A prisão de Queiroz é o lance final no desmonte da organização Bolsonaro, por Luis Nassif

Tudo isso foi possível a partir do momento em que Alexandre Moraes impediu a posse do novo delegado geral da Polícia Federal, em uma atitude de duvidosa legalidade. Mas, ali, ficou claro que todas as ameaças de Bolsonaro eram blefe.

acusado de comandar um esquema de “rachadinha” no gabineteacusado de comandar um esquema de “rachadinha” no gabinete

A prisão de Fabricio Queiroz é consequência direta da tomada de posição do Supremo Tribunal Federal (STF), através das decisões do Ministro Alexandre de Moraes. Agora os demais órgãos de investigação começam a desovar seus inquéritos.

As próximas etapas são óbvias:

Terminou definitivamente a blindagem dos Bolsonaro. Com essa operação, cai a ficha de todos os bolsominios abrigados no Congresso e nas redes sociais, de que Bolsonaro não mais é o guarda-chuva protetor.

No combate a organizações criminosas, o maior desafio das forças de repressão é desmontar a lealdade entre as partes. E essa lealdade depende fundamentalmente da capacidade do chefe maior em garantir a segurança dos seus seguidores.

Com a prisão de Queiroz, haverá a debandada da tropa bolsonarista. Com o mapeamento amplo produzido pelo STF, Gaecco e, agora, a Procuradoria Geral da República, o esquema cairá como um castelo de cartas ao vento, com ampla abertura para delações premiadas.

Agora, Bolsonaro terá que mostrar todas as suas cartas. Se nada tiver a mostrar, não terá condições políticas de segurar o centrão – que é um investidor no mercado futuro da política -, nem de mobilizar os setores simpáticos nas Policiais Militares estaduais, abrindo espaço definitivo para a cassação da sua chapa pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Não se deve esquecer do depósito efetuado por Queiroz na conta da primeira dama.

Tudo isso foi possível a partir do momento em que Alexandre Moraes impediu a posse do novo delegado geral da Polícia Federal, em uma atitude de duvidosa legalidade. Mas, ali, ficou claro que todas as ameaças de Bolsonaro eram blefe. Demonstrado isso, o Supremo, como um todo, ganhou coragem de ir à frente e ocupar os espaços de poder.

Luis Nassif

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. E a Verdade é Libertadora. CRIME É CRIME. Mas será que o Estado Brasileiro, o Judiciário Brasileiro abrirá a Caixa de Pandora? “Rachadinha” vai causar prisão de todos Envolvidos e Autoridades que praticam tal crime? Em todas as Instâncias do Poder? Inclusive e principalmente do Poder Judiciário? Teremos apenas outro embate sobre o ‘Criminoso Preferido’ ou tal pratica da NecroPolítica Redemocrática Brasileira será extirpada? Queremos acabar com Bolsonaro’s, com Queiróz ou com 90 anos de Estado Ditatorial Caudilhista Absolutista Assassino Esquerdopata Fascista? Até porque este ‘dinheirinho’ do Queiróz, não é nada perto dos Superfaturamentos de Witzel e sua Indústria da Histeria. Aliás, sua não !! Do Dória, Barbalho, Covas,…Pertence a toda uma Coletividade. Num país rotulado como “pobre” (quando “pobre” é apenas a maior parte da População, submetida a esta condição por uma Elite Ditatorial deste Estado, em quase 1 século) lembremos que o CRIME pode ser legalizado e financiado, por exemplo, por FUNDÃO ELEITORAL. Quando 10 Partidos sem Votos receberão apenas neste pleito, mais de 43 MILHÕES DE REAIS. Quem devemos caçar? Ou cassar? Pobre país rico. Rachadinha em 5.570 Municípios? Em 5.570 Câmaras de Vereadores? Em 27 Governos Estaduais? Em 27 Câmaras de Deputados? No Governo Federal, Senado e Câmara de Deputados? 81 Senadores e 512 Deputados? Todas as Instâncias do Poder Judiciário? STF? STJT? STJE? TCE? TCU?…Milhares de Estatais e Autarquias? É uma Hecatombe de Rachadinhas. Haja DINHEIRO PÚBLICO?!!!Falta dinheiro para que? Falta dinheiro para quem? Mas de muito fácil explicação. RONALDÃO

      1. Agora é o momento de enjaular os direitopatas falsos moralistas, e os vagabundos que, pra serem eleitos, inventaram e repercutiram mentiras e destruíram reputações. O STF tem que partir pra cima dessa quadrilha de vagabundos que se instalou na República e age como se o Brasil fosse sua propriedade particular, sem se preocupar se vai resolver da noite pro dia esse estado de coisas que se estabeleceu em “90 anos”, segundo teu comentário. E o que STF está fazendo agora já deveria estar sendo feito há mais tempo.
        O choro é livre!

      2. Sr. Zé Sérgio, se a resposta à sua pergunta abaixo transcrita for “Não”, então o Flávio Queiroz e o Fabrício Bolsonaro devem ficar impunes?

        Você tá defendendo a impunidade dos milicianos? É isso?
        Vc tem bandido de estimação?

        1. A pergunta mencionada no meu comentário das 01:09 horas de 19/06/2020, é a seguinte:

          “”Rachadinha” vai causar prisão de todos Envolvidos e Autoridades que praticam tal crime? Em todas as Instâncias do Poder? Inclusive e principalmente do Poder Judiciário?”

          Se a “Rachadinha” NÃO for causar a prisão de todos os Envolvidos e Autoridades que praticam tal crime, então o Queiroz e o Flávio Bolsonaro devem continuar impunes?

      3. Se todos usassem de bom senso, todos os tributos angariados em um ano seria suficientes para pagar nossa dívida externa e nos manter por todo o período de pandemia por 1 ano. Por que isso não ocorre? Regalias. Existe uma máquina governamental que gasta demais, e produz de menos. O que deve ser feito é uma reestruturação dos cargos, dos acessores e das funções do maquinário público, e reafirmando o que você comenta no texto, enxugar esse capital humano, não demitindo, mas focalizando suas habilidades afim se criar lucros.
        O nacionalismo pode ser extremamente lucrativo em um país que se coloca como uma superpotencia agrícola e natural mundial. ???✨ #ficoemcasa

      4. Não. Não. Não mesmo. Tudo nesse País segue una regra
        Como tem muita gente GRANDE envolvida, nai acontecerá nada, até pq sempre vemos notícia n Imprensa sobre o acontecimento desses fatos e q nunca é noticiado o resultado, chega-se a conclusão q: Vai acabar em Pizza, cair no esquecimento. Logo acontecerá uma tragédia e o foco será desviado, pq a Imprensa da é incapaz de de falar de vários assuntos relevantes aí mesmo tempo, chega ser cansativo.

  1. Não apostaria nem meia ficha nisso.
    As cartas que o sujeito que ocupa a presidência da República irá mostrar são as mesmas que aquele miliciano condecorado recebeu na Bahia.
    Isso já deve ter sido falado para o laranja mor.
    Bico calado. Se houver condenação será melhor do que ter a boca cheia de formigas.
    Essa gente tem outra forma de agir e de conversar.
    Portanto,zero ficha no desmonte deles.

    1. Exato. Com certeza isso é um trato entre o Judiciário e o Executivo para tentar manter a governabilidade, ou seja, a turma a que Bolsonaro pertence no poder, já que as providências desse governo agradam à elite. “Entreguem, deixem de blindar os criminosos já descobertos que a gente pega leve com vocês.” De novo Queiroz fazendo o papel de laranja da turma e da família. Nesse bolo já foi a Sara “Winter” Giromini, por exemplo, e talvez até um dos Bolsonaro, que será poupado com suavidades brandas tanto na denúncia quanto no julgamento. Claro que Bolsonaro pai aí consegue se manter no cargo e mantém chances de dar continuidade ao projeto dessa turma de subordinar o Brasil aos interesses dos EUA, desmantelar o caráter democrático e público do estado, privatizar geral, aumentar as desigualdades (enriquecendo os mais ricos) e todo o resto que interessa às elites. Ganharam, nessa partida, as empresas privadas de comunicação social, só isso. O poder continua nos barões, nas elites…

      (A Globo agora pegará mais leve com Bolsonaro que, por sua vez, pegará mais leve com a Globo.)

  2. Duas notas: não considero a prisão do Queiroz N um xeque Mate (talvez um “cheque boi mate”); quero frisar, idem

    … Tudo isso foi possível a partir do momento em que Alexandre Moraes impediu a posse do novo delegado geral da Polícia Federal, em uma atitude de duvidosa legalidade.

    Discordo. Atitude de flagrante ilegalidade! O ato de nomear cargos em comissão continua discricionário. Mas a legalidade já fora desavergonhadamente quebrantada, por ocasião do impedimento [ilegal, começou ali] de Lula em assumir o controle político do Governo Dilma, Casa Civil. Somos o país da leglidade ad hoc.
    Agora, que a prisão de Queiroz N é emblemática, isso o é.

  3. essa decisão não foi do supremo. foi do tj do rj. a assembleia já deflagrou contra o governador autoritário. e o supremo só chegou a deputados estaduais, não avançou no cerne que seria o celular de um vereador!, o frequentador assíduo aqui deste sítio, o carluxo, um vereador do Rio de Janeiro, e muito menos quebrou seus sigilos fiscal e bancário.

  4. Agora a questão de um milhão… A ameaça dos militares brasileiros também seria um blefe? Eles realmente estariam dispostos a matar cidadãos do seu próprio país para proteger um criminoso como Bolsonaro?

  5. O enfrentamento ao fascismo pode se tornar viável sem qualquer “estamos juntos a 70%” etc. e tal. Quem sabe e pode basta fazer, tal qual faz agora o grande, enorme Alexandre Moraes. Suas ações valem mais do que mil “violentos” repúdios. “Ah ! Alexandre fez isso e aquilo. E o Gilmar então, que bloqueou a posse de Lula ! Celso de Melo é aquilo que Saulo Ramos definiu “. Nada disso interessa no momento, importa o que eles estão fazendo, nem mesmo os motivos interessam. a ação é o que importa. O PACTO pode se dar por aglomeração espontânea, sem abaixo-assinados, sem protocolos, sem palavrórios, quem tiver “armas” que as coloque a serviço da restauração, como também faz o Nassif. E que ninguém se importe com FHC, Huck, “arrependidos” e golpistas enrustidos travestidos de ex-golpistas, eles não têm armas para usar neste embate.

  6. “Com a prisão de Queiroz, haverá a debandada da tropa bolsonarista.” Pode ser, mas melhor ir com calma. A PF e congêneres são bolsominions até o pescoço e, assim como rapidamente eximiram os Bolsonaro de fazerem parte do complô e organização para assassinar Marielle, podem também conseguir mais um milagre para Flavio Bolsonaro e familia.

    1. Tudo pode acontecer, prezada Maria Luisa, inclusive nada. Permita-me apenas dois pontos: na PF sem dúvida há muitos bolsominions mas ela não é “bolsomínia”. Os bolsominions estão em evidência por estarem em posição de mando, isso tem prazo de validade, se Bolsonaro cair eles se esborracham; também acho muito estranho o caso de se eximir os Bolsonaros do caso Mariele mas a investigação é da polícia estadual e Freixo declarou que confia no delegado.

  7. Nem pedaladas, nem pedalinhos, mas ai está novamente Atibaia e um sítio, determinando rumos neste país. Parece história de novela com roteiro ruim e atores charlatões.

  8. A rapidez com que encontraram Queiroz e também com que encontraram a coragem para prende-lo, deve ser vista, além do alívio em saber que polícia e justiça acordaram, também sob os olhares da desconfiança. Afinal deixaram transparecer que sempre se soube onde estava o Queiroz e que sempre se soube da existência farta de motivos para se fazer, em tempos e tempos passados, o que se foi feito hoje sem dificuldade e sem reação. Porém, mesmo que antes tarde do que nunca, ainda foi muito tarde e deixa no ar a dúvida – será que se não houvesse acontecido a explosão de ódio e ataques, que todos assistimos nesse mês de junho, o Queiroz seria incomodado? Ainda assim, eu acredito que continua vencendo o velho ditado, de que: “não há mal que não venha para o bem”

    1. Nao ha mal que nao venha pra bem? O Brasil tem sofrido um mal desde a descoberta e esta cada vez pior.
      Qual o bem? Trabalhadores estam sempre perdendo e apoiando os malafaias e manzottis da vida e os robinson pinheiros…todos atras de grana…
      So acredito em: “Nao a mal que sempre dure e bem que nunca se acabe…”
      O bem acabou quando Cabral chegou. O mal se enraizou e toma sofrimento sem fim a vista.

  9. Nassif e seu otimismo além da conta…
    Enquanto Flávio Bolsonaro estiver solto não dá pra se falar em xeque-mate !
    Não há explicação para a demora em se prender o Queiroz…

  10. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
    Bolsonaro fez ameaças golpistas esta semana, muito claras e explícitas, só não entendeu quem não quis. O lado oposto rapidamente tomou uma ação, prender Queiroz, que visa menos a amedrontar o clã (psicopatas não se apavoram), mas, muito mais, por em xeque as bases de apoio para um possível golpe: as FFAA e as polícias, especialmente a PF e as Civis estaduais, vão apoiar um golpe que vai parecer a toda a população como uma ação para proteger filhos corruptos?
    Não é, evidentemente, um xeque-mate. Mas, se funcionar, toma do rei, de um só movimento, a rainha e as torres. Restarão a Bolsonaro os Bispos e a cavalaria xucra composta de fanfarrões e policiais militares, muitos deles também já preocupados em não se associar a bandidos…
    Numa única coisa eu concordo: basta um desses fanáticos que começam a ser espremidos soltar a língua, e o TSE vai tomar a inédita decisão de cassar uma chapa presidencial… mas isso jamais vai acontecer de modo a termos uma eleição direta para presidente antes de 2022. A direita tradicional vai cozinhar esse galo com uma cassação na Turma lá por agosto ou setembro, um recurso ao Pleno do TSE, e outro recurso ao STF, que só deve dar uma decisão final em janeiro ou fevereiro do ano que vem, com afastamento imediato e com Rodrigo Maia assumindo interinamente até o final do processo. Findo este, eleição indireta na Câmara, e Rodrigo confirmando a presidência até 2022, com neoliberalismo total, sem o incompetente Paulo Guedes e sua turma, é claro.

    1. Por aí…….vão encher o r…da rede golpe de dinheiro, e eles vão glorificar até os céus os novos pilantras alavancados ao olimpo do diario oficial, aliás, o jornalismo babento de ódio já ungiu certo coroné como o novo principe das esquerdas falidas………..

  11. Uma das maiores preocupações do establishment é que a crise política permanente do governo bolsonaro e sua suposta queda favoreça o PT por isso temos visto a globo p.e. apostando suas fichas em nomes como moro, ciro gomes e até marina silva.

    Enquanto esse ‘gargalo’ político das elites não for resolvido bolsonaro vai ganhando sobrevida até onde for possível.

    Não podemos nunca esquecer que ideologia vem na frente de saúde, economia ou qualquer outra coisa para as oligarquias nacionais.

  12. esse desenrolo me lembra o conto de Edgar Allan Poe, A carta furtada, em que todo o aparato policial do estado é movimentado para se descobrir, ao final, que a carta fora furtada por que denunciara o furto. já dizia Machado de Assis, admirador de Poe: “Não é a ocasião que faz o ladrão, o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: a ocasião faz o furto; o ladrão já nasce feito”. todo o aparato da polícia judiciária e do ministério público (função essencial à justiça, assim como a advocacia) para descobrir que o queiroz estava sob os cuidados dos bolsonaro. e os boçalnaro também se encaixam no conto O Espelho, de Machado de Assis: um suposto militar que se idiotiza com a própria imagem.

    http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000240.pdf

    1. Nao ha mal que nao venha pra bem? O Brasil tem sofrido um mal desde a descoberta e esta cada vez pior.
      Qual o bem? Trabalhadores estam sempre perdendo e apoiando os malafaias e manzottis da vida e os robinson pinheiros…todos atras de grana…
      So acredito em: “Nao a mal que sempre dure e bem que nunca se acabe…”
      O bem acabou quando Cabral chegou. O mal se enraizou e toma sofrimento sem fim a vista.

  13. Sempre tive para mim que a arma principal dos Bolsonaro é o blefe. Quando criança em itapetinga-BA lí numa revista em quadrinho do Zorro, que depois se confirmou num conselho de A arte da guerra, o que ficou conhecido como escaramuça, que consiste convencer o inimigo que você tem mais poder de fogo do que tem realmente. Na revistinha, Zorro e seu amigo tonto parecem encurralados pelo inimigo, em número muito maior, mas estão a uma distancia razoável uns dos outros. O que Zorro faz é amarrar uns galhos de árvore nos cavalos dele e de Tonto, fazendo com que cavalguem pela estrada de terra levantando muita poeira para dar a impressão de uma grande tropa, pondo o inimigo para correr.

    É o que Bolsonaro e filhos sempre fizeram desde que assumiram. Agora o STF pediu a família para mostrar as cartas e eles não tem para jogar. Já expus aqui uma proposta para o 00 propor um salvo conduto para os filhos em troca da sua renúncia, numa anistia ampla, geral e irrestrita. Essa proposta foi apresentada depois por outros leitores. Bem…se esse tempo ainda não acabou ele está se esgotando muito rapidamente, não dá mais para o pai andar rápido, é preciso correr.

  14. O Brasil precisa retomar o caminho que estava conduzindo o país ao clube das grandes potências econômicas e sociais. Os milicianos associados aos liberais entreguista (arrependidos, ou não) precisam ser removidos do poder para o bem da grande maioria = somos mais de 70% de verdadeiros brasileiros – Fora Bolsonaro, milicias e militares de pijama.

  15. Gostaria muito de compartilhar do otimismo do Nassif, mas não acredito que este golaço da prisão do Queiroz encerre o jogo com a vitória das forças democráticas. Essa gente não tem escrúpulos de entregar um lenço cheio de corona para o Queiroz enxugar as lágrimas na carceragem da PF, e outro para o Adélio não atiçar as dúvidas sobre aquela estranha facada.

  16. Resumindo: Queiroz não podia ser encontrado para não prejudicar a família que o escondia. Ou seja, todo mundo já sabia onde ele estava,desde sempre. Segue o espetáculo.

  17. caro Nassif, vc age com imparcialidade quanto aos movimentos de Alexandre Moraes…concordo…mas também , as leis em nossa constituição servem para análises para enquadramento legal. Não falo de moro e seus dalagnois que procuravam na literatura jurídica até da terra do nunca leis que pudessem se enquadrar no jogo sujo promovido por eles…no caso da troca do delegado, alexandre mesmo discricionário agiu correto…na lacuna de uma legislação falha, vc pode encontrar paralelos juridicos para resolver problemas, desde que eles sejam de grande abrangência…como no caso em comento

  18. 90 anos de esquerda ? Não sei de que país você está falando.
    Ditadura militar, esquerda ?
    Sarney, esquerda ?
    Collor, esquerda ?
    Ô louco meu.

  19. acabou porra, agora tudo ficará em seu lugar.

    (Necróstico de uma autoprofecia punitiva e de rendição!
    Lembra da era Geisel, do geneal Silvio Frota, miliciano da etrema direita, que se levantava contra o governo etc e tal na década de 70? E o Geisel e os militares defenestraram o Silvio Frota?
    Não ocorre algo semelhante hoje em dia com as diferenças do momento? historicamente o exercito sempre venceu os milicianos?
    página do meu facebuque altamiroaouza

  20. Se não cair Paulo Guedes e seu programa “pinochetista” exclusivamente pró-mercado parasita, logo, anti-Brasil, nada feito. No que realmente interessa, só mudarão “as moscas” Vitória de Pirro.

  21. Tô com uma pulga atrás da orelha com essa prisão do Queiroz. Me explico: Já faz um bom tempo que Wilson Witzel vem discordando e batendo de frente com Bolsonaro em alguns temas. Com a chegada da pandemia do coronavírus a relação que era de aliados piorou e quando Bolsonaro”botou” a polícia federal em cima do 2W com buscas e apreensões amplamente divulgadas na imprensa a coisa azedou de vez. WW pediu trégua, levantou a bandeira da paz e Bolsonaro não aceitou. Ato contínuo, a tropa de choque de Bolsonaro se aliou a oposição e por 69 x 0 aprovou a abertura do processo de impeachment de WW. Mesmo com esse placar, perdendo de goleada, no segundo tempo, Wilson Witzel vai a imprensa e diz que não haverá impeachment, que vai virá o placar. Aí aquela pergunta que muita gente fazia, onde está o Queiroz? A polícia e os promotores do Rio de Janeiro, responderam. Acho que o jogo tá empatado com domínio de campo de WW. Onde está o Queiroz? Está em Bangu. Será que ele sabe responder, quem mandou matar Maryeli? Acho que ele não sabe, mas pode descobrir.
    Nassif, você gosta muito de xadrez, que tal um FAMÍLIA BOLSONARO x WITZEL x QUEIROZ.

  22. Prezado Nassif
    Veja bem, existe uma guerra fratricida entre dois personagens da extrema direita que estão destruindo os dois, falo do Presidente da República e do Governador do Estado do Rio de Janeiro, este é o fator que está por trás desses movimentos.
    Isto começa em meados de 2019, quando o governador do Rio de Janeiro Wílson Witzel incensado por suas políticas de segurança que o traria popularidade junto a grupos ligados ao setor de segurança se achou com condições de disputar a presidência em 2022, mas percebeu que seu espaço era ocupado por Bolsonaro.
    Bolsonaro percebeu isso, e passou a tirar Witzel do seu caminho.
    Repare bem no cronograma da guerra que começa com o episódio do condomínio de Bolsonaro e o envio para a Globo da liberação da fita sobre a autorização de Bolsonaro para a entrada do motorista para a casa de Ronnie Lessa.
    Este fato foi percebido por Bolsonaro como declaração de guerra de Witzel contra ele, e ele precisou retaliá-lo.
    Este ato foi o principal fator da intervenção de Bolsonaro na superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, que era um obstáculo para a retaliação de Bolsonaro contra Witzel. Com a demissão de Moro e a substituição do Superintendente da PF no Rio de Janeiro, Bolsonaro ficou livre para atacar seu inimigo na extrema direita.
    Agora repare que a primeira operação importante do novo Superintendente da PF no Rio de Janeiro foi desmantelar o esquema dos respiradores na Secretaria de Saúde no Rio de Janeiro e prendendo o notório Mário Peixoto (que já tinha sido denunciado na campanha pelo candidato Romário).
    Repare, dois dias depois da nomeação do novo superintendente a Operação da PF que prende Mário Peixoto e o Subsecretário de Saúde do Rio de Janeiro (provavelmente o sistema de informação paralelo de Bolsonaro deve ter-lhe passado todos os pontos fracos de Witzel).
    Esta Operação desencadeou um processo que paralisou o adversário, levando ao pedido de impeachment do governador do Rio de Janeiro, que dificilmente será salvo.
    Witzel percebendo que perderá o mandato está contra atacando agora apertando utilizando a Polícia Civil do Rio de Janeiro, apertando o cerco a milícias (provavelmente as ligadas a Bolsonaro) e prendendo Queiroz, que é o ponto fraco de Bolsonaro.
    Esta guerra está no meio e não sei qual será o resultado final, espera-se agora algum novo lance de Bolsonaro, mas o inimigo está acuado e com nada a perder e ainda com a Polícia Civil sobre seu comando.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador