Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

A polícia é a chave do poder, por André Araújo

Por André Araujo

“Sem o controle da polícia, eu seria deposto em um dia” já dizia o Imperador Napoleão. E tinha estrito controle sobre Joseph Fouché, sua invenção, um indivíduo de baixa extração que ele transformou em Chefe da Polícia e enobreceu (Duque de Otranto). Desde o Império Romano, o controle da Polícia é essencial para manter o Poder. Os Imperadores Romanos tinham controle sobre os “frumentarii”, polícia política do Império. A Guarda do Palácio era tão importante que podia fazer e depor imperadores. Nos tempos modernos os governos sempre tiveram especial cuidado com o controle da Polícia, aí entendida a polícia do poder.

Na antiga Rússia Imperial a OKRANA era diretamente ligada ao Imperador, com a Revolução Soviética o aparelho policial aumentou muito e era a chave do poder de Lenin e Stalin. No começo da Revolução era a CHEKA, depois NKVD, MVD e MGB, a instituição era sempre a mesma, a propria Okrana imperial não foi dissolvida inteiramente, os soviéticos tinham respeito pela Okrana que anteriormente tinha prendido todos eles e tinha agentes nos países de exílio.
Todo essa aparelho policial centenário continuou após a dissolução da URSS e um de seus agentes é hoje o grande líder do país, Vladimir Putin fez toda sua carreira na KGB, de quem foi delegado na antiga Alemanha Oriental com base em Dresden.

Stalin tinha na polícia seu instrumento de poder. Dois de seus chefes e carrascos de seus grandes expurgos, primeiro Yagoda e depois Yezhov tornaram-se tão poderosos que Stalin os depôs e fuzilou um de cada vez, Yagoda em 15 de março de 1938 e Yezhov em 4 de fevereiro de 1940.

O poder dos dois chefes da NKVD passou do ponto e Stalin sentiu-se ameçado por eles. Após a morte de Stalin, o chefe da Polícia, Lavrenti Beria, se preparava para tomar o poder no Kremlin. Seus agentes dominavam a sede do governo soviético. Em um rápido golpe de mão, o Marechal Zukhov cercou o Kremlin pelo Exército e prendeu Beria, que foi executado em dezembro de 1953.

Polícias poderosas como a PIDE em Portugal, a SECURITATE na Romênia, a DIPO, no México, a AVO na Hungria, a SAVAMA no Irã,  eram ou são a arma central do poder político.

No Brasil, as origens de nossa Polícia Federal estão na Intendência Geral de Polícia da Corte, criada por Dom João VI em 1808, descendendo em linha reta a Chefatura de Polícia do Distrito Federal, arma de poder dos quinze anos de Getúlio Vargas, esta transforma-se em 28 de março de 1944, em plena ditadura do Estado Novo no  Departamento Federal de Segurança Pública e em 24 de janeiro de 1967, portanto em pleno regime militar, no Departamento de Polícia Federal.

Na Chefatura de Polícia pontificou um dos simbolos da ditadura do Estado Novo, Filinto Muller, depois Senador e presidente da ARENA. Muller era peça fundamental das ações da Ditadura varguista contra seus adversários, uma de suas ações mais célebres foi prender a mulher de Luis Carlos Prestes, Olga Benário, e mandá-la para a Alemanha onde foi decapitada pela Gestapo depois de dar à luz a sua filha Anita Leocadia.

A atual Polícia Federal tem assim raízes PROFUNDAMENTE POLÍTICAS, como instrumento de poder.

A aparente profissionalização que começou depois do fim do regime militar foi quebrada na sua primeira grande ação politica, induzida pelo PT, a prisão espetaculosa de Daniel Dantas, puramente política e não profissional, Dantas ficou preso dois dias e libertado por falta de razões para ser preso e nunca mais foi incomodado. A prisão arbitrária gerou a queda do Diretor Geral da PF e a demissão do delegado. Essa ação puramente política abriu caminho para as ações politicas seguintes da Operação Lava Jato.

Alguns colocaram a questão ” Mas a Polícia age em obediência a mandados de prisão expedidos pelo Juiz”.

A questão não é tão simples. A Policia PODE sim analisar a legalidade do mandado de prisão, a decisão do prazo e do modo de cumprir é da Polícia e esta pode SIM levar o Mandado à Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça para ver sua legalidade e pertinência. No caso do Juiz do caso Eike Baptista ficou claro em poucos dias que os MANDADOS de Busca e Apreensão de bens eram ILEGAIS, tanto que foram revogados. Um Mandado de Prisão pode ser ilegal? Claro que pode. A Polícia não é obrigada a cumprir às cegas qualquer mandado, o Juiz pode errar ou exorbitar, a Polícia tem o direito e o dever de usar seu escrutinio sobre o Mandado, só não o faz quando age em parceria de intenções com o Juízo.  Da mesma forma que o Juiz pode ou não concordar com um pedido de prisão do Ministério Público, cabe à Policia uma análise dos Mandados, todas as Secretarias de Segurança PÚblica e o MinistÉrio da Justiça tem grandes CONSULTORIAS JURÍDICAS exatamente para isso. Outro aspecto que cabe a polícia decidir é o MODO da prisão.

Para que prender empresarios pacíficos, não são traficantes e assassinos, para que Rambos com metralhadoras a tiracolo, coletes à prova de bala, qual a finalidade? É apenas o espetáculo vulgar da Globo. A prisão dos chefes da Fifa em Zurique foi a mais discreta possivel, não se exibiu os presos como macacos em circo, aqui o que se faz é vergonhoso, a criação de um espetáculo estúpido para desmoralizar, o famoso ESCRACHO, não cabe essa demonstração de arbiírio em uma polícia de alto nível profissional, não se pode dar acesso à Globo até a porta do avião que transporta os presos, essa é uma área restrita, a Globo só entra se os policiais lhe derem acesso e pelo visto dão com grande prazer. No operação Dantas, a prisão do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, às 6 da manhã na porta de sua casa, ele de pijama com o Cesar Tralli lhe enfiando o microfone e a câmera na cara, Pitta já muito doente de câncer, morreria logo depois, foi uma das ações mais deprimentes da Polícia Federal, quem chamou o Tralli para ir junto com os agentes? Isso não foi MANIFESTAMENTE ILEGAL? Está escrito no Mandado que precisa levar a Globo a tiracolo?

Ocorre que hoje a Polícia Federal se tornou independente do Governo, tem PODER PRÓPRIO E AUTONÔMO, caso único no planeta, portanto em um caso onde se manda prender sem ser em flagrante e com provas fracas os presidentes de dois entre os dez maiores grupos empresariais do Pais, a Polícia não consultou o Governo, como seria lógico e como seria feito na França, Inglaterra, Alemanha ou EUA. Simplesmente cumpriu a ordem porque está participando do mesmo grupo político-judicial-policial que leva adiante a Operação Lava Jato fora do controle do Governo.

Hoje o PODER no Brasil esfacelou-se e fragmentou-se de tal forma que nada é impossivel, até a prisão da Chefe de Estado em pleno palácio é possível,  sempre com a Globo junto com a polícia, quem detém a anarquia do Poder em um País fragmentado ?

A única força que poderia se contrapor são as FORÇAS ARMADAS mas essas foram de tal forma hostilizadas nos últimos doze anos que ficarão mudas perante esse caos absoluto das Instituições.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. GGN-NASSIF deu agora de

    GGN-NASSIF deu agora de defender com unhas e dentes o policiamento totalitário do Poder e da Sociedade…

    a marcha da insensatez continua… e saga mística do blog também…

    1. Bem posto.
      Dentre outros

      Bem posto.

      Dentre outros equívocos ideológicos e éticos, defender que a PF se recuse a cumprir ordem judicial é realmente deplorável.

        1. O artigo apontado trata do

          O artigo apontado trata do prazo de validade dos mandados, o que não é bem o caso.

          Pode-se apresentar mil e uma razões para criticar esta operação, a PF como um todo, seu chefe (o inexplicável ministro da justiça), o próprio Moro (é indisfarçável sua sede de prejudicar o atual governo, e me parece bastante claro que ele aglutina as figuras de juiz, procurador e delegado em si), criticar os vazamentos, o judiciário como um todo, etc. 

          Daí a defender que as polícias tenham a prerrogativa de avaliar se acatarão, ou não, decisões judiciais, conforme o artigo expressa (cito abaixo), aí é o fim.

          A questão não é tão simples. A Policia PODE sim analisar a legalidade do mandado de prisão, a decisão do prazo e do modo de cumprir é da Polícia e esta pode SIM levar o Mandado à Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça para ver sua legalidade e pertinência. (…)
          A Polícia não é obrigada a cumprir às cegas qualquer mandado, o Juiz pode errar ou exorbitar, a Polícia tem o direito e o dever de usar seu escrutinio sobre o Mandado, só não o faz quando age em parceria de intenções com o Juízo.  Da mesma forma que o Juiz pode ou não concordar com um pedido de prisão do Ministério Público, cabe à Policia uma análise dos Mandados, todas as Secretarias de Segurança PÚblica e o MinistÉrio da Justiça tem grandes CONSULTORIAS JURÍDICAS exatamente para isso. Outro aspecto que cabe a polícia decidir é o MODO da prisão.

  2. Tá certo!

    Revista “Carta Capital”, Edição 283 de 24 de março de 2004

    Fiel transcrição:

    Carlos Costa, que chefiou o FBI no Brasil por quatro anos, fala sobre ordens dos Estados Unidos para “monitorar” o País e relata: como os EUA “compraram a Polícia Federal”

    Revista Carta Capital nº 185

    RELAÇÕES CARNAIS
    Documentos mostram, e provam, como os EUA, muito além dos acordos, financiam a polícia brasileira. Por Bob Fernandes, de Brasília

    Isto É de 21/11/02

    A CIA continua no Brasil
    Documentos obtidos por ISTOÉ provam que a agência de espionagem atua clandestinamente no Brasil.

  3. A registrar a imensa

    A registrar a imensa dificuldade de muitos comentaristas em lidar com a DIALETICA, o contraponto, a exposição de teses e conceitos. Quem não concorda deve expor a antitese e demonstrar que que a tese do autor esta errada. É o debate.

    1. Caro araujo , as forcas

      Caro araujo , as forcas armadas nao estao nem ai , amigos meus do exercito falam com desgosto sobre dilma e lula , deram um jato , uns tanques , mas desmoralizam dia sim e dia tbm , pelo fato de nao dar espaco no governo , pq todo governo no mundo forte tem forcas armadas dando cobertura , ja aqui de sarney ate dilma , sao tratados de maneira ridicula , basta ver os ministros da defesa sao civis e nao um militar experiente e com estrategia , vao da golpe e o exercito nao ta nem ai .

    2. dialética ou esquizológica?

      Realmente é preciso muita ‘dialética’ para afirmara que “A única força que poderia se contrapor são as FORÇAS ARMADAS “. Essa dialética é a mesma de 1964: é preciso que as forças armadas preservem a democracia. Mas isso não é dialética, é esquizológica, aquela que funciona por paradoxos para esconder a real intenção….

      1. EM 64 AS FORCAS ARMADAS DERAM

        EM 64 AS FORCAS ARMADAS DERAM O GOLPE PQ OS EMPRESARIOS E OS EUA QUISERAM , HJ  AS FORCAS ARMADAS SAO DEMOCRATICAS ‘E SO USAR , MAS DILMA NAO QUER MOSTRAR FORCA PQ ‘E FRACA .PREFERI DEIXAR MOROS E ETCS DESTRUIREM O BRASIL .

  4. Resumo da ópera.

    Prenderam os maiores empresários do país e com o incentivo e aplauso do psdb do aécio, do merval, da globo e mídia. Crime: transaram com o governo federal do pt. O que que dizer que todos os empresários, obras ou fornecimento, estão virtualmente na cadeia, porque, segundo eles, óbvio, houve alguma tramoia para tirar os 3% do partido. Foram humilhados e ridicularizados e presos.Com o aplauso do psdb do fhc e do aécio, e o aplauso do merval, da globo et caterva que até divulgam emails internos vazados para ridicularizá-los e desmoraliza-los. E sem prova cabal: suspeitas gerais, “Não necessitamos de provas”, e sem argumentos concretos.

     O psdb e mídia  incentivam e conseguem a prisão a nata dos empresários.Nem o stalin, lenin e gorky, coitados, conseguiram isso. Inédito na história dos povos.

    Mas não concordo com o AA.

  5. Prezados…..Excelente texto

    Prezados…..Excelente texto do André Araújo. Mas André, quem é o Presidente da República??? Quem nomeou o “ministro”d a Justiça??? Quem o MJ nomeou como DG da PF??? A PF assim como o MPF se transformou num MONSTRO! A Gestapo é pinto perto dessa turma… E o que mais me irrita no discurso do Governo é a preocupação com a forma Republicana que se deve dar aos atos. 

  6. De que maneira o estado (nem

    De que maneira o estado (nem digo governo) poderia retomar o controle desta entidade que está agindo como bem entende?

  7. É o republicanismo infantil

    É o republicanismo infantil do PT. Venho batendo nessa tecla ha tempos.

    Será q não tem ninguem da cupula do partido que entenda de poder? Nesse ritmo, o mp e a pf vão entrar no palacio do planalto e sair com a presidente algemada e exposta na esplanada dos ministérios…

    Em sp a policia e mp  estão complemente sob o controle do governador alkimin. Isso publico e notório.

    Mas no plano federal é uma aberração só. Um inacreditável ministro da justiça assiste tudo de camarote e ainda aplaude a ação da policia e do mp.

    Sinceramente, espero que essa turma de tontos seja logo desligadada poder…

  8. Lula iniciou a desmoralização da PF

    Quando ficou DE QUATRO para o Gilmar Dantas, mandou o delegado Paulo Lacerda para Portugal, afastou o delegado Protógenes e deixou a Satiagraha ser engavetada.

    E a Dilma deu continuidade a esta desmoralização com o infame ministro zé, no primeiro e no segundo mandato.

    Agora, sem polícia, lamentavelmente, sofrem as consequências.

     

  9. Em parte

    Concordo em parte com você, André. Não considero aceitável o governo (nenhum) interferir na liberdade da polícia para exercer seu trabalho. Mas ela tem de ser subordinada a ele, sim, que tem a prerrogativa irrenunciável de nomear a sua direção. É, ainda, direito e dever do governo instituir regras de conduta permanentes, cobrar o cumprimento e punir quem as descumpra. Por exemplo, é inaceitável,  em qualquer que seja o caso, a presença da mídia nas operações de detenção da PF e, pior, convidada pelos agentes; o conluio com a mídia é um absurdo; deveria ser motivo de severa punição o vazamento de informações retiradas de processos em segredo de justiça; punição mais severa ainda deveriam sofrer os agentes que, no exercício dos respectivos cargos e usando tais prerrogativas, fazem política partidária. Para coibir esta última prática, que está a se tornar frequente, como outros desvios de conduta influenciados pela localização, acho que nenhum policial da PF deveria se fixar, por muitos anos,  em determinada cidade/ estado. Claro que com isso não  se esgotam as medidas necessárias, mas paro por aqui, por falta de tempo.

  10. A GLOBO ESTA ABRINDO CAMINHO PARA UM GOLPE MILITAR.

    Nenhum governante governa mais o Brasil, A DOBRADINHA GLOBO, PF, MPF E CERTOS JUIZES destruíram a democracia brasileira sem que ela atingisse a maior idade, infelizmente a DILMA é uma coitada não manda em nada, o ministério da justiça foi transformado em pó, desde o episódio do helicóptero não podemos mais confiar nem na polícia nem em nada, os cidadãos comuns que ousam citar a verdade dependendo dentro de que esteja é trucidado moralmente quiçá perde a vida ou a sua liberdade, o últimos esteios de defesa de DILMA os blogs estão sendo perseguidos e passaram também a ter medo, já estão ficando em cima do muro ou aderindo a grande mídia. Não temos mais governo, vamos ser sinceros o país está à beira de uma guerra civil, por isso o interesse muito grande da polícia federal em desarmar o país, era previsto que a elite a qual a PF pertence perderia todas as eleições, jamais conseguiriam vencer, as outras classes sociais que são maiores. O PSDB é o grande responsável por assim dizer essa jogada de jogar irmãos contra irmãos a mando dos EUA é o início espetacular da PRIVAREVÁ SULAMERICANA. vão destruir todos por causa do petróleo da Venezuela e do Brasil, podem analisar o projeto americano foi nesse eixo, o PSDB em suas ações estão por traz, analisem, a formula do PSDB/EUA, fragilizaram as forças armadas, venderam satélite brasileiro, implantaram um sistema de defesa americano, desestruturam o país economicamente, assumem a polícia investigativa, prendem os adversários e condenam sem provas, fragiliza o a comunicação encampando os principais meios que não é segredo pertencem a grupos americanos burlando a constituição, a presidente deixou de existir, agora ela vai aos EUA assinar a rendição uma especie de  armistício da era digital e de justiça cega para tentar salvar alguma coisa, corre o risco de ser presa lá. Não tenhamos mais dúvida o PSDB entregou o BRASIL aos EUA. Porque a Presidenta não vai a REDE NACIONAL E INFORMA A VERDADE PARA O POVO? Que o Brasil não é mais dos brasileiros, que a GLOBO conseguiu destruir o PT e o GOVERNO, a GLOBO já governa de fato e com a nossa justiça de direito.

  11. Alguém me dá notícia da Abin

    Toda grande economia, ainda mais tendo riquezas como o pré sal, tem seu serviço de informação,  Dilma não tem nem Abin, o ex-senador boliviano foi trazido pro Brasil numa operação que envolveu um diplomata, marines, tendo sido recebido na fronteira por policiais federais e Dilma era a que menos sabia, sobrou pro Antonio Patriota. Hoje o referido ex-senador mora em Brasilia com o senador Petecão, do Acre. Fazendo o que mesmo senão conspirando embora dê uma de pobretào,..hum,,então tá,.. O diplomata que o resgatou  se tornou asessor do. Aluysio Nunes e estava na comitiva tucana que deu vexame na Venezuela. Com uma rápida pesquisa vc descobre que o Roger Pinto tem fortes laços com serviços de espionagem, a gente descobre isso através de uma rápida pesquisa no Google. E mamãe Dilma, será que sabe ou vai  ficar sabendo através da Veja que Lula foi preso com base na criminalização da nossa diplomacia comercial,..,a turma do Petecão e seu núcleo de conspiração “diplomática” trabalha a todo vapor.,..

    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/espionagem-contra-dilma-expoe-falhas-do-servico-de-inteligencia-nacional-clobuovcchsmec54zhikguhce

  12. Quem detém a ”anarquia” que tomou conta do Brasil?

    A pergunta do título deste comentário faz parte de uma antiga tradição brasileira: a de apelar para a força bruta ao menor sinal de instabilidade no sistema político. Os conservadores sempre preferiram e preferem a paz dos túmulos à balbúrdia da democracia. Nenhuma novidade, portanto. 

     

    Notem que o último parágrafo é pura e simplesmente um rouco apelo para que as Forças Armadas pratiquem um Golpe de Estado (o eufemismo atual é o da ”Intervenção Militar Constitucional”). Além do quase inacreditável apelo em favor de um novo Golpe de Estado, para debelar a ”anarquia” que supostamente tomou conta de Pindorama, vem junto um doído lamento, em função de que as Forças Armadas não parecem ter absolutamente nenhuma disposição para aplicar novamente um atentado contra a Legalidade; contra a Constituição; contra a vontade soberana do povo, expressa nas urnas, e contra a democracia. 

     

    O pior do texto é fazer uma analogia grotesca do Brasil atual, tutelado pela Carta de 88, com regimes brutalmente opressivos, totalitários e assassinos, dando a entender que no tempo das STASIs, KGBs e et caterva é que era bom… 

    1. Pois então, V.Entidade, que

      Pois então, V.Entidade, que deve viver na mesma dimensão em que se encontra  a Presidenta, poderia explicar o porquê de um governo eleito não ter coragem de colocar ordem civil no país? Ou explicar porque o Ministro da Justiça não consegue chefiar nem o canil da casa dele?

      Eu não votei neste governo para  assistir policial federal de conluio com a Globo sem sequer sofrer as reprimendas previstas para o serviço público. Esses rambos de terceira classe são APENAS servidores públicos armados, e o governo deveria ser muito forte com servidores armados, senão a brincadeirinha do tiro ao alvo com a imagem da Presidenta pode se tornar realidade. Esperava um pouco mais do coração valente. E não estou falando por medo de golpe, mas porque a imagem de um país é extremamente importante para o ambiente de negócios e a imagem que passa o governo é de que virou casa de mãe Joana, que agora viramos a república do grito, do espetáculo, dos seguidores de jesus crucificado. Por falar em República, fico imaginando quem no governo perdeu essa aula.

  13. as Forças Armadas foram mal

    as Forças Armadas foram mal criadas com FHC, com Lula (exemplo Marinha boicotou homenagem ao almirante negro), Dilma  entre outros má vontade com a Comissão da Verdade). Temos a Federal, as Civis etc Resumo da ópera: a sociedade civil e demorática até hoje não controla totalmente essas instituições

  14. Lá ou cá…

    Concordo com você mas apenas em partes, André: ditaduras tanto comunistas, como foi na U.R.S.S., quando capitalistas, como foi aqui no Brasil, não podem abrir mão da polícia. Não sei como está na Rússia mas aqui, mesmo terminada “oficialmente” – por lei – a ditadura, a polícia continua dando suporte ao privatistas. E se está sacrificando empresas como a Odebrecht, por exemplo, é para que um bem maior seja alcançado: impedir o projeto petista de diminuir as desigualdades de poder econômico e político. Agora que é paradoxal, isso é: não é que o PT estava fomentando a iniciativa privada através de concessões? Então o que se vê é que os tais privatistas não medem esforços quando se trata de não “largar o osso”, de tentarem conservar as coisas como vinham sendo: atiram mesmo que no próprio pé.

  15. Boa analise!

    Dilma abriu o flanco para ataques de sua propria policia!

    Onde estão aqueles que deveriam avisar a presidenta do que vai acontecer. Cade o serviço secreto de Vossa Majestade?

    O despreparo e a falta de visão da chefe do executivo e seu alto comando enche os olhos!

  16. O PT tem síndrome de

    O PT tem síndrome de estocolmo. Nem desenhando eles entendem. Perdi a esperança e a paciência, pois quem tem a caneta é a presidente. Ninguem sabe quem é o superintendente da PF. 

  17. Não creio que o AA tinha a

    Não creio que o AA tinha a intenção de louvar o totalitarismo ao referir-se às polícias das ditaduras. Talvez para dirimir essa dúvida devesse dar mais exemplos de como democracias exercem o controle de suas polícias.

    De qualquer forma, o que coloca é fato e pode ser constatado por todos que estão vendo o que se passa atualmente no país. O Moro, um juiz de Curitiba, pode mandar prender qualquer um, com provas débeis e desestabilizar um país desse tamanho, e tudo passa como “republicanismo”.

    AA para ministro da justiça e Cardoao para mordomo da Dilma

  18. Para conhecer Filinto Müller

    Prefácio de Falta alguém em Nuremberg: torturas da policia de Filinto Strubling Müller, de David Nasser (Rio de Janeiro, Edições do Povo, 1947)

    “As atrocidades praticadas no Brasil pela polícia política do Capitão Filinto Strubling Müller excederam, em alguns pontos, as torturas infligidas pela Gestapo aos judeus, antinazistas e prisioneiros aliados. Difícil é comparar a maldade com a maldade, a barbaria com a barbaria, o perverso com o perverso. Os nazistas alemães retiraram a pele tatuada dos condenados para o fabrico de “abat-jours”, Os policiais brasileiros esmagavam testículos com uma espécie de alicates, a que chamavam pelo diminutivo de “anjinho”, corruptela de Higino, nome do escrevente da Polícia que os inventou. Os nazistas alemães matavam seus presos e faziam sabão com os cadáveres. Os policiais brasileiros do Sr. Getúlio Vargas enfiavam arames nos ouvidos dos presos. Os nazistas alemães faziam experiências científicas com os recolhidos aos campos de concentração. Os policiais brasileiros enfiavam arames na uretra dos presos e, com um maçarico, aqueciam esses arames até ficarem em brasa. Os nazistas alemães executavam os presos em câmaras de gás. Os policiais brasileiros apertavam o crânio dos presos até que eles morressem ou enlouquecessem. Toma-se impossível, finalmente, saber quais eram os piores. Observarão os senhores, apenas, que  enquanto os nazistas alemães pagaram ou estão em vias de pagar seus crimes espantosos, os policiais brasileiros, autores de crimes contra a humanidade, mantêm-se em seus postos, impunes e felizes, quase todos bem instalados na vida. A Comissão de Inquérito, instaurada pela Câmara de Deputados para a apuração dessas monstruosidades, vive adiando seus trabalhos, numa atitude que faz crer que esteja, em sua maioria, interessada em silenciar os fatos, veementes como o mais tremendo dos libelos. Sim, porque os culpados poderiam negar tudo, mas nada poderiam fazer quando as vítimas, uma a uma, desfilassem, mutiladas, perante a Comissão de Inquérito. No instante em que o sargento da Marinha que ficou sem os órgãos genitais fosse depor, sem uma palavra, exibindo apenas sua desgraça, todos os argumentos, toda a defesa dos culpados seria inútil. O autor do presente livro não conhece pessoalmente o Capitão Filinto Strubling Müller, nem tem contra êíe qualquer motivo pessoal de animosidade, a não ser aqueles mesmos que nos fazem odiar os inimigos da espécie humana. Julga-o, porém, o segundo grande responsável pelos crimes praticados sob sua direta orientação. O primeiro grande culpado, a seu ver, é o Sr. Getúlio Vargas, que poderá fugir a todos os julgamentos atuais, mas não escapará ao implacável, justo e sereno veredicto da História. Logo que os fatos se coloquem dentro da perspectiva de análise, ele será apontado no Brasil como o maior assassino dentre os assassinos que viveram no tempo de sua vida.”

  19. Espetáculo vulgar foi barrado por Gilmar

    Lembram da súmula das algemas, que foi muito útil aos mensaleiros?

    Na época, diziam que era só para Daniel Dantas….

  20. ” …. aqui o que se faz é

    ” …. aqui o que se faz é vergonhoso, a criação de um espetáculo estúpido para desmoralizar, o famoso ESCRACHO, não cabe essa demonstração de arbiírio em uma polícia de alto nível profissional, não se pode dar acesso à Globo até a porta do avião que transporta os presos, essa é uma área restrita, a Globo só entra se os policiais lhe derem acesso e pelo visto dão com grande prazer.”

    Realmente, a citação é mais que correta, mas se estamos a mercê da PF instrumentalizada ideologicamente, subserviente aos interesses externos, e que recebe computadores e ajuda da Cia, e diga-se com o aval de Ministros da Justiça de todos os governos eleitos, agora exisge a contrapartida, ou seja  destruir e desestabilizar o governo e suas estruturas juridicas, com o apoio da midia, que como sempre, igual a uma prostituta, abre as pernas a quem mais pagar !!!! Assim meu caro AA, no que pese estar de cacordo em parte com o dito por voce, permita-me discordar de seu último parágrafo quando diz – ”  A única força que poderia se contrapor são as FORÇAS ARMADAS … ” o que poderia até ser, se tb não estivesse fazendo vistas grossa a esta baderna,  talvez até cooptada pelo império do norte, tendo em vista que os oficiais vão e são instruidos pela cartilha do império!!

    Os golpes hoje, não são mais pelas armas, mas no tapete judicial. Vide Honduras. E quando olhamos para os ataques feitos à soberania de outros paises, pela OTAN (Organização Terrorista do Atlântico Norte), aos vassalos rebeldes, vemos que tudo não passa de uma grnde farsa !!!!!!!!!!

     

     

  21. Polícia nunca pode avaliar a legalidade do mandado

    Primeiro, antes de tudo, mandado se cumpre. Não há recurso, apelação, reclamação, contra mandado pela Polícia. Em nenhum lugar do mundo. O AA está confundindo o direito. 

    Segundo, juiz é inerte, quem pede o mandado é a própria polícia ou o MP. Esses são quem investiga, então supostamente esses órgãos deveriam estar sob controle do homem no comando do AA. O juiz não inventa os fatos, a polícia os descobre e mostra.

    Mas o MP é independente, ou seja, em um país democrático não interessa quem é o presidente ou seu partido, o que interessa é a LEI.

    Terceiro, não há opção em se apurar. Se há crime a lei determina que se investigue, apure e puna. Se não fizer comete-se ileglidade. Isto sempre foi feito no país, continuará sendo feito, a omissão na apuração de ilegalidades. Mas este fato não justifica que se argumente neste sentido criticando-se a apuração apenas porque a investigação tem consequencias econômicas. 

    Sinceramente AA, esse não é o caminho para criticar-se a Lava Jato. Melhor trabalharmos com as consequencias, e quem pode trabalhar a consequencia é o Executivo, Legislativo. Tribunais não são aparelhados para isso, tampouco o MP, que não está nem aí para as consequências econômicas de seus pedidos. AA, não existe análise econômica do direito no Brasil, isso é coisa muito incipiente aqui. Lá nos USA, na Europa, há décadas eles fazem isso.

    Melhor ler seus posts sobre a inércia do país em lidar com as consequências de uma ação policial, não criticas à ação policial. 

    1. Pode sim senhor, quando a

      Pode sim senhor, quando a ordem é MANIFESTAMENTE ILEGAL.  A noção de “obediencia devida” já caiu por terra há decadas. Quem cumpre uma ordem ilegal não pode se excusar dizendo que apenas cumpriu uma ordem.

      Se um juiz manda prender uma criança de onze anos a politica tem obrgação de cumprir? Para cumprir ou não pode examinar a legalidade.  Na verdade ninguem manda na policia porque ela é a unica que tem a força.

      Se fosse tão automatico um juiz poderia mandar a Policia prender a Presidente da Republica no palacio, ele pode assinar o mandado, a Policia vai cumorir sem examinar a legalidade?

      O Marechal Floriano quando foi desafiado pelo Supremo que deu um Habeas Corpus para libertar um inimigo dele respondeu: Não solto porque tenho a força e voces não tem. O que voces podem fazer?

      1. Concordo, sim

        Mas não é o caso da lava jato. Os mandados são contra gente importante, é verdade, mas todos maiores, capazes, etc. Não se trata de flagrante ilegalidade, tanto que os Tribunais até agora já julgaram inúmeros HCs e mantiveram os presos encarcerados. Quer maior prova do que isto.

  22. Orra meu

    André Araújo a cada texto escancara mais sua saudade da ditadura. 

    E o pior de tudo é que com isso está arrebanhando um bando de seguidores.

    Benza Deus !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador