4 de junho de 2026

A estratégia política e social do governo Haddad

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A estratégia do governo Fernando Haddad para 2016 será trabalhar valores, mais do que projetos.

Essa é a visão de Chico Macena, Secretário de Governo e responsável pelo monitoramento de todas as políticas municipais.

O programa de governo de Haddad foi amplamente debatido durante a campanha eleitoral, envolvendo setores da universidade e movimentos sociais.

Junho de 2013 foi o furacão que atrapalhou todas as estratégias. Foram feitos vários exercícios, pesquisas qualitativas sobre como construir o diálogo com a cidade, para saber qual o projeto de cidade que se pretendia. Nas qualitativas, às vezes se mostrava algo que havia sido realizado pela Prefeitura, mas pessoas não acreditavam. O ceticismo havia engolfado todo o sistema politico do país.

O primeiro passo da Prefeitura foi a mudança de slogan. Trocou-se “A Cidade que a Gente Ama”, para “Fazendo o que precisa ser feito”. O desafio era destravar o diálogo.

Em um primeiro momento, o trabalho cumpriu seu papel. Hoje em dia, qualquer pesquisa em São Paulo capta a ideia de moderno, de modernidade ou de caminhar para a modernidade. É um conceito que pegou, diz Macena, inclusive na periferia, mas especialmente junto à juventude classe média.

Construir cidade mais moderna e humana, mais que ações, depende de valores, diz Macena, compreender as relações dentro da cidade de outra maneira.

O Secretário de relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem promovido um conjunto de plenários com gestores de várias áreas, para montar e passar a visão de futuro, através do projeto Plenária São Paulo Para o Futuro.

Segundo Ana Estela Haddad, está sendo construída uma participação social de forma inédita. Chama atenção especialmente o trabalho de Fernando Mello Franco, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Arthur Henrique, na Secretário do Trabalho e a Secretaria da Cultura, no tempo em que foi dirigida por Juca Ferreira – antes de se tornar Ministro da Cultura.

Modernização com humanização

O ideia da modernização com humanização ficou presente nas ciclovias, na abertura de espaços públicos, na Paulista à noite, no carnaval de rua, nos artistas de rua, no minhocão.

É mais perceptível para a classe média do centro expandido.

Na periferia, há alguns ruídos, porque a mediação que ela faz não se dá só pela apropriação do espaço mas pelos serviços prestados.

Hoje em dia, por exemplo, rapazes de periferias montam seus grupos de bicicleta e vão para a Paulista ou Ibirapuera. Na Paulista, ele se sente igual ao jovem de classe média porque a bicicleta, pelo menor valor, democratiza o acesso.

Outros projetos têm esse papel, como as 120 praças com wifi. Hoje em dia, já existem concentrações de jovens que vão com seus celulares às praças para se conectar ao mundo digital.

Na periferia ainda há ruídos, porque por lá a mediação não se dá apenas pela apropriação do espaço público, mas pelos serviços prestados. E a prefeitura ainda não conseguiu humanizar a questão dos serviços e atendimentos. A periferia ainda não se sente pertencente a algumas das políticas desenvolvidas, mas se avança, diz Macena.

O primeiro sistema cicloviário completo foi montado no Jardim Helena, região em que 9% da população já usava bicicletas em ruas de terra e sem calçadas. Aliás, quem mais se vale da bicicleta é a periferia, diz Macena. Mas reconhece que a prefeitura perdeu a batalha da mídia.

Embora afetados pelos cortes orçamentários nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), Macena julga que parte do programa de metas será cumprido. A renegociação da dívida da prefeitura dá certo fôlego.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

21 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fernando J.

    6 de agosto de 2015 3:16 pm

    O governo que flui

    Quando se tem assessores e equipe à altura, o governo flui. E importante, faz autocrítica, reconhece erros e carências. E ataca as carências. Estão no ponto A, sabem o que tem de ser feito e como tem que ser feito para chegar no ponto B.

  2. Fernando J.

    6 de agosto de 2015 3:22 pm

    Donato, o injustiçado

    No canto da foto, ao fundo, o vereador e atual presidente da Câmara Antonio Donato Madorno, em quem votei em 2012 e votarei em 2016 e até o fim dos tempos. Foi imolado na fogueira de denúncias fabricadas pela mídia e Haddad, em momento Dilma, demitiu o seu Secretário de Governo, amigo e melhor e competente aliado.

  3. Emilia Silva

    6 de agosto de 2015 3:37 pm

    O sucesso e o futuro de

    O sucesso e o futuro de Haddad como político se mede pelos ataques e críticas infundados que ele vem sofrendo com cada vez mais força dos coxinhas paulistas que odeiam o PT. Já perceberam que ele tem potencial e tentam destruí-lo antes que se torne um novo Lula. 

  4. Lucinei

    6 de agosto de 2015 3:57 pm

    “Conceito que pegou”? Quantos

    “Conceito que pegou”? Quantos “pegaram”?

  5. Osvaldo Ferreira

    6 de agosto de 2015 4:24 pm

    Haddad sem sombra de dúvida é

    Haddad sem sombra de dúvida é o melhor quadro político do PT e um dos melhores administradores públicos da atualidade.

    1. Crisitano

      7 de agosto de 2015 1:22 am

      Sério?
      Em que cidade vc vive?

      Sério?

      Em que cidade vc vive?

  6. oneide2

    6 de agosto de 2015 4:27 pm

    “O programa de governo de

    “O programa de governo de Haddad foi amplamente debatido durante a campanha eleitoral, envolvendo setores da universidade e movimentos sociais.”

    Mito.

    1. Sergio Martins Pinto

      7 de agosto de 2015 12:04 am

      Clone? Náo sabia que estavam

      Clone? Náo sabia que estavam clonando qualquer porcaria

  7. Fabianorc

    6 de agosto de 2015 4:29 pm

    Nomes para esquecer

    Luiza Erundina, Marta Suplicy, Kassab e Haddad… nomes para esquecer.

    1. Flavio Martinho

      6 de agosto de 2015 5:05 pm

      Nomes para lembrar: Maluf,

      Nomes para lembrar: Maluf, Pita, Alc…, Serra, FHC, que quase ia mas nunca foi.

      1. Anarquista Lúcida

        6 de agosto de 2015 9:35 pm

        Cuidado, Flávio, acrescente IRONIA ON ou te crêem

        É ironia, nao é? Pelo menos espero…

  8. Seu Madruga

    6 de agosto de 2015 4:35 pm

    Haddad talvez seja hoje o

    Haddad talvez seja hoje o único nome que o PT possui que teria meu voto de olho fechado. Uma pena que em 2010 ele não tenha sido candidato a presidência no lugar de Dilma, hoje a situação do país poderia ser outra. Acho que a Dilma tem se preocupado demais com a sua imagem e o que a imprensa pensa dela, enquanto o Haddad toma as decisões pensando mais no longo prazo, desprezando ganhos eleitorais contemporâneos

  9. João de Deus

    6 de agosto de 2015 5:08 pm

    Programa do PT hoje na televisão

    Vídeo no Conversa Afiada. Infelizmente não sei como postá-lo aqui.

    Muito bom, muito objetivo.

    Segue o link da matéria que inclui o vídeo.
     
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/08/06/programa-do-pt-desafio-os-paneleiros/

     

  10. Marcotog

    6 de agosto de 2015 5:16 pm

    Só faltam as aspas para ser

    Só faltam as aspas para ser um texto institucional encaminhado pela secretaria de comunicação do prefeitura.

     

    Não voto em São Paulo. Mas imaginava que Haddad fosse um político diferenciado, alguém que finalmente estivesse à altura do cargo que ocupa.

    Ledo engano. Não o acho um pilantra, no sentido de levar um por fora, nada disso. Apenas é medíocre. Não serve para prefeito da maior cidade do país. Imagina que está administrando um bairro de 10 mil habitantes e tem um secretariado tão mediocre quanto ele.

    Ele vai passar quatro anos tendo construído ciclovias – mal e porcamente – e pintado faixas exclusivas de ônibus. São medidas que bem adotadas, seriam “ok”, mas construídas como são, apenas serviram para o alcaide virar motivo de piada.

    O próprio texto deixa isso claro. O que ele fez? Ciclovias, praças com wifi e fechou a paulista. 4 anos pra isso? 

    O maior problema não é ele ser ruim. Isso resolve-se nas urnas. Mas ser TÃO ruim, que vai conseguir com que o próximo prefeito eleito seja um Datena ou um Russomano da vida.

     

     

    1. Sergio Martins Pinto

      7 de agosto de 2015 12:02 am

      Não sei onde você mora, mas

      Não sei onde você mora, mas nota-se que seus argumentos são os mesmos da mídia aqui de sumpalo. Está esquecendo de alguns dados, como por exemplo a dívida da prefeitura, que está tendo um refresco com sua renegociação, o que acabou favorecendo outras prefeituras. O prefeito tinha um plano de construção de corredores de ônibus, que funcionam muito bem, mas a justiça acabou vetando a continuidade do plano.

      Entâo, sem dinheiro e com um bom projeto interditado, sobra o que, em termos de mobilidade?

      E há outras medidas, que obviamente nâo chegam ao conhecimento da população porque no ano que vem terá eleição para prefeito e ele é um grande nome.

    2. raphael lage

      7 de agosto de 2015 5:18 pm

      Não fez somente isso não…

      Criou a controladoria geral do município, fez o plano diretor, operação braços abertos, fez pressão pela renegociação da dívida do município, reativou o funcionamento dos CEU’s em turnos diversos, construindo hospital…

      Quem só fala em ciclovia e faixa de ônibus é pq só acompanha o q mídia canalha diz sobre a gestão Haddad.

       

  11. LuizOP

    6 de agosto de 2015 7:18 pm

    ATÉ QUE ENFIM

    Um bom reconhecimento à atuação de Haddad. Um grande prefeito.

  12. joel lima

    6 de agosto de 2015 9:08 pm

    Votei em Haddad. E votarei

    Votei em Haddad. E votarei nele de novo se o hospital que ele prometeu na região em que moro estiver feito e funcionando .  Não adianta muito um jovem da periferia se sentir igual a um de classe média só por usar bicicleta. Se os dois ficarem doentes, um tem dinheiro para usar um hospital particular e o outro terá que andar quilômetros até um hospital e torcer pra que lá que não fique um dia inteiro sem ser atendido. 

  13. veranis

    7 de agosto de 2015 2:32 am

    ônibus chic

    Hoje, graças ao Haddad me senti no primeiro mundo. Estava no meu ponto de ônibus e lá chegou um desses ônibus novos, prateado, articulado e pasmem… com ar condicionado. Que coisa mais chic! Me senti muito elegante, pois nem no carro do meu filho, eu não dirijo, então pego carona às vezes, tem um ar tão gostoso. Parabéns Haddad e eu soube também que os acidentes na marginal diminuiram, então parabéns de novo!

  14. PedroAurelioZabaleta

    7 de agosto de 2015 2:57 am

    2022?

    Vai ser um grande Presidente esse Haddad.

  15. Bruno RS

    7 de agosto de 2015 3:38 am

    Dialogo?

     Onde estava o dialogo quando aumentou as passagens de ônibus? Onde estava o dialogo quando diminuiu a velocidade nas marginais?
     O cara sai da periferia pra andar de bicicleta na paulista, aí se sente um Europeu. Então volta pra periferia, pra péssima educação, pra péssima saúde, para ruas esburcadas, pró transporte público cheio e degradante e percebe que não é. A Europa é só nos jardins que já tem tudo mas faltava ao poder público dar a ciclovia, isso era urgente pra quem tem tudo…já para quem não tem nada…Questão de prioridades.

Recomendados para você

Recomendados