Cláudio Castro pode escolher novo procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro

Disputa pelo cargo ganhou novos contornos; MP-RJ é responsável por investigações como o esquema de ‘rachadinha’ na Alerj e o caso Marielle

Foto: Reprodução

Jornal GGN – A eleição para o novo procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro ganhou novos contornos após o afastamento de Wilson Witzel (PSC) do governo do estado. O governador interno, Cláudio Castro, poderá ser o responsável pela escolha do próximo magistrado.

Segundo o jornal O Globo, esse cenário vai se confirmar caso o colegiado do Superior Tribunal de Justiça confirme a decisão do ministro Benedito Gonçalves, que mantém Witzel afastado do cargo por 180 dias.

Tal decisão passa a ser ainda mais importante por conta das investigações que estão em andamento, e que são de responsabilidade do Ministério Público estadual – dentre elas, o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a denúncia do esquema de “rachadinha” envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e a acusação de homicídio contra a deputada federal Flordelis.

Witzel chegou a relacionar a decisão de seu afastamento a uma pressão da família Bolsonaro para deixar a escolha nas mãos de Castro, que tem se alinhado com o Planalto – ao ponto de Flávio Bolsonaro oferecer apoio para a renovação do Regime de Recuperação Fiscal do estado, enquanto o governador interino já pediu audiência com o presidente Jair Bolsonaro. As inscrições para a candidatura ao cargo serão abertas ao final deste mês, e a eleição está programada para dezembro.

 

Leia Também
Ao investigar “rachadinha” de Flávio, MP encontra suspeita em gabinete de Carlos Bolsonaro
Impeachment de Crivella deve ser votado na quinta-feira
Investigação contra interino e presidente da Alerj envolve sucessão do comando do Rio

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Embates entre eficácia e efetividade da vacina para Covid-19, por Paulo Lotufo

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome