faltam explicações para Cid Gomes no MEC. Para Kassab no ministério das Cidades. Em suma, faltam explicações para as razões que levam Dilma, que você diz uma mulher honesta sem qualquer sombra de dúvidas, fazer uma campanha eleitoral com um discurso e, após as eleições, ter uma prática completamente reversa a esse discurso. Ou seja, ela julga que discurso de campanha é uma coisa para enganar trouxas e prática de governo é outra coisa, sem relação com o que se diz na campanha. 

    1. Práxis politica

      O PT passou 20 anos dizendo que era diferente dos outros partidos, e agora diz que é igualzinho aos demais.

      Dilma passou toda a campanha dizendo que não faria o que acabou fazendo. Essa é a práxis dos políticos.

      A mentira tem pernas feias e curtas mesmo.

      Tanto os eleitores de Dilma quanto os que não votaram nela, lamentam saber que as promessas de campanha foram um sonho de uma noite de verão.

      1. Desculpe, mas quem pode

        Desculpe, mas quem pode reclamar de Dilma na forma como fiz são os que votaram nela, trabalharam por sua eleição e por sua reeleição, brigaram em praça pública, discutiram em casa e nos botecos defendendo a candidatura e a recandidatura dela. Além disso, a principal crítica é porque ela está implementando o programa do derrotado em 2014, com membros da equipe que seria dele. Ou seja, na verdade, a crítica é e continua sendo ao neoliberalismo em suas mais variadas vertentes, inclusive em sua encarnação dilmista ou na encarnação palloccista anterior. 

        1. Reclamação

          Desculpe, mas quem votou e quem não votou estão no mesmo barco, chamado Brasil. E eu peço sempre a Deus por ela e seu ministério, porque ela é a nossa líder, eleita pela maioria do povo. Nós, nossos filhos e netos dependemos dos acertos do governo em suas políticas sociais e econômicas.

  26. Consulta

    Caro Nassif,

     

    Não  se trata de um comentário – seus textos dispensam isso  – mas de uma consulta.

    Durante dois ou três anos, colaborei com o blog “Direto da Redação”, do Eliakim Araújo. Colocando meu nome no google , você poderá ver meus artigos, como escrevo e o que penso.

    Com a saída do Eliakim, resolvi me afastar também   

    Penso que, agora, o país está entrando em um momento bem perigoso, no qual quem tem algo a dizer não pode se omitir.

    Mas não pertenço, nem quero pertencer, a nenhuma organização política. Sou apenas um homem de esquerda, preocupado com questões sociais e, por isso, um apoiador dos últimos governos. 

    Daí, minha consulta: será possível você publicar matérias de minha autoria em seu blog ? Claro que minha contribuição, como era no caso do Eliakim, seria totalmente gratuita.

    Entendendo, desde já, que uma eventual recusa terá motivos que, de antemão, compreendo, aguardo seu retorno.

    Grande abraço

    Rodolpho  Motta Lima

  27. Algumas considerações

    1- Cada vez vai ficando mais claro que a atual crise politica está ocorrendo em razão do envolvimento de vários políticos da câmara, do senado e dos estados nos crimes revelados pela operação Lava Jato.

    Os movimentos na câmara e no senado indicam uma clara tentativa dos envolvidos de se livra das investigações, onde a ameaça do impeachment é apenas um dos instrumentos de pressão para que o Governo da Presidenta Dilma utilizasse a procuradoria geral para livrar os envolvidos.

    2-A disputa da presidência da câmara se deu neste ambiente, apesar de perder a disputa pela liderança da câmara dos deputados, o resultado foi infinitamente melhor do que teria sido um acordo com o grupo de Eduardo cunha, em função dos pedidos de investigação feitos pela procuradoria geral no caso da Lava Jato.

    Não havia outra alternativa senão esperar a atuação da procuradoria  geral, agora com os pedidos de investigações já revelados o Governo da Presidenta Dilma terá mais clareza para avançar no campo político.

    3-O combate ao crime organizado, principalmente ao ligados aos sistema político, já está avançando,  principalmente no campo das investigações da polícia e procuradoria, mas depende ainda muito do judiciário, que tem um processo de renovação bem mais lento do que no poder executivo e legislativo.

    Enquanto que o legislativo e o executivo se renovam a cada 4 anos com as eleições, o poder judiciário depende da aposentadoria dos juízes, que considerando a idade dos indicados e a idade de aposentadoria, a renovação parcial ocorre a cada 10 anos.

    4-Agora com os nomes indicados para investigação da operação Lava jato, haverá um espaço favorável para o governo nas negociações com o congresso, já que boa parte da pressão exercidas pelos envolvidos contra o Governo da Presidenta Dilma se voltará para o judiciário, além disso os envolvidos terão que se dedicar a defesa, e ficará em posição desfavorável nas negociações políticas.

    5-A correção cambial terá um papel fundamental no processo de acelera o ritmo de crescimento do PIB no Brasil, ao possibilitar a substituição de parte das importações pela produção nacional, além de aumentar as exportações de manufaturados.

    Pela primeira vez na história deste país teremos uma correção significativa da taxa de câmbio sem impactos negativos nas contas públicas, muito pelo contrário, em função das Reservas Cambias de quase US$ 400 bilhões, haverá um significativa redução da dívida pública líquida.

    6-O ciclo do Petróleo que está se iniciando, e a atual correção da taxa de câmbio vão permitir um aumento expressivo da produção industrial nos próximos trimestres, o que abrirá espaço para o aumento da confiança em torno do  PT e do Governo da Presidenta Dilma junto ao eleitorado, para um espectro muito além dos beneficiados diretos do programas sociais e do aumento da distribuição de renda.

    Mesmo assim as rupturas sociais e econômicas que estão ocorrendo em função do atual processo de aumento da distribuição de renda se intensificarão, e aqueles que perderam a capacidade de pagar uma empregada doméstica, ou um motorista particular, ou ainda tem que registrar os empregados em carteira, tentarão de toda maneira retornar para um passado que não voltará jamais.

    1. Bom apanhado Roberto, mas insisto no problema fiscal-tributário

      O que você acha de agora ser  o momento adequado de um pacto com os Governadores para extinguir o ICMS ?

        1. Questionei sobre a outra ótica, a dos ganhos para os Estados

          Concordo que perder arrecadação, mesmo conseguida sobre este impôsto âncora, que atrasa o País e a Nação, é um sacrifício difícil de se aceitar, a não ser que os benefícios fiquem bastante claros em relação ao aumento de arrecadação e o prazo em que isto vai se dar.

          Mas fico a pensar com meus botões, especialmente os que me alertam para a ineficiência das empresas brasileiras que lutam contra o manicômio tributário brasileiro, que neste momento de crise, onde todos irão sofrer, também teremos uma janela de oportunidade para implementar mudanças há muito desejadas e adiadas.

          Crises são épocas de dificuldades e OPORTUNIDADES.

          Aproveitar o engajamento de todos os governadores para a saída por cima da atual quadra seria uma jogada de mestre da Dilma e suas acessorias.

          No mais, se fosse fácil, já teriam feito e não ia ter graça discutir isto aqui com você.

          abs

          1. O que você acha de agora ser

            O que você acha de agora ser  o momento adequado de um pacto com o governo federal para extinguir o imposto de renda ?

            O governador do rio Gramde do Sul Ivo Sartori não vai conseguir pagar este mês, os salário dos funcionário do governo, e você quer acabar com o ICMS ?

            Na verdade não é o governador e a sociedade gaucha que não vai conseguir honrar seus compromissos, apesar de gerar impostos mais que necessários para cumprir seus compromissos com os funcionários publicos.

            Por que não ir adiante refazer a federação que é falsa, e um estado unico na prática. 75% da arrecadação de impostos deve ser aplicada na origem deste.

             

             

             

  28. Apesar do Final Ingênuo (e, Rancoroso), uma Boa Análise
    “Dilma não tem a menor ideia sobre os estudos já desenvolvidos, as ideias-chave já gestadas, para poder tecer as amarras de um plano integrado de governo.Ainda há tempo de fazer o que deveria ter feito no dia seguinte às eleições: um enorme brainstorm juntando todas as áreas do governo, com assessoria de bons gestores e bons analistas políticos, visando renascer das cinzas as ideias centrais sobre o que poderá ser o segundo governo Dilma.”. A Análise do Nassif está “quase perfeita”.Mas, acusar a Ex-Chefe da Casa Civil de “não ter ideia sobre os estudos já desenvolvidos” é uma rancorosa pretensão do Nassif.Até no Caso Petrobrás não se pode atribuir tal “incompetência” à Dilma.Afinal quem demitiu os Diretores das Áreas de Refino, Internacional, e, até tentou demitir o da Transpetro (protegido pelo Renan)?Podia não saber de tudo. Mas, não era tão incompetente como, sempre, lhe rotula o Nassif…Afinal, como disse Gabrielli, juntaram-se Moros, MPFs, PFs, CGU, TCU, PWC, Paribas, Auditoria Interna, etc. e se chegou a Resultados quase Pífios se não fossem a tais Delações Premiadas…Quem seriam os “Bons Gestores”?Fabio Barbosa (Santander/Abril), Gerdau, Claudio Haddad (Insper) todos Ex-Conselheiros da Petrobrás que na Hora do “Vamo Vê” deixaram a Dilminha com a “Broxa na Mão”?Ou seriam Serra, Eduardo Campos (In memoriam), ambos (em algum momento) festejados pelo Nassif como “Políticos Modernos e Bons Gestores”?Ou os CEOs das Capas da Revista Exame (Coincidência? Quase todos que saem nas Capas da Exame, quebram as Empresas e, são Demitidos em seguida…).Ou seriam os Políticos de Carteirinha (Ok, eles são o chamado “Mal Necessário”. Mas, se “Aconselhar” com eles é pedir demais).Aliás, eu me pergunto como fica a “Cabeça” da Dilma, Ex-Guerrilheira, “se aconselhando” com o Chefe da sua Inteligência (ainda existe a “secreta” ABIN?).Quem seriam os tais “Analistas”, suponho Políticos e Econômicos, a que se refere o Nassif?Aqueles que fazem as Análises da atual “Explosão” do Câmbio, por exemplo?O Nassif, chegado em uma “Planilha”, destaca a “Taxa Deflacionada trazida “a Valor Presente” pela Inflação Brasileira ou Americana”…Os demais, apenas, criticam a forma de Cobertura Catastrofista da Globo/Veja/etc.Ninguém menciona que o Brasil (ainda) está inserido no Mundo.E, que estamos, Realmente, em meio a Momentos Decisivos da Maior Crise Cambial/Econômica da História.Nenhuma palavra sobre a Estratégia Americana de jogar a Conta da Crise para o Mundo (Brasil incluído) através do QE (Quantitative Easing)…E, Dilma no meio disso tudo.O “aclamado” Jacques Wagner resumiu bem na notícia abaixo:http://www.paraibaonline.com.br/ariblog/home/0/inc/1775

    Em recente encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa, Jacques Wagner, disse que não se deve buscar um salvador da pátria.

    A afirmação foi em resposta à sugestão de Lula de que o petista baiano deveria ser mais atuante na política, relata o jornal Folha de São Paulo.

    A Verdade é que Dilma está só.Ela não pode se eleger mais.Mas ,está cercada de gente que tem pretensões Políticas para 2018, “louquinhos” para dizer, como sempre, que “Tudo é Culpa da Dilma”…Em tempo:”Choveram” Elogios de Empresários à Dilma na Feira da Construção e na Inauguração da Fase 1 do Porto do Rio…Quem “Lutou”, quase sozinha, para defender o “Minha Casa” e aprovar a Nova Lei dos Portos??? 

     

     

     

    1. Justamente

      Você expõe justamente o que eu penso sobre o governo Dilma. Quem conhece José Serra e sabe de suas peripécias (a mais recente tem a ver com o projeto do “trem-bala” e BNDES), sabe também a quantidade de Josés Serras que tem trabalhado para sabotar o governo, o PT (talvez até o próprio PSDB) e a democracia e soberania brasileira.

      Só Deus e os mais atentos sabem o que a Presidente da República tem sacrificado para que tenhamos um país mais justo, lutanto sozinha num “cabo-de-guerra” com sabotadores e fundamentalistas.

      Muito bem colocada a citação à ABIN, pior, meu amigo, que ainda aparece gente pra dizer que o “Estado está aparelhado pelo PT”, com agentes públicos convertendo-se ao ódio e trabalhando feito “Lupus”, especificamente sem antecipar situações simples que até mesmo populares antecipam em rodas de botequim. Talvez a inércia seja estratégica, pela ideia republicana também citada por Nassif e talvez os conselhos não sejam todos ouvidos pelo temor de novas sabotagens.

      Penso que o PT enxerga Dilma como uma opção para preencher uma lacuna de 8 anos, apenas. Com as perdas que o partido teve com grandes nomes, foi o que restou para o partido, que tem sido injusto e omisso com a Presidente.

  29. Nassif, já que voce entrou no

    Nassif, já que voce entrou no campo de analise de personalidade dos presidentes, faltou algo fundamental. A formação política da Dilma. Se pegarmos ela e o Lula, no campo da esquerda, não poderia ter personagens mais diferentes.

    Não só o fato de Lula ter sido retirante, sem educação formal e etc, e ela, de classe média alta com todos os benefícios daí originados. Mas principalmente como ambos se formaram politicamente, como forjaram sua prática política.

    Os dois começaram na política na luta contra a exploração capitalista. Mas a partir daí, só diferenças. Dilma se trancava em aparelhos, enquanto Lula sentava à mesa com empresários, equilibrando entre não ser um simples pelego, mas não radical o suficiente para que mantendo suas convicções intactas, detona-se qualquer possibildade de benefício para o trabalhador. Lula ali exercitava a arte de conseguir o “melhor possível”.

    Claro que não foi na mesma época, em 68 não havia brecha alguma para o pragmatismo do Lula. Mas de qualquer forma Dilma formou-se no tudo ou nada. O confronto, ou eles, ou eu. Essa desconfiança que ela nutre pelos outros, até que provem ser confiáveis, é típico de quem vivia acuada em aparelhos.

    Bom, temos o Dirceu e o Genoino que também foram da guerrilha e depois viraram grandes negociadores políticos. Mas Dirceu antes da luta armada fazia política no movimento estudantil, é um animal político. E Genoino veio de uma família pobre do nordeste, onde se aprende a se adaptar às circunstâncias da vida. Dilma, pelo que sabe saiu direto da unversidade e de uma família abastada de Minas para o confronto aberto e direto. Dureza. E para uma mulher de classe média sobreviver nessa realidade, só sendo dura como uma pedra.

  30. Eu sou totalmente contra o

    Eu sou totalmente contra o Impeachment. É golpismo, assim como foi o de Collor.

    Eu acho que estes 4 anos de Dilma serão bastante didáticos para o povo brasileiro.

    Ele aprenderá que de boas intenções o inferno está cheio.

    Ele aprenderá que não existe almoço grátis.

    Ele aprenderá que uma pessoa que autoriza a compra de uma refinaria que não valia nem 1/10 do que o Brasil pagou e depois confessa que não leu a documentação completa do negócio não tem competência pra governar o Brasil.

    Ele aprenderá que campanha eleitoral recheada de mentiras não é privilégio das oposições.

    Ele aprenderá que países vulneráveis economicamente não se metem a promover Copa do Mundo e Olimpíadas num espaço de 2 anos.

    Ele aprenderá que expandir artificialmente o consumo não transforma gente pobre em rica nem tira 40 milhões de pessoas da pobreza.Sem economia funcionante estas pessoas retornarão à pobreza e ao desemprego.

    Ele aprenderá que enquanto as condições pra ele conseguir um empréstimo bancário são draconianas o BNDES, a Caixa e o BB financiaram a juros de mãe empreiteiras cheias de gente inidônea.

    Ele aprenderá que a Petrobrás foi destruida pela péssma gestão (da qual Dilma fez parte numa determinada época) aliada à ingerência política.

    Ele verá o quanto custou desindustrializar o país

    Será didático…

    1. Didático éfoi um senador da

      Didático éfoi um senador da república vagabundo, corrupto, que desvia grana para construir aeroporto público em fazenda própria, amigos de narcotraficantes, metido em esquemas de Furnas perder a eleição.

    2. Grande bobagem

       

      Meu Deus, até onde a militância vai para defender umA lider de um governo com sério comprometimento ético, político e de eficiência. Defende-se até Collor ( QUE DIRIA). O impeachmente de Collor foi um marco para o país, trata-se de um político que enganou o povo brasileiro, jogou sujo na campanha eleitoral ( caso Lurian) e estava ligado a um sério esquema de corrupção. Talvez seja dificil provar que esta presidenta esteja ligada diretamente a um grandes esquema de corrupção, mas não há dúvida que o PT se beneficiou desse esquema e que esquema jorrou dinheiro na campanhas e bolsos de vários políticos da base governista. Talvez o impeachment não seja um bom “negócio” para o país, mas NÃO se pode dizer que se trata de um golpe. Lembrando o óbvio, a presidente é eleita pelo povo, mas os deputados ( que autorizaM a abertura do impeachment) e o senadores ( que julgam) também são eleitos pelo povo. Seguindo pelo caminho da obviedade, a presidente foi eleita por uma pequena maioria após uma campanha suja em que ela afirmou que não tomaria as medidas que agora adota( MENTIU, OMITIU E IMPUTOU A OUTROS AÇÕES QUE AGORA ADOTA), provavelmente, nem essa pequena maioria ela teria hoje. Ou seja, dizer que uma presidente sem apoio popular, que eventualmente perca o mandato em decorrência da decisão de um parlamente eleito também pelo povo( com base em fatos graves) é um golpe é uma GRANDE BOBAGEM. 

      1. Tolstoi, ainda bem que vc

        Tolstoi, ainda bem que vc tocou num ponto importante: quem gosta de impeachment sao as esquerdas. Na epoca do impeachment do Collo (que alias teve o auxilio luxuoso da “midia golpista” da qual eles tanto se queixam agora) eles festejaram muito… Eu me lembro que o UNICO politico de esquerda que denunciou o golpismo foi Brizola.

      2. Então a sua ideia e impedir

        Então a sua ideia e impedir Dilma, não porque ela esteja talvez envolvida noescandalo da Petrobras, mas porque ela errou nas medidades que tomou na aministração do Pais. Se formos por esse caminho nenhum dos Presidentes que ate agora administração o Brasil, não terminariam seus mandatos, pois todos tiveram erros que igualam ao de Dilma. O Collor caiu na verdade porque tomou a poupança do povo, o resto foi consequencia. Se ele não tivesse feito isso o fato de estar envolvido em  corrupção não conseguriam tira-lo do poder. Sore o governo do PMDB, logo apos as diretas, O povo gostava tanto do PMDB, que o SR Ulisses amargaoou um 5ºlugar na eleição de 1989,e olha que ele tinha sido o Senhor Diretas. Voce e uma pessoa esclarecida, e sabe que se o impedimento de Dilma for pelo dinheiro de campanha em 2010, não pode esquecer que la estava também Temer do PMDB. Portanto impedir Dilma e empossar Temer, vai ficar claro  que o processo era pra triar o PT, não importa pelo que. 

      3. Não sou militante

        1. Não se elimina um presidente por capricho ou antipatia pessoal. Impedimento sem fato determinado é crime. Não há fato determinado contra Dilma (haveria contra Aécio em Furnas, mas ele perdeu). Por não haver motivo, a oposição recuou da ideia. Simples.

        2. Acusar um governo de estelionato eleitoral, 3 MESES APÓS A POSSE é estelionato intelectual. Quem acredita nisso acredita em qualquer coisa. Até que petista levou R$ 35 para defender a Petrobras nas ruas.

        3. Uma vez eleito, o governo é de todos e não só de quem o elegeu. Bresser Pereira falou claramente à militância tucana, em artigo desta semana: elite, mídia e oposição têm o dever, a obrigação e o compromisso de ajudar o governo a governar. O que estiver fora disso, é GOLPE.

        4. Nove entre dez trolls que comentam por aqui iniciam sua argumentação vejista dizendo “votei no PT mas me  arrependi”, “sou contra o impeachment mas com Dilma não dá”. Não cola.

        1. Por que acusar um CANDIDATO

          Por que acusar um CANDIDATO (e não um governo como vc erradamente colocou) de estelionato eleitoral 3 meses após a posse é estelionato intelectual? Vc concorda com o fato da Dilma estar fazendo TUDO de ruim que ela disse que o Aécio faria e que ela não faria “nem que a vaca tussisse”?

          Existe algum prazo pra poder acusar alguém de estelionato eleitoral?

          1. 1. Dilma não é CANDIDATA, é

            1. Dilma não é CANDIDATA, é PRESIDENTA.

            2. A mira dos golpistas é o partido, ou antes, o ideário trabalhista, não a pessoa da presidenta.

            3. Derrubar um presidente sem fato determinado é CRIME ou GOLPE. Espero que vc não esteja metido nisso ou defendendo isso aqui.

            4. Ela está dando o seu melhor, diante das circustâncias da crise externa e do golpismo interno. Sua capacidade de trabalho é infinitamente maior que a de todos os canditados da última eleição juntos. Discute-se direção e resultados, não a legitimidade de seu mandato. Nem a lisura de sua contuda.

            5. Sim, existe prazo mínimo para acusar um governante de estelionato eleitoral e está previsto em lei. No caso da presidenta eleita, o prazo é de 4 anos. Vence em 2018.

  31. Funcionário ineficiente deve ser demitido

    Muito bem Nassif. Uma visão clara e ainda esperançosa. Pelo que entendi voce pensa que o governo Dilma sobreviverá ao intenso bombardeio da mídia, à cobiça de poder de seus adversários, à incapacidade de seus comandados, às estratégias políticas de Lula, às investigações e processos que ligarão corruptos ao governo, ao descontentamento popular com o aumento dos impostos, às rudezas da economia e do câmbio, ao crescente nível de impopularidade, e, não menos impactante, à tendência ao parasitismo, à inércia, à teimosia, ao “dedo podre” para indicações de cargos, aos resquícios do condicionamento mental dos tempos de guerrilha, à uma espiritualidade rebelde que não escolhe a causa certa, enfim…

    Muito sacrifício para pouco benefício.

    Não fosse o Brasil uma terra provinciana, cuja mentalidade da classe dominante transporta aos tempos do feudalismo, haveria indícios claros de que Dilma já estaria em aviso prévio. Isto de certa forma existe, mas veladamente.

    Dois ex-presidentes, Lula e FHC demonstraram sua contrariedade. Não usaram meias palavras. Apenas FHC é ingênuo quando pensa que alguem acredita que ele não queira o impedimento. É um falso, tem 2 caras, mas isso já sabemos. Ele não quer o impedimento agora, pois quer ter tempo para posicionar melhor suas peças no tabuleiro.

    Fato é que Dilma não tem competência para permanecer no poder.

    Faltam-lhe características mínimas necessárias para o cargo. Cargo que ocupa graças a uma campanha mentirosa, que iludiu o eleitor, ocultou fatos importantes, omitiu informações.

    Fala-se tanto em democracia. É mais que democrático, é justo, convocar a confirmação de Dilma no cargo. Um referendo, um plebiscito é o que se faz necessário. Se for confirmada no poder permanece, senão deve renunciar. Há quem possa chamar isto de 3o turno. Não é. Em função de ter mentido em sua candidatura e de demonstrar paralisia em frente à situações tão graves, inércia em momentos em que se requeriam importantes decisões, tentativa de se isolar para deixar que os problemas se solucionassem por si, e de dar mostra clara e cristalina de que não é talhada para o cargo, deve sim, ser o povo consultado novamente.

    Dilma está progressivamente complicando sua situação e a do país, espalhando insegurança e desordem na economia, destruindo o ambiente de estabilidade institucional, colecionando inimigos e desafetos.

    Que lhe dêem a conta.

     

    1. Administrador de botequim

      …pé sujo!

      Que beleza!

      “Fato é que Dilma não tem competência para permanecer no poder.

      Faltam-lhe características mínimas necessárias para o cargo.”

      Ela mandou bem por 4 anos, foi reeleita por isso e de repente, não mais que de repente…

      Ora, quem sabe numa “entrevista” no seu RH você possa selecionar um candidato com todas as características adequadas para ser nosso presidente, sabichão?

      Por que vc não vai tomar no seu RH?

      1. Administrador de botequim

        Uma das coisas que mais admiro nos midiaticos e midiotas é a ejaculaçao precoce.Nós,mineiros sofremos de pre-cautela.Os midiaticos criam suas fantasias e ficam deprimidos quando uma presidente deixa jorrar a imaginaçao que nos faz bem mas nao merecem ser correspondidas. Todo excesso provoca seu contrario e na boca da urna o povo com sua sabedoria acerta sempre sem precisar de nenhum manual e nenhuma educaçao formal,endeusada pelos escolarizados alienados alienantes idiotas idiotizantes.O odio ao PT orquestrado pelo cartel midiatico vem descobrindo o Brasil e os brasileiros.Pena que nossos formadores de opiniao precisem tanto de GPS e manuais de comportamento e açao..

    2. Bateu o desespero?

      Têm que dar impeachment já, pois não conseguem mais manter a pressão.

      Tirar o governo para pôr os picaretas?

      Vão fazer o que lá?

      Suspender as investigações da lava-jato?

      Se fizerem isto é a mesma coisa que auto-imolação, não perceberam ainda que o povo não é bobo?

      Muito faria, se a oposição viesse com propostas concretas e exequíveis, mas pelo visto querem só fugir da cadeia KKKKKKK!!!!!!!

  32. Da quantidade se extrai a qualidade

    As rupturas sociais e econômicas que estão ocorrendo em função do atual processo de aumento da distribuição de renda se intensificarão, e aqueles que perderam a capacidade de pagar uma empregada doméstica, ou um motorista particular, ou ainda tem que registrar os empregados em carteira, tentarão de toda maneira retornar para um passado que não voltará jamais.

    O mesmo está ocorrendo com aqueles que estão vendo seus filhos terem que disputar as vagas na universidades com os mais pobres, em função das cotas para negros, para alunos das escola públicas, das bolsas do Pró-Uni ou dos financiamentos do FIES-Fundo de Financiamento Estudantil……e com a quantidade enorme de pobres neste país, sempre se extrai alguma qualidade.

      1. Correção cambial, ciclo do petróleo e reservas cambiais

        A correção cambial terá um papel fundamental no processo de acelera o ritmo de crescimento do PIB no Brasil, ao possibilitar a substituição de parte das importações pela produção nacional, além de aumentar as exportações de manufaturados.

        Pela primeira vez na história deste país teremos uma correção significativa da taxa de câmbio sem impactos negativos nas contas públicas, muito pelo contrário, em função das Reservas Cambias de quase US$ 400 bilhões, haverá um significativa redução da dívida pública líquida.

        O ciclo do Petróleo que está se iniciando, e a atual correção da taxa de câmbio vão permitir um aumento expressivo da produção industrial nos próximos trimestres, o que abrirá espaço para o aumento da confiança em torno do  PT e do Governo da Presidenta Dilma junto ao eleitorado, para um espectro muito além dos beneficiados diretos do programas sociais e do aumento da distribuição de renda.

        Mesmo assim as rupturas sociais e econômicas que estão ocorrendo em função do atual processo de aumento da distribuição de renda se intensificarão, e aqueles que perderam a capacidade de pagar uma empregada doméstica, ou um motorista particular, ou ainda tem que registrar os empregados em carteira, tentarão de toda maneira retornar para um passado que não voltará jamais.

  33. Está na hora de redemocratizar o país.

    E passa pelo acesso às informações do mundo real, não ao que o pig divulga. Lei dos meios , para que o Brasil tenha meios de se defender do ataque predatório que estamos sofrendo. 

  34. A novela em 6 atos,é um enredo,gostei

    Na era Color de Mello, não havia o ódio que aparentemente estamos vivendo,pois o trabalho era escasso, classe média sei lá acho que tinha desaparecido, porém as empreiteiras,as pequenas empresas, ganhando licitações diante de grandes empresas nacionas sérias, começou por aí a derrubada de um presidente, o povo a meu ver foi o que menos contribuiu, que cara pintada, nada. A partir de 2003, retomamos o crescimento, resurgindo das cinzas os Estaleiros Brasileiros,construindo aqui no Brasil, os Navios Plataforma; rebocadores de apoio na prospecção de PETROLEO em auto-mar etc.Os fornecedores dos mais variados tipos de componentes e equipamentos à todo vapor,a pequena classe cresceu,a classe Média resurge com toda pompa e a classe alta, esta sempre existiu. Nassf olha  as empreiteira aí de novo, claro, o governo Dilma Rousseff, tem que ajuda-las a se erguer, não abrir mão de punir corruptos e corruptores, crise politica vai existir sempre, hoje nosso congresso esta quase inoperante, É PRECISO UMA REFORMA POLÍTICA JÁ, MUDANÇA NO FINANCIAMENTO DE CAMPANHA É NECESSARIO. 

     

  35. Excelente análise. O grande
    Excelente análise. O grande problema Nassif é que hoje o crime organizado conseguiu fazer a maioria da Camara dos Deputados, tragédia que se complementa com a cabeça do Senado. No discurso de posse do primeiro governo petista Lula repetiu diversas vezes que Ele iria fazer e acontecer. Em nenhum momento convocou o povo para governar com Ele. Pareceu-me a posse de um Imperador. O PT, infelizmente, ao invés de investir na formação política do povo brasileiro e fortalecer a mobilização social preferiu aliar-se e fortalecer segmentos conservadores, estimulando o crescimento do crime na política. Nem mesmo novos quadros de alto nivel dentro do partido o PT foi capaz de criar. A tragédia se complementou com a incapacidade de aproveitar o crescimento da economia para fortalecer a base industrial. Infelizmente quando a esquerda falha o fascismo cresce. Se isto não ocorrer agora será o verdadeiro milagre brasileiro.

  36. Brilhante

    Caro Nassif e equipe.

    Texto brilhante!

    Em suma, uma ponderaçao com proporcão e razoabilidade.

    Obrigado pela análise. Coisa de mestre.

    Valeu

     

  37. Um presidente Pessoal!
       

    Não eh critica, entenda mais quando vc coloca uma analise esta altura e volta no tempo esquecendo que a veja e todo esta descontratação da lavagem de dinheiro corrupção ate chegar onde estamos. Tinha de passar pelo Judiciário Demóstenes e Gilmar, junto com a veja. Depois os ministro colocado na suprema corte pelos presidentes Lula e Dilma. Por fim  o grampo do Gilmar, as manobras do STF, com o julgamento pessoal e rancoroso de JB contra o PT e o encontro do Lula com Gilmar nas palavras do Jobim. Esqueceste!

    Esqueceu que Dilma arrastou a indicação do STF por ser do novo presidente, pessoal e institucional que concordo. E depois ou ate agora passou três meses e não indicou! Acredita eu não, sim o barco tem de ser levado com o que se tem ate 2018 com nova eleição. Goste ou não ainda acredito que surgira uma saída ou algum que atropele a Dilma como solução para o Brasil caso contrario eh somente suporte para o Brasil não afundar e perde as conquistas.

    E Dilma vc mostrou bem o que eh pessoal, os debates, as entrevistas e “seus projetos”. O que separa muito politicamento das classes, das organizações politicas principalmente do PT e sociais, o seu ministério, dos apoios políticos e dos planejamentos, onde ela tem de estar como pessoa e ai a coisa fica difícil. A razão de centralizar( a pessoa) não a causa!

    este detalhe pessoal e instrucional eh a razão desta incerteza da Dilma!

    em observação 

     

  38. A crise política brasileira
    Nassif, você é um otimista incorrigível. Adoraria acreditar nas suas premissas e nos cenários desenhados em seu artigo. Se ao menos pudesse chegar até a Dilma…Abraço.

  39. Breve análise de alguns flashes da novela em seis atos…

    Por falar nisso não faltou, por exemplo, a CPI do banestado na novela?

    Flash 1-

    “Quando a longa gestação chegou ao fim, abriu-se o baú da reforma ministerial aguardando que dele saltasse o Anjo Gabriel, anunciando a anunciação. Em seu lugar, pulularam sacis, lobisomens, boitatás e mulas sem cabeça – especialmente as espécies sem cabeça. …”

    No Brasil é assim: planta-se (promove-se, elege-se, apoia-se) políticos corruptos (até os que se consideram intelectuais, e acabam metendo os pés pelas mãos) e depois espera-se colher políticos e políticas honestos. É como a pessoa que encara a religião de uma forma infantil , seja crente e tenha a religião que tiver, ou ateu (mas que recorre aos profissionais da religião nas horas em que julga necessário, como se os mesmos fossem os donos das verdades espirituais). Essas pessoas levam uma vida em seus diversos aspectos, de uma forma mais ou menos racional, dependendo de pessoa para pessoa, mas na hora da religião, acreditam que tudo acontece de uma forma mágica, como plantar mudas de espinheiros e colher arroz, feijão, milho, soja, laranja, etc…Pela boas intenções que a presidente Dilma tem em governar o país se, a maioria dos outros políticos que lá compõem os outros poderes, prestassem, o Brasil seria realmente um Gigante em concordância com sua Natureza.

    Flash 2-

    “Sem a blindagem na opinião pública, Dilma viu-se acossada por um exército de tiranossauros, uma fauna exótica”

    Eu acredito que o certo seria dizer, sem a blindagem da mídia golpista. Pois a opinião pública continuou trabalhando esse tempo todo e ontem 13/03/15, demonstrou que continua apoiando à quem elegeu.

    Flash 3 –

    “FHC assimilou o discurso com uma pequena copidescagem para torná-lo mais elegante, o Príncipe curvando-se aos fatos e conformando-se com o sub-comando de um exército saído das profundezas do tempo.”

    Chamar o fulano acima de Príncipe, de forma irônica ( mesmo com todas as conotações que o Príncipe de Maquiavel possa ter:golpista, assassino), eu acredito não ser conveniente. Pois a vaidade de pavão do sujeito, faz com que o mesmo encare isso como elogio. Lembrar ao mesmo os frutos de seu desgoverno, seria bem melhor.

    Flash 4-

    “Para não ter o mesmo destino do segundo governo FHC, que se arrastou sem nada produzir até o fim do mandato. E não havia tanto ódio no ar quanto agora.”

    Eu acredito também que o tom primário  e a palavra de ordem tosca, características dos golpistas, tem embutida também o velho e grotesco machismo dos velhos coroné, e isso o fhc não teve que enfrentar, muito ao contrario, ele governou junto com a mentalidade mais arcaica que o pais possui, e a promoveu.

    OBS: Tom primário quando direcionado para o bem, vira fonte de sabedoria:

    Os pobres evangelizam – Nessa horaJesus se alegrou no Espírito Santo, e disse: «Eu te louvoPaiSenhor do céu e da terraporque escondeste essas coisas aos sábios einteligentes, e as revelaste aos pequeninos… …  23 E Jesus voltou-se para os discípulos, e lhes disse em particular: «Felizes os olhos quevêem o que vocês vêemPois eu digo a vocês que muitos profetas quiseram ver

    que vocês    estão vendo, e não puderam verquiseram ouvir o que vocês estão ouvindo, e não puderam ouvir.» (Lucas 10, 21-24)

  40. Uma grande análise. Nassif.

    Uma grande análise. Nassif. Parabéns.

    Ocorre que há ainda um outro problema que Dilma precisará resolver e é o caso das urnas eletrônicas. Veja o que vi na Folha Política:  É que no próximo dia 21 de março a presença da Smartmartic no Brasil vai ser discutida nos EUA, no prestigioso The National Press Club. Falarão sobre o tema o ex-presidente colombiano Alvaro Uribe, Olavo de Carvalho, o irmão do ex-presidente Bush, Jeb Bush, e o sempre sério e respeitado senador Marco Rubio. Confira:
    Ou seja: os EUA passam  a endossar, justamente nestes tempos bicudos, a tese de que o Brasil pode ter sofrido um golpe eletrônico chavista.”
     

    1. Acho que entendi.

      Se os EUA endossarem, através de um estudo, que não conseguimos cuidar do nosso país, estamos fadados a deixar que eles cuidem pra gente.

      Belê!

      PS: Não vem com fraude em urna eletrônica, que eu vou de tucanato durante 24 anos em SP.

    2. Com Álvaro Uribe

      Com Álvaro Uribe (ex-presidente acusado de tráfico de drogas na Colômbia), Olavo de Carvalho (que diz que não se deve combater a esquerda só com palavras, mas fisicamente) e Jeb Bush (irmão de George Bush que roubou as eleições americanas de 2000 de Al Gore na Flórida, onde era governador), não preciso assistir a essa conferência para saber o resultado. Certamente a conclusão será que as urnas são fraudadas e o impeachment é obrigatório.

      Por que diabos alguém deve dar valor ao que Jeb Bush, Olavo de Carvalho ou Álvaro Uribe pensam, são a direita raivosa que faz qualquer coisa para defender seus interesses, inclusive fraudar eleições ou fabricar mentiras deslavadas.

  41. Nobres amigos. essas pessoas

    Nobres amigos. essas pessoas que marcharão contra Dilma, marcharão contra os interresses do Brasil. Quem são elas? São pessoas que têm uma orelha cortada por problemas com a justiça. Devem à justiça e qiuerem que a justiça jamais seja feita porque poderia pegá-los. São pessoas de interesses equívocos, afastados do futuro do Brasil.O grande futuro do Brasil independente. Mas ter problemas com a justiça, ou com os direitos humanos, para elas é galardão. Dentro de uma situação dde sinal trocado, estas pessoas são ovelhas militando no partido dos lobos. Muita calma ao ttratar com estes infelizes, tenhamos fé que a vitória estará conosco. Sempre, mesmo na hora de pegar em armas, o Brasiil, o futuro.

    1. Vc está de brincadeira

      ” As pessoas que marcharão contra Dilma” está em débito com a justiça? Cara, vc é mesmo lunático. Eu que roubei no mensalão? No petrolão? No BNDES? No M. da Integração? Vc é mesmo um fanático e pior, lunático. Eu sou um trabalhador honesto, estudei em escolas públicas nos anos 70 e 80…filho de pai assalariado…fiz faculdade estudando e não por favores…Então para vc, roubar do povo está correto…muito bem…então os milhões que irão as ruas amanhã são devedores da justiça…meu deus..quanta bitolação. Quanto vc ganha para falar tanta besteira. Eu sou trabalhador e vou pra rua pq meu dinheiro foi para o teu bolso vir aqui falar tanta besteira militante. Tenha dó.

      1. Primeiro, chama de leviano.

        Depois, me sai com essa:

        “Quanto vc ganha para falar tanta besteira. Eu sou trabalhador e vou pra rua pq meu dinheiro foi para o teu bolso vir aqui falar tanta besteira militante. Tenha dó.”

        Tá de parabéns!! #SQN

      2. vc está de brincadeira

        Ninguém está de brincadeira.

        È apenas a opinião de uma pessoa, seja ela errada ou não na sua concepção.

        diferente de você estudei em escolas privadas e fiz faculdade também com meu esforço.

        Respeito seu posicionamento.

        Porém, diferentemente, fui às ruas dia 13 em apoio à Dilma Roussef e ao PT.

        Se formos falar em roubo, não vamos encerrar o assunto, já que os partidos e meios de comunicação que apoiam a manifestação do dia 15 são mais sujos do que pau de galinheiro.

        que a manifestação de amanhã seja justa e ordeira, com pessoas corretas como você, porém, que fracasse em seu intuito, respeitosamente.

        saudações.

      3. Eu também sou trabalhador,
        Eu também sou trabalhador, estudei em escola pública nas décadas de 70 e 80. Vivi e sofri na pele os governos da ditadura e dos tucanos que destruíram a classe media e colocaram milhões de brasileiros na pobreza e miséria.
        É muito difícil para Dilma governar com um congresso repleto de bandidos, como também esses ladrões que vilipendiaram a Petrobras e outras entidades públicas, mas há que ser firme como ela tem sido e colocar o País no caminho certo.
        Avante Dilma estamos com você. Tenha força, raça, e siga frente.

      4. Brincadeira em dobro

        Algumas das questões levantadas por ti são verdadeiras, a questão do mensalão, do petrolão, do BNDES, agora fechar os olhos para o trensalão, para desvio da ordem de 4,3 bilhões da saúde e educação pelo pulha do Aécio Neves, é uma rotunda falta de honestidade também; fechar os olhos para que descalabros desse tipo existam porque um idiota que foi alçado a condição de pai de plano real, uma das idicotices mais efêmeras que já existiram. O plano real não foi criado por nenhum idiota brasileiro, foi uma imposição dos organismo que dominam a economia mundial Banco Mundial e FMI, porque o antigo modelo de gerar grandes superavits válido nas décadas de 70 e 80 já haviam fracassado. O plano real para qualquer pessoa que ao menos acompanhe as matérias de jornais da época não passou de um plano Cavallo(tupiniquinizado) com dolarização econômica, e uma brutal privatização a preço de banana de estatais passadas e financiadas pelo memso BNDES que tu falas, como se só agora houvesse uma relação espúria entre governantes e o grande empresariado nacional. Até parece, e isso não escrevo para ti honesto que não passa pelo crivo de ser um joão sem braço; que muitas vezes fura filas, engtra de contra mão em ruas e comete outros atos tão falhos, mas possa de muito honesto e trabalhador. Te esquecestes porque és bastante cômodo que o ramo da telebras que ia do nordeste mais Rio de Janeiro e Minas Gerais, depois chamada de Telemar(tele norte leste) foi comprada por Carlos Jerreissati, irmão do coronelão do PSDB cearense com dinheiro do BNDES; que na maioria dos casos das privatizações foram feitas com o governo, melhor o povo otário e manipulado do brasil com b bem minúsculo está a pagar para que Jerreissatis, Steinbruchs, Telefono Mobile Itália, telefónica(espanhola), Santander, Itau  e outros pudessem se banquetear as expensas de um povo miserável e analfabeto político como o brasileiro, para que juizes imorais como Gilmar Mendes até hoje proteja a um bandido com Daniel dantas sustentado por ti, por mim e por 200 milhões de otários, fazes agora vista grossa ao escândalo do Swissleeks do HSBC onde teus grandes heróis como os Marinhos, Frias, Civitas e outros riem da tua ingenuidade canina, pois julgo-te um idiota útil e não um criminoso como os que agora citei por desvio de milhões para não pagar ao fisco, e nem mesmo podes fazer um exercício mental de logicizar uma resposta que justifique ser uma ação válida para se defender dos ptralhas, pois algumas contas estavam abertas desde 1989, e agora surge a denúncia de que esses pilantras repatriaram seu dinheiro quando após a reeleição comprada de teu grande intelectual de butiquim plagiador da teoria formulada por Ruy Mauro Marini da dependência que esse escroque chamado Fernando henrique Cardoso disse ser sua grande pérola do seu tesouro intelectual(dele FHC), que teriam recebidos informações privilegiadas do súbito aumento do dolar da paridade forçada entre R$1,00 US$1,00(dolar americano ), para já em janeiro de 1999 ter a relação R$4,00 para poder comprar US$1,00, porque senão o país quebrava, já que quem conhece um pouco de economia sabe que a produtividade americana é muito maior, economia muito mais dinânmica e portanto o dinheiro mais forte do mundo, muito mais assentado no poderio militar do que no lastro do padrão ouro, mas como sempre naquela época haviam idiotas úteis a dizer que nosso dinheiro era tão forte quanto o dolar, e depois quebaram suas carinhas de tacho, e mais uma vez fomos de pires na mão ao FMI, se não tiveres já a sofrer de alzheimer te lembrarás, se tiveres alzheimer consulta a www e encontrarás, se for mau caratismo não tem jeito, segundo os espíritas só em outra vida. Mas voltando ao assunto dos teus argumentos meio infundados, os que tem fundamento só são aqueles que eu reconheço o PT assumiu e tomou como seu todo o legado de ladroagem do PSDB. Não reviu as privatizações criminosas, a primeira reforma previdenciária de FHC, as falcatruas do BNDES, inclusive as ampliou com uma nova reforma previdenciária a mando do capital e comprada de um congresso de bandidos, depois deu prosseguimento aos demandos na petrobras e outros. Agora eu te pergunto ir às ruas pelo impechment de Dilma, e quem vai ficar o Renan, o Cunha, o Temer, novas eleições com as mesma estrutura vagabunda que está ai com financiamento de empresas corruptoras e que todos os três principais candidatos Dilma, Aécio e a Santa Marina do pau oco receberam. Ora, ora sempre tive aversão a multidões de idiotas, as mesmas que manipuladas pelo Sinédrio Judeu foraminduzidas a soltar Barrabás e matar a Jesus, multidões que sim devem ir ás ruas e exigir o fim da corrupção, a condenação de todos os envolvidos desde o grande crime de lesa pátria levado a cabo FHC e seus asseclas, Lula e Dilma. Fazer uma reforma profunda onde bandidos como Cunha, Renam, Sarney e sua família, Barbalho e sua família, Maluf, Serra e sua Chevron e Alstom, Abominável das Neves e os aeroportos, Helicopteros e a droga que não é de ninguém, nem dos Perrelas. Um trabalhador deve ir às ruas sim, mas para tarnsformar para limpar o pais do PT e PSDB, mas também do ITAU, da Veja, da Folha do Estadão, da Odebrecht, Camargo correia, OAS e etc, ou corruptor não é bandido? Massa só se for de bolo de manobra da Globo que foge com dinheiro para Suiça ou furta de dentro da freceita federal um processo por sonegação, não dá, afinal de contas se a globo sonega eu também quero sonegar, ou pau que vale prochico só serve pro chico e não para os MARINHOS.                   

  42. Nassif e Lula

    Só não queria ver o Nassif no ministério poque é insubstituível (hoje) na mídia. E ver um cracaço como Lula no banco de reservas por 8 anos é um tremendo desperdício. Insubstituivel como Vargas, como JK.

  43. eu creio que dilma sempre

    eu creio que dilma sempre agiu e age corretamente…

    o que sempre houve desde 2003 e agora com mais força ainda é

    esse golpismo renitente…

    entra nessa de golpismo quem quer o retrocesso

    e o pior para o país….

    e depois do caos criado, não adiantará reclamar muito, né mesmo?

     

    1. Não diga isto Altamiro!

      Do ponto de vista da honestidade e integridade pessoal, você está cheio de razão. Mas  do ponto de vista do comportamento e ação política, ela tem estado errada.  Ela errou por não ouvir os conselhos de Lula, um animal político por excelência, errou ao abandonar seus eleitores, que muito contribuiram, com esforço e dinheiro para sua vitéoria.  Logo nos primeiros dias do segundo governo, saiu nos jornais que Dilma pretendia privatizar a CEF, através da venda de ações.  Milhares de economiários que ajudaram a sua vitória, ficaram boquiabertos.  Como era possível que Dilma fosse fazer isto?  Ela demorou mais de 2 meses para desfazer esta péssima notícia.  Ela traiu a confiança de quem a apoiou.  Errou por se cercar de pessoas incapazes de ver o desastre e bater na mesa para defender o seu ponto de vista.   O Mercadante que me desculpe, mas no mínimo ele errou pela omissão.  Se ele percebe que ela não o ouve, seria mais honesto pedir sua saída como uma forma de mostrar a Dilma que ela está errada.  Meu caro, num campo de batalha, vence não o mais bonzinho, mas o mais competente e infllexível em sua determinação, inflexível mas ao mesmo tempo capaz de se cercar de bons e leais  subcomandantes e capaz de dar um cavalo de pau quando as coisas saem erradas.  Triste do general que compromete a vitória pelo medo de errar ou de que sejam mortos os seus meninos, pois ao final, muitos mais morrerão.  Um general deve ser capaz de escolher quem deve morrer para que outros vivam e se atinja a vitória.   Meu caro, já foi dito que de bonzinhos o caminho do inferno está cheio.   Se Dilma fracassar ela jogará milhões de famílias na miséria e colocará o país nas mãos de vendidos.   O jogo é sujo e com fidalguia não será ganho.

  44. Nas crises todos parecem pequenos ou pequenas

    Durante a grave crise política de 2005-2006 todos, principalmente o PSDB,  julgavam que o PT e o Presidente Lula já estavam mortos para a política, e que seriam enterrados definitivamente nas eleições de 2006.

    Agora diante da atual crise política A Presidente Dilma e o PT enfrentam novos desafios, com a agravante de que os opositores, se tiverem oportunidade não irão esperar as próximas eleições para realizar o funeral.

    Do mesmo modo do que em 2005-2006, o PT e a Presidenta Dilma vão superar a atual crise política, com o fortalecimento do mercado interno, aumentos reais dos salários e do emprego, e aumentando a distribuição de renda, e com uma grande vantagem de ter Lula como candidato em 2018.

  45. O diesel é o principal produto da RNEST

    Refinaria Abreu e Lima inicia operação da Unidade de Hidrotratamento de Diesel
    Petrobras Blog Fatos e Dados—13.Mar.2015


    Iniciamos, nesta quarta-feira (11/03), a operação da Unidade de Hidrotratamento (HDT) de Diesel da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco, com uma carga inicial de 45.915 barris por dia. A unidade é responsável por remover enxofre e nitrogênio das diversas correntes que compõem o óleo diesel, gerando um produto final estável e com ultrabaixo teor de enxofre, especificado como S-10 (concentração de enxofre de, no máximo, 10 partes por milhão).

    O diesel é o principal produto da RNEST e representa cerca de 70% do volume total processado na refinaria. O derivado vai atender, predominantemente, o mercado do Norte/Nordeste, substituindo importações.

    URL:
    http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/refinaria-abreu-e-lima-inicia-operacao-da-unidade-de-hidrotratamento-de-diesel.htm
     

  46. Tô esperando sentado…

    …pelo dia que vão responsabilizar o povo que votou nos deputados e senadores pela desgraça de congresso que foi eleito.

    Por enquanto, a culpa é do PT e do Lula.

    E sigo com o lema: Deixa o baixo clero se queimar.

  47. A produção do pré-sal,

    A produção do pré-sal, oriunda de 43 poços, foi de 670,1 mil barris por dia (bbl/d) de petróleo e 24,5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural, totalizando 824,2 mil barris de óleo equivalente por dia, um aumento de 1% em relação ao mês anterior. Os poços do “pré-sal” são aqueles cuja produção é realizada no horizonte geológico denominado pré-sal, em campos localizados na área definida no inciso IV do caput do art. 2º da Lei nº 12.351, de 2010.

    NOVO RECORDE NA PRODUÇÃO DE GÁS NATURAL

    Boletim da Produção da AN—–Atualizado em 03/03/2015 11:18:34
    A produção total de petróleo e gás natural no Brasil no mês de janeiro alcançou aproximadamente 3,077 milhões de barris de óleo equivalente (BOE) por dia, sendo 2,469 milhões de barris diários de petróleo e 96,6 milhões de metros cúbicos de gás natural.

    A produção de gás natural foi a maior já registrada, superando o recorde anterior, de dezembro de 2014, quando foram produzidos 95,1 milhões de metros cúbicos de gás natural.
    Houve aumento de 20,3% na produção de petróleo se comparada com o mesmo mês em 2014 e redução de 1,1% na comparação com o mês anterior. A produção de gás natural aumentou 20,2% frente ao mesmo mês em 2014 e 1,5% se comparada ao mês anterior. Mais informações no Boletim da Produção da ANP
    (http://www.anp.gov.br/?pg=36407).

    Pré-sal.
    A produção do pré-sal, oriunda de 43 poços, foi de 670,1 mil barris por dia (bbl/d) de petróleo e 24,5 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural, totalizando 824,2 mil barris de óleo equivalente por dia, um aumento de 1% em relação ao mês anterior. Os poços do “pré-sal” são aqueles cuja produção é realizada no horizonte geológico denominado pré-sal, em campos localizados na área definida no inciso IV do caput do art. 2º da Lei nº 12.351, de 2010.

    Queima de gás
    O aproveitamento do gás natural no mês foi de 95,8%. A queima de gás natural em janeiro foi de 4 milhões de metros cúbicos por dia, uma redução de aproximadamente 16,6% em relação ao mês anterior e de 15,6% em relação a janeiro de 2014.

    Campos produtores
    Cerca de 92,2% da produção de petróleo e gás natural foi proveniente de campos operados pela Petrobras. Aproximadamente 93,4% da produção de petróleo e 75,6% da produção de gás natural do Brasil foram extraídos de campos marítimos.
    O campo de Roncador, na bacia de Campos, foi o de maior produção de petróleo, com uma média de 346,6 mil barris por dia, e o campo de Lula, na bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural, com uma produção média de 12,1 milhões de metros cúbicos por dia.
    A plataforma P-52, localizada no campo de Roncador, produziu, através de 17 poços a ela interligados, cerca de 171,1 mil barris de óleo equivalente por dia e foi a plataforma com maior produção. Os campos cujos contratos são de acumulações marginais produziram um total de 74 barris diários de petróleo e 15,4 mil metros cúbicos de gás natural. Dentre esses campos, Morro do Barro, operado pela Panergy, foi o maior produtor de petróleo e gás natural, com 88,5 barris de óleo equivalente por dia.
    A produção procedente das bacias maduras terrestres (campos/TLDs das bacias do Espírito Santo, Potiguar, Recôncavo, Sergipe e Alagoas) foi de 167,2 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 136,5 mil barris de petróleo por dia e 4,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Desse total, 4,1 mil barris de óleo equivalente por dia foram produzidos por concessões não operadas pela Petrobras, sendo 398 barris de óleo equivalente por dia no estado de Alagoas, 1,984 mil barris de óleo equivalente por dia na Bahia, 3 barris de óleo equivalente por dia no Espírito Santo, 1,534 mil barris de óleo equivalente por dia no Rio Grande do Norte e 212 barris de óleo equivalente por dia em Sergipe.
    Outras informações
    Em janeiro de 2015, 308 concessões, operadas por 22 empresas, foram responsáveis pela produção nacional. Destas, 83 são concessões marítimas e 225 terrestres. Do total das concessões produtoras, nenhuma se encontra em atividade exploratória e produzindo através de Teste de Longa Duração (TLD), e seis são relativas a contratos de áreas contendo acumulações marginais.

    O grau API médio do petróleo produzido no mês foi de aproximadamente 24,7, sendo que 9% da produção é considerada óleo leve (>=31°API), 57%, óleo médio (>=22 API e <31 API), e 34%, óleo pesado (<22 API), de acordo com a classificação da Portaria ANP nº 09/2000.

    A produção de petróleo e gás natural no Brasil foi oriunda de 9.121 poços, sendo 835 marítimos e 8.286 terrestres. O campo com o maior número de poços produtores foi Canto do Amaro, na bacia Potiguar, com 1.107 poços. Marlim, na bacia de Campos, foi o campo marítimo com maior número de poços produtores, 61 no total.

    Atualizado em 03/03/2015 11:18:34 

    URL:

    http://www.anp.gov.br/?pg=74356&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&cachebust=1426384988061

  48. cláudio Antônio

    Cláudio,

     

    Me considero uma pessoa Bastante honesta, meu Pai, que hoje sofre com o Alzaimer,  me ensinou assim, o caráter acima de tudo. Porém não sou ingênuo a ponto de achar que a solução para os problemas de corrupção seja tirar a Dima e o PT.

    O esquema que esta ai existe de longa data, e o PT somente  esta no poder hoje porque  se curvou a ele.

    A maioria das pessoas que estão indo às Ruas amanhã lutam por uma causa errada, vazia….

    A verdadeira luta deveria ser por uma reforma política e principalmente o fim do financiamento privado de campanha.

    Quais são principais Empresas ligadas ao escândalo da Petrobrás? Mendes Junior, Camargo Correa, Odebrecht e outras,

    ora! essas Empresas cresceram durante a Ditaduara Militar e continuam até hoje se beneficiando das relações promiscuas que a forma de se fazer política nesse país proporciona.

    O fato da politica do PT não estar totalmente alinhada com a elite do nosso País (lidereda pela grande Mídia) esta nos

    proporcionando um momento único na história do nosso país, uma parte das entrenhas do poder foram expostas.

    Cabê ao Povo clamar pelas reformas políticas e prezar pela Democracia.

    Por que as pessoas não se indignam da mesma forma com os escândalos ocorridos no Governo de São Paulo?

    As licitações do Metro de São Paulo, por exemplo.

    Se a Globo, o Estadão, Folha, Veja, dessem a mesma importância você estaria igualmente indignado? iria às ruas para

    depor o Alkimim?

     

     

  49. A era Pt acabou
    Resta à Dilma.somente a renuncia. O Barusco revelou que Vacari mantinha reunioes semanais com ele e Duque. Com ordem de quem?

  50. Cessão Onerosa

    Iniciamos produção do pré-sal no campo de Búzios
    Petrobras Blog Fatos e Dados—12.Mar.2015

    Entrou em operação, na última terça-feira (10/3), o sistema de produção antecipada do campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Esta será a primeira produção em larga escala e de longa duração na área da Cessão Onerosa. A produção será realizada por meio do navio plataforma Dynamic Producer, interligado ao poço 2-ANP-1-RJS, com produção média restringida em 15 mil barris de petróleo por dia, em função de limitação no aproveitamento de gás.

    Por meio desse sistema antecipado, pretendemos produzir durante seis meses. Este período servirá para obter informações essenciais para a otimização do primeiro sistema de produção definitivo do campo, que utilizará a plataforma P-74, atualmente em fase final de conversão no estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro.

    O campo de Búzios está localizado a cerca de 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de água de 1.600 a 2.100 metros. Anunciamos sua declaração de comercialidade em dezembro de 2013.

    Sobre Cessão Onerosa – A Cessão Onerosa é um contrato oneroso que assinamos com a União para um conjunto de áreas e campos do pré-sal da Bacia de Santos. Este contrato conforme permitido por lei, nos autorizou a exercer, mediante o devido pagamento à União, as atividades de pesquisa e produção de petróleo e gás natural nestas áreas, até o limite de 5 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

    *Foto: Plataforma P-74, atualmente em fase final de conversão no estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro / Agência Petrobras

     

    Casco da plataforma P-76 chega ao estaleiro Inhaúma
    Petrobras Blog Fatos e Dados—11.Mar.2015

    O casco da plataforma P-76, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás), acaba de chegar ao estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro. No local, serão concluídos os trabalhos de construção e montagem, tais como fabricação e montagem de tubulação no convés e praça de máquinas, fabricação e montagem do heliponto e principais equipamentos do convés, montagem e integração do módulo de serviço e comissionamento (conjunto de procedimentos técnicos e administrativos que garante o funcionamento dos equipamentos, sistemas e serviços, de acordo com o que foi projetado). Essas atividades ocorrerão em paralelo à finalização da conversão do casco da P-74.

    Após a conclusão da conversão do casco, prevista para o terceiro trimestre de 2015, a P-76 será transportada para o Pontal do Paraná (PR), onde serão montados e instalados os módulos da planta de processamento de petróleo e gás, além da integração dos seus sistemas.

    Com capacidade para produzir até 150 mil barris de petróleo e comprimir 7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, a P-76 irá operar no campo de Búzios III, no pré-sal da Bacia de Santos.

    Dados do casco da P-76 convertida:
    – Comprimento: 332 m
    – Boca (largura): 58 m
    – Pontal (distância entre o convés e o fundo do casco): 31 m
    – Capacidade de armazenamento: 1,4 milhão de barris de petróleo
    – Processamento de petróleo: 150 mil barris por dia
    – Geração de Energia: 100 MW
    URL:
    http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/iniciamos-producao-do-pre-sal-no-campo-de-buzios.htm
    http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/casco-da-plataforma-p-76-chega-ao-estaleiro-inhauma.htm

  51. Porco chauvinista, um autoretrato de Marcello Reis e cia…

    O porco-chauvinismo é a cara da oposição que tem o pig como comitê político-eleitoral,  de mão única, uma vez que neste pais não existe o contratidório e nem mesmo o direito rápido e eficiente que poderia ser útil para mitigar o sofrimento das vítimas de assassinato de reputação. Mas numa clara demonstração de que não temos sangue de barata, o povo foi  às ruas, multidões gritaram em alto e bom som  Fora Globo, que eles nos esperem neste terceiro turno, se eles tem grana farta vinda de fora e de dentro, temos disposição e argumentos o corpo-a-corpo nas ruas, venham leitoes e leitoas….

  52. Obrigado Roberto São Paulo.

    Vendo os dados que você compilou sobre a Petrobrás,  é de se ficar indignado com esta corja que pretende a sua privatização.  Este país tem tudo para dar certo.  

  53. Caiu a ficha agora, Nassif ?

    Do motivo pelo qual a igreja universal do reino do Macedo precisa de um exército ?

    Preparem-se para uma convulsão social! É para onde caminha o acirramento do jogo de interesses.Eo jogo é um vale tudo pesado, sem limites para manter a velha ordem, nem que esta tenha que emergir do caos, de um Brasil dilacerado e dividido por um monopólio midiático que tem muito a perder … É mais uma teoria da conspiração ?  Tomara que ainda haja homens e mulheres de fibra, em posição de poder, que possam antever e reverter o rumo dos acontecimentos de forma que isso fique apenas como mais uma teoria da conspiração, que nem a fraude nas urnas eletrônicas, agora esquecida.

    Caso se concretize, as perdas dos beneficios sociais serão imensas, mas aí a outra ficha deve cair: não adianta dar pão e teto para o povo sem dar educação – quantos conhecem a história? Vargas, Prestes, Lacerda, com a profundidade necessária para reconhecer o jogo do poder? Nao embarcar de massa de manobra? No final das contas, só temos mesmo aquilo que aprendemos, todo o resto pode ser perdido.

  54. Reforma ou Revolução ?

            REFORMA OU REVOLUÇÃO ?

     

                Após as costumeiras apropriações políticas, os movimentos de junho de 2013 foram tirados do foco pela mídia familiar e mesmo pelos cientistas políticos. E como registrou Vladimir Safatle, em recente artigo, sem “um processo de debate sobre a reinvenção da estrutura política brasileira”.

                Artigo de fé, o modelo europeu dos séculos XVII/XVIII é repetido como a verdadeira e única forma de administração da sociedade humana. Recordo as seis magníficas conferências do historiador e político indiano K.M. Panikkar, em 1958, na École des Hautes Études, em Paris, onde antecipava que a aplicação da “democracia parlamentar”, imposta pelas potências coloniais aos recém-independentes países africanos e asiáticos, os levaria, certamente, a ditaduras. Triste e confirmada profecia.

                O Brasil tem hoje um sistema político-administrativo que é falho, autista e excludente da participação e desejo da população. Óbvio que, aqui e ali, temos alguma exceção, mas de caráter limitado e local.

                Uma reforma eleitoral, travestida de reforma política, como a que se discute no atual Congresso nada mais significa que uma velha tática das elites de “fazer a revolução antes que o povo a faça”.

                Mas uma vez, Governo e oposição chamam às ruas. Mas sem que se abra um convite ao diálogo com a sociedade. Curiosamente não se abre espaço, ainda que meramente acadêmico, para análise do modelo dos “tres poderes, independentes e harmônicos”, aplicados a uma sociedade complexa, de difentes culturas, continentalmente instalada, como é a brasileira.

                Em síntese, vemos um legislativo, eleito pelo dinheiro de grupos com interesse bem defido e pontual, que em nada se considera devedor dos eleitores. Sempre com as nobres e mínimas exceções. Um executivo que precisa atender a estes mesmos grupos sob a pena de não governar. Todos nos âmbitos nacional e locais. E um Judiciário que merece um parágrafo próprio.

                Numa “república de bachareis”, articulada pelo hábil político, bacharel Ulysses Guimarães, e com o histórico de ser o mais representativo das elites, a Constituição de 1988 blindou o Poder Judiciário. Chegamos ao cúmulo de ter na Presidência do órgão que seria “de controle externo” do Judiciário, seu maior representante: o Presidente do Supremo Tribunal Federal. Como se o Presidente do Tribunal de Contas fosse necessariamente o Presidente da República ou, nos Estados, seu Governador. E, incrivelmente, isto não causa perplexidade. Consagou-se um poder autista.

                Vou apresentar este distanciamento com dois exemplos reais, cujos processos são do conhecimento público e meu, pessoal. O menino, entregue pela justiça ao pai, cujo caráter poderia ser descrito como o de um psicopata, sem que se ouvisse a criança, ou a avó, apesar de seus insistentes pedidos, resultando no assassinato do Bernardo. E que ocorreu com estes juízes? Blindados pelo sistema. Aqui no Rio, tramita um processo semelhante, onde a justiça não ouve os menores, e o pai obtém até por busca e apreensão a convivência com as crianças. É a magistratura que decide um processo sem o ler, atuando por preconceitos ideológicos, de gênero e de classe, mas sempre em detrimento da parte mais frágil, neste casos os menores.

                A necessidade de uma ampla revisão de nossa organização social é evidente. Ela sempre acabará ocorrendo, com maior ou menor violência, quer para efetivá-la ou para a ela chegar.

              

  55. o dinossauro maior e ignorante chama se luls

    Wuando o lula ganhou para presidente, o brasil se implodiu.um homem com apenas a capacidade de fazer conchavos e muito pouco, e o brasil recebia dinheiro a rodo, pois o mundo estsvs com varios problemas.e e favil fazrr um governo de ilusoes com muito dinheiro.mas o dinheiro foi embora.e o brasil nao tem educacao, cultura avademica, e so botequim e comunidade, nao tem viencias. 200 milhoes sem nobel e sem outros premios importantes.que pais e ese.se inteligencia, inventam dumont e outros.so chagss foi verdade.schemberg que conheci excelente fisico, assim como lsttes.que judru italiano e bebeu da ciencia inglesa. Temos dois hospitais milionarios em sao paulo sem nobel, sem lasker sem wolf… e medalha fields e apenas temporal, vietcong ja ganhpu assim como indiamo e uma mulher iranianao lula foi uma brincadeora da elite sinfical que esta custando caro ap nrasol

  56. Impeachment é golpe, não tem
    Impeachment é golpe, não tem outro argumento válido para justificar tal pedido no momento. Regime democrático coloca e tira do poder seus representantes por meio do voto, nas eleições que devem ocorrer com regularidade, aqui no Brasil de 4 em 4 anos.  Querer tirar o representante eleito do poder fora das eleições é golpe. É querer usurpar o poder da maioria que é pressuposto de democracia. A maioria deve ser medida pelo numero de votos, não pelo barulho que faz. Ainda não ouvi nenhum argumento lógico para sustentar isso que me convencesse. Usar  o argumento do ódio, não é ser racional. Isso só leva a mais ódio, não resolve o problema, porque não é possível chegar a consenso por esse caminho, não é possível convencer pela lógica .  Se tem tanta gente pensando diferente, de forma oposta, não é possível que um lado esteja completamente certo e o outro completamente errado. Pra mim, os dois lados estão certos e ao mesmo tempo errados. Erram ao negar o que o outro lado tem razão.  Negar o certo é estar errado.  A verdade está no ponto onde a razão dos dois lados se encontra.  É preciso aceitar que nós somos imperfeitos, cometemos falhas, não somos os donos da verdade. Ninguém é sozinho. A verdade está no consenso de ideias,pertence a todos,  não no radicalismo de posicionamento, por não pode ser exclusiva de ninguém.O ódio que cresce na nossa sociedade começou quando começou-se a  desenhar os monstros e os heróis da sociedade. Os monstros são vistos como algo que deve ser eliminado para o bem de todos. E o herói é a salvação. Mas quem pensa assim, mal  sabe que agindo dessa forma, enxergando o outro como monstro, ele está sendo, também, um monstro pra sociedade. 

  57. Reage, Dilma!

    Excelente analise. A perda fragorosa na Câmara foi o momento X. Perdemos o bonde, como se diz. A partir dai, Dilma tem que sair de sua sala e Comunicar, como nunca antes ela tenha feito.

    O fato de que Renan e Cunha tenham seus nomes no inquérito da Lava Jato da ao governo, sobretudo no caso do segundo, da algumas casas de avanço aos peões dilmistas. 

    Entretanto, Dilma deve reconquistar alguns bens “perdidos”, como o apoio e ajuda do ex-presidente Lula e da Classes mais baixas, a numerosa classe C, é ponto importante. Eh simbolo dos governos petistas. Não pode o PT deixa-la cair na oposição. 

    E sem uma base politica solida para acessora-la (a citada no texto não me parece completa), ela sera atropelada pelos tiranossauros da politica daqui até 2018, porque ganharam força e Dilma esta enfraquecida. 

  58. Dilma não tem culpa

    Pelo texto podemos concluir que a opinião do Nassif indica que Dilma é uma governante honesta mas que peca pelo pouco traquejo politico. O seu desgaste esta sendo fomentado pelo PSDB e por uma nova liderança (Marcello Reis) que conseguiu até mesmo escantear FHC. A mídia tem insulflado e iludido as massas  contra o governo.  Neste ponto, Nassif admite que já não é mais só ricos que estão contra o governo.

    Bom, seguem meus comentários caso o moderador deixar passar.

    1o. Até prova contrário Dilma é honesta. Isso é uma conduta republicana e correta. O problema é que é dificil para um cidadao comum como eu acreditar que a mãe do PAC, a presidente do conselho da Petrobras, a responsável pela indicaçlão de Graça Foster e agora, Bendine a presidencia da empresa, ao menos.  não soubesse de nada. É dificil de acreditar mas como não há provas (ainda) então realmente é correto admitir que Dilma seja honesta. Fica claro então que ela é incompetente

    2o Culpar o PSDB é alg surreal. É como culpar a seleção da Alemanha por ter enfiado 7 gols no Brasil. É óbvio queo papel da oposição é fazer oposição. Acaso o PT deu vida boa a Collor?: Acaso não pediu o seu impeachement? Acaso apoiou Collor nos momentos de dificuldade? Por fim, acusar o PSDB de golpista é algo que não faz o menor sentido. O PSDB é incompetente demais para isso. Lá atras no mensalao, FHC e Aecio manobraram pelo nao impeachement de lula. Agora, FHC se apressou em dizer que o impeachement não é saida. Se tem uma coisa que o PT não pode reclamar é de ter uma oposição feroz contra ele. Talvez por essa posição frouxa, o PSDB nãp consiga capitalizar na ENORME insatisfação popular. PSDB tá mais pra Partido So De Bundoes do que para oposição.

    3o A midia é sempre a culpada na visão de Nassif. Ok, respeito a opinião dele. Ele deve saber o que diz pois esta no ramo a tanto tempo deve conhecer como poucos os meandros desse mercado. Mas acho estranho que a midia sendo tão feroz ainda assim não conseguiu evitar o 4o mandato sucessivo do PT. Então, para sorte do PT o PIG é muito incompetente.

    4o Nenhuma palavra no texto contra os FATOS da realidade brasileira. O PT esta no poder a 13 anos, inflação em 8%,deficit em contas corrente, represamento artifical dos precos (ficou insustentavel e teve que soltar), mais de 60k homicidios no pais, alinhamento a ditaduras, corrupção sistemica, escandalo na petrobras, mensalão, dolares na cueca, Celso Daniel, Toninho do PT, extorsão sistematica de contratos com as diversas prefeituras e governo federal, enfim, nada disso é apontado como fonte da insatisfação da população. 

    5o A população que esta insatisfeita é atribuido o rotulo de elite. São os ricos que querem mais grana. Mas não são os ricos que são mais bem educados, aqueles que sabem ler e interpretar bem as noticias. Não! Quem é politizado são os pobres (que recebem R$30,00 para atender a uma manifestação).  Os ricos, os reacionarios, os escrotos, os coxinhas, apenas tem inveja que os pobres andam de aviao ou comem melhor. Faz sentido isso? Faz sentido esse rotulo? 

    Vou parar por aqui. Peço apenas ao Nassif que reflita. Pense bem se vale a pena defender o indefensável, de avalizar esse governo que os FATOS (não a midia golpista) insiste em mostrar. Pense bem Nassif, os governos se vão mas a sua reputação nunca mais podera ser a mesma.

    Eu gosto de voce Nassif (o acompanho de longa data) e é duro pra mim ler as coisas que vc defende. 

     

     

     

     

     

    1. Valeu… quase.

      Marcio100, você parece ser um oposicionista honesto, lúcido, que argumenta com calma, enfim, alguém com quem se consegue conversar, diferentemente dos seus pares.

      Você não concordar com o Nassif é normalíssimo – eu, por exemplo, concordo em quase tudo do post – até mesmo pedir que ele deixe de defender o indefensável na sua opinião.

      Entretanto, a sua visão política é um tanto pautada pelo que se vê e lê na imprensa, notadamente quando nega responsabilidade dela nesse clima insano e belicoso que vivenciamos nos dias de hoje – é claro que a mídia não é a culpada por tudo, mas que ela é partidarizada, manipuladora, não tenhamos dúvidas.

      Pois veja bem: você realmente acredita que 13 anos do PT no governo não resultou em nada, que nada de bom foi feito, que tudo se resume a corrupção e desmandos? Você de fato acha que a corrupção começou com o Presidente Lula, que antes era um mar de rosas, que FHC, Serra, Aécio et caterva são santos?

      O que você diria se o helicoca – aliás, em que pé está esse caso? – pertencesse a um amigo do Lula, ou da Dilma, ou do Falcão, ou do irmão do primo da lavadeira da manicure da prima da nora da dona Maria, irmã do encanador da casa de praia do tio da cunhada do motorista do ministro da defesa? Você já imaginou se o nome do filho do Presidente Lula constasse da lista do HSBC? Dá para imaginar as manchetes dos jornalões e revistonas e do JN?!?!

      Não se iluda, Marcio100, essa nossa imprensa é danosa a todos, todos, sem exceção. País algum vai adiante com uma mídia que, diuturnamente, só faz criar animosidades, divisões, um verdadeiro massacre a um governo legitimamente eleito contra a sua – deles – vontade (ainda que este cometa erros e omissões).

      A imprensa brasileira é sim responsável por esse clima tenso, estranho, de guerra, destes dias.

      Como o foi em 1954 (contra Getúlio) e 1964 (contra Jango).

      Ela tem lado. E parece claro que não é o do governo.

      1. Dilma culpada II

        Prezado Mauricio,

        Eu não acredito que o PT inventou a corrupção. Eu acredito que o governo FHC tambem  foi MUITO corrupto e eu acho que a midia tem lado claro e definido. 

        Quanto a midia, ainda bem que é assim. Os grupos de midia são uma parte importante em uma democracia. Eles tem o direito de ter um lado. Se existe PIG tambem existe a BLOSTA (já ouviu falar nela?) Pois é. e é ótimo que existam os dois. Melhor seria se existissem mais e mais. A verdade não aflui do lado do PIG (somente a verdade que eles querem passar) Assim como a verdade não aflui da BLOSTA (somente a verdade que eles querem passar). Então cabe a cada cidadão honesto – que verdadeiramente quer ver um pais melhor – ler e analisar ambas. 

        Voltando a Dilma, é muito dificil para mim acreditar que uma pessoa que foi 7 anos presidente do conselho da empresa não saiba de nada. Voce, que parece ser honesto e defensor do governo, deve concordar que é algo dificil de aceitar não é mesmo? Dilma, nomeou Graça Foster e agora Bendini. Nós não estamos falando de um gerente médio da petrobras, estamos falando da 1a ou 2a pessoa mais importante da empresa. Dilma já esteve na lista da Forbes como uma das mulheres mais poderosas do planeta. Mas ela, claro, não sabia de nada. Mas Nassif esta certo, enquanto não aparecer provas ela é inocente.

        Quando a Lula, a coisa é bem mais escancarada e triste. A tal reforma politica que o PT prega agora (por que só agora?!?) poderia ter sido feita lá atras. Lula saiu do poder com estonteantes 80% de aprovação popular. Isso é cacife suficiente para peitar PMDB, Collor, Sarney, Renan, Maluf, etc,,etc,, etc,, Mas o que lula fez? Pipocou. Preferiu se alinhar ao que há de pior no pais. Voce deve concordar comigo mais uma vez. 

        Quanto a Aécio/Perrelas o que eu sinceramente espero é que as investigações cheguem as últimas consequencias. Eu não sou tucano, nem petista, nem psdbista, psol JAMAIS! … felizmente já me curei do mal de ser torcedor de partido politico (sou ex-petista de colocar adesivo do Lula-la e sair por ai). 

        Voltando ao PT e seus 13 anos no poder, entendo que sim, foram feitas coisas importantes neste periodo. Avanços sociais foram visiveis, pena que foram superficiais e que provavelmente não suportarao uma crise economica aprofundada. Tratar o lado social e esquecer o economico não adianta. A economia em queda infelizmente vai fazer com que grande parte dos assistisdos pelo lulismo volte a linha da miseria. Veja que este argumento é o do proprio governo Dilma que ACERTADAMENTE optou por uma politica economica mais ortodoxa. O governo teme – com razao – que a kgada que eles mesmos fizeram a partir do 2o mandato de lula e o 1o de Dilma afetem os programas sociais. Se faltar grana como tocar esses projetos? Se descuidar da economia de onde virá a grana para pagar o FIES por exemplo?  Ai o que vemos? O proprio PT indo contra o governo. 

        Por fim o vies ideologico desse governo capitaneado pela figura triste do MAG (Marco Aurelio Garcia) que protege ditaduras em republiquetas é algo surreal. Embrulha o estomago de qualquer defensor da democracia.

        Um abraço,

         

         

         

         

         

         

    2. Márcio 100,
      Sobre luis

      Márcio 100,

      Sobre luis Nassif, não há sombra de dúvida que é um jornalista isento e de muito respeito. É indiscutível!. Sobre o comentário que vc faz, gostaria de destacar um ponto: você acha mesmo que se minimiza corrupção dessa maneira? Indo às ruas pedir impedimento de alguém, cujo partido, muito já fez para diminuir a miséria nesse país, levantar bandeira de volta da ditadura, incitar o ódio ? Ou seria melhor pedir a reforma política com o fim do financiamento empresarial de campanha, cobrar uma atitude justa do judiciário, indiciando todas as pessoas citadas nas famigeradas delações premiadas; exigir tratamento isento da imprensa, inclusive as de concessão pública. Você acredita mesmo, que os petistas inventaram a corrupção na Petrobrás, quiçá (éo que se tenta mostrar) no Brasil? Será que, ao invés de paralisar as empresas brasileiras, não seria mais prudente investigar, julgar e pulnir os culpados (investigar enão criminalizar antes de confirmar acusações?) Será que a Petrobrás, a nossa maior riqueza, deve ser mesmo tratada dessa maneira, sem que se leve em conta seus funcionários e a sua importância estratégica para o nosso país, além do risco de, com seu desgaste, entregar o nosso pré-sal a empresas americanas? Você acha mesmo que outros grandes partidos estão isentos,sendo justo não indiciar, investigar e punir, se for o caso, seus membros citado?. Você acha mesmo que podemos engulir isso sem indignação? 

      Você deve pensar que estou variando, mas quem conhece a história do Brasil, entende bem o que está acontecendo. Não adianta dizer que estou defendendo corruptos. Longe estou disso. O que percebo são intervenções que pretendem nos dividir enfraquecendo-nos. Somos brasileiros, com uma sociedade com classes sociais variadas, que deve sim, defender o avanço social da sua população, para que o país seja aquilo que caminha para ser: uma potência mais independente, menos cabisbaixa, com valorização da sua gente que é seu maior patrimônio. Afinal somos agraciados com um país rico, belo e miscigenado.

      1. PT e PSDB

        Prezada Silvana, 

        Acho que vc esta certa em tudo o que disse. O PT não inventou a corrupção. É um absurdo desejar a volta da ditadura militar e até o momento o impedimento da presidente. Impedimento não é saida pra nada. Impedimento é o ultimo recurso caso a presidente seja envolvida e condenada apos amplo direito a defesa. 

        Voce esta certa em suas colocações eu concordo com elas. 

        Note porem que as manifestações estão algutinando um multiplicidade de insatisfações que vão desde a que voce citou até gente insatisfeita com a qualidade dos serviços no pais.

        Eu sou um mero cidadão brasileiro pagador de imposto e que gosta de acompanhar politica. Dito isso, me atrevo a dizer que o grosso das manifestações esta ligada a duas vertentes: economia e corrupção. 

        Como bem disse Dilma, a corrupção é uma velha senhora que assombra a todos. Isso é fato, infelizmente. Mas note que os escandalos de corrupção do pt são recorrentes. Notem que eles tem um vies não individual. Os envolvidos não roubam propriamente para si. Veja o caso de Celso Daniel. O irmao dele (o medico) disse na tribuna do senado que o dinheiro arrecadado pelas empresas de transporte publico iriam para o partido. Celso denunciou que alguem estava roubando o dinheiro roubado que deveria ir para o partido. Veja que o mensalao (inventado pelos tucanos mineiros) tinha o mesmo fundamento. Agora o petrolão indica a mesma coisa. As eleições viraram um show a parte no pais, tamanha a quantidade de dinheiro envolvido e marqueteiros contratados a preço de ouro. Veja que a proposta atual do governo é acabar com o financiamento privado de campanha. Faz sentido? Acabar com o financiamento privado vai impedir o caixa2 e 3? Improvável. Enfim, a corrupção existe sim e parece ser sistematizada no PT. Parece que os outros partidos, em especial o PSDB, nem nisso consegue ser competente. Mas admto que é muito bom ver a PF agindo mesmo debaixo de Cardozo que esta debaixo de Dilma. Isso realmente é bom.Mas veja, a PF pega os casos porque os casos existem então uma coisa NÃO anula a outra.

        Quanto a economia, esse ponto acho que é o crucial e que pode detonar dilma/lula/pt. Veja que quando a população sente as agruras no bolso  a coisa complica. Com a economia em crise (acho que isso é fato reconhecido por todos agora), o desemprego aumenta, o juros aumentam, reduz a capacidade de compra de todos (pior para classe C/D/E que compram a prazo), falta grana para programas sociais e custeio da máquina (vide falta de grana nas universidades federais, fies, etc). Aliado a isso o povo (classe média) lembra-se de alguns fatos ocorridos recentemente. Tipo a “marolinha” do lula, tipo “não há crise economica”, “isso é coisa da midia”. Depois a culpa é da crise internacional, depois da seca, etc. A classe média tem hoje muitas fontes de informação. Hoje ser formador de opiniao não é uma tarefa facil, em 2 cliques de mouse vc encontra alguem dizendo o oposto que vc esta dizendo e com provas ou indicios fortes. Assim, ocorreu 2 fatos concorrentes que são: o volume de criticas a atuação economica dos governos lula e dilma aumentaram muito, especialmente sobre Mantega e, muito pior que isso, a economia efetivamente degradou-se. Desta forma, alem dos coxinhas que são naturalmente contra o pt/dilma aliaram-se os traidos pelo discurso de dilma/lula/pt. Pior ainda que isso, vai faltar grana pros programas sociais. Eu sou contra assistencialismo, mas entendo que não se pode deixar o cidadao morrer de fome. Infelizmente, sem grana como essa gente vai passar? Imagine como eles se sentirão se e quando isso ocorrer? Independente do pt/governo usar isso para fins eleitoreiros (existe evidencias SIM sobre isso), a vida dessas pessoas será afetada. Acho que aqui é que o governo errou mais politicamente falando. Deixou a economia degringolar. Veja que a saida encontrada por DILMA é a mesma apontada por Aecio. E acho que realmente é a correta. Pena que o proprio PT a boicota numa atitude ora insana ora suicida.

        Cabe ao governo dar resposta rápida a estas duas questões. Tenho medo que se o governo não conseguir fazer isso que o extremismo (de parte a parte) acabe ganhando espaço. Note que, se de um lado há os que desejam o impeachement como 1a opção e não ultima, do outro ha o lula incitando o MST. Convenhamos que tá tudo errado não?

         

         

         

         

  59. Brilhante artigo

    Análise de fôlego, Nassif. Parabéns pela lucidez das argumentações.

    Só que não devemos esquecer de uma coisinha quando falamos que a Presidenta não se comunica, ou não sabe se comunicar: não há canais! 

    A grande imprensa não lhe abre uma fresta sequer, uma oportunidade para que ela fale aos brasileiros; apenas para lhe malhar é que ela aparece nos jornais e telas! Não há meios de chegar ao povo, povão mesmo.

    Como agir ante tão cerrada barreira? Como atingir o público com sua mensagem se os meios lhe são agressivamente antagônicos? Olhe o que está acontecendo neste exato momento: a Globo, através de seu canal pago GloboNews, está praticando um verdadeiro golpe contra ela e seu governo. Um acinte, uma vergonha descarada, uma cafajestada das grandes, merecedora de ter o sinal cortado e a concessão cancelada!Presidenta Dilma não 

    E onde ela vai achar o meio necessário à contraargumentação? Talvez na poderosa Gazeta de Rio Manquinho, AP.

    Essa é a realidade!  Concordo que a Presidenta Dilma não é das mais simpáticas (ela não concorreu ao miss simpatia, não é verdade?), é ruim de fala, de discurso, tem dificuldades em se expressar apesar de inteligentíssima. Entretanto o problema maior, disse maior, principal, não é esse! É a total falta de condições de se defender, pois não tem onde e quem o faça, quem a divulgue. Se ela convocar uma coletiva para se explicar e falar ao povo – como pedem alguns – no outro dia nas manchetes só vai sair o que de ruim ela disse, o atravessado, as falhas de dicção, os “atrapalhos”. Ela vai ser ridicularizada ainda mais. Não adianta, não há jornalismo sério neste país, danosamente!

    Não sei não, mas acho que a “coisa” já esteve bem melhor para os lados do Planalto. Tudo cheira a 1954 e 1964. Os mesmos protagonistas, as mesmas ideias fixas, os mesmos medos, as mesmas palavras de ordem, passeatas idênticas. Não que os milicos vão chutar o pau da barraca, nada disso. O golpe desta vez virá à la Paraguai, via Judiciário.

    Só nos resta sofrer e torcer, pois nem ajudar podemos. Não nos deixam, não nos darão voz. E estamos acabrunhados, com medo, envergonhados, sei lá. É modinha hoje espezinhar o PT, o governo federal, a Dilma… as pessoas se sentem constrangidas em ir contra essa maré. Aqui em Floripa mesmo é uma loucura; você apanha se disser isso em favor dela.

    Não sei, não sei…

  60. Estou no coração do Jardim

    Estou no coração do Jardim Paulista ouvindo o buzinaço, o aceleraço, a gritaria toda. Há um déficit civilizatório no ar nesta São Paulo de Piratininga. Gente selvagem gritando palavras de ordem, estudantes, crianças, velhos. Se a História só se repete como farsa, como dizia o mestre alemão, essa farsa e força nazista estão me incomodando e muito. Não vou defender a Dilma, mas vou defender meu voto e a democracia a ferro e fogo. Se precisar derramar sangue, não tenho medo. Tenho seis litros no corpo, enfrento tucano-fascista no braço ou na bala. Se houvesse algum civilizado, no debate. Mas não há. Só vejo rastros da violência, ódio e exclusão. Eles gritam, morte a quem não for do clube. Triste dia hoje, 15 de março, Dia Nacional dos Coxinhas. Para quem gosta de numerologia, 15×3 (dia vezes o mês) =45, número do candidato que perdeu as eleições, a cabeça e o nariz. Cheirou demais.

  61. Liste os vários fatores que a

    Liste os vários fatores que a mídia atribui ao rascunho do país, enchido com suas especulações – é surpreendente!.

    Até parece que a democracia que pedem pelas ruas e vejo no noticiário começa com a mudança de presidente. As ponderações manifestadas contra os políticos e os corruptos da Petrobras estão sendo familiarizadas para que se resolvam com frases de cartazes, e elas descrevam expectativas de marcha cívica; não fossem a exaltação dos organizadores do evento – comprados pela direita liberal – para subjugar o imaginário das pessoas.

    A questão que se levanta é se tudo que andam a dizer sobre a capacidade da Dilma a gente acredita como única verdade? 

    Mas, olhem, a ordem de incumbência do poder para concentração nacional vem dos EUA.

    Os banqueiros possuem características idênticas para fazer o dinheiro digital e contabilizar todos os conflitos sociais, nos quais os economistas do Banco Central estão como agentes dos fundamentos da economia (Dólar e Selic). Logo, fazendo-se de um de nós, em cada ponto de informação no anonimato, bloqueiam a percepção da origem das crises e as nossas demandas diárias; e ninguém vê esse arquivo de apreensões, mudando-se o rumo das batalhas, para se encobrir o tombo com as dívidas públicas.

  62. ACORDA DILMA!

    O governo pegou o país numa crise institucional, e num mar de lama, mas até agora, quase três meses depois, ainda não fez nada!

    Não é pra isso que se elege presidente. Você tem a faca e o queijo nas mãos, pois distribuiu milhares de cargos no governo, que vão ficar mamando nas tetas do Estado por quatro anos. Agora tem a obrigação de exigir desses partidos, que desarquivem tudo quanto é projeto de lei contra a corrupção, e os aprovem imediatamente. Precisamos no mínimo:

    __Tornar a corrupção um crime hediondo.

    __Desarquivar e aprovar a PEC 73/2005 do RECALL, direito do próprio povo cassar políticos por iniciativa e voto popular.

    __Desarquivar e a aprovar a PEC 286/2013, que facilita as proprostas de iniciativa popular de lei. Além de reintroduzir o direito do próprio povo convocar referendos, que foi tirado do projeto original na PEC 03/2011.

    __Reintroduzir o VOTO IMPRESSO, coisa muito é simples, bastando tão somente fazer uma nova lei, que atenda às exigências do STF.

    O POVO DÁ O RECADO:

    http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/membro-da-familia-real-participa-de-manifestacao/754675/

    Dilma, você se comprometeu com uma REFORMA POLÍTICA PARA MAIOR PARTICIPAÇÃO POPULAR. Se os partidos aliados não quiserem cumprir o compromisso, pelo qual vocês foram eleitos, mande todos indicados deles para cargos públicos pro olho da rua. Porque quem vai levar a culpa de tudo será você e o PT, não eles.

    O recado está dado, o povo está descontente, pois esperávamos muito mais. As ruas disseram claramente, que não aceitam arcar com aumento de impostos, dos combustíveis, dos juros, medidas recessivas, etc, sem mais nem menos, porque agora precisamos pagar os rombos do assalto à Petrobrás.

    Comece pelo menos criando o imposto sobre grandes fortunas, aumentando o imposto sobre as maiores heranças, e tributando as grandes áreas rurais, que ficam encostadas nos bairros urbanizados para especulação imobiliária. Alivie o bolso do cidadão comum. Afinal, o Brasil precisa de uma resposta. Do jeito que está, não pode continuar.

    Saiba mais sobre a REFORMA POLÍTICA:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2014/11/reforma-politica-quem-reclama-tem.html

  63. Excelente texto do Rodrigo Vianna

    São Paulo e a Globo querem outro 32: o Brasil vai reagir?

    março 15, 2015 18:43

    Vamos por partes: escrevi no começo da tarde sobre a operação da Globo – que usou o seu poder de agitação para chamar a manifestação durante toda a manhã de domingo. A estratégia foi um “esquenta”, inflando os atos da manhã, mas concentrando tudo no ato na Paulista à tarde. Havia um discurso ensaiado dos repórteres, em que se escondia do público todo viés militaresco dos manifestantes. Na Globo, tudo se resumia a uma “manifestação das famílias, pela Democracia, contra Dilma e a corrupção” (clique aqui para ver mais).

    A Globo foi a central de operações do dia 15. E o teatro de operações foi a Paulista. 

    Reparem: Ronaldo gordo é do Rio, mas foi pra Paulista vestindo camiseta do Aécio; Ronaldo Caiado é goiano, mas foi pra Paulista. Artistas globais, tucanos, demos e a Globo: tudo convergiu pra Paulista.

    Ali Kamel e seus subalternos fizeram um show. Os números iam crescendo: 280 mil na Paulista, meia hora depois eram 500 mil pessoas. E, numa mesma entrada ao vivo, eu vi a apresentadora no estúdio da Globo falar em 500 mil, e na sequencia o repórter falar: “não, a PM atualizou para 1 milhão de pessoas”. Em 15 minutos! Fenômeno…

    Claro que não havia 1 milhão na Paulista. Não cabe! A avenida tem 2.700 metros de extensão x 50 metros de largura = 135.000 metros quadrados. Supondo 4 pessoas por metro quadrado, chegamos a 600.000. Pra isso, a avenida teria que estar ocupada de ponta a ponta (e não estava), sem espaços vazios (e o fato é que havia concentração forte em torno do MASP, mas ela se diluía um pouco nas quadras em volta).

    Avaliando as imagens de domingo e sexta, havia sim muito mais gente no ato de hoje. 5 ou 6 vezes mais. No dia 13, a marcha ocupou três quadras,  em apenas uma das pistas. Dessa vez, a concentração ocupou 9 quadras, mas nas duas pistas. E o povo se espalhou um pouco pelas ruas paralelas.

    Se havia 40 mil pessoas na marcha do dia 13, hoje havia entre 250 mil e 300 mil. 1 milhão é o número da tabelinha Kamel/PM do Alckmin.

    Sim, de toda forma, é muita gente. Mas não deve apavorar ninguém.

    Na Argentina e na Venezuela, a direita põe milhares nas ruas, há mais de 5 anos. E não ganha. A diferença é que lá o governo enfrenta. Faz a batalha de comunicação.

    De resto, lembremos: São Paulo é o nó do Brasil. E os paulistas com raiva fazem besteira. Fizeram em 32 – quando a elite cafeeira insuflou a classe média a lutar contra o governo central. A paulistada foi dar tiro na trincheira em 32! Hoje, falta pouco pra isso. Há um ódio que escorre pela sarjeta –  insuflado por blogueiros valentões e pela Globo.

    Na eleição, os paulistas deram dois terços dos votos para Aécio. Em bairros ricos, que circundam a Paulista, a proporção passou dos 80% dos votos contra o PT!

    Sim, havia uma imensa maioria de classe média na Paulista neste domingo. Mas é verdade que em São Paulo o ódio transpassa a elite e chega ao povo. Havia, sim, parcelas (minoritárias) de povão, da tal classe C.

    De novo, nenhuma novidade. Em São Paulo, em 2014, bairros populares votaram em Aécio numa proporção de 60 x 40. Isso, de alguma forma se refletiu na rua do dia 15. Mas seria tolo não reconhecer que a direita ganhou força, e está no ataque.

    Em outras partes do Brasil, não foi assim: no Rio e em BH, mas principalmente no Nordeste, nesse dia 15 a elite branca é que foi gritar seu ódio contra Dilma, contra o PT. Tudo disfarçado de “combate à corrupção”. Em Salvador, não havia negros na rua. Parecia Blumenau. No Rio, era a zona sul protestando com ajuda da Globo.

    Sim, há motivos para estar insatisfeito com o governo. Isso é uma coisa. Mas a explosão de ódio que vimos na eleição, e vemos agora de novo (sobretudo em São Paulo), é bem mais que isso.

    O Nordeste e o povo trabalhador precisam se preparar porque os paulistas estão querendo armar outro 1932.

    Esqueçam São Paulo nos próximos 3 ou 4 anos. Isso aqui está perdido. A direita extremada vai avançar. E a direita extremada que não se cria em outras partes vai correr pra cá. Quanto mais mostrar sua cara (queimando diretórios do PT, ou ‘enforcando’ bonecos de Lula e Dilma – como fizeram hoje em Jundiaí), mais o Brasil vai perceber qual o caráter da luta que será travada nesse país.

    O resumo da luta é esse: elite paulista  + Globo x povo trabalhador do Brasil.

    Se essa batalha ficar clara, os trabalhadores vão ganhar. De novo.

    Na soma de todo o Brasil, e com apoio maciço e descarado da Globo, essa gente não botou 1 milhão nas ruas. A Dilma, com o país em crise, e com todos os erros políticos, ganhou com 54 milhões de votos.

    O Brasil não é a Paulista da direita extremada, não é a Globo.

    Mas só é possível enfrentara direita se Dilma mudar a politica. E se Lula sair da toca. Mãos á obra! Vamos enfrentar essa gente – que vagou feito zumbi pelas tristes ruas da minha cidade.

    P.S.: meia hora depois de escrever esse texto, vi que DataFolha estimou em 210 mil o número de manifestantes na Paulista. A PM fala em 1 milhão. Estranhamente, na hora de dar números do Brasil, aí UOL usa os números da PM. O fato é que a Globo e a PM estão inflando. A direita foi pra rua, mas não vai falar sozinha.

  64. Errou na entrada e na saída….

    A análise sobre FHC e Serra no início dispensa comentários, só depois que ler o livro do Serra e assistir sua entrevista recente ao Fernando Rodrigues, assim com a de FHC à Veja, haveria paridade de “armas”….

    No final, esqueceu que a maior quantidade de térmicas, a solução para a crise energética, em número de 80, foi construída em 2001, além de outra reforma estruturante, a LRF, em 2000.

     

     

  65. Desculpa a deselegância…

    …mas não se limpa m…. sem sujar as mãos.

    Será que Dilma consegue entrar “nesse terreno pantanoso” e “enfrentar o jogo sujo”?

    Tenho dúvidas.

  66. Crise Política
    Toda manifestação é justa deste que transmita a mensagem correta e dirigida a toda classe sendo da ordem política é mais grave pois mexe com a vida de milhões de pessoas, coisa que esse bando de aloprado não entende não é através de Impeachment que mudaremos a atual conjuntura política, corrupta, que  Institucionaliza-se em Brasília como a que estamos vivendo hoje é muito mais grave e amplo e deveria sim ser tocado na ferida que já de muito tempo encontra-se  aberta falamos da imensidão de partidos que mais serve os seus próprios interesses enxergando na política um meio de poder e o fim não poderia ser melhor é prazer e dinheiro fácil, na estrutura da construção política, Toma lá dá cá, é pratica rotineira o  financiamento de campanha as coligações os cargos comissionados, número imenso de ministérios a chamada base de sustentação do governo chega ser piada sustentação do que da corrupção apadrinhamento político entre o público e privado deixemos de ser otários a maioria das agremiações políticas são corruptas deste do seu nascimento a luta declarada não é contra PT, PSDB etc. todos roubam e fingem que não sabem de nada criam-se CPIS, cortinas de fumaça com um falso moralismo iremos apurar a verdade mas o que vemos no final será da impunidade do sujo falando do mau lavado, A justiça por sua vez dando um tiro no pé da moralidade com o  chamado, forro privilegiado são cidadãos ilustres pois detém diferenciação perante a lei, penas brandas como as aplicadas no mensalão pois se tem medo ou covardia em aplicar penas duras pois tocariam no colarinho branco que detém poder, dinheiro, influencia mas com ferro quente cauterizariam a ferida aberta da nação a corrupção e a impunidade e curariam o País, impregnado de corrupção tanto ativa como passiva e abriram-se precedentes de penas cada vez mais duras, inibindo a corrupção ao mínimo possível, mas isso na atual morosidade do judiciário que também demanda reformas nas normas de atuação e na agilização de processos complexos de envergadura nacional, neste momento de agonia nacional estamos sois, mas deveríamos sim ser acompanhados de um sentimento de mudança nacional, no ato que transforma verdadeiramente a situação atual é reforma política derrubemos toda estrutura existente não com os que aí  estão mas através de uma nova constituinte exclusiva para se fazer a reforma política que  devolva o poder ao povo que elimine a zona de conforto com todas as suas benesses que essa escoria detém hoje com salários acima do teto em detrimento da pobreza no seio da nação, necessitamos de brasileiros de coragem para gritar em alto e bom som que queremos uma nova eleição com novos quadros discutindo nas massas da sociedade nas universidades nos meios de comunicação o melhor caminho a ser seguido que a princípio seja pautado como instrumento fundamental e básico de que todos somos iguais perante as leis, e que a democracia plena seja instrumento de mobilização de todas estruturas da sociedade eu tenho certeza que chegaremos no final de todo este processo como um País maduro de Brasileiros e brasileiras com honra, que conseguimos mudar aquilo que parecia ser impossível.  

  67. Crise Política
    Toda manifestação é justa deste que transmita a mensagem correta e dirigida a toda classe sendo da ordem política é mais grave pois mexe com a vida de milhões de pessoas, coisa que esse bando de aloprado não entende não é através de Impeachment que mudaremos a atual conjuntura política, corrupta, que  Institucionaliza-se em Brasília como a que estamos vivendo hoje é muito mais grave e amplo e deveria sim ser tocado na ferida que já de muito tempo encontra-se  aberta falamos da imensidão de partidos que mais serve os seus próprios interesses enxergando na política um meio de poder e o fim não poderia ser melhor é prazer e dinheiro fácil, na estrutura da construção política, Toma lá dá cá, é pratica rotineira o  financiamento de campanha as coligações os cargos comissionados, número imenso de ministérios a chamada base de sustentação do governo chega ser piada sustentação do que da corrupção apadrinhamento político entre o público e privado deixemos de ser otários a maioria das agremiações políticas são corruptas deste do seu nascimento a luta declarada não é contra PT, PSDB etc. todos roubam e fingem que não sabem de nada criam-se CPIS, cortinas de fumaça com um falso moralismo iremos apurar a verdade mas o que vemos no final será da impunidade do sujo falando do mau lavado, A justiça por sua vez dando um tiro no pé da moralidade com o  chamado, forro privilegiado são cidadãos ilustres pois detém diferenciação perante a lei, penas brandas como as aplicadas no mensalão pois se tem medo ou covardia em aplicar penas duras pois tocariam no colarinho branco que detém poder, dinheiro, influencia mas com ferro quente cauterizariam a ferida aberta da nação a corrupção e a impunidade e curariam o País, impregnado de corrupção tanto ativa como passiva e abriram-se precedentes de penas cada vez mais duras, inibindo a corrupção ao mínimo possível, mas isso na atual morosidade do judiciário que também demanda reformas nas normas de atuação e na agilização de processos complexos de envergadura nacional, neste momento de agonia nacional estamos sois, mas deveríamos sim ser acompanhados de um sentimento de mudança nacional, no ato que transforma verdadeiramente a situação atual é reforma política derrubemos toda estrutura existente não com os que aí  estão mas através de uma nova constituinte exclusiva para se fazer a reforma política que  devolva o poder ao povo que elimine a zona de conforto com todas as suas benesses que essa escoria detém hoje com salários acima do teto em detrimento da pobreza no seio da nação, necessitamos de brasileiros de coragem para gritar em alto e bom som que queremos uma nova eleição com novos quadros discutindo nas massas da sociedade nas universidades nos meios de comunicação o melhor caminho a ser seguido que a princípio seja pautado como instrumento fundamental e básico de que todos somos iguais perante as leis, e que a democracia plena seja instrumento de mobilização de todas estruturas da sociedade eu tenho certeza que chegaremos no final de todo este processo como um País maduro de Brasileiros e brasileiras com honra, que conseguimos mudar aquilo que parecia ser impossível.  

  68. Sobre as manifestações do dia 15

     Caro Nassif,

     Sua análise, como sempre, é indiscutível. Meu comentário não é sobre ela, mas sobre o desdobramento dos fatos a que você se refere, com culminância nas passeatas do dia 15.

     Digam o que disserem os arautos do caos, essas passeatas, orquestradas com grande antecedência, programadas com “uniformes”, carros de som e datas e horas estratégicas, foram, sim, uma tentativa de criar um “terceiro turno”, desrespeitando a vontade popular revelada há pouquíssimos meses.

    A incompetência da área de comunicação do Governo não consegue, infelizmente, levar ao povo brasileiro uma análise que sirva de contraponto a esse oba-oba midiático dos patrões, jornalistas e artistas globais. Qualquer capivara engravatada poderia prever o que aconteceu, porque o que aconteceu repete os dias de junho de 2013, agora com um sentido de organização e de direcionamento que aquele movimento não tinha e depois de afastado os perigos dos “Blac Blocs”, que não têm nada a ver com o governo, mas assustam , e muito, a elite do país.    

    A diferença foi justamente esta: substituiu-se o espontaneísmo por uma organização cirúrgica, a partir de sites criados por empresários e coisas do gênero conclamando seus afins às ruas. Seus afins? Sim, aqueles que, como eles, defendem irrestritamente uma visão de mercado para a sociedade, uma meritocracia fajuta – porque parte de oportunidades desiguais -, um Estado mínimo (para torná-lo maximamente incapaz de atender às necessidades dos mais pobres, mão de obra necessária à exploração de sempre), 

    Está certo, provavelmente, o número divulgado, de cerca de dois milhões de pessoas nas ruas. Mas também está correto quem diz que este númeor é composto quase que exclusivamente por eleitores que não votaram na Presidenta. Aí, considerada a ampla divulgação do evento (uma “indignação” que esperou alguns meses para se manifestar, depois, é claro de ter desfrutado a alegria do carnaval…) , podia-se até esperar um número maior, pois passou de 50 milhões a quantidade de eleitores de Aécio. E essa turma não anda apenas politicamente contrariada, mas visceralmente odienta, revelando, inclusive, nas ruas, a “educação” que se esconde atrás do verniz burguês.

    Digo e reafirmo que essa passeata é golpista porque feita por eleitores insatisfeitos e que almejam soluções menos democráticas para sua insatisfação. Basta olhar – e não vejam aqui preconceito – para os manifestantes, em todas as passeatas: gente bem nutrida, bem longe do estereótipo  miscigenado desse país… Gente da paulistana terra do dinheiro, consagrado reduto tucano; gente de Ipanema e Copacabana (alguém soube de manifestações no subúrbio carioca?) e um resto de pessoas espalhadas pelo país que, por mais que tentem, não representma numericamente algo a ser considerado (20.000 insatisfeitos em Belo Horizonte?).

    É claro que o Governo está pagando por suas contradições, falta de unidade, alianças com salafrários de todo nível, comunicação deficiente, bolsões de corrupção. Nada de novo, porém, nos céus e terras brasileiros.Todos os bem informados ouviram falar do episódio – investigado ? – de uma suposta  compra de parlamentares por parte de quem hoje é oposição para mudar as regras do jogo eleitoral. Até hoje aguarda-se a Cachoeira de fraudes e corrupções que foi recentmente sepultada. Não se viu ninguém na rua, no dia 15, falando do metrõ paulista ou do aeroporto mineiro. E, em um passe de mágica, o Congresso, que vinha sendo bombardeado quando servia de base para os governos petistas, é agora poupado – até endeusado – por quem quer derrubar a presidenta. E gente até então tida como indesejável na política passa a compor o quadro de herói nacionais.

    Esse é um ambiente de golpe. Já vi isso antes. Minha esperança, no entanto, é que surjam lideranças – que o Governo não está conseguindo criar – para dar, nas ruas, uma resposta similar ao ataque.

    O resto, meus caros, se ganha ou se perde nas eleições, única forma correta de tirar um governante do poder, a não ser que se provem atos negativos que justifiquem o tal impeachment  que , neste momento, soa como sinônimo perfeito da palavra golpe. .

       

     

     

     

  69. Sobre as manifestações do dia 15

     Caro Nassif,

     Sua análise, como sempre, é indiscutível. Meu comentário não é sobre ela, mas sobre o desdobramento dos fatos a que você se refere, com culminância nas passeatas do dia 15.

     Digam o que disserem os arautos do caos, essas passeatas, orquestradas com grande antecedência, programadas com “uniformes”, carros de som e datas e horas estratégicas, foram, sim, uma tentativa de criar um “terceiro turno”, desrespeitando a vontade popular revelada há pouquíssimos meses.

    A incompetência da área de comunicação do Governo não consegue, infelizmente, levar ao povo brasileiro uma análise que sirva de contraponto a esse oba-oba midiático dos patrões, jornalistas e artistas globais. Qualquer capivara engravatada poderia prever o que aconteceu, porque o que aconteceu repete os dias de junho de 2013, agora com um sentido de organização e de direcionamento que aquele movimento não tinha e depois de afastado os perigos dos “Blac Blocs”, que não têm nada a ver com o governo, mas assustam , e muito, a elite do país.    

    A diferença foi justamente esta: substituiu-se o espontaneísmo por uma organização cirúrgica, a partir de sites criados por empresários e coisas do gênero conclamando seus afins às ruas. Seus afins? Sim, aqueles que, como eles, defendem irrestritamente uma visão de mercado para a sociedade, uma meritocracia fajuta – porque parte de oportunidades desiguais -, um Estado mínimo (para torná-lo maximamente incapaz de atender às necessidades dos mais pobres, mão de obra necessária à exploração de sempre), 

    Está certo, provavelmente, o número divulgado, de cerca de dois milhões de pessoas nas ruas. Mas também está correto quem diz que este númeor é composto quase que exclusivamente por eleitores que não votaram na Presidenta. Aí, considerada a ampla divulgação do evento (uma “indignação” que esperou alguns meses para se manifestar, depois, é claro de ter desfrutado a alegria do carnaval…) , podia-se até esperar um número maior, pois passou de 50 milhões a quantidade de eleitores de Aécio. E essa turma não anda apenas politicamente contrariada, mas visceralmente odienta, revelando, inclusive, nas ruas, a “educação” que se esconde atrás do verniz burguês.

    Digo e reafirmo que essa passeata é golpista porque feita por eleitores insatisfeitos e que almejam soluções menos democráticas para sua insatisfação. Basta olhar – e não vejam aqui preconceito – para os manifestantes, em todas as passeatas: gente bem nutrida, bem longe do estereótipo  miscigenado desse país… Gente da paulistana terra do dinheiro, consagrado reduto tucano; gente de Ipanema e Copacabana (alguém soube de manifestações no subúrbio carioca?) e um resto de pessoas espalhadas pelo país que, por mais que tentem, não representma numericamente algo a ser considerado (20.000 insatisfeitos em Belo Horizonte?).

    É claro que o Governo está pagando por suas contradições, falta de unidade, alianças com salafrários de todo nível, comunicação deficiente, bolsões de corrupção. Nada de novo, porém, nos céus e terras brasileiros.Todos os bem informados ouviram falar do episódio – investigado ? – de uma suposta  compra de parlamentares por parte de quem hoje é oposição para mudar as regras do jogo eleitoral. Até hoje aguarda-se a Cachoeira de fraudes e corrupções que foi recentmente sepultada. Não se viu ninguém na rua, no dia 15, falando do metrõ paulista ou do aeroporto mineiro. E, em um passe de mágica, o Congresso, que vinha sendo bombardeado quando servia de base para os governos petistas, é agora poupado – até endeusado – por quem quer derrubar a presidenta. E gente até então tida como indesejável na política passa a compor o quadro de herói nacionais.

    Esse é um ambiente de golpe. Já vi isso antes. Minha esperança, no entanto, é que surjam lideranças – que o Governo não está conseguindo criar – para dar, nas ruas, uma resposta similar ao ataque.

    O resto, meus caros, se ganha ou se perde nas eleições, única forma correta de tirar um governante do poder, a não ser que se provem atos negativos que justifiquem o tal impeachment  que , neste momento, soa como sinônimo perfeito da palavra golpe. .

       

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador