Brasil vive “erosão na democracia” antes mesmo da eleição de Bolsonaro

Instituto V-Dem, que tem o maior "bando de dados sobre democracias no mundo", aponta fatores para a deterioração da democracia brasileira

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O Instituto V-Dem, da Universidade de Gotemburgo, o maior “bando de dados sobre democracias no mundo”, afirmou que o Brasil está entre os países que vivem uma “erosão em suas democracias”. A informação é do jornalista Jamil Chade, que escreve para o UOL a partir de Genebra.

Em artigo divulgado na noite de sexta (24), Chade expõe os dados do relatório mundial que envolve o Brasil e outras 23 nações que estão “sendo afetadas severamente pelo que é estabelecido como uma terceira onda de autocratização.”

O Instituto levou em conta a crise brasileira ao longo de 2018, com ataques à liberdade de expressão e tensões políticas em torno do período eleitoral. Mas ainda não menciona a vitória de Jair Bolsonaro. Os pesquisadores consideram que os indicadores para avaliar uma democracia vão além do pleito.

Entre os fatores estariam, então, o impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e a prisão de Lula em 2018, episódios que geraram “fortes debates e protestos.”

“Na edição de 2018 do informe, os especialistas já apontavam para deslizes registrados no Brasil no que se refere à democracia e baseado em dados até 2017. Agora, o alerta é ainda mais forte. De acordo com o estudo de 2019, a “erosão democrática afeta três democracias eleitorais de longa data: Bulgária, Brasil e Índia”, observou Chade.

“Nesse três casos, ataques contra o pluralismo da imprensa, academia e liberdade cultural e uma substancial polarização na sociedade são chaves na deterioração”, afirmou o Instituto.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa esquerda!a democracia com Bolsonaro para ele está Analândia,e na Venezuela maduro é democrático como entender isso.

  2. Todo comentário que faço,diz que eu já o fiz,talvez sou contra politicamente e a direção não aceita comentário contrário a visão deles,podem cancelar esta inscrição que fiz.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador