As implicações de Lindbergh na Lava Jato e o financiamento eleitoral

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Se for provado que o dinheiro doado à campanha do petista é fruto de corrupção, as contas dos demais candidatos agraciados pelo cartel de empreiteiras instalado na Petrobras vão receber atenção das autoridades?

Jornal GGN – Alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) em função da Lava Jato, o senador Lindbergh Farias (PT), sempre que abordado sobre o assunto, ostenta “serenidade” em relação às acusações, mas admite que não gosta de constar no mesmo balaio de “políticos que receberam propinas e pagamentos pessoais”. O senador entende que é investigado por ter recebido “doações legais”, registradas e aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de empresas que integram o cartel que se instalou na Petrobras. Ele nega conhecimento da possível origem ilícita dos recursos. 

O Ministério Público Federal (MPF), por outro lado, sustenta que Lindbergh sabia da procedência criminosa dos valores. Caso contrário, por que teria recorrido a Paulo Roberto Costa, um dos pilares do esquema na estatal, para recebê-los?

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, em petição enviada ao juiz federal Sergio Moro, na semana passada, reafirmou tudo que disse em sua primeira delação premiada sobre as campanhas de Lindbergh em 2010 (Senado) e 2014 (governo do Rio de Janeiro).

Conta Paulo Roberto Costa que foi procurado pessoalmente por Lindbergh, quando este concorria a uma vaga no Senado, e um assessor. O petista teria pedido ajuda para angariar fundos para a campanha. Paulo Roberto Costa disse que autorizou o pagamento de R$ 2 milhões ao candidato. Os recursos seriam fruto dos esquemas escusos na Petrobras.

Aqui, um parêntese: no último documento entregue a Moro, a defesa de Costa fez uma alteração no depoimento. “Esclareceu” que o dinheiro que irrigava PT, PMDB e PP era repassado pelas empresas que venciam licitações na estatal. Mas esses recursos eram retirados da margem de lucro das empreiteiras, não de “superfaturamento” de contratos. Costa disse que é errado falar em “sobre-preço”. Fecha parêntese.

O delator disse às autoridades que pediu a Alberto Youssef que fizesse a ponte entre os R$ 2 milhões e a campanha de Lindbergh. O doleiro negou, em sua própria delação premiada, que tenha sido o operador nesse negócio. Para Youssef, Costa se confundiu, pois o dinheiro poderia ter chegado aos cofres do PT por outros meios – por outros operadores ou pelas próprias empresas.

No pedido de instauração de inquérito contra Lindbergh no STF, o MPF destacou que a segunda hipótese (de doações feitas pelas empresas, registradas e aprovadas pelo TSE) é a mais plausível. Para isso, as autoridades da Lava Jato passaram o pente fino na campanha de Lindbergh em 2010.

Na campanha de 2014, Lindbergh procurou Costa mais vez. Disse que gostaria de obter junto a ele ajuda para construir a plataforma de governo. Lindbergh teria prometido que, se eleito, Costa, pela expertise, seria nomeado secretário de Desenvolvimento do Rio. Na delação, o ex-diretor da Petrobras relatou (com provas) que Lindbergh também esperava ajuda para conseguir financiamento eleitoral. Mas Costa, que já não era diretor na Petrobras, afirmou que “nada se concretizou” quanto a arrecadação junto às empreiteiras.

“Minha indignação é colocarem todos na mesma situação. Igualaram políticos que receberam propinas, pagamentos pessoais, depósitos em conta com doações legais de campanha”, escreveu Lindbergh na primeira nota que enviou à imprensa comentando suas implicações na Lava Jato. “Requereu-se a instauração de um inquérito apenas pelo fato de minha campanha ter recebido recursos regulares e oficiais oriundos do PT e de empresas, o que significa criminalizar a política, uma vez que não há qualquer indício de irregularidade de qualquer ordem”, acrescentou.

As próximas fases da Lava Jato merecem pela atenção também pelo desenrolar do caso Lindbergh. Se for comprovado que o dinheiro doado à campanha do petista, com registro e aprovação do TSE,  é fruto de corrupção, caberá a pergunta: as contas dos demais candidatos agraciados pelo cartel de empreiteiras – que não são poucos! – serão alvo de pente fino?

A dúvida é pertinente, uma vez que a delação de Paulo Roberto Costa convenceu o MPF de que a triangulação na Petrobras se repete Brasil afora, nos planos estadual e municipal. Empresas privadas pagam propina a agentes com acesso a recursos públicos para vencer licitações, e os políticos e partidos com influência, por sua vez, patrocinam a estadia desses servidores públicos em seus respectivos cargos, entre troca de favorecimento pessoal ou eleitoral. É assim que o delator explica a Lava Jato.

O pedido da Procuradoria-Geral da República para instauração de inquérito no STF contra Lindbergh está disponível aqui.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se um deputado é corrupto, tem que prender os outros?

    “Se for provado que o meu deputado é corrupto, tem que prender os outros também, mesmo que não haja prova”. É uma tese interessante. A pergunta no subtítulo já demonstra má fé.

    1. Essa tese de prender deputado

      Essa tese de prender deputado sem provas é sua. E do JB. E a má fé, não é da Cintia Alves. Ela quer o que todos queremos: tratamento idêntico aos políticos e partidos pois, a seletividade está evidentemente apontada para um partido  em particular. Não interessa o que o PP, partido de alguns médicos, sempre fez. Nem de outros que aparelham o estado brasileiro desde sempre. Interessa o coadjuvante. Os protagoonistas, amparados e protegidos pela burocracia estável e mídia venal, igualmente corruptos, querem porque querem uma Geni. Que pode ser acusada de muitas coisas como incompetêrncia, preguiça, alheamento, mas não de a mais corrupta.

  2. Porque não Geraldo ou Aécio?

    Nota-se a má-fé da subscritora ao se voltar para o petista lindenberg, porque não se reporta a serra, geraldo ou aécio, está a serviço destes ou do pig. Trata-se de mais uma conservadora militante de direita raivosa a atacar um deputado de esquerda sob o manto de fazer jornalismo. O texto é de uma ativista de direita, uma ativista do PIG  e do Moro tentanto colocar dúvida na atuação de um combativo deputado de esquerda, vá a merda Cintia.

     

  3. Um comentarista em outro post

    Um comentarista em outro post acabou de me questionar quando Costa e Youssef mentiram em suas delações. Aqui há um exemplo claro da mentira.

  4. Bom, para a procuradoria,
    Bom, para a procuradoria, basta PROVAR o que alega ser verdade.
    Não é simples?

    Mas.se deixar advogado tentar explicar….

  5. esse mpf é um câncer que está

    esse mpf é um câncer que está corroendo o Brasil, um bando hipócritas, se for necessário quebrar o Brasil para tirar o PT do poder eles o farão…experimentem fazer qualquer comentário crítico na página do procurador tucano-coxinha deltan dallagnol no facebook…qualquer comentário que não for puxação de saco é sumariamente apagado, e o autor bloqueado…perguntem pra ele porque o procurador criminoso demóstenes torres está solto até hoje, nunca foi incomodado por posr seus colega procuradores…como sempre digo, os setores progressistas da sociedade precisam fazer um “occupy” do judiciário e do ministério público, incentivar militantes e simpatizantes a seguirem carreira no judiciário e ministério público, caso contrário o Brasil vai caminhar irreversivelmente de volta ao século 19, conduzido por essa aristocracia de meia-tigela que hoje na prática manda no Brasil, prende quem quer, a qualquer hora e em qualquer lugar

  6. Quem com porcos anda, farelo

    Quem com porcos anda, farelo come. Ser amiguinho do Paulo Roberto Costa, pedir pra ele angariar fundos de campanha e esperar que venha dinheiro honesto é no mínimo ingenuidade. E mesmo que seja ingenuidade e não crime, deve pagar do mesmo jeito. Imagina se fosse um dinheiro de um traficante, de um miliciano pra campanha? Vale tudo pra se eleger?

  7. O próprio Lindinho disse que

    O próprio Lindinho disse que procurou PRC.

    A coisa mais normal do mundo, um funcionário da Petrobras juntar dinheiro no porquinho para distribuir nas campanhas dos amigos

  8. Lindbergh merece respeiro

    Lindbergh merece respeito. É um político digno com uma trajetoria importante de contribuição para o país. Esse velho chavão facista de que “fulano sabia”, “não tinha como não saber”, significa: vamos punir com prova, ou não. Lembro de outro político digno que foi severara e covardemente condenado: José Genoino. É claro que tudo deve ser apurado. Qualquer processo deveria ser uma oportunidade de tirar tudo a limpo. Mas, não é assim que funciona. Lindbergh não é um achacador. Que tal debruçar nossa atenção e energia sobre esse achacadores blindados. 

     

     

  9. Gente, esse é o foco para um

    Gente, esse é o foco para um novo julgamento com teorias inovadores e com resultados fora da curva. Criminalizar as doações oficiais, mas restringir a criminalização aos partidos diretamente citados no esquema. Associado a isso vão falar da teoria do domínio do fato, que Lindenberg sabia por osmose das ilegalidades. 

    Será que vão criminalizar as doações feitas a Sérgio Guerra ou ao PSDB e que foram repassadas a Sérgio? E o caso de Anastasia? Vão criminalizar as doações repassadas para ele? Ou vão dizer que eles são inocentes, não sabiam que se tratava de dinheiro ilegal. Por isso, seriam vítimas e não cúmplices….

    Continuem achando que o STF, o STJ ou qualquer instância vai ter bom senso, racionalidade e jurisprudência. 

     

  10. Garoto esperto

    Em vez de procurar os doadores para a campanha, ele procura o diretor de uma estatal que tem negócios com possíveis doadores.

    Mas tá tudo certo. Tudo certinho. Imagine. Quem vai acreditar que um sujeito gente boa como ele vai extorquir empresários usando o poder de uma estatal. 

    1. Sério, você acha mesmo que os

      Sério, você acha mesmo que os empreiteiros da Lava Jato estavam sendo extorquidos? A esse ponto chega sua ingenuidade e seu desconhecimento de como as coisas acontecem no submundo da corrupção?

  11. Agora é oficial. A Lavajato é

    Agora é oficial. A Lavajato é a representação perfeita do macartismo moderno. A novidade é a investigação de cineasta (marido da atriz Fernanda Torres) que produziu filmes para André Vargas. Pelo jeito,o recurso da delação foi inteirmanete baseada naqueles tristes dias dos anos de 1950. A tal história das Mãos Limpas já era. Vazou. MAs tudo aqui indica que o novo é o velho. O velho e letal conservadorismo.

  12. Pessoas mau caráter.

    Os mau caráter, mesmo sabendo de toda verdade, continuam criticando o PT e não criticam outros partidos. O que acontece na justiça hoje é de arrepiar o cabelo. Está tão descarada condenando e investigando somente o PT, e deixando o PSDB fazer a maior farra com tanta roubalheira. Infelizmente o que posso pensar disso é uma MÁFIA entre justiça, MP, PF, mídia e tucanos. Isso se tornou muito perigoso para o povo brasileiro e pessoas de bem.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador