Chomsky: Centralidade do PT deixa oposição “apática” e Ciro pode liderar forças contra Bolsonaro

Linguista disse que a oposição precisa se reorganizar para fazer frente aos retrocessos de Bolsonaro, sem deixar de fazer esforços para libertar Lula da prisão política da Lava Jato

Jornal GGN – Noam Chomsky, renomado linguista norte-americano, disse ao Estadão, na noite de segunda (2), que o desgaste do PT levou a oposição à esquerda a uma situação de “apatia” e que Ciro Gomes é um “líder dinâmico” que pode encabeçar as forças contra o governo Bolsonaro.

“Um líder dinâmico como Ciro Gomes poderia muito bem organizar, liderar e desenvolver uma coalização de centro-esquerda para fazer uma oposição poderosa às políticas perigosas do governo Bolsonaro”, sugeriu.

[O GGN prepara uma série de vídeos sobre a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto? Clique aqui]

Para ele, o oposição deve combater as “políticas muito perigosas” de Bolsonaro, mas sem deixar de lado o esforço para “libertar Lula, que é o prisioneiro político mais importante do mundo”.

Na avaliação de Chomsky, o PT está desacreditado e não conseguiu se reerguer da campanha negativa que vem sofrendo há anos, e que o levou à derrota em outubro de 2018.

“Infelizmente, o componente central da esquerda é o PT e o partido ficou desacreditado, parte por motivos certos, parte por má propaganda e campanhas ultrajantes nas redes sociais das quais não se recuperou.”

As falas de Chomsky foram registradas durante lançamento do movimento Direitos Já, que reuniu lideranças de 16 partidos num arco do PCdoB ao PL. O mote era a ameaça contra a democracia e os retrocessos de Bolsonaro. O PT não participou com lideranças de peso.

[O GGN prepara uma série de vídeos mostrando a interferência dos EUA na Lava Jato. Clique aqui e saiba como apoiar o projeto]

123 comentários

      • PT não quer admitir os próprios erros, e quando alguém os aponta, vem a manada com o discurso chantagista de “Não é hora pra brigar”.
        Será que ainda não entenderam que a vitória do Bolsonaro se dá pela insatisfação dos eleitores?!!! Milhões não queriam nenhum dos dois, por isso não foram votar. Em 2022 vão ser ainda mais se o PT for pro segundo turno de novo. Ah, mas a culpa é do Ciro que aponta os erros do PT…
        A arrogância petista não tem limite.

        35
        18
        • Sá pelos likes nessa postagem do GGN dá pra ver como estamos divididos, nos mordendo e nos ofendendo, enquanto a direita segue feliz no poder.
          Não sei se você percebeu, mas a minha mensagem foi uma crítica ao cara que xingou o Ciro.

          13
          1
          • Cid Gomes em uma reunião no nordeste com membros do PT xingou os petista de babaca. A célebre frase: Lula está preso babaca virou mantra da direita para atacar membros do PT. Ciro foi convidado a participar de uma frente contra Bolsonaro, se fosse patriota colocaria os interesses da democracia em primeiro lugar. Mas resolveu viajar para a Europa deixando o PT a própria sorte. Não considero Ciro de esquerda ele mostrou seu verdadeiro caráter egoísta e é o próprio Ciro que não quer mais parcerias com PT. O que acho devidamente democrático. Noam Choski é brilhante mas se esqueceu de um detalhe Ciro não é de esquerda e quer ficar longe do PT.

            4
            3
        • O covardaço do Ciro que evadiu-se para a França tem que ser referenciada. E o apoio contrário do seu irmão escatófago em propalar aos 4 cantos que hadaad não iria vencer, deu um sinal aos eleitores que como eu não são petistas e nem porra nenhuma , mas temos uma inteligência que bostanaro nem a pau.
          Agora por uma raivinha desses 2 merdas gomes que influenciaram, não foi culpa, mas tem que serem chamados para assumirem suas atitudes.
          Eles e outros não entendem que no Brasil de hj a famosidade conta muito, ser conhecido conta, uma fala representa muito uma atitude representa.
          Ous as forças progressistas que se unam ou veremos novamente aglutinações de poderes novamente.
          Não adianta se reunirem no ano da eleição, tem que começar desde já.

          21
          11
        • Primeiro que o Coroné fujão nunca foi progressista,é um privatista,ingrato,maledicente e linguarudo.Passou por uma infinidade de partidos e com nenhum se identificou só levando discórdia. Segundo esse cara não é unido nem com quem transa.Acorda!!!!

          30
          9
        • Que lindo, sua análise é perfeita. É culpa do PT. Ciro é ótimo mesmo, nossa que orgulho. kkkkkkkkkkk

          6
          5
        • A culpa de ciro está no fato de ele ter-se omitido no segundo turno de 2018 por inveja, dor de cotovelo, imaturidade política. Nunca chegará lá, exatamente por não parar em lugar algum: não completou seu mandato nem de prefeito, nem de governador, nem de ministro do fhc, nem de ministro de Lula. Ah, sim, como bolsonaro e todos os arrivistas, passou por incontáveis partidos de diferentes ideologias. ciro será sempre um risco ao país, apesar de seu discurso nacionalista.

          12
          4
      • Ciro não lidera porque não quer. Se quisesse, parava de falar mal do PT , ia a Curitiba apoiar Lula, se integrava na campanha LulaLivre e poderia sair consagrado. Mas quem fugiu uma vez, parece querer fugir sempre.

        33
        16
        • Verdade Eugênia, eu gosto tanto do Ciro, mas infelizmente é uma pessoa que a gente não pode confiar. Mas calma minha gente, LULA vai voltar e vai botar essa ralé que se instalou no poder, toda pra correr. Tomara que consiga prender todos eles. Os ladrões que estão vendendo o Brasil, os lesa pátria todos eles, e o aecim e toda a quadrilha que governou com o temer. Todos eles deveriam estar presos pois o que fizeram e o que roubaram, muitos deles, é inominável. VOLTA PT, VOLTA LULA, ÚNICO LÍDER CAPAZ DE NOS DEVOLVER O BRASIL QUE REALMENTE QUEREMOS. EMPREGO, SAÚDE, PAZ E AMOR NO CORAÇÃO.

          5
          1
      • Claro, amigo, mas o Lula tá preso e não há perspectivas de que possa vir a ser candidato.
        Vamos lidar com a realidade…

      • Eu concordo com você. O Lula fará parte deste movimento. Mas temos que envolver outras lideranças. Como a maioria aqui, também não acredito no Ciro (e digo isto com tristeza). Visualizo o Flavio Dino do Maranhão, mas teremos que ter mais forças no conjunto. De outro lado a força do anti-petismo me parece que não arrefeceu. Esta é uma variável que tem que ser estudada pelos intelectuais de esquerda, que também estão meio sumidos ultimamente. Lembram-se do Malufismo em São Paulo? Isso entendido vejo o PT como grande força, mas não sei se será central em 2020/22.

    • Para Noam Chomsky não houve golpe de Estado no Brasil. A Lava-Jato, gestada nos órgãos de segurança e informações, feita na medida para derrubar o governo do PT,  perseguir e prender seus dirigentes e em particular, o ex-presidente Lula, estão justificadas, como ficou comprovado com relação ao PT e pelo menos “dúbia” com Lula.

      4
      1
    • Além de referendar a política de submissão a um “Movimento” claramente dominado pela direita golpista – que também apoiou a eleição de Bolsonaro, contra o PT, diante da falência de seus candidatos e partidos – Chomsky se posiciona, em sua entrevista, a favor de uma posição por demais cara à direita: a entrega do “comando” da esquerda para o politico burguês, abutre da esquerda, Ciro Gomes. Segundo ele, Ciro é “líder dinâmico” que “poderia muito bem organizar, liderar e desenvolver uma coalizão de centro-esquerda para fazer uma oposição poderosa às políticas perigosas do governo Bolsonaro”, para quem o ex-presidenciável do PDT desejou sucesso e com quem vem colaborando atacando lula (“está preso babaca”).

      Ignorando olimpicamente a vigência de um regime de exceção imposto por meio de um golpe de Estado que derrubou o PT do governo, por meio do impeachment fraudulento da presidenta Dilma Rousseff, o analista assinala que PT ficou “desgastado, parte por motivos certos, parte por má propaganda”.

      Se curvando, não à politica do PT, mas da própria burguesia golpista de não se opor – de fato – ao governo Bolsonaro, de não propor a sua derrubada. Nada de luta de classes, nada de independência dos trabalhadores e de suas organizações, diante da burguesia golpista.
      Uma “dependência excessiva”,  de Chomsky e de toda a esquerda burguesa e pequeno burguesa, não do PT, mas da própria burguesia. Uma política de capitulação de quem acusa o PT mas é incapaz de superar a sua politica de seguir à reboque da burguesia e dos seus partidos, mesmo quando esses adotam uma politica mais reacionária do que nunca, de defesa do regime golpista, da perseguição à Lula e de destruição sem precedentes das já precárias condições de vida da imensa maioria do povo brasileiro.

      6
      1
  1. Nassif, é preciso nascer uma nova mídia no Brasil, que fure o bloqueio da Folha, Estadão,
    Globo e Grupo Abril. TEM QUE NASCER UMA MÍDIA PARA FAZER ISSO ACONTECER, o
    momento é de necessidade.

    28
    3
  2. O Problema que quando as coisas esquentam ele viaja pra Europa e deixa a esquerda sozinha lutando contra Bostanaro. O que levou bostonaro ao poder foi justamente o Ódio que essa elite e classe média tem contra tudo que é minorias, tudo que é inclusivo, eles tem ódio até do pobre que conseguiu estudar, conseguiu um emprego e o sonho de uma casa própria. O ódio deles pelas minorias foi o que levou Bostonaro a presidência.

    65
    23
    • Comentário bastante desonesto. Se somassemos os votos do Haddad com o Ciro não seria possível chegar aos 57 milhões do bozo.

      Aceitem a realidade: Lula preferiu perder a eleição a abrir mão da hegemonia na esquerda. 2020 será outra derrota para o Pt

      30
      39
      • Teoria sirista falaciosa – como o próprio – e que não encontra base nos fatos.
        Não se trata de sofismar puramente somando votos. Qualquer um sabe que a eleição é decidida pela campanha e na campanha, na hora agá, o coronelzinho – egocêntrico, pendular, arrogante, trocador de posições e de partidos – ajudou a eleger essa coisa nefasta, com sua fuga ressentida para Paris. Isto são FATOS. O resto são teorias dos eternos perdedores…

        31
        21
      • Mostre nos seu VERDADEIRO HISTORICO DE COMENTARIOS PUBLICOS SOB SEU NOME VERDADEIRO primeiro.

        Ate la, seu comentario eh so uma merda mesmo.

        5
        4
        • Ô, seu canalha, porque ignora os votos utilitários do segundo turno e os que se recusaram a votar? Deixe de ser desonesto! A quantidade de pessoas que não foram votar é absurda! O recado é óbvio! Ninguém queria nenhum dos dois! O Ciro tinha menor resistência entre esses eleitores cansados de mais do mesmo, por isso podia ganhar!

          7
          10
          • O comentário ao qual eu respondi não considerou nada disso que vc está dizendo. Falou que os votos no Ciro somados ao do Haddad não conseguiriam bater o Bozo.
            Mas, como você gosta desse tipo de diálogo agressivo ao estilo bozoloide, quero te dizer que canalha é a puta que o pariu.

            12
          • Acho que vc está muito nervosinho, Jules. Vá tomar um suquinho de maracujá antes que eu mande você TNSC.

            3
            1
      • Os que não votaram nessa bosta somam 61%. Então nem tudo esta perdido! Espero que esse bosta faça estragos até 2022,porque só assim a direita nunca mais volta ao poder! Se Collor tivesse terminado seu mandato FHC nunca teria chegado ao poder e deixado o Brasil de tanga!

        3
        2
      • 1 – Lula não ganhou porque não concorreu, porque foi PRESO! Essa foi a condição da vitória de Bolsonaro.

        2 – Se Ciro é um candidato tão bom assim, por que não conseguiu um acordo melhor que o do PT, por que não foi para o segundo truno, por que não foi eleito?

        6
        2
        • Pelo MESMO motivo que hoje temos Bolsonaro como Presidente: Nosso povo não sabe votar.

          Pelo seu argumento (que é o mesmo que Lula vem usando, aliás) Ciro não é bom pq teria menos votos. Ora se número de votos é equivalente a qualidade do candidato, então o melhor de todos seria o Bozo. Quanta falta de lógica mínima. Mas falta de lógica mínima foi o que possibilitou a esquerda eleger o Bozo, então nem posso exigir muito.

          • Ciro é burro e pensa se eleger deitando verborragia pruns intelectualoides de classe média originalmente tucana. Ele não tem lastro político. É mentiroso, oportunista, vai pendulando pra cá e pra lá, na espera da sorte grande. Bom para o Brasil que ela nunca chegue.

            2
            1
    • Valderlene: o que levou Bolsonaro à presidência foi a estratégia errada de Lula. E nada mudou. A Gleisi foi apontada por Lula para continuar na presidência do PT e ela já afirmou que vai continuar a polarização Bolsonaro-PT, reeditando 2018 em 2022. Reflita um pouco.

      10
      6
    • Vocês queriam que ele subisse no palanque do Postaddad, né? Assim ele morria eleitoralmente. Queriam que virasse o novo Boulos, o Sem-Voto, a opção fake de esquerda. Os votos que o Ciro teve foi dos que não queriam mais PT, e viram no Ciro uma alternativa real. Infelizmente, o medo e a chantagem ganharam. As alternativas foram todas destruídas em meio ao radicalismo. Ciro foi digno ao não fazer campanha pro Poste. Infelizmente, a arrogância petista (Que rouba para a si toda a esquerda) fica indignada com a sua insubordinação.

      10
      15
      • Ciro líder no futuro….não vejo isso…pelo contrário…vai definhar igual a HH, Marina, Cristóvão, etc….e não adianta atacarem o PT, Lula, porque o voto dessa turma já é da direita

  3. Infelizmente é o que tenho dito aqui ha algum tempo, sem contar no professor Aldo Fornazieri, cujo é apedrejado pelos sectaristas. Tenho minhas reticências com Ciro Gomes, mas o que ouvi das pessoas no Brasil real sobre o PT e sobre a esquerda em geral, que claro mal conhecem, é de se repensar a maneira como o PT tem feito sua comunicação. Uma frente, por menor que seja, pode fortalecer mais as esquerdas e o dito centro, até o PT se reabilitar.

    5
    16
    • Cara Maria Luisa, gostaria que definisse melhor o que representa o sectarismo do PT, pois para compreender melhor o que dizes fui até a Wikipédia e copiei a introdução do que lá está posta no verbete sectarismo:
      .
      “O termo sectarismo (usado geralmente com conotação negativa e pejorativa) vem do latim sectariu, que em sentido estrito se aplica ao seguidor de uma seita, mas pode também denotar zelo ou apego exagerado a um ponto de vista; visão estreita, intolerante ou intransigente. Muitas seitas, religiões e grupos ideológicos são obstinados e inflexíveis na defesa de suas doutrinas. O termo vale também ao indivíduo fechado ao diálogo.”
      .
      Realmente chamar aqueles que defendem aqui a posição do PT e de Lula é um verdadeiro absurdo, pois congrega dois conceitos que são o de seita e a intransigência. Também analisando pelo ponto de vista sociológico as seitas geralmente são pessoas que passam a divergir de uma orientação preponderante para uma nova posição antagônica a de uma religião ou de tendência partidária existente.
      Pois bem, parece que aqueles que estão lutando pela Liberdade de Lula e pelo respeito as leis e a constituição são uma seita (sectários) que iniciaram a partir da perseguição a Lula forjar um novo tipo de pensamento.
      Tudo isto é uma imensa distorção da realidade, pois na verdade o partido de esquerda que é majoritário, que segue uma linha realmente de uma esquerda nada intransigente é exatamente aqueles que denominas intransigentes e sectários.
      Isto é uma inversão lógica extraordinária, pois quem tem a maioria do que se denomina esquerda é exatamente o PT e o líder que é menos intransigente e mais receptivo a ouvir os demais é exatamente Lula, logo inverte-se as posições simplesmente porque o PT e os intransigentes que denuncias são intransigentes com aqueles que não são a maioria e realmente são eles sectários.
      A simplificação que fazes na parte final de teu comentário é surpreendente, pois achas (achar é algo pessoal) que o PT simplesmente colocando alguém que é mais palatável a direita (Ciro Gomes) por ser alguém comprometido até a raiz dos poucos cabelos que ele tem com o grande capital.
      É bem primário o teu raciocínio e não é baseado em evidências históricas, toda a esquerda europeia que fez isto simplesmente foi varrida do mapa, não estou falando de um caso estou falando de TODA a esquerda européia.
      Minha cara, política é uma ciência e é baseada em observações empíricas e não em ACHISMOS.

      26
      7
      • Impressionado com a tua cara-de-pau. Talvez o PT mereça ir pro segundo turno em 2022, e que tenha uma derrota ainda mais humilhante!
        Coitado do povo, mas parece que a esquerda só aprende na porrada!

        7
        6
      • O que se tem visto aqui, em comentarios sobre mudanças necessarias para se enfrentar o neofascismo, é o mais do mesmo. Estão fixos numa ideia de que o PT, tal qual, vai voltar à presidência e Lula voltara a ser o grande lider. Sem mudanças, sem sair do lugar em que se colocou, o PT não ganhara as proximas eleições.

        10
        7
      • ROGÉRIO MAESTRI: a argumentação de Maria Luiza NÃO é primária. Ela está alinhada com a mesma conclusão de Noam Chomsky. Não acredito que você considere Chomsky um despreparado. Uma questão para você refletir: por que o PT não aproveita a lição política de Cristina Kirchner e a vitória de Bolsonaro para mudar. Gleisi acabou de dar entrevista afirmando que haverá uma reedição de 2018 em 2022. Como disse Einstein: “Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultado diferente”.

        9
        5
        • Caro Marcos:
          Na realidade vou concordar com a tua primeira frase só modificando uma palavra:
          “ROGÉRIO MAESTRI: a argumentação de Maria Luiza NÃO é primária. Ela está alinhada com a mesma” CONFUSÃO “de Noam Chomsky.”
          Vamos convir que para os Estados Unidos ter um professor como Noam Chomsky é uma grande vitória, porém não é porque ele foi professor de linguística do Instituto no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e um dos maiores opositores internos do Imperialismo Norte Americano com 95% das suas posições políticas internacionais que devemos acha-lo um deus sob o ponto de vista de omnisciência e omnipresência. Chomsky não é vinculado a nenhuma organização política de esquerda norte-americana, que por um lado é positivo e por outro é extremamente negativo, pois ele conta somente com informações que lhe passam.
          Ele citar Ciro Gomes como uma solução para a esquerda brasileira e exatamente por não ser omnisciente e omnipresente ele deveria ter mais cuidado em referências de nomes e de sutis processos políticos que existem no Brasil.
          Devemos ter muito cuidado em interferir na política de outros países, pois podemos cair no erro de avaliação que Chomsky fez.
          Realmente Ciro é dinâmico como falou o norte-americano, entretanto há uma impossibilidade dele organizar um governo de centro-esquerda, simplesmente porque ele não é de centro e muito menos de esquerda.
          Não sei quem informou Chomsky, mas parece que está claro que ele foi enganado.

          6
          2
  4. So um estrangeiro mesmo pra uma gafe tao gafiosa assim!

    Ciro Gomes?!?!?! Preenche zero requerimentos pro emprego de “estadista”, quase nenhum para “articulador” exceto pela articulacao das proprias sentencas, e tem um longo historico de pisar na propria lingua e esborrachar de bunda no chao. Alem de queimar varias pontes que atravessou… sempre as da esquerda, “surpresa, hein?”.

    Outra gafe: dizer que Lula eh “preso politico mais importante do mundo” eh chover no molhado: ele eh primeira e supremamente o LIDER politico mais importante do mundo, por isso esta preso. O “componente central” das esquerdas eh somente Lula, e Chomsky so acha que ele deve sair da cadeia… mas nao o considera mais como alguem com futuro politico, de outra maneira!

    Nem a direita nem a esquerda mundiais tem um unico articulador ou estadista com o talento que Lula tem num dedao do pe.

    23
    11
    • Impressionado com o seu fanatismo cego!!! Daqui a pouco cria uma igreja pra louvar o Lula. Quem dera você tivesse pelo país o mesmo amor que tem pelo Lula.

      7
      6
    • Com certeza. O Ciro não consegue (ou não quer?) fazer o PDT votar contra a reforma da Previdência… os que votaram a favor são de esquerda? E a Tábata? Não ia ser enquadrada ou expulsa? No 2º turno da reforma votou também a favor… O Chomsky foi enganado.

      14
      9
  5. Chomski ao elogiar, deveria ter a mesma preocupação ao detratar. Seu elogio a Ciro denota o quão pouco ele conhece de Ciro Gomes, cujo projeto personalista, seu temperamento instável, a inabilidade de negociar, são ovos de serpente.
    Ciro teve a chance de demonstrar grandeza ao se solidarizar com o caso de Lula. Mas preferiu chamá-lo de otário.
    Ciro teve a chance de negociar com o PT, mas afirmou que o partido era corrupto, dando voz ao argumento principal da direita e desfazendo a união das esquerdas ou ao menos, de uma outra via, com proposta adequada e justa.
    Ciro se pensa um tirano a moda de Péricles. Imagina que seria capaz de agir como déspota esclarecido. Mas ao invés disto, é apenas um pequeno ditador. Um frustrado por não poder impor aquilo que julga como correto.
    Precisamos encontrar gente com outra agenda, que permita combinar crescimento sustentável com justiça social.
    Precisamos encontrar pessoas íntegras que formem um governo e possam afastar o compromisso com a corrupção. Romper este pacto é permitir que a nação possa se libertar eticamente e pleitear a posição de cidadão.
    Precisamos de alguém que saiba negociar e encontrar fórmulas econômicas que gerem riqueza comum.
    Precisamos de competentes no executivo e no legislativo.
    Não é com Ciro, nem entre os de seu partido, que encontraremos isto.
    Ciro é o são Roque Santeiro, aquele que foi sem nunca ter sido. Uma pena.

    15
    10
  6. É só o que faltava, um americano, por mais progressista que seja, pretender dar aulas de política para o pessoal daqui. Que força esse vírus colonialista tem!

    9
    12
    • Dar opinião não significa pretensão de dar aula.
      Não se chuta aliado importante dessa maneira. Xenofobia faz mal.

      14
      3
    • “É só o que faltava, um americano, por mais progressista que seja, pretender dar aulas de política para o pessoal daqui”

      Como se a política daqui fosse algo sério ou sensato ou eficiente.
      Se um cara com o currículo abaixo não pode dar pitaco “na política daqui”, quem, em sua opinião, poderia?
      “Avram Noam Chomsky é um linguista, filósofo, sociólogo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como “o pai da linguística moderna”, também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica. ”
      https://pt.wikipedia.org/wiki/Noam_Chomsky

      11
      3
  7. Prezados,
    a despeito de quem não gosta do CIRO, urge a aliança necessária e indispensável capaz de capitalizar o apoio a LULA e os ´arrependidos´ do do Bolsonaro… Não temos o direito de deixar prosperar o desmonte do patrimônio nacional, das políticas inclusivas, da crescente violência estatal contra os mais pobres, da negligência na defesa do meio ambiente e da capacidade da iniciativa privada retomar o desenvolvimento econômico que tem sido legado e alinhados aos interesses dos EUA.

    Se temos hoje ´o mais importante preso político do mundo´, a despeito de considerarmos injusta e parcial a condenação´, trata-se de uma oportunidade política sem paralelo na história do Brasil.

    Agora a mesma unidade que se apresentava em 2013 e foi desconsiderada, estamos diante de um movimento de SALVAÇÃO NACIONAL em que pequenas e irrelevantes restrições pessoais não pode se sobreporem aos interesses da população mais desprovida da presença do estado.

    Nos cabe, a nossa geração, nesse último grande fator político que a pessoa de LULA disponibiliza, deixar prevalecer as pequenas questões pessoais que inviabilizem um movimento nacional supra partidário. Espero.

    5
    8
  8. “Para ele, o oposição deve combater as “políticas muito perigosas” de Bolsonaro, mas sem deixar de lado o esforço para “libertar Lula, que é o prisioneiro político mais importante do mundo”.”

    1 – Ele propõe que Ciro tome a frente desse movimento ou coisa equivalente.
    2 – Há aqui um obstáculo quase intransponível; ao contrário de Shonsky e demais lideranças globais, Ciro não reconhece em Lula um prisioneiro político, já tornou isso público e claro e para nós petista isto é muito caro. Aliás. já lí declarações suas que sabe das falcatruas do Lula. Se isso não for sanado não tem conversa, nem com a direção nem com a militancia.
    3 – Precisa deixar claro que Lula lhe ofereceu a vice presidencia na chapa de 2018 e ele recusou por erro de avaliação.
    No mais, gosto dele mas acho que não sabe jogar sem bola, não sabe se colocar no campo politico para perceber e receber a bola redonda quando lançado, com a bola no pé (Uma pasta, um cargo) é um craque, sem ela é um perna de pau.
    Dia desses estava ouvindo a música Teresa da Praia e não consegui deixar de pensar no Ciro. “Tersa é da praia, não é de ninguém, não pode ser minha nem sua também” Os Gomes deveriam criar seu próprio partido.

    17
    6
    • “Os Gomes deveriam criar seu próprio partido”

      FPJ: “Filhos dos Putos Januarios”?

      Me parece preciso. E justo.

      2
      6
  9. Realmente é flagrante a apatia da esquerda e muito maior é a do PT. Até eu tenho dúvidas, com exceção de Lula, se serei fiel ao próximo candidato do PT ou oPTarei por um outro da esquerda, que ainda não surgiu e que surgindo, se mostre mais combativo, mais corajosos e que se mostre mais competente do que o que aí estão.

    5
    6
  10. O Chomsky está do nosso lado, mas por estar longe não sente o que se passa. Adoraria ter o Ciro conosco, mas o problema … é o Ciro. O PT está se fortalecendo, acho que vai sair mais forte.

    10
    7
  11. CIRO, nunca, trata de um picareta oportunista.
    Lamento por Chomsky está sendo ludibriado por gente que nem Pedro Serrano, um Barroso que ainda não chegou ao STF.
    Ciro não tem condições de liderar nada, Chomsky está muito enganado sobre a repugnância que Ciro desperta na esquerda brasileira.

    11
    9
  12. Foi por causa da resistência do PT que o boçal do Bolsonaro foi eleito. O antipetismo é grande, e insistir em recolocar esse partido no poder é um erro. Já é hora de pararem de querer estar sempre no auge. Tem muita gente forte e competente torcendo pela esquerda, dá pra derrotar a extrema direita que só denigre e entrega nosso país. Espero que o desastre de 2018 não se repita, abram mão dessa fixação de PT e olhem para outros partidos que não estão com suas imagens tão desgastadas. A gente pode vencer!

    11
    15
  13. Com todo o respeito que Chomsky possa merecer, o que significa a última pesquisa do datafolha a mostrar que se a eleição fosse hoje Haddad ganharia? Isto não mostra que em poucos meses quem sofreu desgaste foi a direita? A oposição não está letárgica, está se articulando. Partidos como PT, PCdoB, PDT, PSOL, PSB e Rede estão lançando um manifesto em defesa do país. Penso que o que vai alavancar o movimento é a mobilização das universidades e dos estudantes. Se com tudo o que está acontecendo nosso povo não tirar daí as devidas lições, é melhor a gente ir se acostumando a ser uma espécie de Porto Rico. E se for o caso de perder a próxima eleição, talvez seja melhor do que fazer alianças com a direita, porque um José Alencar não aparece a toda hora. O que aconteceu desde o primeiro governo do PT e o que está sendo revelado agora pelo The Intercept, não dá mais para confiar na direita deste país. Eles nunca deixaram de conspirar.

    15
    5
  14. Com todo o respeito que Chomsky possa merecer, o que significa a última pesquisa do datafolha a mostrar que se a eleição fosse hoje Haddad ganharia? Isto não mostra que em poucos meses quem sofreu desgaste foi a direita? A oposição não está letárgica, está se articulando. Partidos como PT, PCdoB, PDT, PSOL, PSB e Rede estão lançando um manifesto em defesa do país. Penso que o que vai alavancar o movimento é a mobilização das universidades e dos estudantes. Se com tudo o que está acontecendo nosso povo não tirar daí as devidas lições, é melhor a gente ir se acostumando a ser uma espécie de Porto Rico. E se for o caso de perder a próxima eleição, talvez seja melhor do que fazer alianças com a direita, porque um José Alencar não aparece a toda hora. O que aconteceu desde o primeiro governo do PT e o que está sendo revelado agora pelo The Intercept, não dá mais para confiar na direita deste país. Eles nunca deixaram de conspirar.

    2
    3
  15. Uma frente contra as arbitrariedades e absurdos do Bozo não precisa necessariamente de um líder.
    Já em se tratando das próximas eleições, entendo que, não havendo a possibilidade de Lula ser candidato, o PT deveria abrir mão de lançar candidato, propor uma ampla união das esquerdas para elegerem democraticamente um bom nome da esquerda (e há muitos) para concorrer nas próximas eleições.
    Senão, a esquerda continuará se mordendo enquanto afunda e a direita seguirá nadando de braçadas.
    É o que penso…

    8
    3
  16. A maioria dos analistas e comentaristas, internos ou externos, esquecem do modus operandi do Regime Escravista ao fazer suas críticas. Devem tudo pensar sob o prisma de Marx, URSS, America Latina e etc.

    1
    1
  17. Ciro comandar as oposições. Mas ele já voltou da Europa ? Qual a atitude do Ciro que o credenciam ou credenciaram a liderar a oposição ?
    Liderança não se dá, se conquista

    Isso serve pro Haddad, que só sabe passar panos quentes. Ainda pior que o ciro

    O lider, ainda está preso, infelizmente

    4
    8
  18. Parem de xingar o Nassif e voltem-se para o Chomsky, se entendem que devem xingar alguém. Isso é culpar o carteiro pelo conteúdo da carta.

    Sim, o PT é um partido em sua maioria de sectários. Dirigentes e seguidores. E não vai mudar. Nem existe alto crítica que resolva isso. A constatação do Chomsky é de domínio público, mas não entra em corações sectários. Estou todo dia lendo e assistindo gente dizendo que o PT rouba mais faz. Sim, defendem o indefensável.

    Meu asco com Lula é o seguinte: Ele em 2013 dizendo: “Nós não podemos errar”. E erraram. Não podiam mesmo, pois tinha gente na rua trabalhando de graça, como eu, para eleger ele. Ganhamos, foi festa. Nada de institucional foi alterado. Nada! Nem a re-eleição, tão duramente criticada pelo mesmo. Veio dali a minha oposição. Do não cumprido, das mentiras, da capacidade de criar legiões de sectários para defender o indefensável.

    6
    9
  19. Verdade! A mídia faz o jogo do jeito que quer e não do jeito que deve fazer. Serve ao grande empresariado, torna fatos relevantes tão obscuros que em nada contribui p esclarecer a população. A mídia aqui é parcial, traidora , ” dança conforme a música” , é cega e surda quando quer, é maniqueísta. Nota ZERO!!!

  20. Ciro 2022! A Dilma ter vetado a auditoria da dívida pública foi o fim. Amarelou diante dos banqueiros ! Lula não ter feito a “ley dos médios” foi a chance que os golpistas precisavam para virar o jogo e saquear em o Brasil. Chega de PT.

    5
    3
  21. Em vez de refletir sobre a argumentação de Noam Chomsky, daqui a pouco os fanáticos vão simplesmente desqualificá-lo chamando Chomsky de cirista.

    6
    1
  22. Então vai lá e lidera, Ciro! O problema é que Ciro não lidera nem o partido dele. O problema é que Ciro não é de esquerda, como pode liderá-la? O problema é que Ciro não acredita em Lula, Ciro não defende Lula Livre e portanto Ciro não defende o estado de direito. O problema é que são muitos os problemas e Chomsky não é obrigado a conhecer todos eles. Mesmo assim, a gente agradece suas opiniões, seus apoios, seu interesse, sua solidariedade. A gente sabe que Chomsky é importante nessa luta contra o terror.

    6
    4
  23. TODOS QUEREM O FIM DO PT MAS ALMEJAM SUA MILITÂNCIA.
    UM RECADO A EXQUERDA:- O PARTIDO SOMOS NÓS,ESSA MILITÂNCIA GUERREIRA COBIÇADA E INVEJADA POR MUITOS,ELA NÃO TRAI,SABE DE ONDE VEIO,PORQUE VEIO E PRA ONDE VAI.
    SOBRE CHOMSKY:- MAIS DIA MENOS DIA TODOS FALAM MERDA.

    4
    5
  24. Confesso que meu primeiro impulso, como petista de carteirinha, foi de fulminar o carteiro junto com a fonte. Mas a quem sirvo quando ataco a meus irmãos e irmãs? Nassif não está nos dizendo que concorda com Chomsky, que também não disse que é o dono da verdade. Mas a ideia de uma certa moleza petista foi colocada em discussão por dois pensadores próximos ao petismo. Pensar sobre a crítica é mais importante e menos fácil que desqualificar o escritor e o carteiro. Bom dia carteiro, volte sempre!

    4
    2
  25. Esses comentários despertam profunda desesperança com o futuro do país e principalmente do nosso povo mais humilde.
    Fazer pouco caso da opinião de pessoas como Noam Chomsky é típico de grupos arrogantes e bitolados, que tratam política como futebol e não conseguem resguardar a paixão partidária em detrimento da razão.
    A opinião de Chomsky só evidencia aquilo que qualquer pessoa de mente aberta e arejada já percebeu há muito; insistir no erro pra 2022 é condenar o nosso futuro e dos que amamos.
    Reflitam, e livrem-se desse ódio no coração. Sigam a razão, pelo bem de todos.

    5
    3
  26. Esses comentários despertam profunda desesperança com o futuro do país e principalmente do nosso povo mais humilde.
    Fazer pouco caso da opinião de pessoas como Noam Chomsky é típico de grupos arrogantes e bitolados, que tratam política como futebol e não conseguem resguardar a paixão partidária em detrimento da razão.
    A opinião de Chomsky só evidencia aquilo que qualquer pessoa de mente aberta e arejada já percebeu há muito; insistir no erro pra 2022 é condenar o nosso futuro e dos que amamos.
    Reflitam, e livrem-se desse ódio no coração. Sigam a razão, pelo bem de todos.

    3
    3
  27. chomski disse, segundo o texto:
    a oposição deve combater as “políticas muito perigosas” de Bolsonaro, mas sem deixar de lado o esforço para “libertar Lula, que é o prisioneiro político mais importante do mundo”.

  28. Resposta ao Causa Operária

    Chomsky está absolutamente correto em sua critica e o Causa Operária errado. Maior prova é esse artigo, que não consegue desenrolar as criticas feitas pela perspectiva de que não reconhece o jornalista da causa operaria que EUA tem full spectrum dominance no Brasil, que a esquerda não reage a guerra híbrida, que é totalmente dominada pelo agenciamento de pseudo pautas criadas (false flags) para desviar o foco da verdadeira ação do Império.

    Enquanto isso a doutrina do choque passa livre e o desmonte do Estado, económica, direitos e soberania nacional seguem firmes sem reação. Chomsky viu o jogo de cena porque é dele a tese das 10 formas de manipulação que revelam como a máquina de propaganda atua. Ele é um dos maiores leitores, interpretes da estrutura e semiotica do poder. Ele criou parte desse sistema de leitura.

    A petulância do colunista que o atacou, é praticamente a demonstração da cegueira da esquerda que permitiu o golpe.
    Uma bravata infantil que recusa o argumento, desqualifica o emissário e não propõem nada para comprovar o contrário, se não apenas a comprovação do não entedimento do quadro atual da esquerda diante dos acontecimentos.

    Chomsky não está apenas correto, tem teoria e fundamentos no que ele vê como um dos 10 mais importantes cientistas vivos e o mais importante cientista do campo das humanas, sociais e da esquerda de nosso tempo.

    É lamentável a matéria da Causa Operaria, que sustenta uma analise estanque e dual do enfrentamento ao imperialismo, incapaz de aplicar a evolução dos conflitos na leitura dialética como teoria que precisa de novos subsídios e é metodo, usando meramente como tese cristalizada.

    Não estamos em 1964, nem em guerra fria, os métodos da direta e do imperialismo mudaram e a Causa Operária usa as mesmas réguas e lentes do passado para observar o presente.

    Chomsky com mais de 80 anos não perdeu a sua gigante capacidade de analise. Fosse o contrário, a esquerda brasileira não estaria na política reativa de quem perdeu a hegemonia levando um 7×1 por dia.

    Por exemplo se agarrando as novidades que reforçam o ódio ao PT e a luta pelo Lula Livre entregues pelo deepstate (EUA) ao The Intercept, desviando os olhares de todos na teoria da tesoura, enquanto os ultraliberais verdadeiros donos desse golpe, agem livremente.

    Sim, a esquerda está perdida.

    Portanto me oponho a este artigo abaixo:

    https://www.causaoperaria.org.br/chomsky-2/

    4
    2
  29. Faço minha a opinião do presidente do PCO, Rui Costa Pimenta:

    Embora admita que Lula poderia ter ganho as eleições de 2018, caso não tivesse sido silenciado (por quem ele não diz), considera que as acusações contra ele deveriam ser consideradas pelo menos “dúbias”.

    Trocando em miúdos, para Noam Chomsky não houve golpe de Estado no Brasil. A Lava-Jato, gestada nos órgãos de segurança e informações, feita na medida para derrubar o governo do PT,  perseguir e prender seus dirigentes e em particular, o ex-presidente Lula, estão justificadas, como ficou comprovado com relação ao PT e pelo menos “dúbia” com Lula. Para Chomsky, o povo é mero espectador, não há luta no Brasil.

    Que fique esclarecido. Se há lugar no mundo em que o povo tem consciência do golpe de Estado (que Chomsky não tem) é o Brasil. Mais! Se o país ainda não está em pé de guerra contra a direita e a extrema-direita é justamente por conta da política vacilante da esquerda. Com dois meses de governo, Bolsonaro foi enxovalhado na festa mais popular do país, o carnaval. Depois disso, os atos nacionais ocorridos, shows, jogos de futebol, tudo é motivo para manifestações contra o presidente fascista.

    Segundo ele, diante da absoluta “desbaratada”  do PT o resultado não poderia ser outro que não um demagogo de extrema-direita: “[Bolsonaro] sua retórica é muito atraente para parte da população. Isso está ocorrendo no mundo todo. Nos EUA, [Donald] Trump é muito eficiente…” Os governos fascistas que gracejam pelo mundo não são produtos do próprio capitalismo em decomposição, uma política de estímulo à extrema-direita levada à frente pelo imperialismo, mas o resultado do “encantamento”  da população produzido com uma “retórica atraente”.

    Mas o lingüista e intelectual famoso vê uma luz no fim do túnel. Para ele, muitos países já acordaram para o problema ambiental, quem sabe não chegou a hora do Brasil?. “É preciso que a crise na Amazônia funcione como um ponto de inflexão para a oposição” … “no contexto de duras críticas internacionais à destruição da Amazônia”. Essa é a velha política do colonizador! O homem branco que vem educar o “bárbaro” povo brasileiro. Em outras palavras, é a política do imperialismo para a Amazônia. Não é o Brasil que tem que resolver como tratar a Amazônia, mas a França, os EUA…. os sábios do mundo. Os países responsáveis pela barbárie global.

    O entrevistador da Folha não poderia deixar Maduro e a Venezuela de de fora e Noam não deixou por menos.  Para o acadêmico, “as sanções de Trump transformaram uma crise em catástrofe”, “sabotagens”,  “golpe militar”, mas Pepe Mujica está “correto”. A Venezuela é uma ditadura. No final das contas não é só o Mujica. Também estão certos Trump, Bolsonaro, mas, também, Obama, Bernie Sanders, os Democratas, o imperialismo.

    Finalmente, Noam Chomsky, como que em uma cruzada moral contra o “mal” representado por Trump e  Bolsonaro, que negam existir o aquecimento global, “são os maiores criminosos da história. Hitler queria matar todos os judeus, mas essas pessoas estão dizendo: “Vamos matar toda a sociedade, destruir tudo e ter lucros””.

    Definitivamente a esquerda pequeno-burguesa na “ânsia” de salvar o mundo da barbárie, coloca-se lado a lado com o que há de pior já produzido pelo capitalismo, o próprio imperialismo.

    2
    3
  30. Só acho que agora não é hora de duelo de egos, o país está em chamas e o povo está sem emprego, muitas famílias sem o que comer e sem onde dormir,Lula foi e sempre será o melhor presidente ,mas o povo tem pressa ,o povo tem fome,não podemos fazer mais o POVO, esperar.

    Sintam o que existe de real na vida de cada um que não tem onde ter socorro,hora de olhar pra frente e SALVAR O QUE AINDA RESTA.
    Temos que olhar para o futuro,o que já passou ,já passou,foi,não volta mais.
    O POVO BRASILEIRO PRECISA DE SOCORRO,PRECISA DE AJUDA….

  31. Tenho minhas dúvidas se o Sr. Ciro Gomes seria uma alternativa válida.
    Conjecturo que na atual conjuntura, ele teria que fazer inúmeras concessões abandonando cada vez mais a esquerda e aderindo ao bloco da direita no poder (nunca me esqueci da tese de que “o Brasil não caberia numa proposta de esquerda” em 2017) para garantir governabilidade.
    A esquerda brasileira só conquistará unificação em 2022 se articular suas bases em propostas comuns (buscar denominadores comuns) e deixar os confrontos personalistas para os direitistas de Terra Brasilis.

  32. Ciro não lidera nem seu partido. O PDT teve 7 deputados que votaram pela reforma da Previdência. Isto é, contra algo que é elementar a um partido de esquerda: a defesa dos direitos sociais dos trabalhadores. Ciro pode liderar os expulsos do PSDB, e outros deste naipe.

    1
    1
  33. Gosto do Ciro, mas é personalista demais, autoritário… alguém lembra por quantos partidos ele já navegou?! Pois é… moleza é apontar os erros de quem ainda consegue ser referência no enfrentamento à barbárie atual; dureza é se construir como alternativa confiável… para isto também é preciso paciência, se submeter ao coletivo vez que outra – e não fugir da raia quando mais se precisa.

  34. O PT é, e continuará sendo por muito tempo, o maior partido político do Brasil.
    O PT sofreu um golpe de estado pelos seus acertos, não pelos erros cometidos.
    Quem está na linha de frente da resistência ao regime bolsonariano é o PT.
    Alguém deu informações erradas a Chomsky.
    Sinhozim SSiru é só um bonequinho de Tasso Jeirissati e se esforçou muito para eleger o bozo. O irmão dele foi escalado para vociferar contra o PT durante o segundo turno enquanto o Sinhozim passava as férias em Paris.

    2
    1
  35. Se Chomsky morasse no Brasil saberia que Ciro não é a melhor opção! Precisamos apresenta lo a Flavio Dino.

    1
    1
  36. Talvez a manchete mais correta seria: Chomsky: Centralidade do PT deixa oposição apática e o perigo é Ciro liderar forças contra Bolsonaro…

    1
    1
  37. O PT tem votação em 4951 municípios e querem isso para um coroné privatista que nos achincalha e odeia?Cresçam e apareçam,não foi fácil ter essa grandiosidade.

    2
    1
  38. Ciro está fazendo o que os eleitores que votaram nele em 2018 esperam, ao dedicar tempo para apresentar à população suas propostas de forma direta e honesta, de norte a sul do país.
    E Ciro tem mais que propostas, tem experiência.
    No poder executivo, como prefeito de capital, secretário estadual de saúde e governador do Ceará.
    No poder legislativo, como deputado estadual e deputado federal.
    Na iniciativa privada, como gestor de uma das maiores empresas do Brasil.
    Além dos setores público e privado, Ciro tem experiência acadêmica como advogado e professor de direito, e estudos realizados no exterior.
    Pessoal, profissional e politicamente, Ciro é um dos mais preparados para ser presidente do Brasil.
    Fator importante, no caso de Ciro, é que em mais de 40 anos de atuação no setor público Ciro nunca foi sequer acusado de malversar recursos.
    Ele e todos os demais postulantes apresentarão suas ideias e propostas e a população, democraticamente, decidirá em quem votar.
    Eu votarei em Ciro!

    1
    2
  39. À meu modo de ver, no caso do meu voto, Ciro já selou o seu destino. Em todas as oportunidades que tem desce cacetada no Pt e ou nos petistas. Espero que nunca mais eu tenha qualquer menção ou vontade de votar neste Sr., mesmo nunca tendo tido. Eu acho que ele perdeu o bonde da história ao não se alinhar ao PT, não agora, mas já há tempos. Se não fosse tão bicudo como é, seria o candidato ideal na falta do grande Lula. O histórico dele mostra um sujeito inconstante e que seria um tiro nágua como presidente. Tenho reportagem de jornal da década de 1990 que mostra que ele, quando ministro de fhc, foi decisivo para elevação da carga tributária de, por volta de 26 % do PIB para perto de 35% no final de sua gestão no ministério. Para mim, ele é um liberal enrustido. Não adianta, não me engana. Como disse acima, estou me referindo ao meu voto

    1
    1
  40. Primeiramente LULA LIVRE!
    Aos deslumbrados com o Xonsque, recomendo a leitura de “The Conduct of Linguistic Inquiry”, do linguista sul-africano Rudolf P. Botha. É de 1980, mas continua atual. Disseca os métodos pelos quais a Teoria da Gramática Gerativa (ex-transformacional) se tornou a teoria dominante (em alguns casos, a única) nos departamentos de linguística de várias universidades americanas.
    Dizem que o livro de Popper deveria se chamar “A Sociedade Aberta por um de seus Inimigos”. Pois bem, o livro do Xonsque deveria se chamar “Frabicando Consensos, por um de seus Fabricantes”.

  41. Vamos partir do óbvio: a esquerda brasileira precisa se unir. Ok, e qual a contribuição do Ciro Gomes pra isso? O projeto dele é claro: enfraquecer, de preferência destruir, o PT. Pela fala do Chomsky, fica claro que o projeto da (assim chamada) esquerda americana é o Ciro.
    Vamos recordar uma coisa que o Lula disse: “americano pensa em americano em primeiro lugar, em americano em segundo lugar, em americano em terceiro lugar, e se ainda sobrar tempo, pensa em americano”. O projeto da esquerda americana é um projeto de poder, com predomínio norte-americano. O modelo de democracia deles é o americano. Dentro desse modelo, o PT é um componente fora de controle, fora do controle deles.
    O Chomsky consistentemente tem feito falas que dizem que, se esforçarmos, teremos num futuro próximo uma democracia tão forte quanto a americana. O modelo de democracia pra eles são eles mesmos. É um projeto claro de poder, com hegemonia americana.

  42. Caro Manuel
    .
    Vou colocar uma coisa de forma clara e didática, alinhando duas posturas claramente diversas, que são:
    .
    1) Se a posição de quem lê o texto de Chomsky é uma posição não marxista baseada (que é baseada no conceito de luta de classes), fica claríssimo que chamar um “coroné” do nordeste brasileiro para ir adiante na direção ao socialismo (???), coisa que para alguém como Ciro, que é alguém com uma visão economicista que diverge do neo liberalismo aproximando-se do neo keynesianismo esta pessoa pode bater palmas para as frases do Chomsky.
    .
    2) Por outro lado se quem lê coloca na luta de classes a centralidade do progresso ao socialismo, esta pessoas deve repudiar a visão turvada de Chomsky, que confia no fortalecimento da direita (a abertura a Ciro), como algo extremamente errado. Não adianta qualquer pessoa de esquerda começar a pensar se deve o PT, o único partido de massas, abrir mão de suas posições para fazer escada para levar ao poder uma visão oligárquica.
    .
    Ao se ler o artigo da causa operária fica claro que está expressa a segunda opção, para discordar do texto da causa operária é necessário fulanizar a política esquecendo a base social que origina as opções.
    Atenção, apesar de estar junto a posição (2), não estou emitindo aqui um juízo de valor sobre Chomsky, estou simplesmente colocando concretamente que se há concordância ou não com a dialética materialista que é adotada pelo marxismo-leninismo, só há um caminho a seguir, ou a opção (2) e (1).
    .
    Não precisamos nos desgastar com discussões inúteis que são centradas claramente em uma ou outra posição.
    .
    Poderia fazer a defesa da minha posição, entretanto como ela parte de uma convicção política o que tem que ser discutido é esta posição política e não as conclusões que partem desta.
    .
    Em momentos que o imperialismo coloca as suas guarras a mostra aliando-se a alguém como Bolsonaro, há um verdadeiro pânico em grupos da grande família da esquerda, em que coloco junto os chamados progressistas (que para mim são esquerdistas equivocados) que se desesperam e não confiam exatamente na proposta comunista achando que há terceiras vias para o socialismo. Todas as experiências históricas neste caminho de composição com forças de direita para sair da extrema-direita, resultaram não na derrota desta última, mas sim na volta permanente e forte das políticas da direita que terminaram arrasando com a esquerda que se aliou.

  43. Mais uma vez o nome de Marina Silva, que se mantém ativa na oposição ao Bolsonaro, é esquecido. Lamentável!

  44. Como é dificil alguem cair de paraquedas e ainda dar opinião sem conhecimento de causa. Acho que Chomsky poderia intensificar a campanha contra Trump la nos EUA e não vir falar do que não sabe aqui.

  45. Com todo o respeito que merece o grande Chomsky, mas tá na cara que ele não sabe o que diz.
    O PT não tem que se unir a esse lixo golpista. Nenhum deles. E se o fizer é para traí-los, como foi traído.
    2016 deixou claro quem é quem. Não adianta mais essa gente se esconder atrás de uma falsa fachada de esquerda. O PT tem que se reconciliar com a única força verdadeira: o povo pobre do país. E partir para esmagar esses partidos-lixo dos quais não se aproveita mais nada.
    Ciro não é líder de nada. É só um coronel ególatra, prepotente, orgulhoso, canalha e covarde que queria se eleger com os votos de Lula, mas na hora do vamos ver se escondeu em Paris.
    Faz muito bem o PT em não se juntar a essa escória.

  46. Temos que soltar o Lula. Questão de honra! Mas acredito que poderíamos apoiar o Ciro. Um nome em condições de ganhar pelo campo progressista (caso tenha união). Pela direita, também não há muita bronca com ele. Temos que saber jogar e não perder tempo com picuinhas.

  47. Nem a opinião certeira do maior intelectual de esquerda vivo faz o PT fazer a autocrítica e deixar o protagonismo para defender o povo brasileiro e o Brasil. A cúpula ta.petista preferiu levar sua estratégia de poder à beira do precipício do que apoiar Ciro e derrotar Bolsonaro no segundo – todas as pesquisas de opinião mostravam que somente Ciro Gomes venceria a ultradireita. O PT não quer unidade. Quer o poder e o protagonismo. Tudo o que a direita quer é o Haddad de novo no segundo turno. Mesmo com todas as críticas ao PT, Brizola foi vice de Lula em 1998 para tentar impedir a reeleição de FHC. Falta grandeza e humildade aos petistas para fazerem o mesmo e apoiarem o Ciro, a maior liderança de centro-esquerda com Lula fora do páreo eleitoral em função de uma prisão injusta.

  48. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome