AO VIVO: rescaldo de um terremoto político

Luis Nassif

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O de sempre

    A Selic cai o governo vai junto. O Lucro da banca é sagrado. O Brasil não tem direito de usufruir os seus lucros, por mais sofisticado que seja a operação para tirar a grana dos banqueiros, eles sempre forçam a mão e acabam virando a mesa.

    O Ilan e o Meireles foram emblematicos neste episódio, a Selic já estava quase em um dígito, segundo o mercado e eles não deram uma declaração sobre a satisfação de ver o povo pagando menos juros, como se soubessem que isto não ia acontecer, como não aconteceu.

    Os que jogam contra o Brasil são realmente poderosos no campo político e econômico, não reconhecer isto é extrema ingenuidade.

    Na minha humilde opinião, a única saída é uma holistica, onde os 72 lados sociais são envolvidos em um projeto único de Nação e ai, com todos comprometidos fica muito mais difícil a banca sozinha defender seus interesses, pois a união de todo o país constrangeria este movimento, que por outro lado induziria um desenvolvimento que aumentaria a riqueza como um todo do Brasil. 

    Do jeito que está, a açambarcação ocorre sem peias, levam o que querem, quando querem e da forma que quiserem, ninguém tem força para falar um A.

    1. Negociações tentam blindar equipe econômica

      Negociações tentam blindar equipe econômica

      Estadão Conteúdo

      19.05.17 – 10h08

      Citado como possível candidatos à Presidência da República no caso de renúncia do presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, teve nesta quinta-feira, 18, várias conversas com investidores, gestores e analistas nacionais e estrangeiros, na tentativa de tranquilizá-los de que a equipe continua trabalhando “normalmente” e que a direção da política econômica permanece a mesma. O furacão da crise pegou o País no início, ainda frágil, do processo de retomada econômica no primeiro trimestre do ano e a equipe quer garantir que não haja retrocessos.

      Qualquer que seja o desfecho da crise política deflagrada pelas acusações contra o presidente Michel Temer, segundo apurou o Estadão/Broadcast, a estratégia agora é blindar o núcleo da equipe econômica para evitar uma desorganização ainda maior da economia com riscos de ruptura. O tema foi ponto central das reuniões que aconteceram ontem na área econômica e nas conversas com políticos e representantes do setor produtivo.

      O recado transmitido por Meirelles aos representantes do mercado financeiro é de que a gestão econômica continua “firme e serena”. “Vamos aguardar os desdobramentos e os próximos passos do Congresso”, disse uma fonte da equipe econômica. Nas conversas com os investidores e empresários, Meirelles também transmitiu a avaliação de que vai continuar trabalhando para a aprovação das reformas. O ministro afirmou a interlocutores que acredita no “voto de racionalidade” dos parlamentares porque os partidos estão preocupados com a governabilidade e a situação econômica. Meirelles vai procurar os parlamentares para alinhavar o encaminhamento dos projetos no Congresso.

  2. e a escolha do novo PGR ?

    A ideia de Janot (acredito) era ser reconduzido por Temer.

    O que houve?

    Viu que perderia a eleicao feio dentro da PGR? Acha que pode ser reconduzido por Maia? Preferiu sair “por cima”?

     

  3. Boa noite,

    Boa noite, Nassif.

     

    Primeiro, obrigada por procurar nos dar um entendimento melhor do que realmente move as engrenagens do Golpe.

     

    Alguns pontos chamam atenção por serem extremamente preocupantes e provocarem desolação.

     

    O Temer é um sujeito vulgar ao extremo. Um golpista de baixo nível que chega a causar constrangimento. Como pode o PT se sujeitar, sujeitar todo um projeto à ameaça tão óbvia. Olhando agora, não dá para culpar a Dilma por tentar manter distância da articulação política, não. É uma quadrilha. Nada menos. Foram incentivados ao Golpe porque há o interesse de servir ao mercado e a destruir o Estado. Seria bom que Lula nos contasse exatamente como foi o processo que levou a escolha do Temer. O Lula deve explicações.

    Quando voce fala que a classe empresarial encontrou outra forma de obter lucratividade e que essa nova forma coloca a produção em segundo plano, imediatamente posso identificar como um comportamento mundial: produzir menos e lucrar mais é o lema dos financistas. E a consequência é o desemprego, a desindustrialização, o fim do welfare state, a precarização do mercado de trabalho no mundo inteiro. Os golpistas aqui aplicam o que aprendem com os europeus. Mais uma vez o PT ficou vendo a banda passar, e ao primeiro clamor dos defensores do neoliberalismo, a Dilma entregou os dedos e os anéis. Conhecendo a classe dominante daqui, não era previsível que eles procurariam dar fim a um modelo de desenvolvimento mais nacionalista?

    O terceiro ponto que arruina o dia de qualquer um é o final do seu comentário: o ponto central é descobrir o que a Globo pretende. O Lula e a Dilma vão ficar nas cordas por quanto tempo até que consigam articular uma reação? Quanto tempo mais a esquerda vai esperar que o mainstream aí respeite a Lei e se comporte de maneira civilizada, em benefício do país? Todos sabemos que não vai acontecer. Que o jogo é baixo e pesado. O PT não conseguiu criar um único grupo de apoio dentro do judiciário, do Congresso e da classe empresarial?

     

     

  4. A Globo mudou, mas totalmente dentro do esperado…

    Lula é criticado por não ter controlado a mídia, nem ter aparelhado o Judiciário, como fez Maduro. Principalmente por não ser de sua índole esta sede do poder pelo poder. Tinha grande vocação para criar o Estado do Bem Estar para toda a população.

    Lula não chegaria ao final do mandato se não tivesse se associado a parte desta quadrilha que grassa na política brasileira, especialmente no PMDB. Cedeu para atingir um objetivo maior.

    Dilma caiu exatamente por ter resistido a se imiscuir com estes bandidos dentro da política, e até dentro do próprio PT. Preferiu ceder ao neoliberalismo, ao mercado e aos financistas diminuindo muito sua atuação na continuidade do fortalecimento do Estado Social. Se tornou presa fácil para os golpistas.

    A mídia, que continua uníssona e totalitária, permanece como o quarto e mais forte dos poderes da República. Capaz de implodir, seduzir e impor a vontade de seus donos à grande parte da população que não dispõe de outros pontos de análise. Vontade esta que pode mudar, e surpreender muitos, mas segue sempre a mesma linha do mercado e do antinacionalismo.

    Para que possamos exercitar a plena Democracia o primeiro, e mais importante dos passos, que precisam ser dados é regulamentar o papel das Comunicações Sociais. Enquanto permanecer este totalitarismo midiático estaremos, volta e meia, sujeitos a chuvas e trovoadas. Incapazes de sermos Senhores do nosso almejado Destino.

    1. Anti-lulistas

      Os anti-lulistas de carteirinha, sistemáticos, festivos e cegos, se recusam a ver que tivemos, pelo menos, 12 anos de pleno emprego, de forte crescimento dos grandes grupos empresariais com apoio dos bancos governamentais (alguns competentes, outros nem tanto), da expansão de empresas de engenharia no exterior e da indústria naval no Brasil, do crescimento da influência e do respeito do Brasil no cenário internacional, do elevado orgulho nacional com as realizações nacionais, da redução das desigualdades e da miséria na população menos aquinhoada, da elevação do número de famílias classificadas como de classe média.

      Nada disso é propaganda enganosa. Não foi fruto do acaso e não é virtual! É pura realidade!

      O que se seguiu? O golpe, a intervenção desavergonhada da mídia nos destinos da nação, a demolição de tudo de bom que havia sido construído por falsos moralistas partidaristas e travestidos de salvadores da pátria. A volta da tortura, do desrespeito pelas garantias constitucionais, da justiça tutelada pela mídia e de toda esta mixórdia sem esperança.

      Mas… Continuam sendo anti-lulistas de carteirinha, sistemáticos, festivos e cegos.

  5. Creio que a Groubo ao tentar

    Creio que a Groubo ao tentar fazer do limão uma limonada tentará envolver o Lula neste pacote, pois seria muuuito difícil ela ela esconder esta denúncia/gravação desprezando o apoio ao poderoso conglomerado JBS, um dos maiores anunciantes da mídia, para tentar segurar um sub-governo cujo destino inevitável é a lama .

    Morei durante algum tempo em Anápolis (mesma rua onde morava o pai do Cachoeira) e conheço o espírito de luta dos anapolinos/goianenses, quando eles partem para uma disputa, costumam pulverizar o adversário sem piedade, e os Batistas não fogem a esta regra .

    Os dirigentes da Groubo sabem disso e preferiram prestigiar o grande anunciante .

     

     

  6. É mais do mesmo,
     
    a midia

    É mais do mesmo,

     

    a midia quadrilheira e corrupta tentará emplacar a versão menos danosa para os protegidos, no momento é aquela senhora sem-noção, tudo para manter os privilégios da banca e asslatar os direitos dos mais vulneráveis, afinal, como diz o homem do rombo de 5 bi, senão o país quebra; o judiciario com seus minitros fraquííínn, borroso e gilmau seguirá a malta, não lideram, são apenas técnicos que a escumalha necessita para bolar estratagemas malignos; vão reposicionar o PT no centro do furacão, porque quando a situação está ruim, chama o Lula e a Dilma para salvar; vão bombardea-los buscando justificar a condenação; contra os amigos lárapios não vale fotos gravações ou até confissões, mas contra petistas a palavra de qualquer bebado, maluco ou drogado é santa. Como disse, inocente é quem acredita que há consenso com essa turma…….

  7. Nassif, já estou tendendo a

    Nassif, já estou tendendo a acreditar que esse descarte do Temer atendeu ao calendario dos donos do golpe…,,,notaram que ele Temer não serviria  mais pra nada ou seja, não conseguiria aprovar as reformas para atender ao mercado….e tava com a popularidade la embaixo….então, como sempre acontece, a Lava Jato foi usada mais uma vez para atender aos donos do golpe…e a o Fachin e Janot vieram como essa do Fora Temer…o Aecio também foi jogado na lata do lixo pq não servia mais nada embora ele consiga livrar a pele no STF de Morais, Gilmar, Celso e cia…

    O script do golpe de 2016 é o mesmo de 64, com a Lava Jato da Republica de Curitiba atuando como Republica do Galeão, de forma a fomentar o golpe…como era tempo de Guerra Fria, os militares foram os protagonistas…e agora, em tempos de Guerra 2.0, o conluio midiatico-penal assume o protagonismo.

    Destituição do governo Jango e suspensaão das eleições de 65 pq JK era imbatível…tentaram inabilita-lo acusando de ser corrupto e dono de triplex…como não conseguiram impedi-lo de se candidatar, suspenderam as eleições indiretas e trocaram Mazzili(Temer) por Castelo Branco (que pode ser Luciano Huck, Carmem Lúcia….de confiança da Globo)

    Assim o golpe segue o mesmo script do de 64, com direito a intervenção miliar numa ultima etapa, se for o caso…como sinalizou Jugman da Defesa…

    https://jornalggn.com.br/noticia/politica-e-refem-dela-propria-diz-raul-jungmann

    “c. [Os militares] Estão preocupados com a perspectiva de, não revertido o quadro de deterioração em curso, se verem convocados a intervir em nome da Garantia da Lei e da Ordem – GLO, art. 142, caput, da CF.” (Raul Jugman, minstro da defesa sobre os militares)

    Dizer que os militares podem intervir caso se instale o caos é uma revelação irresponsável feita por um ministro da defesa, se bem que, com o pais(sondas da petrobras, terras, reservas de ouro, navios, satelites) sendo vendido com 90% de desconto na black friday do Temer, um general 5 estrelas nacionalista e com pendor socialista poderia sanar a questão. Fora disso, nem pensar, nada contra militares, poderiamos ter um general presidente, desde que eleito pelo voto popular, o Bolsonaro nem tem perfil militar, é um capitão rola-bosta bem despreparado.

     

  8. Nassif, acho que voce esta

    Nassif, acho que voce esta fazendo um erro analitico sobre Janot.  Ele ja nao tem reputacao nem credibilidade com os seus, nao vai ser coisa de ultima hora que vai magicamente aumentar o cache dele!  Estaria na cara que eh oportunismo rasissimo.

    A investigacao foi pra frente por NAO o envolver.   Foi parte de acordo do frigorifico com o governo DOS ESTADOS UNIDOS.

    APESAR de Janot, as duas investigacoes, de Temer e Aecio Neves, foram pra frente.

  9. E chega o amanhã…

    Bom dia senhor Luis Nassif,

    Primeiro quem tem armado e muito nos últimos tempos é esse sr. Aécio e esse Temer, como bem esposto pelo Sr. ao longo do vídeo.

    E a corda mais uma vez arrebentou do lado (Andrea Neves irmã do inconsequente Aécio) ela que um dia foi idealista, mas verificou que a política brasileira apoiada por sua ideologia de “maior país católico do mundo” na prática é bem outra.

    Ela só não sabia que essa prática “católica” escusa protege só a MACHEZA CORRUPTA. Espero que a mesma saia corrigida e mais forte desse aprendizado e lute por ela mesma e deixe que o irmão, que já é velho e tem todo o APOIO DA SOCIEDADE MACHA, cuide por si mesmo da própria vida. 

    Muita coisa a se comentar ainda, espero que de tempo, se não der, O QUE TIVER DE SER, VIRÁ. A groubo não é Deus, graças a Deus! E hoje é sexta -feira. Bom final de semana.

     

  10. Boa análise

    Grato Nassif. Ouvi os 20 minutos e valeu a pena.

    Fico preocupado, como você, pelo pau em Lula, que irá cair agora.

    Ainda, ouvi do Lindbergh Farias que o Presidente do Conselho da JBS era o Meirelles. Poderia confirmar para nós?

  11. Rescaldo de um terremoto político

    o absoluto silêncio de Lula e Dilma é aterrador. justo aqueles que deveriam ser as principais lideranças na luta contra o golpe, simplesmente desaparecem de cena num momento decisivo. nada mais revelador de como o Lulismo é anacrônico e inútil na conjuntura atual.

    mais uma vez a cleptocracia foi flagrada, cada um com o rabo amarrado no rabo de todos os outros. pela financeirização completa da economia, já não há projeto de país que não seja converter o Brasil numa neo-colônia semi-escravocrata.

    o paradoxo são as empresas “campeãs nacionais” (como a Odebrecht e a JBS), resultado das estratégias do Lulismo, na contramão da apodrecida plutocracia e por isto atingidas pela Lava Jato & Associados.

    mas não é possível qualquer êxito sustentável para empresas multinacionais brasileiras sem o suporte de uma política de Estado. a internacionalização é acompanhada de inevitáveis conflitos de interesses, não apenas com empresas estrangeiras, mas principalmente envolvendo as grandes questões da geopolítica mundial.

    com as empreiteiras e a construção naval destruídas, a JBS recusou-se a seguir mansamente para o abatedouro. na guerra de famiglias decidiu cair atirando, como única alternativa de sobrevivência.

    se tudo indica que terá sucesso, mostra também a desarticulação dos setores empresariais produtivos que deveriam ter minimamente atuado em bloco. ou seja, o empresariado brasileiro não sabe fazer política, confundindo esta com o suborno de parlamentares e agentes públicos.

    o setor dominante jamais trará qualquer resposta viável para a crise. e nem poderia, já que ele é a crise.

    com a queda de Temer, no inevitável rearranjo é vital o protagonismo das manifestações populares nas ruas, para evitar que ainda mais uma vez tudo seja exclusivamente pactuado na cúpula.

    quanto as FFAA, é mais de nossas instituições corporativas sem qualquer fundamento num projeto de país. se para as FFAA a decisão de se ater a seu papel estritamente constitucional já é um grande avanço, dada a tradição de golpes militares, é preciso ir além e incorporar em sua doutrina militar os artigos iniciais da Constituição de 1988, que nada mais são do que um projeto de país:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I – a soberania;

    II – a cidadania;

    III – a dignidade da pessoa humana;

    IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V – o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II – garantir o desenvolvimento nacional;

    III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

    Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

    .

  12. Desde aquele junho de 2013, o

    Desde aquele junho de 2013, o que me impressiona é mesmo a boçalidade de parte do povo. Sempre se soube que a mídia, especialmente a TV, fizesse as cabeças dos desavisados, mas, confesso, nunca pensei que as pessoas comeriam merda se a globo mandasse. E foi isto que se viu: multidões de descerebrados pelas ruas fantasiados de Neymar, seguindo um pato inflável da mesma maneira que as crianças seguiram o flautista de Hamelin. Se só os midiotas desaparecessem, problema deles; o nosso problema é que eles fizeram o papel de figurantes num golpe de estado que nos atirou numa crise que talvez tenha atrasado em décadas ou até liquidado a possibilidade de desenvolvimento do brasil. Sabemos que boa coisa não verm por aí, mas não dá pra deixar de sentir uma ponta de satisfação maldosa em ver que aécio armou e se de mal e que a mediocridade, desonestidade e incompetência de temer tenham sido expostas diante de todos os brasileiros.

  13. Temer, o tosco da Idade Média

    Nassif, a “tosquice política” do Temer é perfeitamente retratada hoje pela Mônica Bergamo

    Temer pretendia se lançar candidato em 2018 antes de delação da JBS

    delação premiada dos donos da JBS jogou um balde de gelo nas pretensões políticas de Michel Temer. Animado por estudos levados a ele pelo ministro Moreira Franco (PMDB-RJ), o presidente estava convencido de sua viabilidade eleitoral e já fazia planos de concorrer à reeleição em 2018.


    “Estarei no segundo turno”, disse Temer a interlocutores próximos dias antes de a bomba explodir em seu colo. Pelos planos dele e de Moreira, a reforma da Previdência seria aprovada na Câmara, a economia aceleraria no próximo ano e a popularidade do presidente subiria.

    DO LAR
    Joesley Batista frequentava não apenas a residência oficial como também a casa de Temer em São Paulo.

    PREOCUPADO
    E o empresário reforçou sua segurança e de sua família depois que iniciou as tratativas para o acordo de delação premiada.

    LEMBRANÇA
    O advogado Antonio Claudio Mariz de Oliveira tinha voltado à bolsa de apostas para o Ministério da Justiça dias antes de o novo escândalo vir à tona. O atual ocupante da pasta, Osmar Serraglio (PMDB-PR), entrou no cardápio de delatores da Operação Carne Fraca.

    A CALHAR
    Seguidores de Geraldo Alckmin festejavam na quinta (18) o escândalo que se abateu sobre Temer. Na análise de alguns deles, a discussão sobre sucessão voltaria à esfera política, onde amizades e conchavos podem contar mais que popularidade. E esvaziaria, pelo menos temporariamente, o nome de João Doria para a Presidência da República.

    RESPIRO
    Segundo um apoiador do governador, a discussão deixaria evidente a importância da política, onde Doria até agora não teria fôlego.

  14. Realmente é o Janot que está

    Realmente é o Janot que está nisso. Tive certeza quando ouvi a porcaria do aúdio da gravação. Tudo o que o Janot faz tem a marca registrada de ser mal feito, nas coxas ( que diga o Teori sobre os inquéritos que ele teve que analisar). E jogar amigos ou admirados aos lobos também é marca de Janot. Lembremos o que ele fez com o Genuíno. Quem faz o que fez com Genuíno, não teria a menor dificuldade de lançar um bosta como o Aécio aos leões. 

  15. p { margin-bottom: 0.25cm;

    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }

    Grande desabafo.

    Muito bom comentáro de arkx, acima.

    Independente de como sejam envolvidos (e seria por isso o silêncio?) Lula e Dilma, seguido sua fala, Nassif, há pormenores a serem perseguidos (pela política, posto que na economia é a concentração e os concentradores se readequando em  sua estreita e cônica destinação capitalista global). Algo bastante complexo e indispensável para que seja debatido com os mais variados experts, cientistas e críticos de todas as margens. O que chama a atenção é que o povo brasileiro, de forma geral, está atônito. E isso porque parece tudo muito óbvio, sendo o caos fruto de um sistema político corrupto onde grandes grupos poderes parecem jogar aleatoriamente. Eis a obviedade: caos e aleatoriedade. Só que não.

    Primeiro, a par das forças internas, as externas. Os RICS (o B caiu), a Venezuela (e a America Latina), o exército americano sendo convidado a acampar em nossa amazônia, a gerenciar nossos satélites, etc. “EUA vai ajudar a Venezuela” (http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-05/eua-farao-o-necessario-para-ajudar-venezuela-se-recuperar-diz-trump), porque lá há uma reação interna, enquanto aqui está tudo tranquilo (não há, pois muito pouco sustentado e disperso nos debates, nenhum aprofundamento sobre o país e o mundo neste sentido; não se trata apenas de uma relação diplomática, mas de toda a economia nacional e os bens naturais do país)? Informações “privilegiadas”: o grampo de Lula e Dilma, automaticamente disposta para a Globo, como foi feito? Os milhões desviados e devolvidos pelos delatores eram quanto, em qual percentagem, em quais paraísos? Tudo definido e devolvido e redistribuído como comissão uma infinitesimal percentagem? Até onde e com quantas relações a PGR se sustentou para, até o momento, discricionar ao máximo as investigações? E o que representaria todas estas informações e laços em mãos e poder de um Alexandre Morais? Além disso, qual o destino deste atual PGR e seu grupo, e toda a instituição, quando deste novo Alexandre a frente da PGR? Se o atual Ministro da Justiça é um “bip”, segundo Aécio… porque, refém de quem, como?

    Então o PGR deu pau no Francisco e de forma fulminante, após um boa e nova treta com Gilmar Mendes. Qual a relação direta, se existe? A PF começou a trabalhar profissionalmente de repente (notar que Loures jamais sofreria este vexame se a FT Lavajato prorpriamente e exclusivamente conduzisse a coisa. Jamais! Seria a nata do Paraná contra si própria e o fim de própria FT – o juiz incluso)? Era apenas um fio da meado para Lula/PT ou é parte da caracterização de que a economia não deve ser nacionalista e, portanto, os políticos não devem gerí-la, ficando a cargo os profissionais renomados e bem-sucedidos do mercado financeiro (internacional apenas) e de uma casta judicial (notar que, aparentemente, nem “matar no peito” e as relações afetivas mais internas serão facilmente: Gilmar e os seus, Fux e os de-lá… ainda que, zapt!, no momento “exige-se estrito respeito à Constituição”… quando o fogo queima no próprio corpo)?

    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }a:link { }

    As potências industrias brasileiras (players? é isso?), para o bem ou para o mal, sendo diluídas: TODAS elas (?). As pessoas em seus topos, nada sofrerão (em termos de riqueza; os ‘impérios’, a estrutura, no entanto… ), mas a “opinião pública” é esta: as empresas brasileiras são o que são porque corrompem e chegaram onde estão por total corrupção. Nenhuma multinacional (nem ‘grandes’ persolnalidades do judiciário, bancos, etc.) fomenta a corrupção sistêmica brasileira e nem faz parte de tudo isso, por mais descarados que sejam os atos antinacionais?

    Então, o silêncio de Cunha, pago na cadeia?!?!, preso na masmorra de Curitiba, sendo publicamente silenciado e abafado pelo próprio juiz que o condena (obstrução? ConversaAfiada) e o PGR levantando a tampa, pois que isso não apenas é “contra” os diretamente envolvidos, mas é um pau até para a FT Javajato…

    Tentarei organizar isso tudo… “mundo mundo vasto mundo”…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador